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  1. MARCIO Gionco

    Só serve para o Lula bater bumbo. Também, o que esperar de um presidente como esse.

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  2. João José Aguiar

    Os comentários negativos criticando o mensageiro sem abordar a mensagem denotam voluntarismo e ignorância, coisa típica da esquerda brasileira, avessa aos números e aos conceitos macroeconomicos. Adepta de soluções simples como baixar os juros na canetada, gastar sem limite, etc.

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  3. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Quem não tem renda não pode ter carro de 60 mil! Basta fazer a conta, saindo de Uber com a família seriam 3000 viagens de 20 reais, mais gasolina e impostos! Uma estupidez, Alckmin está certo, invista-se essa renúncia fiscal em transportes coletivos.

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  4. elias frutuoso gino

    Ajudar as classes menos favorecidas desse nosso país, é sempre complicada. sempre aparece alguém sendo contra.

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  5. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Mais carro individual numa cidade já congestionada e poluída como voltaram a ser as capitais depois da pandemia é só para dar ao cidadão uma ilusão oca de empoderamento. É uma ideia obsoleta, ressuscitada num momento em que comprar qualquer coisa a prazo é suicídio financeiro. Aquecer a indústria de carros não reverte em benefício proporcional, porque as fábricas estão com ociosidade parcial e os robôs dão conta do trabalho extra. Deveríamos estar discutindo metrôs, carros elétricos.

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    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Quem não tem renda não pode ter carro de 60 mil! Basta fazer a conta, saindo de Uber com a família seriam 3000 viagens de 20 reais, mais gasolina e impostos! Uma estupidez, Alckmin está certo, invista-se essa renúncia fiscal em transportes coletivos.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      E não é apenas Lula que simplesmente não crê na importância de promover uma "economia verde". São membros importantes do Executivo e Legislativo. Brigando para ver se furam ou não poços de petróleo, enquanto o resto do mundo, puxado pela China, está migrando os veículos a combustão em ritmo acelerado. Em tempo, renúncia fiscal não é o mesmo que subsídio e o articulista deveria saber disso.

  6. Gilberto Nascimento

    Pois é, Vinicius. Enquanto o proletário luta feito um condenado para comprar um carro 1.0 pra ir à feira nos finais de semana, levar a família ao zoo, você e gente da sua laia são obrigados a pagar preços absurdos em passagem aérea de primeira classe para a Europa. Realmente isso é uma infâmia.

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  7. carlos eduardo ferreira godoy gomes

    Medidas que não levarão a nada...nesta pindaiba abrir mão de impostos? O povo precisa de trabalho, assistência médica e instrução, além de comida acessivel e transporte barato. Carro quando estiver em outro patamar...

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  8. Eduardo Elói

    Se o incentivo fosse para barcos de luxo, aviões de pequeno porte ou carros de luxo, seria muito bom para a economia. Quando vai pro pobre, o exército dos muito ricos se apresentam nos jornais, com suas já manjadas ladainhas.

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  9. raimundo campos

    Outra burrada em preparação. Qual será a próxima?

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    1. raimundo campos

      Quem elegeu o Bozo foi o desastroso governo da Dilma, guerreira do PT.

    2. Irene Regina Pedroso Ferreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Fernando Palhares

    Oh Vinicius larga de simplista em sua análise. O objetivo não é beneficiar o pobre como consumidor de carros. É alavancar o setor secundário da economia que traz muito mais benefícios aos pobres do que a paleolítica economia baseada em exportações de comodities. Remember os plantations então introduzidos pelos engenhos portugueses no séc XVI.

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  11. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Política ultra ultrapassada, tipo paleolítica. Até um neandertal seria mais inteligente. Porque não direcionar esses incentivos para bicicletas ou calçados, que são alternativas aos fósseis .

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    1. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

      Deixa seu carro e vá andar de bicicleta, admitam que a escravocacia e a fausa classe media não admite ver o porteiro do seu condominio chegar de carro novo para trabalhar. Nos EUA pode, aqui não?

  12. Ivan Zacharauskas

    Acho que só existe um lobby mais egoísta do que o das montadoras. É aquele que vem antes, o das petrolíferas. Marina e Meio Ambiente precisam mostrar cada vez mais os números de médio prazo para os impactos da cegueira ambiental. Os de longo prazo não vendem tão facilmente como picanha e cerveja...

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  13. Marcos Benassi

    Bagúio meio girafa, hein, meu caro? Aliás, "meu carro". Nada como um gi erbo de centro-esquerda, que investe na proteção de populações originárias, tem uma agenda progressista na saúde e na educação e não cede a lobbies de indústrias poderosas. Ufa, que bom que cabou a Era Bozozóica! Hahahahah!

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    1. Sergio Luiz Collinett

      Sem nostalgia. O inominável já foi. Esqueça...Direita nunca mais.

  14. Raul Deodato Moura

    Quem ganha: montadoras e o Lula, posando de pai dos pobres. Quem perde: esses mesmos pobres na fila do SUS e das escolas públicas.

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  15. Caio Milani

    Tem que investir em educação e saúde pública de excelência e gratuita . De novo o pior do populismo jogando com o sentimento do pobre incapaz de perceber que o que querem é manter o povo na ignorância eternamente .

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    1. Gilberto Rosa

      Bonito, mas geração de empregos hoje não é excludente de investimento em educação para o futuro. De que adianta educação sem empregos, de onde virão os impostos para educação, senão da movimentação da economia? A curta visão do Vinícius leva ao simplismo.

  16. ANTONIO G BECKER

    Governo populista é assim mesmo!

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  17. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

    Vergonha de articulista, nível de colegial, como só entende de Faria Lima passa vergonha em outras áreas. Só sabe cuspir números prontos. Não conhece sobre a cadeia produtiva e o pool de empresas envolvidas na produção de cada carro, os empregos e os serviços envolvidos e a movimentação econômica gerada. Análise de amador, parece cópia e cola de recortes de jornalismo não especializado. Vai falar da B3 que se sai melhor.

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    1. Irene Regina Pedroso Ferreira

      Parabéns Luiz Cláudio pelo comentário preciso e certeiro, muito melhor do que o raso e faccioso artigo do jornalista! Pessoas como você é que me fazem manter a assinatura deste jornal.

    2. Carlos Alberto Porto

      Aguardo ansiosamente uma análise clara e precisa de quem aparentemente tem conhecimento pleno "sobre a cadeia produtiva e o pool de empresas envolvidas...,etc.", nas palavras deste escriba. Estou esperando sentado.

  18. Michel Marques

    Se o programa "mal existe" por que a pressa em criticá-lo?

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  19. Gilberto Rosa

    Esse Vinícius é hipócrita até não poder mais, e os gastos com juros?. Faz de tudo para atacar o governo que é contra os extorsivos juros que enchem o bolso do patrão, bilionário banqueiro dono da Folha, 11 mais rico do Brasil. Que vida miserável de bobo da corte.

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  20. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Façam Plano da Geladeira Popular, de R$ 500. Não tem freezer, tem menos prateleiras, cabe menos comida. Pode usar FGTS para dar entrada.

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    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Todo mal se corta pela raiz. Deixar prosperar idéias tolas exigirá renúncia fiscal e retirar dinheiro da Educação e da Saúde.

    2. CARLOS TARDIVO

      Con cordo inteiramente, se é para subsidiar vamos fazer com comida, móveis, eletro domesticos, moradia não dando 10% de desconto em transporte de rico

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, sensacional! Tira o motor também, pô. Ah, e luz interna, vai gastar menas energia! Hahahahah!

  21. Pery Pedro

    VTF faz contas e pondera, e ninguem que ja tenha lido 3 textos dele pode acusa-lo de apoiar o Bolso, que ele chama abertamente de governo das trevas. Inocente. Este governo não faz contas nem se importa com os numeros, VTF. O objetivo final é apagar da biografia o presidiario condenado em 3 instancias e voltar o estadista pai dos pobres. Vaidade e ego. Para isto, quanto mais manchetes, melhor. Bolsa-avião, bolsa-automovel, bolsa-picanha. O importante é o barulho. E visitar 16 paises em 2 meses.

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    1. Gilberto Rosa

      Estou para dizer que este Pery fala o que o Vinícius gostaria de dizer, mas pega mal. Talvez até seja o próprio Vinícius disfarçado, ambos escrevem mal.

  22. Edson José Neves Júnior

    Difícil agradar a FSP, não? Ainda mais esse pessoal que segue o jornalismo declaratório e se orienta pela busca de curtidas. Antes a crítica era por inação da política econômica, agora a crítica e por ações na política econômica. Que tristeza.

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  23. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    É um costume bem tupiniquim e o articulista é apenas mais um jornalista que comete o mesmo engano: baixar impostos não significa subsidiar algum ramo da economia. Subsidio é quando o governo GASTA dinheiro do tesouro para incentivar alguma atividade econômica qualquer. Baixar impostos extorsivos, como é o caso em questão é simplesmente fazer aquilo que é mais justo a aproximar da carga tributária internacional que gira em torno de 20% sobre o valor do veículo. O que se cobra no BRASIL é ROUBO.

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  24. Chagas Oliveira

    Com o enxugamento brutal dos postos formais de trabalho, a medida acena indiretamente para os aplicativos de transporte. Informalidade, precarização e intensificação da força de trabalho brasileira entraram definitivamente na agenda política atual. Triste!

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    1. Flavio França

      Bem observado. Aliás, tenho 2 primos e um cunhado que vivem como motoristas de aplicativo. Temo que eu seja o próximo.

  25. Luiz Roberto Portela e Silva

    Verdade né, quem ganha? Afinal um descontinho de 8 ou 9 mil reais não resolve nada... Nem vai gerar emprego, é tudo feito por robots. O certo mesmo era dar desconto para os carros mais caros e aí os descontos seriam na casa dos 20 mil reais. Isso sim é desconto e saberiamos exatamente que seriam os beneficiados, lem do fato de postergar a renovação da frota: já pensou perdermos nosso patrimônio de autos "vintage" que circulam pelas cidades, como os Voyage, Brasília, Fiat 147, Escort?

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    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Ressuscitem-se as RomiZettas!!

  26. Carlos Eduardo Salles

    Em numa clara torcida contra o atual governo democraticamente eleito, a FSP omite dados e informações relevantes ao tema suscitado, demonstrando toda sanha dela contra as classes menos favorecidas.

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  27. Aderval Rossetto

    Só ganham as montadoras e revendas! Visto ser menos poluente o econômico transporte coletivo. O comprador entra em uma ciranda em gastos anuais de quase oito mil reais, seiscentos por mês é mais que muitos aluguéis. Isso considerando desvalorizações do automóvel, taxas e impostos públicos, seguros e manutenções em conservações, multas...

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  28. NACIB HETTI

    Ganha a classe média baixa e perde o miserável que continua pagando tributo sobre remédios e alimentos. É uma bofetada em trinta e três milhões de famintos.

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  29. Carlos Figueiredo

    Subsidio aos ricos e aos sindicalistas do ABC. Mais do mesmo.

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    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Agora viajou na maionese, cidadão de bem.

  30. Fatima Marinho

    Faltou informação no artigo. Quantos carros foram vendidos nos últimos anos e quantos empregos foram perdidos nesse setor produtivo. Seria bom ser informado. As vendas caíram enormemente, destruindo milhares de empregos na cadeia produtiva e na produção direta do carro. Retomar vendas, voltar aos níveis de alguns anos vai recuperar empregos de verdade. O jornalista deve informar melhor e emitir a sua opinião em cima de fatos.

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  31. MARCIO OLIVEIRA

    2 bi por ano pra subsidiar carros vendidos pela indústria mais apaixonada por subsídios e poluiçao do meio ambiente? Penso que tem lugares bem melhores pra aplicar esse dinheiro.

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  32. José Cardoso

    Desde que o Hitler teve a ideia do carro do povo (VolksWagen), há quase cem anos, os líderes populistas seguem o líder (Fuhrer).

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    1. Hercilio Silva

      Nazista não é populista, é nazista. Comparativo infeliz. O candidato a Hitler perdeu a eleição.

    2. Fatima Marinho

      Quem segue o Fuhrer é o Bolsonaro e o gado.

  33. jose ferreira

    Tem outras formas racionais e inteligentes de facilitar o transporte e gerar empregos . Infelizmente entra governo , sai governo e só pensam no imediatismo pra agradar seus eleitores e se garantir no poder. Poluição , degradação do meio ambiente, mudança da matriz energética, isto não é prioridade pra eles. 

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  34. Nicolas Sanchez

    Que matéria repleta de amargura, ranço e azedume. O colunista nem consegue disfarçar sua parcialidade. Quem perde é o Jornalismo e os assinantes que buscam textos de qualidade e não os tem.

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  35. Luis Gomes

    Ridículo para não dizer outra coisa. Na contra mão da nova postura em relação a combustíveis fósseis. Teria que aumentar a carga tributária para este tipo de produto e sim termos transporte público digno. Que merda.

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  36. Paulo Ruiz

    Quem ganha: O povo que tem mais chances de ter um carrinho. Quem perde: A elite do atraso e os colunistas da Folha que só andam se transporte público se for na Europa.

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  37. paulo Raulino

    Interessante o comentário, aqui, do contra: ou ele é muito rico e esse programa pra ele não faz o menor sentido, ou ele é tão lascado que não possui sequer uma bicicleta Monark.

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    1. Nicolas Sanchez

      Ou acabou de comprar um carro popular zero e já vai levar 10% de prejuízo

  38. Ormuz Rivaldo

    Isso daí é idéia de 'jerico'. O governo precisa é pensar na melhoria dos péssimos transportes públicos. Incentivar 1 carro para cada 1 é pura estultice.

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    1. Nicolas Sanchez

      Leia a matéria e verás que as fábricas estão com 40% de mao de obra ociosa. Realmente o brasileiro não sabe interpretar texto

    2. Dorival Macedo

      Concordo com você, Rivaldo. O que precisa é a criação de empregos para o povo, a fim de reduzir os graves problemas pelos quais passa o país.

  39. adenor Dias

    É um tanto complicado, querer resolver problemas econômicos , incentivando o consumo de produtos supérfluo! Muita gente possuem carros por vaidade, e não por necessidade...

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  40. Gabriel França

    Excelente matéria. Não precisamos de subsídios para quem já tem dinheiro para comprar ou montar mais carros. As cidades já estão superlotadas e super poluídas. Chega de populismo. O Estado deve investir no transporte público que é totalmente insuficiente no Brasil.

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    1. luis tadeu romano

      Prezado Nicolas, neste caso a ¨redução¨de imposto se chama subsidio, quer dizer a redução será paga com o suado imposto cobrado dos brasileiros:inclusive aqueles que estão em situação de extrema pobreza. Real redução de imposto seria, por exemplo tirar as garras do leão das costas do trabalhador!

    2. Nicolas Sanchez

      Já começaram com a lorota do populismo? Vcs são uma comédia, ficam tresloucados quando aumentam imposto, e quando reduz o imposto é populismo kkkkkkkkkk Vcs precisam se tratar urgentemente!

  41. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Empregos diretos, né VTF? Mas e os indiretos, não contam? A cadeia produtiva da indústria automobilística é extensa e aí é que pode estar a diferença. Precisa demonstrar que será nula. Eles não fizeram a conta mas você tampouco. Carro para pobre? Quem falou isso? Pobre recebe os R$ 600, que não não dão para comprar carro, coisa de classe média, ainda que baixa. Obviamente esse é o objetivo.

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  42. Lutemberg Souza

    Análise interessante, mas que se perde no busilis: quando o incentivo setorial atinge camadas médias e baixas causa uma certa indignação em algumas pessoas. A contradição da geração de superávit pode ser mitigada com o aumento de impostos para compra de jet-sky, lancha, jatinho, taxação de fortunas, escalonamento mais real do IR, e por aí vai.

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    1. Nicolas Sanchez

      Não fazem porque vcs pobres mortais, continuam elegendo o andar de cima para cuidar dos seus impostos!

    2. Marcelo Godoy

      Perfeito. A pergunta é: por qual razão não o fazem?

  43. Fernando Alves

    Subsídio pelo visto só pode pra ogro, militares, igrejas evangélicas e armas. Desses, o Vinícius nunca reclamou. A propósito, queria saber como o nobre colunista se locomove. Qual o horário para pegar ônibus menos lotado ele sugere.

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  44. Vicente Valcarcel

    Daqui a pouco vão subsidiar até jatinho... ih, esqueci que o BNDS já faz isso. Isso é o puro suco de Brasil

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  45. WAGNER SOUSa

    Não pode incentivo setorial? Os EUA estão subsidiando a fabricação de Chips, Vinícius. Aliás, estão praticando ativa política industrial. Os europeus também. Os liberais tupiniquins precisam se atualizar.

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    1. WAGNER SOUSa

      O Brasil tem uma enorme capacidade ociosa na indústria automobilística. Faz todo o sentido incentivar uma maior ocupação dessa ociosidade. Não precisa construir fábrica nova e vai demandar mão de obra. Isso não impede o país de fomentar outras atividades, o que já está fazendo. Ontem o BNDES anunciou 20 Bi em empréstimos para a indústria.

    2. Fernando Alves

      Roberto, não dá para incentivar tudo ao mesmo tempo, pois o orçamento está entregue a emendas parlamentares subsídio do ogro, gastos com milico, igrejas, etc. A indústria automobilística foi escolhida agora por causa da mão de obra ociosa, logo faz sentido agora. Depois, se tiver como, vão ajudar as outras.

    3. WAGNER SOUSa

      O governo não está deixando de olhar para estas áreas mencionadas (inclusive os chips) com está decisão para incentivar a venda de automóveis. A indústria automobilística é 25% do PIB industrial. Muito relevante. Puxa a indústria de autopeças, siderúrgica, serviços. Ontem mesmo Lula apresentou na FIESP planos para a indústria em geral.

    4. R Roberto

      O caso dos chips é bem diferente. Chips são estratégicos para a segurança nacional, não pode ficar na dependência de fabricantes de países estrangeiros (alguns potencialmente inimigos). Para que incentivar a produção de carro popular? Para manter emprego dos metalúrgicos? Se o objetivo é gerar empregos, que incentivem ou criem facilidades para o amplo desenvolvimento de toda atividade que gere empregos (infraestrutura, moradias, automobilística, saúde, tecnologia, educação, etc .).