Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bonato

    Se não gostou, não tem reajuste? É simples, vá para iniciativa privada.

    Responda
  2. João Francisco dos Santos

    Funcionalismo federal da administração direta estão há 6 anos sem reajuste. Neste ano foi concedido apenas 9% apartir de maio. Tudo culpa do governo anterior cuja ideologia é massacrar assalariados e proteger o capital. Os estados e municípios são livres para conceder reajuste, e o fazem sempre acima da inflação.

    Responda
    1. DOUGLAS TOBIAS

      Eita eu ver se entendi. Vc recebeu 9% de aumento, este culpa do governo anterior. Correr o risco de receber nada com a aprovação do arcabouço apresentado pelo governo atual, e a culpa é do governo anterior?

  3. Abrão Lacerda

    Bom lembrar que os funcionários públicos federais são os trabalhadores mais bem pagos do país e que não abriram o bico enquanto Bonossauro escangalhava o país.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O Sr é do dio

    2. Julio Louzada

      De onde vc tirou essa pérola?? Tem dados comparativos ou foi do suvaco?

  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Por que os senhores deputados não mincluem a mesma lógica com os gastos do legislativo, seus salários, verbas de representação, contratação de assessores e tantas mordomias que possuem?

    Responda
    1. Julio Louzada

      Gente como esse Rodrigo falam do que não sabem um décimo. Servidores públicos tem estabilidade, mas não tem fundo de garantia, pis pasep. Os salários maiores que ele fala estão restritos a elite do funcionalismo. Quer eliminar o peso do funcionalismo sobre o bolso? Analise o custo dos militares, judiciário e comissionados.

    2. Flavio Ferrando

      Você tem o meu apoio

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por que não se elegem deputados com o perfil de compromisso confirme você sugere ? Porque a paixão por lula, pt, bozo não admitem racionalidade. E por conta disso, a cada eleição a qualidade do Congresso degenera, paulatinamente. E os ícones salvacionistas podem, confortavelmente, obnubilar aos apaixonados as suas desonestidades e inépcias, sob a justificativa de que o Congresso não permite governar. Isso é, em verdade, uma grande simbiose parasitária em desfavor de tolos apaixonados.

    4. Rodrigo Andrade

      Gente como esse José usa sempre o mesmo artifício: apontar o dedo para os outros como se o funcionalismo não fosse parte do problema do orçamento do Brasil. O Estado já dá estabilidade que é uma maravilha num país como o Brasil. No entanto, ainda é pouco! Tem que ter estabilidade, E os salários muito maiores que a iniciativa privada E privilégios e benefícios inimagináveis na realidade do trabalhador que paga seus salários, através de impostos escorchantes. E ainda é sempre pouco! Surreal

  5. Jacques Toron

    Se faltar dinheiro para o empregador é normal que não contrate e nem aumente salários. O empregado ciente dessa lei de mercado é injustificável reclamar, ele tem liberdade para procurar emprego melhor.

    Responda
    1. Angela Maria Magalhães salvi

      Ok, vamos privatizar todos os serviços , não é mesmo? Ser idor Público não é trabalho voluntário.

    2. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Quando vc for vacinar na UBS ou outro local por favor vc mesmo se aplica a vacina. Caso sofra acidente, por favor faça seu auto atendimento. Não tire nenhum documento nem em cartório nem nos postos públicos. Aproveite e vá viver em Marte.

    3. Rodrigo Andrade

      Jacques, exatamente! Mas a lógica predatória do setor público no Brasil diz que "farinha pouca, meu pirão primeiro!". Veja que a proposta não tira estabilidade, não ordena corte de salários, nada disso. Simplesmente diz que os salários, via de regra já muito altos na comparação com função semelhante na iniciativa privada, não podem subir ainda mais se não houver espaço no orçamento. E ainda assim vem a gritaria, e querem mais e mais e mais... é um buraco sem fundo.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      As empresas que pretendem atrair e manter os melhores profissionais fazem o que? Pagam mal, cortam benefícios e não dão reajustes? Ademais, compara a administração pública com uma empresa é pura ignorância, são lógicas e objetivos muito diferentes.

    5. Marcelo Arias

      E aí fecha hospital público? Reflita melhor... A revisão inflacionária é garantia constitucional aos servidores que não deveriam ter seu poder de compra corroído em hipótese nenhuma.

  6. José Fernando Marques

    Caro Rodrigo, você não sabe nada de funcionalismo público. É justo lembrar que nessa categoria estão os profisionais da saúde e os professores universitários. Achar que não trabalham é piada. Em vez de repetir chavões, preste atenção à vida real, por favor.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Gente como esse Rodrigo tem a intenção de destruir o serviço público, por isso querem que os servidores sejam tratados como se fossem descartáveis, coisa que não fazem as melhores empresas, que procuram atrair e reter os bons profissionais pagando melhores salários, concedendo mais benefícios e melhores condições de trabalho. O mané ainda acha que na administração pública estão os piores e que nas empresas estão só os bons. Quer que os melhores passem para a iniciativa privada e fiquem os piores

    2. Rodrigo Andrade

      José Fernandes, muitos nababos do funcionalismo se escondem por trás dos profissionais da educação e saúde para defender seus privilégios. Toda vez que surge uma gritaria, nunca me parece que é em defesa de quem está na linha de frente e sim de quem já tem privilégios demais.

  7. Rodrigo Andrade

    A eterna choradeira dos que trabalham pouco e já ganham demais, sem falar na tranquilidade da estabilidade, que serve como proteção pro corpo mole e baixa produtividade. Se está tão ruim, é só pedir exoneração e ir mostrar todo seu talento na iniciativa privada!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Pronto, chegou o Júlio com o segundo argumento mais batido dos defensores do indefensável: a inveja dos iluminados que estudaram muito pra conseguir a sua boquinha até aposentar! O primeiro argumento sendo que o problema são os outros, nunca eles.

    2. Julio Louzada

      Todo esse desprezo cheira a decalque. Porque não estuda, bastante, e tenta a sorte em um concurso público? Talvez porque não tenha competência!? Sua visão do funcionalismo é tão rasa que não cogita nem o quão importante é um auditor fiscal, embaixadores, procuradores, cientistas, técnicos administrativos e por aí vai. Quer ajudar, critique as FA, os comissionados, cargos de confiança, assessores....

    3. André Andrade da Cunha

      7 anos sem reajuste salarial,abra o DOU e veja quantas demissões são feitas depois comente sobre estabilidade,existe no serviço público uma coisinha chamada Pad,depois comente,e pôr último corpo mole e produtividade independente de onde a pessoa trabalhar sempre vai ter um,isso vai muito do caráter,do profissionalismo de cada pessoa.

    4. Rodrigo Andrade

      Eu realmente espero que esse comentário do José Padilha abaixo seja uma ironia

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E deixar o povo sem os excelentes profissionais que estão na administração pública? O que fazem as maiores e melhores empresas para reterem e atraírem os bons profissionais? Pagam melhores salários, oferecem mais benefícios e melhores condições de trabalho. Não é, mané? Só um incompetente não sabe disso!

    6. Sergio Siqueira

      Exatamente Rodrigo. Nenhum funcionário público no mundo, têm as regalias que proliferam por aqui. Para mexer com papéis, a burocracia está há muito tempo ganhando muito bem.

  8. Stella Maris Mellin

    Sugiro que a os deputados, senadores, prefeitos, vereadores, secretários e assessores também se sacrifiquem em prol da economia, pois também são servidores públicos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Perfeito! Por que não incluem um dispositivo que nessa situação congele e corte gastos com salários, mordomias, passagens e contratação de acessores?

    2. Carlos Figueiredo

      Isso. Deviam manter a trava do funcionalismo e barrar qualquer aumento de gastos com mandatos em caso de descumprimento das metas. Sonhar não custa nada…

  9. Stella Maris Mellin

    O funcionalismo público é sempre atingido quando há cortes mas esses servidores poderiam aquecer a economia. Com os cortes vão empobrecendo e com a proibição dos concursos, haverá menos servidores e o serviço prestado à população ficará pior. Tivemos Guedes nos chamando de parasitas e pelo visto nada mudará

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse Rodrigo aí defende uma lógica que não é adotada pela própria iniciativa privada que ele enaltece. O que faz a iniciativa privada para atrair e reter os melhores profissionais senão pagar melhores salários, conceder mais benefícios e propiciar melhores condições de trabalho? Ademais, empresas e administração pública tem lógicas e objetivos muito distintos e não são diretamente comparáveis.

    2. Rodrigo Andrade

      Talvez se não fossem necessários 2 servidores pra produzir o mesmo que 1 funcionário da iniciativa privada, o serviço prestado à população já seria bem melhor! Muito antes do funcionalismo (com sua estabilidade e salários muito acima de função equivalente na iniciativa privada) ser atingido, os funcionários sob CLT deram sua "contribuição" aos ajustes fiscais.

  10. Eduardo Freitas

    O calabouço fiscal do PT é uma farsa.

    Responda
    1. Davi Pessoa Ferraz

      O que está saindo do congresso é que é.

  11. Flavio Ferrando

    O dia que eu chegar em uma repartição pública e receber uma atendimento de qualidade, eficiente e rápido, minha posição sobre o funcionalismo pode mudar, mas hoje acho que são muito bem pagos para o serviço que prestam. Quanto ao congresso, custa R$19bi/ano mas não vale R$0.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      O funcionalismo não é moroso, sem qualidade, sem eficiência. Não há investimento no serviço público, na engrenagem, nos procedimentos que são todos obsoletos. Poucos setores fazem atualização dos recursos humanos. Culpe o Congresso e os governos que não investem em otimização humana e mecânica dos serviços.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acha que voce consegue bons profissionais pagando mal e não concedendo benefícios? Por que acha então que as maiores e melhores empresas fazem isso? A administração pública tem excelentes profissionais em diversas áreas e não conseguiria isso se não pagasse bem e concedesse benefícios. Lógica elementar, meu caro!

  12. Marcos Arrais

    Que todos teremos que dar a nossa cota de colaboração para sairmos da lama que nos enfiamos, é compreensível. Mas por que somente funcionalismo (aqueles concursados e que trabalham diariamente como qualquer profissional de empresa privada) é que tem que pagar o pato sozinho? Por que deputados não abrem mão dos seus benefícios? Qual será a colaboração dos militares? E as locadoras de carros, continuarão usufruindo de isenções fiscais? E os bancos, ajudarão no que?

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Seria bom se os funcionários públicos de fato trabalhassem. Quantas horas perdemos em repartições públicas esperando pela volta de cafezinho. O funcionário atende um cidadão e para 30 minutos para o cafezinho, fora a má vontade e a lerdeza, até parece que estão fazendo um favor para o cidadão. Isso tudo com salário e aposentadoria especial.

  13. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Atacar o funcionalismo e precarizar os serviços públicos, é a meta de todo os governos e Congresso. Gostam de gastar a rodo, ultrapassam teto de gastos, mas quem tem que se virar é o funcionalismo. Quanto ao Congresso a imoralidade salarial, penduricalhos e verbas gastas de forma não republicana nem pensam em mudar, ao contrário, querem mais e mais.

    Responda
  14. Rodrigo Ribeiro

    Os servidores são engraçados. 4 anos mudos com o Bolsonaro. Não deram um pio. Sem nenhum aumento. Pelo menos alguns. Agora o problema é o novo governo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Novo ?