Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIO RAMIRO

    Parabéns pelo texto e por manter clara a missão do jornalismo, a de iluminar os fatos!

    Responda
  2. Nilton Silva

    Belo Monte é o que é por conta da ministra do meio-ambiente da época. Se tivesse sido concluído o projeto original, a geração de energia seria infinitamente maior. Hoje a geração de energia é ínfima e os danos ambientais são praticamente os mesmos do projeto original.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Justa Lerda, Reinaldo, caríssimo, só quero licença pra endossá-lo não é preciso acrescentar uma vírgula. Bom, talvez possamos acrescentar umas doses diárias de haloperidol: quem defende corte e fogo em árvore, nessa altura do campeonato, só pode estar maluquete.

    Responda
  4. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Reinaldo,ótimo texto , resumiu de forma realista o dilema desta esquerda chinfrim, porém esquecem que na segunda vez que fomos fantasiados de pária ao exterior o prejuízo será irreversível.

    Responda
  5. José Ricardo Braga

    Antes de 1850 tudo bem? - Europa e Ásia desmataram as suas florestas antes de meados do século dezenove, então ficam fora da estatística, para gerar quase a medalha de bronze das emissões de gases estufa ao Brasil. Isto resolve a questão da diferença de condições de partida entre o velho mundo e o Brasil? Ah, as estatísticas e suas conclusões interessadas. É só tirar o que atrapalha que a gente consegue números vistosos...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      cont: Tem outra distorção, mais sutil. Reinaldo fala que o Brasil tem duas Franças de áreas degradadas. Não existem florestas em andares. Os países listados no ranking elaborado por Reinaldo são aqueles que dispõem de super-áreas, o que obviamente os coloca inalcançáveis, neste parâmetro, por países de áreas menores.

    2. José Ricardo Braga

      Gente, só reclamei do truque do Reinaldo de esconder os dados reclamados por quem aponta a diferença entre as condições de partida. Em meados do século dezoito a civilização européia já estava consolidada enquanto que no novo mundo pouca coisa havia sido explorada. Usar dado de desmate só do Brasil e não considerar o que já havia sido feito na Europa e na Ásia antes do século dezenove, e suas consequentes emissões, distorce a comparação. É matemática, não política.

    3. Flavio Ferrando

      A maior floresta do mundo é a floresta Boreal que se cobre o norte do hemisfério norte da costa leste do Canadá, Rússia e chega ao atlântico no norte europeu, ocupando 14% do território do planeta. Todas as floresta tropicais ocupam 13% do planeta. Contudo a biodiversidade das floresta tropicais são incontavelmente maior.

    4. Marcelo Fernandes

      Já que você é o "entendido", fale pra nós sobre as florestas tropicais e a biodiversidade que existiam na Europa e na Ásia.

  6. Maira Martins da Silva

    No ponto.

    Responda
  7. Kazuo Kobayashi

    O governo Lula ainda nem começou na sua face melhor e já corre o risco de terminar. Fomos enganados? Sofremos um golpe?

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Neste momento o golpe é do governo nele mesmo. É uma mistura de incompetência política associada a falta de caráter de vários ministros apontados por Lula. Se for golpe e autogolpe.

  8. LUTHERO MAYNARD

    Parte da esquerda brasileira nunca deu importância à questão ambiental e coloca o desenvolvimento econômico, movido pela energia que for, em primeiro lugar. Se Lula engolir o falso raciocínio da Petrobras e permitir a exploração do petróleo no Amazonas, só resta à Marina cair fora do ministério. E aguardar a próxima viagem do presidente ao exterior, quando será devidamente desmascarado, com direito a ovos e tomates, não necessariamente orgânicos.

    Responda
  9. Carla C Oliveira

    Corretíssimo, Reinaldo. Há negacionistas por todos os lados. Enquanto isso, nossos rios estão poluídos, nossas florestas queimadas e a economia continua como na era colonial. Enquanto o mundo vira para carros elétricos, nós vamos extrair petróleo na foz do Amazonas. Haja negacionismo.

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    Sugiro ao colunista, com todo respeito, ter a prudência de fazer essa crítica ao ogronegócio, que pressiona seus pupilos no Congresso a esses desmandos que não têm nada a ver com 'negacionismo de esquerda'. A Folha de São Paulo poderia ser um veículo de pressão contra essa aberração determinada por coronéis de extrema-direita, mas prefere por a culpa na 'esquerda', que mais uma vez ganhou, mas não levou. Poderia pressionar e questionar o tal do Artur Lira, mas é mais fácil por a culpa no Lula.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Não sei porque a chamado de agro negócio, precisam de empréstimo subsidiado para plantar, manter, colher e vender a produção. Sem falar que não podem pagar imposto porque são importantes para a balança comercial brasileiro. Se estivessem na Nova Zelândia que não tem subsídio já teriam falido.

  11. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Enquanto a população não se convencer que o problema não é o presidente e sim o congresso eleito, o Brasil continuará a ser um país subdesenvolvido e que ainda destrói seus recursos naturais. Lula, mais esperto que o Bolsonaro, diz o que o povo quer ouvir, para ficar bonito na fita, mas na prática está pouco se lixando para os problemas ambientais

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Você tem razão, Celso. Parafraseando um auto americano, temos o pior Congresso que o dinheiro pode comprar. Aos 82 anos nunca vi um Congresso de tão baixo nível, até mesmo durante ditadura militar. Afinal, tínhamos o MDB (nada com o atual). Os piores foram escolhidos a dedo, após avaliação do currículo. O Lira não me deixa mentir.

  12. ZENON LOTUFO JUNIOR

    Texto oportuno, importante e excelente. Parabéns, Reinaldo! É assustadora a perspectiva de que estamos a braços com problemas ambientais gravíssimos e que aqueles que precisariam enfrentá-los só têm olhos para o que lhes traz vantagens políticas e econômicas imediatas.

    Responda
  13. Rigo Quin

    Bravo, Reinaldo!

    Responda
  14. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Artigo esclarecido, preciso, excelente. Obrigada.

    Responda
  15. José Cardoso

    '...o Brasil ocupa o quarto lugar entre as nações que mais emitiram gases-estufa.' Depende de como isso é contabilizado. Se considerarmos que o petróleo extraído vai ser queimado por alguém, e é só por isso que ele é extraído, os países da Opep, além de outros como a Noruega são grandes responsáveis pelo efeito estufa se tomarmos o CO2 gerado por habitante desses países.

    Responda