Tec > IA é risco de extinção para humanidade, dizem especialistas, incluindo 'pai' do ChatGPT Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Carlos Zava

    Vivemos uma época em que prevalece um abismo entre a ética e o altruísmo necessários para a manutenção de sociedades saudáveis e aquilo que os seres humanos estão dispostos a praticar. Não me parece mais uma questão de "se" seremos superados pela IA, mas de "quando" isso se dará. Salvo uma improvável e radical mudança no modo de pensar e agir, parecemos condenados pela inteligência e razão que soubemos configurar em máquinas, mas que jamais fomos capazes de aplicar entre e humanos.

    Responda
  2. JOSE MORELLI

    Um professor contou num curso de administração que um empresário do ramo de pneus foi levado por um CEO a uma fábrica automatizada para ver como se produzia pneu. Após percorrerem a indústria e vendo os robôs fazer tudo , o CEO disse ao empresário: viu os trabalhadores, eles não reclamam, não fazem greve e mais importante, não têm salário. No que o empresário emendou: e não compram pneu. Portanto, não nos assustemos com essa história de fim dos empregos, virão outros

    Responda
  3. Valdir Teixeira da Silva

    Muita gente está preocupada com os empregos de médicos, advogados, juízes e etc. Todavia, a automação já está acontecendo faz tempo nas linhas de produção. Num futuro próximo uma máquina fará cirurgias bem mais precisas que a mãos humanas, aviões e drones serão autônomos. O maior desafio será a distribuição da riqueza produzida por máquinas, haja vista, que o trabalho humano será desnecessário. Parece-me que o problema não seja IA, mas a distribuição da riqueza.

    Responda
  4. RINALDO SOUZA COELHO

    O medo de extinção não é da IA. É exatamente da não inteligência humana. Nossa espécie não está pronta pra lidar com algo tão superior que aponte seus erros sem medo de represaria. Esse é o verdadeiro medo. Medo de ouvir a verdade.

    Responda
  5. Rodrigo Caldas

    Estão atrasados. Comecem logo, por favor, que isso aqui não tem mais salvação. Obrigado e quem sabe não retornaremos todos como AIs na nuvem.

    Responda
    1. Rodrigo Caldas

      IAs

  6. Juliano Tonial

    "Não queremos apenas ração?" Não era para ser pergunta, era para ser afirmação. Quem escreveu foi um falível humano preocupado com o futuro, não uma máquina

    Responda
  7. Juliano Tonial

    Uma manchete bem adequada sobre AI, até que enfim. O ser humano é autodestrutivo e ainda cria uma ajuda cibernética que multiplica a velocidade na concentração de riqueza. Quanto tempo vai levar para que 90% da população passe a viver de bolsa família? Não queremos apenas ração? Queremos trabalhar para viver, para ter saúde física e mental. A AI não vai mudar o trabalho como alguns sonhadores dizem, vai acabar com o emprego.

    Responda
  8. Mara Passos

    Prá começar: É errôneo atribuir a palavra inteligência para um monte de circuitos alimentados e treinados exclusivamente por humanos. O único responsável por uma suposta futura extinção será apenas o Ser Humano e seu vício abominável em destruir tudo o que é da natureza, poluindo ar, águas e terras, matando todo o tipo de animal, extinguindo plantas,provocando pandemias. Tudo em nome da mais abominável ganância, egoísmo e egocentrismo.

    Responda
  9. Leonard Nun

    o que estraga a IA é a B*rrice Humana

    Responda
  10. Marcelo Barbosa Câmara

    Que artigo ruim. Preferível não ter escrito. Tomara que IA tome o lugar da maioria dos jornalistas.

    Responda
  11. EMANOEL TAVARES COSTA

    Se é verdade que a IA irá expungir uma série de ocupações humanas, como ocorre com qualquer aperfeiçoamento tecnológico, não menos verdadeiro é que representa uma evolução enorme, que será aprimorada como o foram as anteriores inovações e requisitará regulação legal para punir abusos e fraudes infelizmente presentes em toda atividade humana.

    Responda
  12. ivan goncalves

    Acho a tecnologia um grande acanço, sobretudo na saúde e educação, mas senão usado com parcimônia culminará a queda da humanidade, pois a memória das pessoas já não é a mesma de 2 décadas, como exemplo, quem memoriza telefone de alguém? nem calculo básico a maioria das pessoas tem facilidade de fazer, tecnologia esta deixando as pessoas preguiçosas demais.

    Responda
    1. ivan goncalves

      avanço*

  13. Luís Santana

    Não é a IA que está avançándo, é o senso crítico do ser humano que está regredindo. Com a exigência intelectual cada vez mais frouxa, corremos, sim, o risco se sermos substituídos pela mediocridade intelectual.

    Responda
    1. Luís Santana

      *avançando

  14. Eduardo Rocha

    Isso não é factóide. É fato. Inclusive, Folha, te cuida. AI é a pá de cal no jornalismo.

    Responda
    1. Leandro Borella

      Sua profissão tb, não se engane.

  15. Francisco Barbosa

    uma pessoa em situação de rua morreu a quinhentos metros do abrigo, de frio, impedida de entrar por burocracias criadas pela gestão Nunes. O perigo para a humanidade é a própria humanidade, e a Folha já está na campanha municipal. Ca na lhas

    Responda
  16. jaime vicente caserta scatena

    Um velho político carioca imortalizou o termo factóide. Toda essa polêmica a respeito de IA, não passa de uma criação de factóides como estratégia para fixar os produtos que usam IA no mercado.

    Responda
  17. jaime vicente caserta scatena

    Um velho político carioca imortalizou o termo factóide. Toda essa polêmica a respeito de IA, não passa de uma criação de factóides como estratégia para fixar os produtos que usam IA no mercado.

    Responda
  18. Gabriel Santana

    Os filmes de ficção em que robôs ocupam nossos lugares no trabalho e até se passam por humanos estão cada vez mais próximos de se tornarem realidade: Ex_Machina, Ela, Westworld...

    Responda
  19. Bernardo Mattei

    Usei para pesquisar jurisprudência favoráveis a uma tese jurídicas. Todas as ementas, simplesmente todas, o chat gpt inventou como se fosse um estagiário preguiçoso. Entrei no @jusbrasil e nos sites dos tribunais e nenhum dos julgados existia. Pior, o nome dos julgadores e dos números dos processos eram verdadeiros

    Responda
    1. Dario Lima

      O Judiciário brasileiro não funciona sozinho imagina com ajuda pra atrapalhar.

    2. Carlos Oliveira

      Sim, esse efeito chama-se alucinação, quando ele não tem as informações mas ele acredita que precisa sempre responder, então inventa a informação. Dados jurídicos específicos do Brasil parece não terem sido treinados pelo ChatGPT. Ainda.

  20. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Antes do debate atingir tal dimensão, eu já pensava dessa forma. Os alertas são muitos e oriundos das mais diversas áreas. Pensávamos em "Guerra pela Ãgua" como algo possível no futuro. Agora podemos pensar na "Guerra pelo Emprego" com a devastação de postos de trabalho pela IA, e mais adiante, de acordo com o pai do ChatGPT, a "Guerra por nós mesmos"Â…

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.