Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joaquim Rosa

    E os iluminatis? Serão convidados?

    Responda
    1. Ney Fernando

      Também não se pode esquecer dos templários.

  2. JULIANO OLIVETTE

    Foi um erro fechar as relações diplomáticas com Caracas, é um tipo de medida que na minha opinião só cabe em caso de guerra. Agora, acho que Maduro deve ter canais diplomáticos abertos, mas de forma alguma reintegrado em estruturas regionais e fóruns de discussão multilaterais, Caracas passou de uma democracia a uma autocracia. Lula já tem sua liderança e imagem bastante desgastadas após os episódios desastrosos sobre a Ucrânia, por aqui vai no mesmo caminho se insistir com Maduro.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Olha, cara Sylvia, não nos unirmos enquanto continente é um desrespeito a todos os cidadãos sul-americanos: bota-nos em situação mais frágil em negociações com países mais poderosos, dificulta o comércio e a diplomacia regionais e, inclusive, atrapalha nos esforços de redemocratização de países tomados por autocratas. Mascate, político e diplomata têm que ir além de preferências pessoais e ter diálogo; os dois últimos, inda por cima, devem responder às suas funções públicas - sem fazer biquinho.

    Responda
  4. Neli de Faria

    Saindo da unasul e indo para o mercosul: essas placas de carros , um inferno. Nem para gente somar os números , no trânsito, prestam. E o passaporte? Horrível. E o lula querer carregar a Argentina nas costas dos contribuintes brasileiros? Francamente! O Brasil numa pobreza imensa e o seu lula,minúsculo de propósito!, querer ajudar , com sua incompetência, a incompetência alheia.

    Responda
  5. Matheus Queiroz

    Lula, com 5 meses na presidência não conseguiu organizar as políticas internas do próprio Governo e quer ser mediador de negócios na América Latina e anfitrião da paz entre Rússia e Ucrânia. O petista quer estrelismo. Anuncia meia dúvida de futuras bem-feitorias mas não as detalha. Deixam-nas ao léu. Esse populismo barato custará caro ao futuro do Brasil.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      estadista? Depende do que se entende por isso. Se significar falar muitas abobrinhas, concordo.

    2. Joaquim Rosa

      Mat, não se preocupe, sobreviverem. Sobrevivemos até mesmo com o coisaruim.

    3. Dagmar Zibas

      Ele é estadista reconhecido internacionalmente. Aceite para sofrer menos. Lula já trabalhou aqui mais q Bozo em.4 anos. Relações internacionais são essenciais para desenvolvimento das exportações. Informe-se para não passar vexame em público.

  6. André Silva de Oliveira

    O problema reside no iliberalismo, no perfil autoritário de Lula e da esquerda brasileira que, mergulhados em antiamericanismo infantil, terminam por apoiar ditaduras com bandeiras ultrapassadas como a Venezuela de Maduro. É atraso, merece repulsa.

    Responda
  7. Mauricio Coelho goiato Goiato

    E a autora do texto, o que acha?

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Sim, também gostaria de saber a opinião da distinta autora desse texto.

  8. Anna Rodrigues

    Lula tem que estar do lado do povo venezuelano, vítima da ambição de seus milicos. Quando as forças armadas se metem na política sustentando ditadores o desastre é previsível.

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Maduro não é um democrata, mas sem apoio dos militares, também não seria um ditador. Talvez seria no máximo o que Bolsonaro é hoje

    2. Hermes Yaly

      Colocar-se ao lado do povo venezuelano é ficar contra Maduro e isso o Lula não vai fazer. Sua solidariedade é com Maduro e o que resta do "socialismo" de Hugo Chávez. Um desinformado que leia o seu comentário pode supor que Maduro é um democrata refém dos milicos venezuelanos quando, na verdade, é mais ditador na quase infinita galeria de tiranos sul-americanos.

    3. André Silva de Oliveira

      Os militares venezuelanos apoiam a ditadura de Maduro. Para conte-los, Maduro lhes entregou a distribuição dos (escassos) alimentos do país. Modelo fracassado, autoritário, anti-popular.

  9. NACIB HETTI

    Por que toda ditadura corrupta se auto denomina socialista?.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não o quanto isso ocorre, Nacib, estou olhando para o oriente médio ou mesmo para Europa da Hungria e Rússia: não tem ninguém se dizendo socialista por lá. Eu não são democracias, nem mesmo as duas europeias que gostariam de aparentar o modelo...

    2. Nelson Franco Jobim

      Bobagem! As ditaduras de direita são igualmente corruptas. Basta ver a Rússia, o protoditador da Hungria, Guatemala, El Salvador... Em ditaduras, não há fiscalização do governo nem Judiciário independente.

    3. André Silva de Oliveira

      Porque o socialismo leva à concentração de poderes nas mãos de um único grupo político que, ao final, suprime qualquer forma de controle social, de prestação de contas. Não pode dar certo.

  10. Victor Silva

    Países do cone sul devem no mínimo manter relações diplomáticas entre si. Por que ninguém fala sobre "normalizar" relações com ditaduras como a Arábia Saudita.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, questão de civilidade contemporânea e mínimo bom senso. ..

    2. Victor Silva

      Opa, André, verdade! Me referia aos países da América do Sul. Valeu pelo toque

    3. André Silva de Oliveira

      A Venezuela não se situa no Cone Sul, observe o mapa do continente.

  11. José Cardoso

    O importante é mais um coquetel. Sugiro uma promoção de cervejas artesanais brasileiras no evento, além de pão de queijo com a receita da dona Dalva.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Cerveja Polar...