Opinião > A reboque Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luis da Gouveia

    Frase importante no Editorial: "Aí se nota, sem dúvida, a ação de forças retrógradas e adversárias da pauta ambiental." Parece concordar com a proposta que foi feita pelo governo e discordar do que fez a Comissão! Mas o Editorial critica mais o governo e menos a Comissão. O que a FSP quer? Quer que volte o orçamento secreto? Quer um novo mensalão? Ora, as forças responsáveis do pais tem que cobrar mais dos "reizinhos" do Congresso e seus súditos o que é melhor para o Brasil!

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    não é falta de rumo do Governo não. É falta de homens públicos comprometidos com os seus mandatos. Quando o eleitor vota, ele pensa, pelo menos a maioria, que elegerá legisladores e não proxenetas, gigolôs, gangsteres, pccs, bicheiros, milicianos, raparigas de beiras de estradas, quinta-colunas, catilinas, vendilhões de templos, chantagistas, lgbtfóbicos, racistas, misóginos enfim, cretinos e crápulas de todas as espécies...

    Responda
  3. eli moura

    caro boss ta escrevendo este editorial, olhe os penicos de niemeyer no congresso, o que se espera encontrar dentro de penicos? Os tarugos maiores, lira e seu companheiro pacheco, de gravata e terno, não mudam o formato básico do que exatamente são. É com isto que o brasil tem que lidar, mas quem encheu os penicos foram os eleitores manipulados que procuravam caçadores de corruptos e só acharam ladrões, mentirosos destruidores ambientais e neonazistas, com tremulando a bandeira neoliberal.

    Responda
  4. Petrônio Alves Filho

    A "derrota ambiental" acontece devido a um Congresso conservador, onde as ideologias do atraso predominam. Isso com ajuda da mídia também conservadora que influencia o voto do povo.

    Responda
  5. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Separação de poderes é letra morta para o Congresso? O artigo oitenta e quatro, Inciso sexto, alínea A, diz que compete privadamente ao presidente da República dispor "da organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos". Isto posto, sendo o MMA instância já existente, não cabe o Congresso interferir nas suas atribuições.

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Esqueci dizer que o Artigo oitenta e quatro citado é da Constituição Federal..

  6. CARLOS ALBERTO CERETTA

    O editorial da folha tem sido um exemplo da absoluta falta de "pensar", de "serenidade" de alguém que escreve. Parece algo escrito por um moleque.

    Responda
  7. João carlos Gonçalves de souza

    A Folha conseguiu elogiar Bolsonaro , mesmo seu governo ter gasto acima do teto da lei orçamentária por 4 anos . Lula nunca fez , não faz e nunca fará um bom governo , seguindo critérios e interesses da Folha . O congresso atual expressa exatamente o pensamento deste jornal .

    Responda
  8. josé SOARES

    O editorial, para variar, aponta eventual fragilidade do governo, mas nunca e nada diz sobre a maioria retrograda e fisiológica do Congresso , que parte da mídia elegeu.

    Responda
  9. Gilmar Maghenzani

    Tem de avisar o editor que no governo anterior era emenda de relator quem mandava, agora eles querem aumentar os valores das demandas e ainda não tem maioria , fazer o quê?

    Responda
  10. Alexandre Marcos Pereira

    BolsoLula ataca novamente!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Comparar o bozo com Lula é sinal de que não entende nada e ainda, mostra que é um bolsonarista iludido e ressentido por ter votado nele

  11. Flavio Ferrando

    O governo não tem rumo porque não existe plano de governo, existem promessas mas nada escrito, o Brasil sempre foi assim, muita oratória e nenhuma ação. O governo improvisa o tempo inteiro, recria um programa de carro popular, nas não estímulo para carros elétricos, por que? Porque o governo é dono da Petrobrás, precisa aumentar o consumo de combustível fóssil para aumentar a arrecadação e o lucro da empresa. Tudo em interesse próprio.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Eu sei que eu sou sem noção, afinal de contas quem é que pensa em política industrial para o futuro? Onde já se viu alguém pensar em criar emprego com instalação de painel solar ou melhor ainda fazer com que essas empresas sejam de minorias. Onde já se viu alguém pensar em reduzir o subsídio para agricultura e fornecer subsídio por uma indústria limpa verde de futuro. Só gente sem noção mesmo

    2. Gilmar Maghenzani

      Carro elétrico amigo? sem noção né?

  12. João Perles

    Pode-se fazer uma pergunta mais que pertinente: como e quem seria capaz de governar em favor do meio ambiente e da justiça social tendo um Congresso composto por uma matilha de gângsteres?

    Responda
  13. Marcelo Magalhães

    A folha considera arcaico o subsídio a automóveis e um “imbróglio” o veto à exploração de petróleo em áreas de preservação. Já é o suficiente para entender que é panfletagem lobista, cujo objetivo único é desqualificar um governo para forçar os interesses de seus financiadores. Um governo sabidamente progressista que vem se configurando com o que há de mais moderno, mas enfrentando um congresso e uma mídia totalmente dominados pelos acumuladores gananciosos.

    Responda
  14. roberto foz filho

    O problema é o governo ou o congresso nada republicano que temos?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Como aumentar a popularidade de Lula? se a imprensa joga toda culpa nele e não nos deputados e senadores que são os chupim?

    2. Flavio Ferrando

      Ambos. Temos um governo sem rumo, baseado em medidas populistas que visam aumentar a popularidade de Lula, e um congresso fisiológico que legisla em causa própria. Receita para fracasso.

  15. marilza abrahão

    Mesmo reconhecendo a pertinência da questão ambiental a Folha a subestima, e prefere jogar contra o atual governo, desconhecendo as propostas econômicas em andamento, defendendo as políticas neoliberais que fracassam no campo social e no meio ambiente.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É o interesse dela pq quer um governo de direita para eles ficarem mais ricos

  16. Roberto Gomes

    O governo Lula, e o próprio Lula, devem entrar na luta para defender suas propostas de governo, e a área ambiental é absolutamente essencial, como a econômica. Nesse editorial, e em outras reportagens, a Folha de S. Paulo tenta minimizar a importância da área ambiental em favor da área econômica. É exatamente esse o discurso da direita irresponsável, que acha que *depois a gente resolve o problema ambiental*. Errado. O problema é imediato, e deve estar na pauta central do governo. Ponto.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Flávio vc acha que recursos para isso agora com um rombo de 260Bi que o bozo deixou?, só vamos poder investir depois de dois anos conforme o arcabouço, se liga

    2. Flavio Ferrando

      A agenda ambiental é fundamental, mas além de ser o anti-bolsonaro, quais são as propostas ambientais do governo? Investir em transporte público, carros elétricos, tecnologia verde, não é. O subsídio para painel fotovoltaico será criado? Onde está o treinamento da mão de obra? Onde estão as baterias para armazenamento da energia? Uso de energia solar doméstica reduz a arrecadação, o governo quer arrecadação menor? Como isso cabe no discurso do governo?

  17. MATILVANI MOREIRA

    O que não parece evidente, decorridos quase cinco meses de mandato, é se o presidente tem clareza de quais são elas. Como assim, FoLha!? Claro que tem. Vamos fazer o L e tudo dará certo!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Mas como de praxe não né pq acompanho a política desde que sou adulto há uns 40 anos e nunca vi a imprensa estar do lado dele, pode em algum momento elogiar mas só para enganar

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.