Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    Sim. Discordar só por discordar não serve. A pesquisa de prospecção de petróleo na região é importante em múltiplos aspectos.

    Responda
  2. Davidson Jácome

    Que “tistreza”! Esse país precisa é de justiça social. Repartir melhor sua riqueza que já possui, e parar de discurso falacioso para enganar o povo.

    Responda
  3. Edimilson Volpe

    Muito ponderado. Mas vale lembrar que por onde passa o boi passa uma boiada. Até parece que o senador não conhece a direita brasileira. São eles, em uníssono, que estão atacando a área ambiental do governo. Mas temos que entender o posicionamento. É uma questão de sobrevivência política. O Brasil precisa de Randolfe, cessem o fogo amigo, seus trouxas!

    Responda
  4. Adalberto Otaviano Luciano

    "Até tu Brutus?" Enfim, "O último dos Moicanos" a decepcionar. Triste Brasil.

    Responda
  5. Roberto Wagner Lourenco

    Que pena... Eu o tinha em outro patamar. Nivelou por baixo.

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    Randolfe, escuta o benassi. Ele sabe das coisas

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    É serio randolfe?

    Responda
  8. ROBERTO NUNES DA SILVA

    Até tu, Brutus ( Randolfe ) que decepção. falam em seguir as normas técnicas de segurança . kkkkkkkkk Avante Sucupira.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Que tal abandonar seu complexo de vira-lata? Qual a última vez que ouviu falar de derrame de óleo na Petrobrás? Você não tem ideia da quantidade normas e recomendações de segurança que são seguidas em operações de exploração e produção. Também ignora o quanto mudou nessas ultimas décadas. Você está rindo de bobo.

  9. wanderley dantas

    Tem de explorar, com responsabilidade e seguindo todas as recomendações técnicas. O simples ambientalismo extremado se constitui no ambiente perfeito para a ação de anti ambientalistas. O Verdadeiro perigo para a Amazônia é a ausência de alternativas econômicas para milhões de pessoas que habitam na região.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Correto

  10. Leonardo Sá

    A posição do senador Randolfe é decepcionante. Tendo em vista o potencial de energia renovável do país, defender exploração de petróleo combina mais com políticos do século passado.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Tudo bem, vamos usar o potencial de energia renovável. Mas aonde? Em residências, ok. Na indústria, pode ser. Nos carros, desejável. Qual a alternativa para aviões e navios: caravelas? Todos esquecem também os polímeros. Qual a alternativa para o botão da sua camisa? Casco de tartaruga?

  11. Ladislau Leite de Oliveira

    Randolfe tão badalado está completamente na contramão da humanidade e no programa de governo que defendeu com unhas e dentes. Qual será a motivação ?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Inteligência

  12. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Randonfe, vai usar esse argumento de “progresso”? Sério? O mundo todo buscando a troca de matriz energética fóssil por matrizes sustentáveis e o senhor me vem com essa? Sabe o que ficou parecendo? Que o senhor foi escolhido pelo Governo para tentar justificar o injustificável! Esse governo foi eleito com a proposta de mudar o rumo da pasta ambiental! Progredir? Sempre! Mas com visão de futuro e inteligência!

    Responda
    1. Valeria Cavalcanti Rolla

      Para aviões e navios temos que investir em hidrogênio verde. Eu li um artigo na imprensa sobre os vazamentos de óleo no Brasil. Não são tão infrequentes assim e ele não falou sobre o tempo pra conseguir chegar até o vazamento caso ele ocorra (antes que o óleo se espalhe)

    2. Eduardo Rocha

      A troca de matriz energética fóssil por matrizes sustentáveis jamais será integral. Em residências, ok. Na indústria, pode ser. Nos carros, desejável. Qual a alternativa para aviões e navios? Caravelas? Todos esquecem também os polímeros. Qual a alternativa para o botão da sua camisa? Casco de tartaruga?

  13. Marcos Benassi

    Virgem Santa, seu Randolfe, basta que a Petrobras não distribua dezenas de bilhões aos acionistas, reservando - como aliás é de direito e recomendado pela boa gestão - metadinha à pesquisa, desenvolvimento técnico e implementação em larga escala de novas fontes energéticas. Carece furar mais não. Dinheiro de petróleo, há.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Outra coisa que poucos sabem: há varias pesquisas para buscar fontes alternativas aos combustíveis fósseis. Cito uma que extrai gasóleo de algas. Não sei se será carbono zero, mas perceba que, se funcionar, continuaremos queimar hidrocarbonetos. E assim será por décadas.

    2. Eduardo Rocha

      Carece sim, meu caro. Sou favorável que façamos pressão para novas fontes energéticas. Mas se alguém acredita que o surgimento de uma nova tecnologia e sua implantação em larga escala pode ser feito em apenas uma década, pare de ver filmes. Precisaremos desse óleo. Podemos compensar seu uso com captura de carbono, mas não temos como substituir. Esqueça carros e pense em aviões, navios e plásticos.

  14. Márcia Meireles

    Casuísmo, Randolfe não entendeu nada, o problema é o Brasil torrar bilhões em petróleo, uma matriz energética que vai contra tudo que nos diz a ciência sobre a crise climática.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Se pararmos de queimar hidrocarbonetos, a humanidade entrará em colapso econômico. Se queimarmos, entrará em colapso climático. A única saída que vejo, enquanto aguardamos a transição energética (que demorará muuuuuitas décadas), é compensando o carbono emitido. Não acho inteligente abrirmos mão do óleo nesse momento.

  15. Ricardo Valle Aleixo

    Primeiramente quem disse que o prazo para poder produzir petróleo depois da perfuração de sondagem é de três anos? Isso é uma balela quem sabe do assunto (vejam https://youtu.be/hM_8n0yQBfc) diz que SE e só SE a sondagem se mostrar próspera (o que acontece só com uns 20% dos casos) daí pode-se pleitear ao IBAMA a autorização para exploração. Nesse rítmo já se passam ano ou mais. Construir todo o equipamento, inclusive a "árvore de natal" que fica na boca do poço se irão mais uns bons anos!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      5 a 6 anos. Se acharem óleo, tempo suficiente para a pesquisa de impactos e mitigação.

  16. Moacyr Mondardo Junior

    Pronunciamento ponderado. A preservação da Amazônia depende de atividades produtivas que levem a mudança social e a Petrobras com sua experiência e responsabilidade pode ser um importante vetor para libertar o povo do Amapá com 49,4 por cento da população na faixa da pobreza.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Isso aí. Preservar não é fingir que a região e seus moradores não existem. Uma coisa é fazer como o Bozo e turma de passadores de boiada queria fazer. A outra é explorar com cuidados, estudos e contrapartidas sociais.