Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    O articulista não produziu matéria jornalística, mas apenas um desabafo magoado e choroso, e na esperança inútil de reversão dos fatos.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Hernandez, nada obstante não ter criticado meu texto, te agradeço a explicação. Feedback não se discute; se processa!

    2. Hernandez Piras

      Thiago Amparo é um colunista, não um articulista. Colunistas escrevem artigos de opinião, exatamente como ele fez. Matérias jornalísticas, em sentido estrito, são função de repórteres e articulistas.

  2. Hernandez Piras

    Toda culpa agora é do Congresso e da mídia, é claro. O governo, que atuou intensamente nos bastidores apenas para poupar os ministérios petistas, é totalmente inocente. Mas foi este mesmo Lula, com um Legislativo muito mais favorável, que fez passar Belo Monte, aquela bizarria, tão do agrado das empreiteiras. Atraso e mais atraso. Aliás, vide o carro "popular".

    Responda
  3. sérgio dourado

    E o que o BR, mesmo, ganhou com essa dita "liderança": alguns milhões, ou migalhas, dos Países + ricos pra Amazônia enquanto não cumprem nem uma parcela relevante que prometeram dos US$ 100 bilhões? Algumas sanções da UE quanto a áreas legais que foram desmatadas!? Ah, tá. Enquanto isso os EUA do Biden climático autorizaram tirar petróleo do Alasca, a Noruega expande seus campos de petróleo enquanto jogava rejeitos em rio da Amazônia e Macron queria garimpo na Guiana F.. Enfim: o vira-latismo!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Nós estamos em maio! Você esperava que em cinco meses, sem quase nenhuma medida concreta, o país fosse inundado de dólares! A Amazônia vale muito mais com a floresta do que sem ela: quase todos os especialistas concordam com isso. A destruição hoje reinante só favorece o interesse de curto prazo e de pouquíssimas pessoas.

  4. Paulo Silva Barbosa

    Lamentável determinadas atitudes , onde o potencial e a riqueza natural deve ser explorado com uma política eficiente e com intervenção mínima ao meio ambiente , pois , sem a riqueza a ser explorada, o povo continuará pobre e sem perspectivas . Vide a Noruega pobre no início do século passado e hoje com uma das melhores qualidades de vida , devido a exploração petrolífera no mar do Norte.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A Noruega já era um país desenvolvido quando foi descoberto o petróleo. Por esta razão, quase todos os rendimentos do petróleo são aplicados em fundos de longo prazo, para garantir a riqueza do país no futuro. É coisa de país atrasado achar que toda riqueza virá de uma matéria-prima qualquer.

  5. Ney Fernando

    O tiro atingirá o coração se levar à saída da Marina: de protagonista na defesa do meio ambiente que recebe bilhões de dólares doados para a preservação das florestas, o Brasil retornará à condição bolsonária de pária se puser a Amazônia em risco para extrair e vender petróleo, combustível que valerá cada vez menos porque não será mais utilizado em grande escala daqui a vinte anos. Mas os políticos não pagarão a conta dos prejuízos e só pensam no dinheiro que podem ganhar agora.

    Responda
  6. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Falou e disse. Ainda é tempo de evitar o pior. Lula deve blindar Haddad e Marina. Que ofereça outros.

    Responda
  7. Miro Costa

    O que o articulista ativista deseja mesmo é uma boa ditadura, em que o chefão não precisa consultar o Congresso para coisa alguma.

    Responda
  8. Petrônio Alves Filho

    Infelizmente o tal mercado e os partidos conservadores, que são contra a defesa ambiental e contra ações sociais, recebem apoio da grande mídia, que se dizem patriotas. O resultado está aí: um Congresso fratricida.

    Responda
  9. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Comentarista apresentado cheio de títulos acadêmicos e escreve achismos de baixa qualidade e duvidosos! A redação não lê primeiro antes de publicar? Nenhuma nova informação! Ignorância tosca sobre a atual conjuntura política e a correlação de forças maioritariamente de direita! Parece que Lula para ele e o homem aranha ou o capitão martelo? Absurdo publicar este texto!

    Responda
  10. Fernando Alves

    O mercado elegeu Lira ditador do Brasil (veja como ele é tratado na FSP e outros veículos pautados pelo deus mercado o tratam). E a agenda do Lira é a de destruição do meio ambiente em nome de interesses de poucos. O mercado só quer dividendos, e Lira vai entregar, às custas da destruição do futuro.

    Responda
  11. Décio Ceballos

    Realmente, sinalizam de forma negativa. Mas é preciso minimizar essas mudanças entendendo a matricialidade no governo. Ou, devemos imaginar que a demarcação de reservas é mesmo uma questão isolada no super recém criado ministério dos povos indígenas? O CAR, que diga-se não parece ser efetivo, não deva envolver outros ministérios? Como tenho dito: Marina e Sonia entre seus grandes papéis estão negociações nos moldes do Teorema de Coase.

    Responda
  12. Francisco Demontiez Soares Rodrigues Soares Rodrigues

    É preciso ensinar o povo a votar em congressistas que lutem por seus (do povo) interesses. Não como estes com maioria de viés bolsonarista, que só mira o próprio umbigo. É triste ver a pauta ambiental vilipendiada por estes irresponsáveis.

    Responda
    1. Lizia Helena Nagel

      Na verdade, a escola brasileira também é responsável pelos eleitos como deputados e senadores. A educação enquanto cívica e republicana desapareceu dos currículos.

  13. Alexandre Marcos Pereira

    Bolsolula ataca novamente.

    Responda
  14. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Não tem como o congresso é dominado por loucos pastores ruralistas fascista nazista e por aí vai , o povo brasileiro vota literalmente nos próprios algozes , a triste realidade

    Responda
  15. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

    Vai se efetivando o governo da turma do Bolsonaro, dentro do mandato da frente ampla que se opunha a esse desastre. Suicídio ambiental, econômico e social do nosso Brasil. Parlamentarismo dos irresponsáveis.

    Responda
  16. Lucyla LANDIM

    Excelente, Thiago, nos resta a esperança do veto presidencial ao horror.

    Responda
  17. Tales Barros

    Afinal, quais são os argumentos técnicos para inviabilizar socio- ambientalmente um furo de exploração mineral 500km do Rio Amazonas?

    Responda
    1. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

      Há muitos argumentos sobre os riscos! O sr. está desinformado cita uns muitos quilômetros e escreve Fakes! Mas isso não quer dizer que não há também muitas ponderações! A questão econômica de obterdinheiro para a reconversão verde pesa a favor! Não há dinheiro suficiente no Brasil! O risco existe e pequeno, mas existe e qualquer acidente pode ter consequências muito graves! Não coloque essas questões debaixo do tapete! Não é correto!

  18. José Bernardo

    A chantagem era previsível; mas que o governo capitule e se deixe enredar dessa forma é inacreditável...

    Responda
  19. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Com certeza os eleitores desses congressistas estão felizes. Um lixo de congresso

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Não são os eleitores mas, provavelmente, os financiadores.

    2. josé SOARES

      O pior é que a maioria dos seus eleitores nem conhecem os congressistas em quem votaram .Puro voto de cabresto e de ovelhas de falsos pastores.

  20. Moezio Martins dos Santos

    O pior congresso da história mundial que atropela a dignidade do Brasil, vende votos e tem um lema peculiar que é a corrupção. Mas como podemos ver os congresso numa República com cara de Parlamentarismo com um primeiro ministro manobrando um grupo denominado Centrão.

    Responda
  21. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Governo não se preparou para a inevitável chantagem que viria com esse congresso. Esperemos que Marina resista.

    Responda
  22. Luiz Antonio Sypriano

    É o pior Congresso de nossa História Política, quando abriga um covil de ladrões à serviço do grande capital, reforçando a nossa dependência do imperialismo.

    Responda
  23. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkk

    Responda
  24. RAUL MASCARENHAS

    Já sabíamos após o primeiro turno que o congresso seria esse. Só em reduzir o ritmo daquela tragédia já estamos no lucro. Cada um tem o congresso que merece.

    Responda
  25. Anna Amélia Meule

    Como tenho dito e redito é preciso pensar a longo prazo, é preciso impedir que o congresso vire, o que já está virando, um lugar cheio de pastores capitalistas e anticristos. Essa gente vota contra direitos da minorias e contra o planeta, afinal acreditam que quando tudo estiver pegando fogo, vai vir um messias voando do céus e vai levá-los para um paraíso; portanto que o planeta se f*da. Precisamos, legisladores, de Emenda Johnson já. Para ontem. Chega de pastores.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Anna Amélia, esqueça! A vitória de Lula foi a de Pirro.

    2. Fernando Alves

      Já perdemos. Basta ver como a FSP trata a pão de ló os pastores corruptos. Viraram autoridades para falar sobre tudo.

  26. Gildasio Fernandes Dantas

    Com o IBAMA dizendo que a exploração de Petróleo a 150 km da Costa vai prejudicar o sossego dos índios e quilombolas, e como ficamos nós que moramos nas grandes cidades com helicóptero toda hora. Desse jeito até os governistas no congresso vão reformar o IBAMA.

    Responda
  27. Carlos Bomfim

    Com um Congresso destes o Brasil não precisa de inimigo externo. Faremos o "serviço" nós mesmos!

    Responda
  28. alex carvalho

    Esse congresso representa o povo, mal educado, predador, destruição em nome do dito progresso, para os seus, claro!

    Responda
  29. Alberto A Neto

    "Falsas esperanças são mais perigosas do que medos". (Tolkien)

    Responda