Reinaldo José Lopes > Fatos teimosos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns pelo texto e por manter clara a missão do jornalismo, a de iluminar os fatos!
Belo Monte é o que é por conta da ministra do meio-ambiente da época. Se tivesse sido concluÃdo o projeto original, a geração de energia seria infinitamente maior. Hoje a geração de energia é Ãnfima e os danos ambientais são praticamente os mesmos do projeto original.
Justa Lerda, Reinaldo, carÃssimo, só quero licença pra endossá-lo não é preciso acrescentar uma vÃrgula. Bom, talvez possamos acrescentar umas doses diárias de haloperidol: quem defende corte e fogo em árvore, nessa altura do campeonato, só pode estar maluquete.
Caro Reinaldo,ótimo texto , resumiu de forma realista o dilema desta esquerda chinfrim, porém esquecem que na segunda vez que fomos fantasiados de pária ao exterior o prejuÃzo será irreversÃvel.
Antes de 1850 tudo bem? - Europa e Ãsia desmataram as suas florestas antes de meados do século dezenove, então ficam fora da estatÃstica, para gerar quase a medalha de bronze das emissões de gases estufa ao Brasil. Isto resolve a questão da diferença de condições de partida entre o velho mundo e o Brasil? Ah, as estatÃsticas e suas conclusões interessadas. É só tirar o que atrapalha que a gente consegue números vistosos...
cont: Tem outra distorção, mais sutil. Reinaldo fala que o Brasil tem duas Franças de áreas degradadas. Não existem florestas em andares. Os paÃses listados no ranking elaborado por Reinaldo são aqueles que dispõem de super-áreas, o que obviamente os coloca inalcançáveis, neste parâmetro, por paÃses de áreas menores.
Gente, só reclamei do truque do Reinaldo de esconder os dados reclamados por quem aponta a diferença entre as condições de partida. Em meados do século dezoito a civilização européia já estava consolidada enquanto que no novo mundo pouca coisa havia sido explorada. Usar dado de desmate só do Brasil e não considerar o que já havia sido feito na Europa e na Ãsia antes do século dezenove, e suas consequentes emissões, distorce a comparação. É matemática, não polÃtica.
A maior floresta do mundo é a floresta Boreal que se cobre o norte do hemisfério norte da costa leste do Canadá, Rússia e chega ao atlântico no norte europeu, ocupando 14% do território do planeta. Todas as floresta tropicais ocupam 13% do planeta. Contudo a biodiversidade das floresta tropicais são incontavelmente maior.
Já que você é o "entendido", fale pra nós sobre as florestas tropicais e a biodiversidade que existiam na Europa e na Ãsia.
No ponto.
O governo Lula ainda nem começou na sua face melhor e já corre o risco de terminar. Fomos enganados? Sofremos um golpe?
Neste momento o golpe é do governo nele mesmo. É uma mistura de incompetência polÃtica associada a falta de caráter de vários ministros apontados por Lula. Se for golpe e autogolpe.
Parte da esquerda brasileira nunca deu importância à questão ambiental e coloca o desenvolvimento econômico, movido pela energia que for, em primeiro lugar. Se Lula engolir o falso raciocÃnio da Petrobras e permitir a exploração do petróleo no Amazonas, só resta à Marina cair fora do ministério. E aguardar a próxima viagem do presidente ao exterior, quando será devidamente desmascarado, com direito a ovos e tomates, não necessariamente orgânicos.
CorretÃssimo, Reinaldo. Há negacionistas por todos os lados. Enquanto isso, nossos rios estão poluÃdos, nossas florestas queimadas e a economia continua como na era colonial. Enquanto o mundo vira para carros elétricos, nós vamos extrair petróleo na foz do Amazonas. Haja negacionismo.
Sugiro ao colunista, com todo respeito, ter a prudência de fazer essa crÃtica ao ogronegócio, que pressiona seus pupilos no Congresso a esses desmandos que não têm nada a ver com 'negacionismo de esquerda'. A Folha de São Paulo poderia ser um veÃculo de pressão contra essa aberração determinada por coronéis de extrema-direita, mas prefere por a culpa na 'esquerda', que mais uma vez ganhou, mas não levou. Poderia pressionar e questionar o tal do Artur Lira, mas é mais fácil por a culpa no Lula.
Não sei porque a chamado de agro negócio, precisam de empréstimo subsidiado para plantar, manter, colher e vender a produção. Sem falar que não podem pagar imposto porque são importantes para a balança comercial brasileiro. Se estivessem na Nova Zelândia que não tem subsÃdio já teriam falido.
Enquanto a população não se convencer que o problema não é o presidente e sim o congresso eleito, o Brasil continuará a ser um paÃs subdesenvolvido e que ainda destrói seus recursos naturais. Lula, mais esperto que o Bolsonaro, diz o que o povo quer ouvir, para ficar bonito na fita, mas na prática está pouco se lixando para os problemas ambientais
Você tem razão, Celso. Parafraseando um auto americano, temos o pior Congresso que o dinheiro pode comprar. Aos 82 anos nunca vi um Congresso de tão baixo nÃvel, até mesmo durante ditadura militar. Afinal, tÃnhamos o MDB (nada com o atual). Os piores foram escolhidos a dedo, após avaliação do currÃculo. O Lira não me deixa mentir.
Texto oportuno, importante e excelente. Parabéns, Reinaldo! É assustadora a perspectiva de que estamos a braços com problemas ambientais gravÃssimos e que aqueles que precisariam enfrentá-los só têm olhos para o que lhes traz vantagens polÃticas e econômicas imediatas.
Bravo, Reinaldo!
Artigo esclarecido, preciso, excelente. Obrigada.
'...o Brasil ocupa o quarto lugar entre as nações que mais emitiram gases-estufa.' Depende de como isso é contabilizado. Se considerarmos que o petróleo extraÃdo vai ser queimado por alguém, e é só por isso que ele é extraÃdo, os paÃses da Opep, além de outros como a Noruega são grandes responsáveis pelo efeito estufa se tomarmos o CO2 gerado por habitante desses paÃses.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Fatos teimosos Voltar
Comente este texto