Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dea maria Kowalski

    Nos anos 1970, em plena ditadura militar, pastores evangélicos americanos para cá vieram, provavelmente, com estímulo financeiros dos ditadores para fazerem contraponto às igrejas católicas progressistas que incomodavam o regime e dessa forma colocarem pobres e periféricos sob sua autoridade. Assim entre outras surgiram várias proibições, mulheres não cortar cabelo, longas saias, etc. e no meio delas, adestramento político. Enfim, manter calado o povo simples. Foi um ato político.

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Fácil explicar, formar pastor é rápido e fácil, no catolicismo exige estudo. E criar uma igreja nova dá mais poder e dinheiro aos pastores do que dentro das grandes denominações. Não há respeito à tradição de uma igreja. A questão é porque isso se ligou ao pior do nazi fascismo. Não venham me falar em costumes, porque mesmo evangélicos na maioria não são radicais nisso no dia a dia.

    Responda
  3. Victor Guilherme Severino

    "Crescimento espontâneo, sem intervenção do Estado", não é bem assim. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 os evangélicos começaram a ocupar estruturas de poder dentro do Estado, veja só a Bancada Evangélica. Nenhuma religião cresce sem dinheiro e sem uma boa estrutura de marketing e comunicação. Veja só os canais da TV Aberta, uns 60% deles passam programação evangélica o dia inteiro, sem contar as rádios. A República Pentecostal do Brasil cresce graças a politicagem.

    Responda
  4. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil cada vez mais na época da Idade Media.

    Responda
  5. José Cardoso

    É mesmo impressionante. Um exemplo anedótico foi quando alguém me indicou um endereço na zona oeste do Rio: fica na rua da igreja católica. Antigamente se diria: rua da igreja de são alguma coisa.

    Responda
  6. Dartagnan Santos

    O reflexo da ignorância atávica e da desinformação semeada por criminosos.

    Responda
  7. Fatima Marinho

    Muitas falsas igrejas abrindo por aí. Lavam dinheiro do tráfico e outras atuam diretamente no tráfico de drogas. Crescem como erva daninha com o lema Pequenas igrejas grandes negócios.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Benassi, tem o caso recente do avião da Igreja Quadrangular cheio de skunk, um tipo de erva que dá um barato total. O tio da senadora Damares é o dono do avião. Um jeito eficiente de fazer finanças vendendo e lavando para fora. Tudo com a benção do tio pastor e com muita fé no tráfico.

    2. Marcos Benassi

      Inda teve o magnífico Avião da Marofa, de popriedade da igreja do tio da Dddooidamares, teve não? Tô querendo encontrar a notícia completa pra dar umas risadas...

  8. Antonio Julio Menezes Neto

    Que confusão. O autor usa as denominações pentecostal, neopentecostais e pentecostal histórica como se todos soubessem as diferenças. E usa como Fonte de informação a Receita Federal!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      De fato a gente precisa de um repertoriozinho básico sobre o tema, porque o Juliano não foi "cordial" com seus leitores. Mas a Receita Federal como fonte de informação, foi adequadíssima, prezado Antonio: tá dando o mapa da mina, mostrando onde é que se encontra o melhor veio aurífero (com e sem trocadalho) pra editar na atualidade. Ah, bem, certamente os juteiros ainda são bom negócio também.

  9. José Eduardo de Oliveira

    desculpem a narrativa gasta, mas, pequenas igrejas continuam um grande negócio. principalmente se plantarem goiabeiras...de onde brotam não só J.C., mas barras de ouro em pó. pode?

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Pô, caríssimo, excelente referência, muito grato. Esse estudo do Víctor será interessante de ler. Agora, interessante mêmo é que a informação provenha *da Receita*: repare, suspeito que isso não seja à toa. Muito embora você tenha enfatizado o "sem interferência do Estado", o movimento de expansão das igrejas ocorre *com a colaboração do Estado*, na medida em que elas são excelente negócio: na forma corporativa ou como pequeno empreendimento de sobrevivência, não pagar imposto ajuda demais.

    Responda
  11. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Fanáticos desesperançosos sendo manipulados por espertalhões .

    Responda
  12. MILTON DOLL

    E têm o envolvimento da igreja da Damares no tráfico. Pegaram um avião com 290kg de Skunk do tio da Damares, pastor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, caro Milton, essa notícia é auspiciosa: quem sabe a Damares entra pra campanha de descriminalização da marofa? Um su-ces-so! Hahahahah!

  13. Júlio Pedrosa

    Cada dia tenho mais medo do Brasil que surgirá dessa expansão aparentemente irrefreável das igrejas evangélicas. Se os anticlericalistas do fim do século XIX vissem aquilo em que nos estamos tornando hoje, ficariam abismados: a Igreja Católica que eles sonhavam derrubar será substituída por algo talvez pior. O sonho do Brasil laico esvai-se pelo ralo do fanatismo. A teocracia nos espera. (Mas espero estar enganado...) :(

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Sim, Marco Benassi! Que nos ouçam Zeus, Serápis, Mitra, Ísis, Marduque, Rá, Bel e todas as divindades do passado...

    2. Marcos Benassi

      Zeus te ôva! (Quanto à expectativa de engano, digo: tomara mêmo)

  14. Adalto Fonseca Júnior

    um país de dimensões continentais trocando de religião de maneira espontânea, sem a interferência do Estado." Se isto não é exemplo do mais puro fanatismo o que poderá ser? Onde este cidadão quer chegar com uma afirmação como esta? Ainda ontem um amigo "ex crente" me falava sobre o preconceito deste grupos neopentecostais praticado sistematicamente contra religiões de matriz africana. O que há de espontâneo nisto. Por favor. Tenha um mínimo de bom senso colunista. Já ouviu falar em diversidade?

    Responda
  15. Adalto Fonseca Júnior

    "um país de dimensões continentais trocando de religião de maneira espontânea, sem a interferência do Estado." Se isto não é exemplo do mais puro fanatismo o que poderá ser. Onde este cidadão quer chegar com uma afirmação como esta? Ainda ontem um amigo "ex crente" me falava sobre o preconceito deste grupos neopentecostal praticado sistematicamente contra religiões de matriz africana. O que há de espontâneo nisto. Por favor. Tenha um mínimo de bom senso colunista.

    Responda
  16. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Perigo a vista.

    Responda
  17. marcos fernando dauner

    Esse texto é uma bagunça - mistura igrejas do protestantismo histórico, com pentecostais tradicionais, com neo pentecostais . Haja confusão !

    Responda
  18. Laudgilson Fernandes

    Hoje a PF apreendeu um avião de uma desta Igreja Quadrangular, por sinal do Tio da Damares com 290 quilos de droga. São eles os tais que são contra a legalização pois perderam o oligopólio da distribuição.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, meu caro, não foi por conta de marofa, por mais potente que seja, que a Dddooidamares viu o Filho na Árvore, há de ter tomado coisa mais forte. Pra prosear com Jesus da Goiabeira, ela tem que ser a Daimares, no mínimo: com Ayahuasca, pode até ser...

    2. Laudgilson Fernandes

      Logo se explica como s Dalmares se encontrou com Jesus na goiabeira.

  19. Luiz Candido Borges

    É interessante como o Spyer dá um tom de "boa nova" ou "grata surpresa" à pesquisa que diz que a expansão do "cristianismo evangélico" se dá pelas igrejas pentecostais, as mais tradicionais em termos de costumes e com pregações fervorosas. Isto é péssimo, pois com essa gente não tem conversa: eles acreditam mesmo no horror que pregam! Por outro lado, um único grande "templo" da IRUD vale por centenas de "templinhos" evangélicos. Quem arrebanha mais dizimistas? Em suma, o Spyer sendo Spyer...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Adalto, eu acredito que o Spyer seja um tipo de evangélico absolutamente dedicado à "causa" que ataca por um flanco pouco explorado por eles, o acadêmico. Formou-se em antropologia, o que infelizmente não é um grande feito, e adotou o "estudo do fenômeno evangélico" como "linha de pesquisa". Pronto! A partir daí, ele se permite dizer todo tipo de absurdo tendo "o aval da Ciência" e crítica-lo é uma forma de "autoritarismo" etc. Uma fraude!

    2. Adalto Fonseca Júnior

      O que tem na cabeça desse cidadão Luiz? Me explica por favor. Fiquei chocado com a natureza fanática da abordagem.

  20. MILTON DOLL

    Ovelhas sempre encontram um pastor, merecidamente.

    Responda
  21. Dario Lima

    A Turma do dinheiro fácil, sem pagar imposto de renda.

    Responda
    1. Fernando Dias

      Visite qualquer favela do país e verá que a única alternativa nesses lugares a uma vida de criminalidade e vício é a oferecida pelas