Mariliz Pereira Jorge > Lula tapa o sol com a peneira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Um texto perfeito.
Eu só acho que confundem ser de esquerda, ou seja, desejar igualdade e justiça social, com defender qualquer tirano que se oponha aos EUA...
Perfeito. Como Chávez, seu sucessor foi escolhido à dedo por ser um falastrão de novela mexicana, de mau gosto evidente, que só fala em "imperialismo" o tempo inteiro. Um paÃs que só tinha renda do petróleo, e burramemte briga com seu maior mercado consumidor. Algo que os bozoloides estavam tentando com a China, com apoio do gado.
Bingo! Bem como associar a posição polÃtica com a mera tirania: o Maduro é um autocrata pendurado no poder, nem vejo onde está o esquerdismo que um dia foi fundacional à polÃtica venezuelana...
Eu gostaria de saber, no que o presidente venezuelano influencia na governança brasileira! Lula está fazendo o papel de apaziguador! Bater na Venezuela, na atual circunstância, é como bater em cachorro morto! Só os covardes fazem isso...
O pessoal quando não quer entender, fica difÃcil. Existe uma diferença abismal entre festejar e bater. A reaproximação, pela reintegração, e com vistas a reestabelecer a democracia é de se aplaudir, paparicar e falar de duelo de narrativas é contraproducente para todos.
Texto ridÃculo. TÃpico de funcionário pra agradar o interesse do patrão. Um apoio total aos embargos econômicos criminosos praticados pelos EUA, que sufocam a Venezuela e a impedem de ser um paÃs livre. A imprensa esconde todas essas barbaridades, pq será? Parabéns ao Lula pela coragem de unir os paÃses sul americanos. Só assim pra enfrentarmos o império, pq o que eles querem é continuar nos explorando e sugando nossas riquezas. Imprensa vendida aos EUA.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Tá congelado em 1960, hein camarada?
Nada a ver.
Prezado. Todo mundo tem o direito de olhar as escolhas do presidente dentro de outras narrativas que são sim consequentes e merecem nossa consideração. Nada disso exclui a nossa permemente convicção de que queremos que tudo dê certo. Queremos muito e queremos transparência e reflexão sobre como cada paÃs e seu lÃder trata as instituições que fazem parte do estado nação.
O próprio Lula deveria nos informar o que há de positivo no governo Maduro. Ele deveria ser recebido com um aperto de mão e nenhum sorriso. Com certeza o governo venezuelano destoa de qualquer outro na América Latina.
Moro no Brasil mas todos vimos os inúmeros venezuelanos fugindo para cá, ou para a Colômbia ou outros paÃses. Se lá eles tivessem condições mÃnimas de sobrevivência, não estariam saindo do paÃs. A imprensa informa e o resto podemos deduzir. Entendeu ou precisa desenhar?
Com certeza? A cidadã por acaso mora na Venezuela?
Talvez valesse a pena conferir o que aconteceu com os intelectuais russos que apoiaram os bolcheviques ...
Perfeito!
Muito divertido ler os contorcionismos desses colunistas-militantes.
Preciso dizer que no processo de "enfrentar" os textos de Mariliz não tenho concordância irrestrita. No caso dessa construção textual encontrei a melhor tradução de toda esta bagunça que o Lula está fazendo. Ela tem razão. É um saco a gente ter que cobrar coerência todos os dias e encontrat forças pra manter a reflexão fora da adesão irrestrita a uma mitologia polÃtica.
Preciso dizer que no processo de "enfrentar" os textos de Mariliz não tenho concordância irrestrita. No caso dessa construção textual encontrei a melhor tradução de toda esta bagunça que o Lula está fazendo. Ela tem razão. É um saco a gente ter que cobrar coerência todos os dias e encontrat forças pra manter a reflexão fora da adesão irrestrita a uma mitolomitologia polÃtica.
Kkkkk
Tadinho do Lula , precisa de um coleguinha para avisar que o Maduro é um ditador! Mas até hoje nenhum coleguinha e grande parte da imprensa também não deram um toque que Cuba é uma ditadura! Tadinho..... tantos fanáticos ao redor e sem um amiguinho honesto para lhe dizer verdades!
Lula então está blefando com ditadores? E você disse que ele foi eleito para que o BRASIL não virasse uma Venezuela? Então posso deduzir que Lula concordava com os planos inventados de implantar a ditadura no Brasil? Olha, vocês sonham com o ex-presidente, falam absurdos até hoje. Mas estão acordando, que ia imaginava que vocês iriam falar a verdade ...
Excelente texto. Lula menos pior que o Bozo, mas vai levar uma surra na próxima eleição.
Não há nenhum problema se Lula não se reeleger em 2026! Qual problema? Não é a tal alternância de poder que querem? A Argentina alternou o poder recentemente, no melhorou? Eu vivo na ilusão desde que nasci...
Tá vendo, Mariliz? Não é tão difÃcil assim escrever um artigo de qualidade sem citar o bozo. Pelo visto vc está lutando contra a fissura. Veja só que beleza: deixando essa obsessão de lado, até conseguiu enxergar que muita gente votou no atual presidente não porque ele merecesse, mas porque a alternativa era ruim demais. Quem ganha somos nós e o jornal. Parabéns.
Mariliz, cada vez melhor. Precisamos de jornalismo assim, de alto nÃvel, sem concessões. E Lula que acorde, antes que seja tarde demais.
Elle não vai acordar pois sempre foi assim.
Excelente texto.
perfeito.
Muitos comentários mostram que o perfeito idiota latino-americano segue vivo, firme e forte no nosso meio, muita gente segue petrificada na guerra fria e nos anos 50/60/70, precisam arejar as ideias.
Que a Venezuela sofre pesadas sanções, isso é verdade. Mas também é verdade que há violações aos direitos humanos, conforme denúncias de entidades internacionais sérias, o que não autoriza a receber o Maduro de forma diferenciada.
Essa gente que exige boicote contra a Venezuela passa o dia comprando tralha chinesa na Internet ou então é empresario se empurrando para entrar em missão comercial na China....uma ditadura autoritária, biscoito. O asco da Venezuela é só pose.
A China, sendo uma ditadura, promoveu a maior retirada de cidadãos da pobreza da história, nos últimos 40 anos. O PIB que era igual do Brasil em 1995 hoje é 10x maior. E na Venezuela, o que aconteceu com a qualidade de vida do povo? Ande pelas ruas de Xangai e Caracas e volte aqui pra nos contar a diferença
Pois é! Por que em vez de pedir boicote a Venezuela, não pedem boicote a China? Não! Precisamos vender soja e carne pros caras, e comprar produtos barato deles pra vender aqui! Será que a ditadura da China é melhor do que a da Venezuela?
Prezada Mariliz, parabéns pelo texto e pela postura. Abracos!
Depois de um determinado paÃs jogar bombas atômicas em Hirochima e Nagasaki matando a todos, agente laranja no Vietnã, matando a todos, arrrasar o Iraque com mentiras para roubar petróleo, destruir e arrasar Afeganistão, LÃbia, SÃria..., dar golpes em todo mundo... ainda tem gente que acha que a Venezuela, outro paÃs tentando se defender das barbáries das sanções e golpes, é o problema. Interessante como a grande imprensa faz a inversão de papeis, dia a dia.
Leão irritado moooorde, as palavras usadas são um espelho perfeito quando se falta argumento.
Esse anti americanismo pueril e estéril é coisa de debil mental.
Perfeito.
Não parece que Lula queira tapar o sol.
Aff, que cansativo esses colinistas querendo agradar o patrão americano. Fossem humanos, falariam das 900 sanções, que é o que afeta a vida dos venezuelanos. Por sinal, o Maduro tá mais para Golias contra Sanções.
Lula está lutando para recuperar o status de "o cara" que foi perdido na sujeira da lava jato. Mesmo com toda a potencia detergente do STF ele sabe que é culpado e já está estigmatizado no Brasil. Assim, busca uma impossÃvel reabilitação internacional. Faz um jogo já perdido abraçando causas impossiveis como a briga contra Biden e o apoio a Nicarágua e Venezuela. E o mundo globalizado não tem um STF para reabilita-lo ou um Nobel ou qualquer prêmio que o glorificasse para esfregar na cara do paÃs
A diplomacia exige pragmatismo para funcionar e bater em autocratas não os torna melhores, aliás só os fortalece e o povo acaba pagando o preço. A cúpula foi um sucesso diplomático, custa enxergar?
Concordo plenamente
MarÃlia parabéns pelo artigo, infelizmente, o Lula tá fazendo aquilo que a galera bolsonarista quer. Putz, estamos muito longe dos governantes realmente pensarem no povo da nação
Maduro tem que ser arrastado para a normalidade e não é o isolamento ditado pelo norte que resolverá coisa alguma. Por acaso há algum resultado positivo a celebrar da polÃtica que os EUA e UE têm aplicado contra Venezuela? Devemos celebrar Guaidó?
MarÃlia, Se você espera que "cadê um amigo para dar um toque?", ignora a história do L, ou pelo menos os últimos 25 anos. Veja quantos "companheiros" ele já descartou no passado e tente citar um único amigo, de verdade, que ele tenha. Não vale incluir interesseiros, estes não contam. Fiz este exercÃcio e achei nenhum, zero, nada. O motivo é simples, mas deixo para você a missão: qual o motivo para o Lula não ter amigos?
É Mariliz, minhas desculpas.
É necessário a Diplomacia com todos os paÃses, mas ficar colocando o Maduro em destaque nada agrega para o Lula, governança e PT. Pelo contrário só perda.
Essa indignação hiperbólica com a Venezuela é pura tolice. Lula errou ao invocar narrativas mas acertou ao não isolar a Venezuela. Qual o interesse dos brasileiros em isolar a Venezuela? O tremor de asco diante da injustiça? Ora, me poupe.. brasileiro convive com a miseria pavorosa de seu próprio povo desde que nasci e a visão de crianças maltrapilhas nunca atrapalhou a diversão da "night". Cadê o horror?
Perfeito ponto de vista, fecho in totum.
Concordo com você em relação a não isolar a Venezuela (e não me parece que a articulista defende o contrário). Também concordo que Lula errou na fala.
Não entendo o motivo do espanto. O Brasil mantém relações diplomáticas e comércio bilionário com tantos outros Estados autoritários. Cessar o diálogo justamente com nosso vizinho fronteiriço é um erro estratégico. É reunião dos presidentes sul americanos. Não faz sentido excluir a Venezuela. Arábia Saudita, Rússia, China... Negociamos com todos esses paÃses... Não é amizade, é interesse. Sigamos o nosso.
PERY PEDRO Compreendi seu argumento. Obrigado pelo comentário.Realmente é necessário trabalhar para que a democracia se reestabeleça naquela nação irmã. Realmente o discurso polÃtico foi d.esastroso.
A Arábia saudita, Russia e China, nunca tiveram tradição democrática. A derrocada não foi obra de um homem só. Ou dois. Mas imagina o Lula receber o Xi Ping no Brasil antes do G7 e dizer que na verdade a China é muito democrática e que ela tem que mudar sua Narrativa, de presidiario para estadista. Seria tão ridiculo tanto. Manter as relações é uma escolha dele. Ignorar a ditadura e distorcer a realidade so funciona no cercadinho. Fora, dele, e vergonhoso sim, pra dizer o minimo.
É fantástico ler aqui os defensores do indefensável
Não entendo o motivo do espanto. O Brasil mantém relações diplomáticas e comércio bilionário com tantos outros Estados autoritários. Cessar o diálogo justamente com nosso vizinho fronteiriço é um erro estratégico. É reunião dos presidentes sul americanos. Não faz sentido excluir a Venezuela. Sejamos realistas. Democracias não são hegemonicas.Arábia Saudita, Rússia, China... Negociamos com todas as nações perseguindo nossos interesses.
Eu também não vejo problema manter relações diplomáticas e comerciais, até porque, como você mesmo disse, Arábia Saudita e China estão aÃ, fazendo negócios com o mundo todo. A Rússia, no momento, é uma outra história. O problema são certas falas do Lula. O que não é exatamente novidade.
As emas do Alvorada sabem que Lula III seria pior que Lula I e muito pior que Lula II. Até aà noves fora nada. Pode-se atenuar os rapapés com a lição de Agostinho Neto: "O amigo eu escolho; o vizinho não". Lula III, envelhecido e ressentido, perdeu carisma e astúcia. Devia, sim, elogiar Maduro por doar muito oxigênio ao Amazonas no auge da Covid e pela parceria energética em Roraima. Mas quis escolher do "Cacho Maduro" a banana mais podre. Enfiou os dois pés na jaca; e escorregou nas cascas!
Então, no Brasil agora é assim: a gente tem orgulho do presidente do Chile e orgulho do presidente do Uruguai e nojo do presidente do Brasil.
Sim, o pessoal sem dignidade adora incensar quem fala mal do Brasil e dos brasileiros. Um pouquinho de autoestima não faria mal pra essa gente.
Mas alguém disse que é pra ter nojo do Lula ou, pior, orgulho dos presidentes do Chile e Uruguai?! Pelo que entendi (o texto me parece bem claro), o próprio Lula pediu pra ser cobrado. Aliás, polÃtico, qualquer um, tem mesmo é que ser cobrado. Pode até ser elogiado e aplaudido, dependendo do caso, jamais idolatrado.
Sim, dados os comportamentos de cada qual. Orgulho-me dos corretos, ao tempo em que me causam asco os incorretos. No Brasil e em que qualquer outro lugar do mundo.
Mero deslize, no máximo no máximo um escorregão.
Como quase todos os dias. Vai acabar beijando o chão, mas dirá que não é o chão.
Lula sendo Lula. Pé de laranja não dá abacate. Sua grande obra foi defenestrar o inominável.
Foi o eleitor.
Acho que nem isso, que foi positivo, pode ser atribuÃdo ao lula. Ninguém é capaz de demover a minha convicção de que qualquer candidato derrotaria o bozo no segundo turno, e com diferença de votos muito maior.
O Lula passou a vida toda defendendo seus amigos ditadores, inclusive financiando obras nos paÃses desses amigos. Não entendo a surpresa, é muita inocência achar que Lula e o PT seriam diferentes. TÃnhamos a opção do Ciro. Ciro é perfeito ? Não. Mas pelo menos poderÃamos ter a esperança de tempos novos. Graças a polarização criada pela mÃdia, a falta de empatia do Ciro, e o azar de ter eleito Bolsonaro, que é pior que o Lula, estamos fadados a mais quatro anos sem perspectiva de melhoras.
Se o Lula, que é um hábil negociador, tem dificuldades, imagina o Ciro, que até com os irmãos consegiu brigar.
Eleitor gosta é de polêmica, de polarização. Mesmo qe estejam indo para o buraco. Ciro é voto racional.
Não há Maduro que supere um Bozo. A Venezuela é desejada, maior reserva petrolÃfera do mundo e, obviamente, não são os EUA que vão ficar com isso tendo Maduro pela frente... Ah, mas e as energias renováveis, e os carros eletricos, etc? Mesmo com isso, os derivados de petróleo são base de toda economia moderna... Assim, polÃtica é uma ferramenta poderosa para quem sabe usar. Lula é mestre.
Tchê, tu fumou erva estranha.
Caro! Lamento frustrar sua ilusão, mas devo alertar de que os EUA continuam sendo os maiores importadores do petróleo venezuelano.
Fanastimo polÃtica é uma forma de patologia da mente, não há outra explicação
Eu já pulei fora da minha assinatura por esse tom, Folha me expulse e fique com esse tipo de gente.
Já eu entendo que a Mariliz é ótima, escreve muito bem e está coberta de razão neste artigo; nem sempre gosto dos temas que ela escolhe mas sempre se expressa com lógica e bom senso. Você odeia e eu admiro, liberdade de expressão é uma beleza!
Tem sempre esse tipo: o cancelador da assinatura.
Tá! Fiz que a Folha está inventando. Que nada disso foi dito pelo inepto.
O Lula finge que na Venezuela há liberdade de imprensa, que não há presos polÃticos, que não há tortura perpretada pelo governo do Maduro. Ele finge que as últimas eleições não foram fraudadas, que não há deslocamentos de 7.500.000 venezuelanos, que as últimas polÃticas econômicas não foram desastradas - economia agravada com as sanções do Ocidente - , ou seja, ele segue a visão de mundo petista maniqueista em que o mundo se divide entre os "bons" China e Rússia e os maus EUA. O Gabriel, do Chil
... juntos, Charles Hebdo, de hoje, 'falou e disse'. É só conferir.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Lula tapa o sol com a peneira Voltar
Comente este texto