Esporte > 'Ideia de que Espanha não é racista é um velho mito franquista', diz antropólogo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Benassi

    O seu Fernando também deve ter levado bordoadasbem Portugal, por ser mulato e por ser angolano: cansei de ver africanos lusófonos sendo tratados desigualmente pelos tugas da matriz. As grandes diferenças linguísticas denunciam os forasteiros, e somos tratados como "menores", seja por cor, seja por nascidos na colônia.

    Responda
  2. Rives Passos

    Salvo engano a Opus Dei nasceu na Espanha. Criado por apoiador de Franco. Este tornou-se Santo em tempo recorde. Mas, no caso de Jesus Cristo ser retratado como branco de olhos azuis pela Igreja europeia não tem a ver necessariamente com o racismo atual (como dizem e acreditam muitos), mas, como um movimento antissemita. Sim, é uma questão bem complexa tudo isso. Talvez a humanidade nunca a resolva defini

    Responda
    1. Rives Passos

      ...tivamente.

  3. Leonilda Pereira Simoes

    O especialista não deixa dúvidas sobre o caráter histórico do racismo na sociedade espanhola. Se nem nos livros escolares a ideia de respeito ao outro foi introduzida, como vencer essa mancha social? Por que os governos não ensinam a verdade sobre a história, como vem sendo feito no Brasil, mesmo contra Nero, para reduzir a injustiça contra negros? O técnico Guardiola disse que não tem esperança que a Espanha deixe de ser racista, defendeu respeito à diversidade. Ele conhece a Espanha, não?

    Responda
  4. Ricardo Lobo

    Estamos no século 21, isso só da era cristã. Já é tempo de sobra vivido, para acabar com o racismo em todas as sociedades do planeta. Punição, cadeia, para gente racista. Sem Anistia. (Qualquer semelhança com a extrema direita não é mera casualidade ou coincidência fortuita)

    Responda
  5. Luita Helena

    Muito boa entrevista! E é bom saber que as ações e os acúmulos do movimento negro brasileiro, e do movimento social brasileiro de uma forma geral, estão se tornando referências para esse debate em outros lugares.

    Responda
  6. ANISIO FRANCO CAMARA

    A importância de Lula na tentativa da Espanha pra minimizar e resolver a coisa toda foi algo que me impressionou, mas pensei que fosse mais um desejo meu que um fato, afinal fiz o L, essa entrevista serviu pra me deixar mais orgulhoso ainda do meu voto.

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    Não é o Africano que quer usar o Espanhol?

    Responda
  8. Vanderlei Nogueira

    Não é o Africano que q

    Responda
  9. Lizeth Mira

    Mérito do professor! Corajoso nas análises feitas!

    Responda
  10. MILTON DOLL

    Estranho... não colocou na conta na Igreja Católica, uma instituição muito mais antiga e forte do que o Franquismo, que o usou durante décadas para manter a Espanha num obscurantismo medieval.

    Responda
    1. ANISIO FRANCO CAMARA

      O catolicismo é um grande mal, mas mais que o catolicismo, na questão racial o cristianismo é uma instituição racista, colocar Jesus como aquele branquinho de olhos claros é racismo gigantesco.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.