Opinião > Fumar pode provocar alterações clínicas em menos de uma hora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dea maria Kowalski

    Fala-se tanto do consumo de drogas ilícitas e, no entanto, Rita Lee que nunca negou que as usava morreu por causa do cigarro que é vendido em toda e qualquer birosca, país afora, a pessoas de qualquer idade sem menor problema. O mal que ele causa, provavelmente, é muito maior que todas as drogas ilícitas juntas. Mas, isso ninguém fala.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    O autor diz que "pode" ocorrer aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca 30 min depois de uma tragada. Pode ocorrer, não, ocorre mesmo. É pá-pum. Este efeito imediato e perceptível foi talvez a maior pressão exercida por mim mesmo para encerrar a brincadeira antes que a ida à prestação se tornasse irreversivelmente mais rápida do que já é. Fora o cheiro, cazzo.

    Responda
  3. Neli de Faria

    Era ex-futura, ex fumante: agora ex, desde julho de quatorze. Fumava, dava uma sinfonia de tosses, parava por uns meses e voltava...! Minha defunta mãe faleceu em decorrência de ca no pulmão, noutro cem por cento enfizema, fumava desde os dez anos. Ia ao médico, duas vezes por ano: dr,. estou emagrecendo: tome vitamina. Todos os exames perfeitos. Dr já que nada tenho, me manda fazer uma chapa de pulmão:foi para o Além quatro meses depois. Fumante: Rx é fundamental!Mama?Autoexame sempre!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Jove: amo o álcool.O cigarro é um vício sem graça: não dá uma satisfação que a cerveja ou cachaça dá. Bebo!

    2. Jove Bernardes

      Faço gosto que vire santa, só não carece deixar de pecar com engenho e arte, que pecar é de regra neste vale de lágrimas, pois não? Concordo com a ojeriza vossa ao álcool, mas uma cachacinha, ah!, a cachacinha, tem lá seu lugar. E por dizer logo a que veio, obriga o gajo a limitá-la a um par, estourando três, no domingo ãnz do almoço - ou o caldo entorna, o gajo se perde e a segunda-feira rasteja.

    3. Neli de Faria

      Parei de fumar em dois mil e quatorze, nem em sonho voltaria. Mas: muito pior do que o Cigarro é a bebida. Destrói famílias, emprego, a sociedade. E, no entanto, nossos valorosos políticos deixam propagandas de inocentes cervejas diuturnamente nas Mídias. Será que não têm famílias? Bebo, sempre bebi,cerveja, pinga, de vez em quando vinho, conhaque. Se bem que, ultimamente, nem em meu aniversário abri um vinho. Estou virando santa. O álcool é mais danoso para a sociedade do que o cigarro...

  4. RENAN OLIVEIRA DE ARAUJO

    O próprio título da reportagem já justifica o consumo, "pode provocar alterações clínicas em menos de uma hora", porque será que elas fumam??? Da mesma forma que muitos jovens hoje bebem descontroladamente, tem uma indústria musical que estimula o consumo alcoólico da forma mais "romantizada" mas não há debate porque se não a AmBev fica chateada. É mais uma guerra de lobby do que tratamento com a população.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Pô, seu Roberto, como fumante histórico, só posso endossar qualquer atitude que reduza o consumo de tabaco - ainda que seja um saco: em ambiente aberto, não poder fumar por estar cercado de paredes, é uma coerção sacal. Mas vá lá, se isso contribui pra diminuir a Herda. Bem como os dispositivos de queima incompleta: combatidos tanto quanto os "vaporizadores", seriam boa alternativa de redução de danos pros fumantes. Mas tá bão, vamo em frente. E sem moleque fumando.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Muito pior do que o cigarro é a bebida alcoólica. Cigarro prejudica o fumante, ao terceiro? Apenas o cheiro . Já a bebida...

    2. Marcos Benassi

      A phôia presta um desserviço a si própria ao levar mais de duas horas pra liberar um link *da edição do jorná de hoje*. E, faço notar, não é do Estadão, é sim tal de Folha de São Paulo, um jornal a serviço da... Não, não é da democracia, pelo visto.

    3. Marcos Benassi

      Aliás, para quem tiver interesse no tema, tem um texto meio capenga, mas informativo, na sessão Equilíbrio de hoje, da autoria de Mauren Luc. Vale a pena ler, conquanto esteja um pouco simplório.

  6. RICARDO BATISTA

    Vício complicado. Prejudica a saúde, a pele, os dentes, o paladar e o bolso. Impossibilita uma vida atlética : a pessoa mal sobe dois lances de escada e já está arfando. E muito difícil de largar. Anos atrás minha irmã fez cirurgia num dia, e no outro já estava com um cigarro na boca. E todo fumante que eu conheço acende um cigarro atrás do outro, mas jura que só fuma um maço por dia. Como vimos com outras drogas, proibir não funciona. Essas estratégias têm dado mais resultado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caríssimo, fumar é uma Herda, e a indústria tabaqueira, é outra, maior do que a primeira. Pessoal lllaazarento, com estratégias de marquetingue traiçoeiras, um horror. Ser fumante, só posso testemunhar estrebuchantemente, é uma Josta.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.