Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cristiano Jesus

    A nossa mente é uma máquina de organização. Ela transforma tudo em histórias, coerentes e coesas, com contradições e reveses, mas sempre com uma virada para que no fim fique uma explicação plausível e uma mensagem. No fundo é na sua maior parte retórica. Putin está errado, mas sugiro uma investigação bem pormenorizada a respeito da biografia do Zelensky. A UE faz o certo, porque as instituições importam muito, mas a guerra é resultado do encontro histórico de despreparados e ignorantes.

    Responda
  2. Johel Souza Filho

    Excelente!

    Responda
  3. Luiz Candido Borges

    Que pena, o Coutinho estava indo tão bem... Mas não teve jeito, para ele, Liberdade, Justiça etc. só existem ou só podem vir do Ocidente Judaico-Cristão e do Livre Mercado: saiu disso, é vandalismo. A Ucrânia luta pela Europa, mas não é ouvida ou compreendida? É sim, esta já lhe enviou bilhões em armas sofisticadas e munições. Quanto ao conforto, este realmente ficou mais caro quando a Europa abriu mão do petróleo e gás russos para apoiar a Ucrânia. O que o Coutinho deseja, o envio de tropas?

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Coutinho é novo o suficiente para se alistar.

  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Bom era Salazar

    Responda
  5. paulo werner

    O mundo-marvel do colunista é bonitinho demais. Em tudo semelhante ao sermão do pastor-gritaria do bairro vizinho.

    Responda
  6. paulo werner

    “Nós, que combatemos do lado do bem….que temos ao nosso lado a liberdade, que temos por bandeira as conquistadas Da Civilização ………” no mundo-Marvel do colunista, não se deve recuar de uma heróica cruzada contra os vilões. Ainda bem que não foi Cuba a permitir bases russas na ilha. Uma previsível reação militar americana bagunçaria o argumento-Marvel do colunista.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      João, diversos países com " imprensa livre, partidos funcionando e eleições justas" têm misseis americanos em seu território. Antigamente era para "lutar contra o comunismo", e agora?

    2. Joao Massucci

      Se Cuba tivesse imprensa livre, partidos funcionando e eleições justas, sua população escolheria ter mísseis soviéticos em seu território?

  7. Fernando Alves

    Tudo isso para louvar o deus Tio Sam do escritor.

    Responda
  8. EMANOEL TAVARES COSTA

    Governantes guerreiros são frequentes na história humana e a guerra é fruto dos dois maiores males da humanidade: o orgulho, que faz uns se suporem superiores aos demais e o egoísmo, que açambarca os recursos de seus arredores, apregoando: o que é meu é meu e não divido, quanto ao seu podemos conversar! Hipócritas, mal sabem que do dia para a noite, a morte os virá buscar!

    Responda
  9. Peter Janos Wechsler

    Leitura recomendada ao Sr. Lula da Silva.

    Responda
    1. Johel Souza Filho

      Não adianta. Ele não vai conseguir passar do primeiro parágrafo.