Thiago Amparo > Tiro no pé ambiental Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O articulista não produziu matéria jornalÃstica, mas apenas um desabafo magoado e choroso, e na esperança inútil de reversão dos fatos.
Hernandez, nada obstante não ter criticado meu texto, te agradeço a explicação. Feedback não se discute; se processa!
Thiago Amparo é um colunista, não um articulista. Colunistas escrevem artigos de opinião, exatamente como ele fez. Matérias jornalÃsticas, em sentido estrito, são função de repórteres e articulistas.
Toda culpa agora é do Congresso e da mÃdia, é claro. O governo, que atuou intensamente nos bastidores apenas para poupar os ministérios petistas, é totalmente inocente. Mas foi este mesmo Lula, com um Legislativo muito mais favorável, que fez passar Belo Monte, aquela bizarria, tão do agrado das empreiteiras. Atraso e mais atraso. Aliás, vide o carro "popular".
E o que o BR, mesmo, ganhou com essa dita "liderança": alguns milhões, ou migalhas, dos PaÃses + ricos pra Amazônia enquanto não cumprem nem uma parcela relevante que prometeram dos US$ 100 bilhões? Algumas sanções da UE quanto a áreas legais que foram desmatadas!? Ah, tá. Enquanto isso os EUA do Biden climático autorizaram tirar petróleo do Alasca, a Noruega expande seus campos de petróleo enquanto jogava rejeitos em rio da Amazônia e Macron queria garimpo na Guiana F.. Enfim: o vira-latismo!
Nós estamos em maio! Você esperava que em cinco meses, sem quase nenhuma medida concreta, o paÃs fosse inundado de dólares! A Amazônia vale muito mais com a floresta do que sem ela: quase todos os especialistas concordam com isso. A destruição hoje reinante só favorece o interesse de curto prazo e de pouquÃssimas pessoas.
Lamentável determinadas atitudes , onde o potencial e a riqueza natural deve ser explorado com uma polÃtica eficiente e com intervenção mÃnima ao meio ambiente , pois , sem a riqueza a ser explorada, o povo continuará pobre e sem perspectivas . Vide a Noruega pobre no inÃcio do século passado e hoje com uma das melhores qualidades de vida , devido a exploração petrolÃfera no mar do Norte.
A Noruega já era um paÃs desenvolvido quando foi descoberto o petróleo. Por esta razão, quase todos os rendimentos do petróleo são aplicados em fundos de longo prazo, para garantir a riqueza do paÃs no futuro. É coisa de paÃs atrasado achar que toda riqueza virá de uma matéria-prima qualquer.
O tiro atingirá o coração se levar à saÃda da Marina: de protagonista na defesa do meio ambiente que recebe bilhões de dólares doados para a preservação das florestas, o Brasil retornará à condição bolsonária de pária se puser a Amazônia em risco para extrair e vender petróleo, combustÃvel que valerá cada vez menos porque não será mais utilizado em grande escala daqui a vinte anos. Mas os polÃticos não pagarão a conta dos prejuÃzos e só pensam no dinheiro que podem ganhar agora.
Falou e disse. Ainda é tempo de evitar o pior. Lula deve blindar Haddad e Marina. Que ofereça outros.
O que o articulista ativista deseja mesmo é uma boa ditadura, em que o chefão não precisa consultar o Congresso para coisa alguma.
Infelizmente o tal mercado e os partidos conservadores, que são contra a defesa ambiental e contra ações sociais, recebem apoio da grande mÃdia, que se dizem patriotas. O resultado está aÃ: um Congresso fratricida.
Comentarista apresentado cheio de tÃtulos acadêmicos e escreve achismos de baixa qualidade e duvidosos! A redação não lê primeiro antes de publicar? Nenhuma nova informação! Ignorância tosca sobre a atual conjuntura polÃtica e a correlação de forças maioritariamente de direita! Parece que Lula para ele e o homem aranha ou o capitão martelo? Absurdo publicar este texto!
O mercado elegeu Lira ditador do Brasil (veja como ele é tratado na FSP e outros veÃculos pautados pelo deus mercado o tratam). E a agenda do Lira é a de destruição do meio ambiente em nome de interesses de poucos. O mercado só quer dividendos, e Lira vai entregar, à s custas da destruição do futuro.
Realmente, sinalizam de forma negativa. Mas é preciso minimizar essas mudanças entendendo a matricialidade no governo. Ou, devemos imaginar que a demarcação de reservas é mesmo uma questão isolada no super recém criado ministério dos povos indÃgenas? O CAR, que diga-se não parece ser efetivo, não deva envolver outros ministérios? Como tenho dito: Marina e Sonia entre seus grandes papéis estão negociações nos moldes do Teorema de Coase.
É preciso ensinar o povo a votar em congressistas que lutem por seus (do povo) interesses. Não como estes com maioria de viés bolsonarista, que só mira o próprio umbigo. É triste ver a pauta ambiental vilipendiada por estes irresponsáveis.
Na verdade, a escola brasileira também é responsável pelos eleitos como deputados e senadores. A educação enquanto cÃvica e republicana desapareceu dos currÃculos.
Bolsolula ataca novamente.
Não tem como o congresso é dominado por loucos pastores ruralistas fascista nazista e por aà vai , o povo brasileiro vota literalmente nos próprios algozes , a triste realidade
Vai se efetivando o governo da turma do Bolsonaro, dentro do mandato da frente ampla que se opunha a esse desastre. SuicÃdio ambiental, econômico e social do nosso Brasil. Parlamentarismo dos irresponsáveis.
Excelente, Thiago, nos resta a esperança do veto presidencial ao horror.
Afinal, quais são os argumentos técnicos para inviabilizar socio- ambientalmente um furo de exploração mineral 500km do Rio Amazonas?
Há muitos argumentos sobre os riscos! O sr. está desinformado cita uns muitos quilômetros e escreve Fakes! Mas isso não quer dizer que não há também muitas ponderações! A questão econômica de obterdinheiro para a reconversão verde pesa a favor! Não há dinheiro suficiente no Brasil! O risco existe e pequeno, mas existe e qualquer acidente pode ter consequências muito graves! Não coloque essas questões debaixo do tapete! Não é correto!
A chantagem era previsÃvel; mas que o governo capitule e se deixe enredar dessa forma é inacreditável...
Com certeza os eleitores desses congressistas estão felizes. Um lixo de congresso
Não são os eleitores mas, provavelmente, os financiadores.
O pior é que a maioria dos seus eleitores nem conhecem os congressistas em quem votaram .Puro voto de cabresto e de ovelhas de falsos pastores.
O pior congresso da história mundial que atropela a dignidade do Brasil, vende votos e tem um lema peculiar que é a corrupção. Mas como podemos ver os congresso numa República com cara de Parlamentarismo com um primeiro ministro manobrando um grupo denominado Centrão.
Governo não se preparou para a inevitável chantagem que viria com esse congresso. Esperemos que Marina resista.
É o pior Congresso de nossa História PolÃtica, quando abriga um covil de ladrões à serviço do grande capital, reforçando a nossa dependência do imperialismo.
Kkkkk
Já sabÃamos após o primeiro turno que o congresso seria esse. Só em reduzir o ritmo daquela tragédia já estamos no lucro. Cada um tem o congresso que merece.
Como tenho dito e redito é preciso pensar a longo prazo, é preciso impedir que o congresso vire, o que já está virando, um lugar cheio de pastores capitalistas e anticristos. Essa gente vota contra direitos da minorias e contra o planeta, afinal acreditam que quando tudo estiver pegando fogo, vai vir um messias voando do céus e vai levá-los para um paraÃso; portanto que o planeta se f*da. Precisamos, legisladores, de Emenda Johnson já. Para ontem. Chega de pastores.
Anna Amélia, esqueça! A vitória de Lula foi a de Pirro.
Já perdemos. Basta ver como a FSP trata a pão de ló os pastores corruptos. Viraram autoridades para falar sobre tudo.
Com o IBAMA dizendo que a exploração de Petróleo a 150 km da Costa vai prejudicar o sossego dos Ãndios e quilombolas, e como ficamos nós que moramos nas grandes cidades com helicóptero toda hora. Desse jeito até os governistas no congresso vão reformar o IBAMA.
Com um Congresso destes o Brasil não precisa de inimigo externo. Faremos o "serviço" nós mesmos!
Esse congresso representa o povo, mal educado, predador, destruição em nome do dito progresso, para os seus, claro!
"Falsas esperanças são mais perigosas do que medos". (Tolkien)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Tiro no pé ambiental Voltar
Comente este texto