-
MARCIO Gionco
Só serve para o Lula bater bumbo. Também, o que esperar de um presidente como esse.
-
João José Aguiar
Os comentários negativos criticando o mensageiro sem abordar a mensagem denotam voluntarismo e ignorância, coisa típica da esquerda brasileira, avessa aos números e aos conceitos macroeconomicos. Adepta de soluções simples como baixar os juros na canetada, gastar sem limite, etc.
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Quem não tem renda não pode ter carro de 60 mil! Basta fazer a conta, saindo de Uber com a família seriam 3000 viagens de 20 reais, mais gasolina e impostos! Uma estupidez, Alckmin está certo, invista-se essa renúncia fiscal em transportes coletivos.
-
elias frutuoso gino
Ajudar as classes menos favorecidas desse nosso país, é sempre complicada. sempre aparece alguém sendo contra.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Mais carro individual numa cidade já congestionada e poluída como voltaram a ser as capitais depois da pandemia é só para dar ao cidadão uma ilusão oca de empoderamento. É uma ideia obsoleta, ressuscitada num momento em que comprar qualquer coisa a prazo é suicídio financeiro. Aquecer a indústria de carros não reverte em benefício proporcional, porque as fábricas estão com ociosidade parcial e os robôs dão conta do trabalho extra. Deveríamos estar discutindo metrôs, carros elétricos.
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Quem não tem renda não pode ter carro de 60 mil! Basta fazer a conta, saindo de Uber com a família seriam 3000 viagens de 20 reais, mais gasolina e impostos! Uma estupidez, Alckmin está certo, invista-se essa renúncia fiscal em transportes coletivos.
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
E não é apenas Lula que simplesmente não crê na importância de promover uma "economia verde". São membros importantes do Executivo e Legislativo. Brigando para ver se furam ou não poços de petróleo, enquanto o resto do mundo, puxado pela China, está migrando os veículos a combustão em ritmo acelerado. Em tempo, renúncia fiscal não é o mesmo que subsídio e o articulista deveria saber disso.
-
-
Gilberto Nascimento
Pois é, Vinicius. Enquanto o proletário luta feito um condenado para comprar um carro 1.0 pra ir à feira nos finais de semana, levar a família ao zoo, você e gente da sua laia são obrigados a pagar preços absurdos em passagem aérea de primeira classe para a Europa. Realmente isso é uma infâmia.
-
carlos eduardo ferreira godoy gomes
Medidas que não levarão a nada...nesta pindaiba abrir mão de impostos? O povo precisa de trabalho, assistência médica e instrução, além de comida acessivel e transporte barato. Carro quando estiver em outro patamar...
-
Eduardo Elói
Se o incentivo fosse para barcos de luxo, aviões de pequeno porte ou carros de luxo, seria muito bom para a economia. Quando vai pro pobre, o exército dos muito ricos se apresentam nos jornais, com suas já manjadas ladainhas.
-
raimundo campos
Outra burrada em preparação. Qual será a próxima?
-
raimundo campos
Quem elegeu o Bozo foi o desastroso governo da Dilma, guerreira do PT.
-
Irene Regina Pedroso Ferreira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Fernando Palhares
Oh Vinicius larga de simplista em sua análise. O objetivo não é beneficiar o pobre como consumidor de carros. É alavancar o setor secundário da economia que traz muito mais benefícios aos pobres do que a paleolítica economia baseada em exportações de comodities. Remember os plantations então introduzidos pelos engenhos portugueses no séc XVI.
-
OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA
Política ultra ultrapassada, tipo paleolítica. Até um neandertal seria mais inteligente. Porque não direcionar esses incentivos para bicicletas ou calçados, que são alternativas aos fósseis .
-
LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA
Deixa seu carro e vá andar de bicicleta, admitam que a escravocacia e a fausa classe media não admite ver o porteiro do seu condominio chegar de carro novo para trabalhar. Nos EUA pode, aqui não?
-
-
Ivan Zacharauskas
Acho que só existe um lobby mais egoísta do que o das montadoras. É aquele que vem antes, o das petrolíferas. Marina e Meio Ambiente precisam mostrar cada vez mais os números de médio prazo para os impactos da cegueira ambiental. Os de longo prazo não vendem tão facilmente como picanha e cerveja...
-
Marcos Benassi
Bagúio meio girafa, hein, meu caro? Aliás, "meu carro". Nada como um gi erbo de centro-esquerda, que investe na proteção de populações originárias, tem uma agenda progressista na saúde e na educação e não cede a lobbies de indústrias poderosas. Ufa, que bom que cabou a Era Bozozóica! Hahahahah!
-
Sergio Luiz Collinett
Sem nostalgia. O inominável já foi. Esqueça...Direita nunca mais.
-
-
Raul Deodato Moura
Quem ganha: montadoras e o Lula, posando de pai dos pobres. Quem perde: esses mesmos pobres na fila do SUS e das escolas públicas.
-
Caio Milani
Tem que investir em educação e saúde pública de excelência e gratuita . De novo o pior do populismo jogando com o sentimento do pobre incapaz de perceber que o que querem é manter o povo na ignorância eternamente .
-
Gilberto Rosa
Bonito, mas geração de empregos hoje não é excludente de investimento em educação para o futuro. De que adianta educação sem empregos, de onde virão os impostos para educação, senão da movimentação da economia? A curta visão do Vinícius leva ao simplismo.
-
-
ANTONIO G BECKER
Governo populista é assim mesmo!
-
LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA
Vergonha de articulista, nível de colegial, como só entende de Faria Lima passa vergonha em outras áreas. Só sabe cuspir números prontos. Não conhece sobre a cadeia produtiva e o pool de empresas envolvidas na produção de cada carro, os empregos e os serviços envolvidos e a movimentação econômica gerada. Análise de amador, parece cópia e cola de recortes de jornalismo não especializado. Vai falar da B3 que se sai melhor.
-
Irene Regina Pedroso Ferreira
Parabéns Luiz Cláudio pelo comentário preciso e certeiro, muito melhor do que o raso e faccioso artigo do jornalista! Pessoas como você é que me fazem manter a assinatura deste jornal.
-
Carlos Alberto Porto
Aguardo ansiosamente uma análise clara e precisa de quem aparentemente tem conhecimento pleno "sobre a cadeia produtiva e o pool de empresas envolvidas...,etc.", nas palavras deste escriba. Estou esperando sentado.
-
-
Michel Marques
Se o programa "mal existe" por que a pressa em criticá-lo?
-
Gilberto Rosa
Esse Vinícius é hipócrita até não poder mais, e os gastos com juros?. Faz de tudo para atacar o governo que é contra os extorsivos juros que enchem o bolso do patrão, bilionário banqueiro dono da Folha, 11 mais rico do Brasil. Que vida miserável de bobo da corte.
-
JOSE ROBERTO GOMES ROCHA
Façam Plano da Geladeira Popular, de R$ 500. Não tem freezer, tem menos prateleiras, cabe menos comida. Pode usar FGTS para dar entrada.
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Todo mal se corta pela raiz. Deixar prosperar idéias tolas exigirá renúncia fiscal e retirar dinheiro da Educação e da Saúde.
-
CARLOS TARDIVO
Con cordo inteiramente, se é para subsidiar vamos fazer com comida, móveis, eletro domesticos, moradia não dando 10% de desconto em transporte de rico
-
Marcos Benassi
Hahahahah, sensacional! Tira o motor também, pô. Ah, e luz interna, vai gastar menas energia! Hahahahah!
-
-
Pery Pedro
VTF faz contas e pondera, e ninguem que ja tenha lido 3 textos dele pode acusa-lo de apoiar o Bolso, que ele chama abertamente de governo das trevas. Inocente. Este governo não faz contas nem se importa com os numeros, VTF. O objetivo final é apagar da biografia o presidiario condenado em 3 instancias e voltar o estadista pai dos pobres. Vaidade e ego. Para isto, quanto mais manchetes, melhor. Bolsa-avião, bolsa-automovel, bolsa-picanha. O importante é o barulho. E visitar 16 paises em 2 meses.
-
Gilberto Rosa
Estou para dizer que este Pery fala o que o Vinícius gostaria de dizer, mas pega mal. Talvez até seja o próprio Vinícius disfarçado, ambos escrevem mal.
-
-
Edson José Neves Júnior
Difícil agradar a FSP, não? Ainda mais esse pessoal que segue o jornalismo declaratório e se orienta pela busca de curtidas. Antes a crítica era por inação da política econômica, agora a crítica e por ações na política econômica. Que tristeza.
-
ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES
É um costume bem tupiniquim e o articulista é apenas mais um jornalista que comete o mesmo engano: baixar impostos não significa subsidiar algum ramo da economia. Subsidio é quando o governo GASTA dinheiro do tesouro para incentivar alguma atividade econômica qualquer. Baixar impostos extorsivos, como é o caso em questão é simplesmente fazer aquilo que é mais justo a aproximar da carga tributária internacional que gira em torno de 20% sobre o valor do veículo. O que se cobra no BRASIL é ROUBO.
-
Chagas Oliveira
Com o enxugamento brutal dos postos formais de trabalho, a medida acena indiretamente para os aplicativos de transporte. Informalidade, precarização e intensificação da força de trabalho brasileira entraram definitivamente na agenda política atual. Triste!
-
Flavio França
Bem observado. Aliás, tenho 2 primos e um cunhado que vivem como motoristas de aplicativo. Temo que eu seja o próximo.
-
-
Luiz Roberto Portela e Silva
Verdade né, quem ganha? Afinal um descontinho de 8 ou 9 mil reais não resolve nada... Nem vai gerar emprego, é tudo feito por robots. O certo mesmo era dar desconto para os carros mais caros e aí os descontos seriam na casa dos 20 mil reais. Isso sim é desconto e saberiamos exatamente que seriam os beneficiados, lem do fato de postergar a renovação da frota: já pensou perdermos nosso patrimônio de autos "vintage" que circulam pelas cidades, como os Voyage, Brasília, Fiat 147, Escort?
-
Dalmo de Souza Amorim Junior
Ressuscitem-se as RomiZettas!!
-
-
Carlos Eduardo Salles
Em numa clara torcida contra o atual governo democraticamente eleito, a FSP omite dados e informações relevantes ao tema suscitado, demonstrando toda sanha dela contra as classes menos favorecidas.
-
Aderval Rossetto
Só ganham as montadoras e revendas! Visto ser menos poluente o econômico transporte coletivo. O comprador entra em uma ciranda em gastos anuais de quase oito mil reais, seiscentos por mês é mais que muitos aluguéis. Isso considerando desvalorizações do automóvel, taxas e impostos públicos, seguros e manutenções em conservações, multas...
-
NACIB HETTI
Ganha a classe média baixa e perde o miserável que continua pagando tributo sobre remédios e alimentos. É uma bofetada em trinta e três milhões de famintos.
-
Carlos Figueiredo
Subsidio aos ricos e aos sindicalistas do ABC. Mais do mesmo.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Agora viajou na maionese, cidadão de bem.
-
-
Fatima Marinho
Faltou informação no artigo. Quantos carros foram vendidos nos últimos anos e quantos empregos foram perdidos nesse setor produtivo. Seria bom ser informado. As vendas caíram enormemente, destruindo milhares de empregos na cadeia produtiva e na produção direta do carro. Retomar vendas, voltar aos níveis de alguns anos vai recuperar empregos de verdade. O jornalista deve informar melhor e emitir a sua opinião em cima de fatos.
-
MARCIO OLIVEIRA
2 bi por ano pra subsidiar carros vendidos pela indústria mais apaixonada por subsídios e poluiçao do meio ambiente? Penso que tem lugares bem melhores pra aplicar esse dinheiro.
-
José Cardoso
Desde que o Hitler teve a ideia do carro do povo (VolksWagen), há quase cem anos, os líderes populistas seguem o líder (Fuhrer).
-
jef ferreira
Tem outras formas racionais e inteligentes de facilitar o transporte e gerar empregos . Infelizmente entra governo , sai governo e só pensam no imediatismo pra agradar seus eleitores e se garantir no poder. Poluição , degradação do meio ambiente, mudança da matriz energética, isto não é prioridade pra eles.
-
Nicolas Sanchez
Que matéria repleta de amargura, ranço e azedume. O colunista nem consegue disfarçar sua parcialidade. Quem perde é o Jornalismo e os assinantes que buscam textos de qualidade e não os tem.
-
Luis Gomes
Ridículo para não dizer outra coisa. Na contra mão da nova postura em relação a combustíveis fósseis. Teria que aumentar a carga tributária para este tipo de produto e sim termos transporte público digno. Que merda.
-
Paulo Ruiz
Quem ganha: O povo que tem mais chances de ter um carrinho. Quem perde: A elite do atraso e os colunistas da Folha que só andam se transporte público se for na Europa.
-
paulo Raulino
Interessante o comentário, aqui, do contra: ou ele é muito rico e esse programa pra ele não faz o menor sentido, ou ele é tão lascado que não possui sequer uma bicicleta Monark.
-
Nicolas Sanchez
Ou acabou de comprar um carro popular zero e já vai levar 10% de prejuízo
-
-
Ormuz Rivaldo
Isso daí é idéia de 'jerico'. O governo precisa é pensar na melhoria dos péssimos transportes públicos. Incentivar 1 carro para cada 1 é pura estultice.
-
Nicolas Sanchez
Leia a matéria e verás que as fábricas estão com 40% de mao de obra ociosa. Realmente o brasileiro não sabe interpretar texto
-
Dorival Macedo
Concordo com você, Rivaldo. O que precisa é a criação de empregos para o povo, a fim de reduzir os graves problemas pelos quais passa o país.
-
-
adenor Dias
É um tanto complicado, querer resolver problemas econômicos , incentivando o consumo de produtos supérfluo! Muita gente possuem carros por vaidade, e não por necessidade...
-
Gabriel França
Excelente matéria. Não precisamos de subsídios para quem já tem dinheiro para comprar ou montar mais carros. As cidades já estão superlotadas e super poluídas. Chega de populismo. O Estado deve investir no transporte público que é totalmente insuficiente no Brasil.
-
luis tadeu romano
Prezado Nicolas, neste caso a ¨redução¨de imposto se chama subsidio, quer dizer a redução será paga com o suado imposto cobrado dos brasileiros:inclusive aqueles que estão em situação de extrema pobreza. Real redução de imposto seria, por exemplo tirar as garras do leão das costas do trabalhador!
-
Nicolas Sanchez
Já começaram com a lorota do populismo? Vcs são uma comédia, ficam tresloucados quando aumentam imposto, e quando reduz o imposto é populismo kkkkkkkkkk Vcs precisam se tratar urgentemente!
-
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Empregos diretos, né VTF? Mas e os indiretos, não contam? A cadeia produtiva da indústria automobilística é extensa e aí é que pode estar a diferença. Precisa demonstrar que será nula. Eles não fizeram a conta mas você tampouco. Carro para pobre? Quem falou isso? Pobre recebe os R$ 600, que não não dão para comprar carro, coisa de classe média, ainda que baixa. Obviamente esse é o objetivo.
-
Lutemberg Souza
Análise interessante, mas que se perde no busilis: quando o incentivo setorial atinge camadas médias e baixas causa uma certa indignação em algumas pessoas. A contradição da geração de superávit pode ser mitigada com o aumento de impostos para compra de jet-sky, lancha, jatinho, taxação de fortunas, escalonamento mais real do IR, e por aí vai.
-
Fernando Alves
Subsídio pelo visto só pode pra ogro, militares, igrejas evangélicas e armas. Desses, o Vinícius nunca reclamou. A propósito, queria saber como o nobre colunista se locomove. Qual o horário para pegar ônibus menos lotado ele sugere.
-
Vicente Valcarcel
Daqui a pouco vão subsidiar até jatinho... ih, esqueci que o BNDS já faz isso. Isso é o puro suco de Brasil
-
WAGNER SOUSa
Não pode incentivo setorial? Os EUA estão subsidiando a fabricação de Chips, Vinícius. Aliás, estão praticando ativa política industrial. Os europeus também. Os liberais tupiniquins precisam se atualizar.
-
WAGNER SOUSa
O Brasil tem uma enorme capacidade ociosa na indústria automobilística. Faz todo o sentido incentivar uma maior ocupação dessa ociosidade. Não precisa construir fábrica nova e vai demandar mão de obra. Isso não impede o país de fomentar outras atividades, o que já está fazendo. Ontem o BNDES anunciou 20 Bi em empréstimos para a indústria.
-
Fernando Alves
Roberto, não dá para incentivar tudo ao mesmo tempo, pois o orçamento está entregue a emendas parlamentares subsídio do ogro, gastos com milico, igrejas, etc. A indústria automobilística foi escolhida agora por causa da mão de obra ociosa, logo faz sentido agora. Depois, se tiver como, vão ajudar as outras.
-
WAGNER SOUSa
O governo não está deixando de olhar para estas áreas mencionadas (inclusive os chips) com está decisão para incentivar a venda de automóveis. A indústria automobilística é 25% do PIB industrial. Muito relevante. Puxa a indústria de autopeças, siderúrgica, serviços. Ontem mesmo Lula apresentou na FIESP planos para a indústria em geral.
-
R Roberto
O caso dos chips é bem diferente. Chips são estratégicos para a segurança nacional, não pode ficar na dependência de fabricantes de países estrangeiros (alguns potencialmente inimigos). Para que incentivar a produção de carro popular? Para manter emprego dos metalúrgicos? Se o objetivo é gerar empregos, que incentivem ou criem facilidades para o amplo desenvolvimento de toda atividade que gere empregos (infraestrutura, moradias, automobilística, saúde, tecnologia, educação, etc .).
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.