Hélio Schwartsman > Uma questão pessoal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Nunes Marques e um advogado terrivelmente evangélico foram escolhidos com impessoalidade? Mais uma vitória de Lula. Lembrando que o choro, este é sempre livre.
O Lula não tem história pessoal, está enrolando todo mundo há muito tempo. Esse advogado nem doutorado tem, como vai ser ministro do Supremo.
Recalque. Mais uma estrondosa vitória de Lula: 58 a 18.
Na realidade o primeiro a incorrer nesse "erro" (segundo o colunista) foi Collor, que indicou um parente, um primo para o Tribunal
Não é erro não a nomeação de seu advogado particular para o Supremo, é um escracho! O Supremo já é linha auxiliar da presidência e tende a piorar. Isso deixou de ser democracia, é uma autocracia.
Sempre há interesses.
A indicação de Toffoli por Lula também passou pelo mesmo tipo de senão que Zanin, por crÃticos. A atuação de Toffoli desmentiu isso, tendo se aproximado de Gilmar Mendes e até de Bolsonaro, buscando evidenciar independência.
A leniência com a Lava Jato, dos indicados por Lula pode ser explicada por outro tipo de interesse, mais submerso - o corporativismo do Judiciário.
A proximidade de Zanin é explÃcita e vai sempre estar sob escrutÃnio, o que não aconteceu com os escamoteados interesses corporativistas. Saber de onde Zanin vem, e o que representa, pode ser uma virtude em comparação com os outros indicados.
Como explicar a lambança de Fachin ao fim dos processos de Lula, o que certamente contribuiu com muitas nódoas na credibilidade do Supremo (foro errado??), senão porque não era evidente o que estava em seus motivos?
Numa interpretação rasa "pega mal", mas é pior ainda entrar no Supremo dando a impressão de que não tem interesses nem interessados por trás. Sempre os há.
kináda, é apenas uma forma tecnopop4.0metaversu&próza contemporânea de capytania ereditária, como são os cartórios e outros penduricalhos e coisas asquerosas que arrastamos do império para a eternidade, intocadas e podres, mais que fedorentas.
Do Toffoli penso que até o Lula se arrepende
O Zanin é mais que advogado pessoal. É genro de Roberto Teixeira cuja filha, aliás, é a verdadeira cabeça, o Zanin é marionete dela. O Teixeira sustentou o Lula desde os tempos sindicais, deu-lhe casa, carro, e agora colhe os frutos
Quanto menos popular for o Presidente, mais ele ficará nas mãos do Centrão, cuja essência é corromper a administração e produzir escândalos. Ao designar Zanin, Lula dará mais um passo na direção da impotência. Mas, como dizia o Ogro, ele poderá tomar tubaÃna com "seu" Ministro do Supremo.
Erro grosseiro.
Lula foi vÃtimas de vários ministros que ele é Dilma indicaram, como toffoli, Barroso, fux.... e até Barbosa, que depois virou algoz do PT e se aliou aos tucanos, principal adversário polÃtico do PT! Assim como colocou procuradores pela lista trÃplice do MP que agiram como adversários também. Não pode errar dessa vez! Zanin tem caráter!
Lula foi vÃtimas de vários ministros que ele é Dilma indicaram, como toffoli, Barroso, fui.... e até Barbosa, que depois virou algoz do PT e se aliou aos tucanos, principal adversário polÃtico do PT! Assim como colocou procuradores pela lista trÃplice do MP que agiram como adversários também. Não pode errar dessa vez! Zanin tem caráter!
Sim, na época, Toffoli também tinha. Gente de caráter não aceita ser nomeado por vÃnculos pessoais, mas por mérito. Esta foi a lição que Lula não aprendeu.
Dim, na época, Toffoli também tinha. E deu no que deu. Gente de caráter não aceita ser nomeado por vÃnculos pessoais, mas por mérito. Foi isto que Lula não aprendeu.
se o colunista acha errado então a opinião pessoal dele vale muito para ele. A questão a ser respondida é se o candidato tem conhecimentos para a função, isto não vem de uma pos na universidade da mulamanca na espanha, mas pela sua biografia no trato profissional a constituição. Se tem barreiras ideológicas ou é ligado a movimentos exclusivos como sociedades secretas tipo lojas maçonicas, grupos religiosos fundamentalistas organizações como ruralistas ou de ativismo politico.
Depois vem as queixas de poucos negros e mulheres no alto escalão. Votaram no Lula mas pelo jeito levarão uma banana.
Cuidado com palavras como bananas. Indicativo forte de outro sentimento. Essa é só a primeira indicação, há pelo menos mais 1 ou 2. Quem vai levar uma banana será o senhor.
Lula está certÃssimo em indicar o Zanin. A extrema direita e o fascismo continuam à espreita. A frente ampla não está cumprindo seus acordos, como se pode ver ontem na Câmara. A imprensa só ataca Lula, mesmo ele agindo como um democrata progressista, ao contrário do ex-despresidente. Não basta analisar pontos factuais, é preciso analisar o contexto em que o Brasil está inserido hoje.
Exato! Se o fascismo espreita, mais uma razão para nomear um jurista de credenciais democráticas impecáveis e não um amiguinho do Rei, cuja maior especialidade é tomar cafezinho com os Ministros do STF. Como disse o colega, a função do Supremo é proteger a Constituição, não o Presidente.
Mas homem, os ministros do Supremo não são nomeados para proteger a figura do Presidente, mas para guardar a nossa Carta Magna.
Artigo certeiro e irrefutável, o poder não pode ser exercido de modo personalista e só porque a lei não proÃbe. Temperança, moderação e impessoalidade; precisamos desesperadamente estabelecer um padrão civilizado e ético na vida pública, é inaceitável nomear ao Supremo uma pessoa cuja vida pregressa, cujas ideias, cujos valores são completamente desconhecidos, só porque foi advogado de Lula. Estamos mesmo roubados, na casa da mãe Joana!
Vergonhoso!
É difÃcil acreditar, mas o sistema presidencialista brasileiro à s vezes faculta ao presidente ter seu dia de rei, pois suas escolhas não são objeto de questionamento no âmbito da casa senatorial e, assim, viva El rei!!
É o senado quem avaliza as escolhas. E pelo andar da carruagem, a possibilidade do senado barrar o Zanin, um jurista infinitamente melhor que o kássio e mendonça, é enorme!
A PGR deu mostras explÃcitas de politização e com o lado da direita e extrema direita. Seria inocência seguir a lista trÃplice e se ver enredado como Temer foi por exemplo, um PGR inconformado perseguindo o ex presidente. A PGR nada fez para conter a politização descarada da lava jato. E serviu ao fascismo nos últimos 4 anos, deu uma banana pra sociedade.
Eu entendo filosóficamente o argumento, mas Zanin não é velho amigo de Lula. Foi seu advogado não pessoal, mas na batalha jurÃdica contra os abusos da lava-jato, que não são apenas pessoais. Enfim, talvez a maneira como se indica o ministro deveria mudar, mas como fazer uma reflexão livre de paixões polÃticas e casuismos?
Filipo, filosoficamente o Lula deveria praticar a "ética do dever" de Kant, aplicando o imperativo categórico. Esse que não visa outro objetivo que não seja o fim em si mesmo.
Além de advogado, Zanin trabalhou na campanha eleitoral do Lula.
Pela segunda vez no dia, digo Bingo! Como fazê-lo? E defendê-lo não quer dizer apoio ao modo Bozolóide de condução das coisas, apenas encontrar maneira mais republicana e menos sujeita ao eventual casuÃsmo. Boa sorte pra nós, caro Filipo.
Hélio, o inocente!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
É, meu caro Hélio, não me agrada absolutamente a ideia desse tipo de proximidade; contudo, não se rompe, com ela, a institucionalidade: é assim que ela se conforma na brazucolândia. As regras instituÃdas assim o permitem, então... O risco, no caso da pgr, eu apostaria ser baixo, uma vez que não se faça barbaridades idênticas à s Bozozóicas, contra as quais o protegeu o Haras. Tanto pra pgr quanto pro STF, todavia, fica-se longe da melhor solução.
Advogado não amigo de ninguém! Joaquim Barbosa, não deixou de lascar o PT, só porque foi indicado por Lula!
Mas o Grande Culpado será o Senado: Lula só indica ...
Mas concordo em gênero, número e grau: indicar Zanin é patrimonialismo na veia!
Seguia os caminhos da constitucionalidade! ha-ha-ha Exemplos: Mensalão, Petrolão, etc.
Queria que ele indicasse o "Serjo Savanarola Moro"?!
lava jato destruindo democracia ? o que destruiu a democracia foi a compra de votos, dando que se recebe, mensalão, petrolão, emenda do relator, etc Nós não temos vocação para republica, estamos mais proximo de ima monarquia ou uma ditadura, o gerente de plantão só sabe governar com maioria nas casas legislativa. Aà a coisa desanda
Eis a questão: disse o Padre Vieira perguntado por S. M. Rei de Portugal, em 1654, a aconselhar a indicação entre dois "capitães-mor" para governar a provÃncia do Maranhão. Com um pedido reverente de licença, a resposta foi rude e incisiva: "Melhor um ladrão do que dois" porque "ambos pecam, um pela necessidade, outro pela cobiça"! Não faltam Sermões de Vieira disponÃveis na Comunidade Lusófona: o do Bom Ladrão e o da Sexagésima. Ver o sol nascer quadrado por 580 dias no xilindró? Nunca mais!
Hahahahah, haja pragmatismo... Hahaah!
Exemplo republicano poderia ser feito por este jornal, ao fazer uma autocrÃtica sobre o conluio com a lava jato, que quase destruiu as instituiçõesea democracia. Os leitores estão esperando este jornal voltar a ter algum respeito admitindo seus erros, que não foram poucos. Esperamos o exemplo moral e ético...
A Direita brasileira é caso extremo de decadencia intelectual.
Pelo amor de Deus... que falta de razoabilidade. Comparar a indicação de Andre Mendonça a de Gilmar Mendes e ainda dizer que Lula subiu uma oitava ou que petistas irão indicar parentes. Voces perderam o pudor. Depois irão gemer apocalipses quando a extrema direita fascista transformar o Palacio do Planalto em delegacia de policia... gemer, lavar as mãos e pedir ajuda para manter a imprensa livre, livre de bom senso.
O ex-juiz e o ex-procurador devem estar exultantes, já que tinham certeza que seriam indicados pelo cramulhao pelos serviços prestados.
Os colunistas direitistas querem Lula em cima de um caminhão na Vila Euclides e distribuindo santinho em porta de fábrica.
Acho que querem apenas um mÃnimo de decência e caráter, mas lula não os tem, ainda que eu deseje que tivesse e um dia ter acreditado que tinha.
Existe sabatina no senado tanto para um cargo quanto para o outro. Se a indicação é ruim, basta o senado barrar. Agora, se é pra assistir aqueles espetáculos como a segunda sabatina do Aras, e a maioria votar pela recondução, a culpa não é só do presidente. Basta o senado barrar que os presidentes mudam os critérios de indicação.
Erro é ler essa coluna de m/erda. O que, aliás, confesso que não fiz.
Daqui a pouco, prezado Cristiano, vem algum Bozô dizer, não sem certa razão, "tira as calças e pisa". A mim me desgosta, mas não deixo de reconhecer alguma razão no Schwartzman...
E por que comenta ?
???
Depois do que aconteceu com Dilma, cheguei à conclusão que, no Brasil, se o presidente não se blindar, ele cai. Sendo assim, o presidente tem que exercer seu poder de indicar as pessoas que ele achar melhor, desde que os indicados cumpram os requisitos técnicos.
Todavia, caro Valdir, lembremo-nos de que esta blindagem dura mais do que a presidência: o Bozo botou-nos nas costas um Conká e um Zé Bonitinho que ficarão aà a fantasmar, décadas... Blindagem cara, essa.
Falando e defendendo bobagens como fez ontem e hoje, não cai, mas se atira.
O advogado pessoal será nomeado ministro do STF pessoal de Lula. Tá tudo certo.
O lula deveria indicar moro mas qua qua
É necessário mais firmeza em suas opiniões. Saudades do Clovis Rossi. Democracia espera mais de todos nós
Concordo com a tese de que o procedimento de indicação dos membros do STF é ruim. Infelizmente, a mania de copiar as práticas da chamada democracia do norte dá nisso. Achar uma solução é difÃcil, mas para começar, estabelecer um mandato que não deveria ser maior que 10 anos já teria algum impacto para mudar de rumo.
Lula daria um grande exemplo republicano se NÃO indicasse seu advogado Zanin ao STF. É prerrogativa dele e nada contra o Zanin como pessoa apta a assumir o cargo. É que o Brasil precisa mais de modelos e atos republicanos, e explicar ao PaÃs sobre o que é agir moralmentr correto e transparente, não por jogo polÃtico e manobras eleitorais. A população está cansada e a classe polÃtica mais q desgastada.
Lula e o PT foram mais republicanos que todos os outros partidos em todos os mandatos e a resposta do congresso, do judiciário e da imprensa foi uma caçada sem tréguas ao partido, o impeachment sem crime de responsabilidade de Dilma e o encarceramento de Lula por quase dois anos depois de um processo judicial corrompido pelo conluio de juiz e acusação. A direita brasileira respeita a lei apenas quando seus membros são beneficiados.
O jogo no Brasil é muito pesado, se ele fizesse dessa forma, cairia.
Papo furado. Colocaram ele na cadeia para não poder concorrer.
Sucessores do petista?? Sendo que Lula se considera a melhor coisa que poderia acontecer para o Brasil ele não vê mais necessidade de sucessores e eleições desnecessárias. E já está trabalhando para isto.
Falou a viúva do golpista que fracassou
o mo-lus-ko já tem setenta e nove aos de idade .
Seria uma pessoa próxima? Ou, na verdade, uma relação profissional? Onde a proximidade (sic) ajudaria no conhecimento dos atributos técnicos do candidato? O que levaria a conflitos de interesse?
Bem, agora o colunista começou a ver a verdade. Antes tarde do que nunca.
Texto perfeito.
Essas escolhas ao STF são uma piada nacional,pois onde esta a independência dos poderes,com as escolhas para suprema corte ditadas pelo executivo,pois o filtro do senado é outro gracejo.
Todos indicam pessoas próximas. O Temer golpista indicou o melhor, imagina? Lula sempre respeitou a lista trÃplice e se deu mal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Uma questão pessoal Voltar
Comente este texto