Bernardo Guimarães > Imposto de Renda faz 100 anos merecendo mudanças Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma boa mudança seria cobrar uma alÃquota única para todo tipo de renda, seja salário, PJ, juros, aluguéis ou dividendos. Também acabar com isenções médicas e outras. A ideia da progressividade entraria com um desconto padrão fixo em vez de proporcional à renda bruta. Digamos 2 mil reais por mês, que seria como o custo básico de vida. O que excedesse esse valor seria a base de cálculo do imposto e abaixo disso haveria isenção.
Pô, carÃssimo, inda por cima tem essa história de "renda do trabalho": mmmmmm, trabalho é "renda"? Evidente, pode-se dizer que sim, e fechar a discussão; mas que é suspeito, é, né não? Enquanto isso, seguem fortuna, dividendo, distribuição de lucros e quetais. Isso mereceria uma discussão que nosso legislabóstico, nessa legislatura (legislarréia seria mais preciso) não dá conta de fazer nem a Fal. E segue o bonde, meio fora do trilho.
Temos aqui uma versão pouco sofisticada do velho canto conservador: diminua os encargos trabalhistas q os empregos "surgirão aos milhões!". Depois da tragédia humanitária causada pela Reforma Trabalhista de 17, achei q teriam algum pudor e retornariam com essa mais tarde. Espantoso é saber que, num pais tão desigual, tais "encargos" garantem dignidade mÃnima pra muita gente. Quer dizer, seres vivos que alguns entendem q são gente, e que só esse fato deveria garantir salario maior q R$ 1320,00.
Os trabalhadores estarão sempre financiando as mordomias de uma classe polÃtica que só pensa em si. A reforma tributária com essa espécie de gente que habita esse concreto pecaminoso jamais triunfará em prol dos que realmente constroem este paÃs com o suor de seu rosto.
Os impostos no Brasil são injustos, o pobre paga demais porque paga o IVA,IPVA, IPTU e o imposto de renda destre outras mais de cinquenta taxas. No Brasil todos pagam imposto, até os mais ricos. O que muitos querem é cobrar impostos sobre direitos já tributados no passado. Muitos acham que o principal+ rendimentos deveriam ser tributados, mas o principal já pagou imposto quando foi ganho.
"O segredo das reformas tributárias é fazer uns pagarem pelos outros e apresentar isso como uma ciência das finanças". (Lester Thurow). Todos os tributos e contribuições federais, estaduais e municipais previstos no capÃtulo tributário da Constituição Federal de 1988 têm sido cobrados, desde então. Com a única e solene exceção do artigo 153, inciso VII: o IMPOSTO sobre GRANDES FORTUNAS que já deixou de arrecadar quase DOIS TRILHÕES nos últimos 35 anos do paraÃso fiscal dos SUPER-RICOS.
É hora, que já tarda de há muito, de tributar a alta renda, acabar com subsÃdios tributários restritos a nichos de mercado e arrecadar para o Estado de maneira justa. Precisamos de um estado forte que induza o crescimento da economia e para isso é indispensável ampliar a parcela da população que tem condições socioeconômicas mais favoráveis.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bernardo Guimarães > Imposto de Renda faz 100 anos merecendo mudanças Voltar
Comente este texto