Opinião > Mesuras ao ditador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mesuras a ditador fizeram vocês ao Bozo, ique inclusive queria fechar esse folhetim! Que jornal apoiou mesmo a ditadura? Só continuo assinando para ver até onde vocês vão descer.
Cara Marisa, informe-se melhor você, para não passar vergonha e ficar tentando passar pano em coisas que jamais poderão ser limpas. Fure a bolha! Hahaha
A Folha nunca apoiou ditaduras. Não apoiou aqui nem tampouco mundo afora. Foi o único jornal - afora os independentes como "Ex" por exemplo - que denunciaram os abusos da ditadura brasileira. É preciso se informar melhor ao invés de dizer disparates.
Lula nunca, absolutamente nunca,escondeu suá preferências pelos ditadores mundo afora. Só os incautos é que ficaram surpresos.
Maduro nunca foi democrata e esta recepção dada por Lula traz muitas preocupações para o futuro do paÃs . Já passou da hora de promover o desenvolvimento interno do paÃs e parar de ficar elogiando e babando para lÃderes antidemocráticos .
Se pudesse , o L implantaria aqui o modelo de ditadura bolivariana que ele tanto defende . Alerta ao Congresso brasileiro , o L não passará ! Ditadura bolivariana atrasada , do século 19 , que só produz miséria , perseguição polÃtica e religiosa e dependentes de uma cúpula que mantém o poder e que são os únicos beneficiários , sugando o povo como parasitas .
O L ajudando o ditador Venezuelano a exportar a ditadura bolivariana que só produz miséria e perseguição polÃtica e religiosa. Uma Vergonha para o Brasil , o L deixou cair a máscara . Ditadura bolivariana de mesmo modelo que oprime os povos cubanos e nicaraguenses , só produz benefÃcios para a cúpula do poder .
Nós brasileiros deverÃamos ter vergonha na cara por ter eleito presidentes como Bolsonaro e Lula! Chega de direitas e esquerdas, lutemos por democratas!
Outro dia li neste Folha os "pontos positivos" do governo Bolsonaro, o mesmo Bolsonaro que elogiava a ditadura e torturadores e tentou implantar esse regime aqui. Como, então, censurar a "ditadura" da Venezuela ainda que seja mesmo? Viva a imprensa de rabo preso, mas com as elites financeiras et caterva.
Não interessa Maria Clara o que pensa o Bolsonaro ou o Lula, o que é errado é errado, um erro, um absurdo não justifica outro. Tenho certeza que não quer a tirania que vivem os Venezuelanos aqui. Aqui pelo menos o Bolsonaro e o Lula podem perder uma eleição, lá não...
Análise brilhante ( não o Ustra)!
Se o L defende a ditadura Venezuelana como se fosse uma democracia , se o L implantar o mesmo modelo de ditadura aqui ele também vai defender que é uma democracia . O L não vale nada , vai ser parado pelo Congresso , aqui não é a Venezuela .
Se o L diz que os fatos da fome e fuga de venezuelanos são narrativas , ele está disseminando Fake news . Cadê o STF para enquadrar o L ? Com a agressão a jornalistas brasileiros, ontem conheceram a verdadeira face da ditadura venezuelana que o L agora defende . Uma vergonha .
Sem querer defender o regime venezuelano, mas este jornal é capaz até de fornecer seus veÃculos para Guaidó e seus extremistas de direita promoverem um golpe.
Acho que o Lula exagerou um pouco na demonstração de apoio à Venezuela. Poderia ter sido menos efusivo e considerado o cenario internacional desfavoravel a maduro. Mas, que ele só falou a verdade, ah isso falou.
No Lula de agora não se reconhece aquele de dois governos passados. Flertar com a ditadura de Maduro é o mesmo que dar um tiro no pé da democracia que ele pretende reimplantar no Brasil depois do governo Bolsonaro. Chamar Guaidó de impostor?! O único que dentro daquela ditadura clama pela democracia tal qual Lula fez em sua última campanha é ser impostor? E no que toca ao comércio, o que o Brasil ganhou com a vinda desse ditador? Lula não é mais aquele. É outro. Será um clone?
Ele veio para o Brasil em razão da reunião do Unasul, cujo convite tem o mérito de atraÃ-lo para uma democracia plena. Isolá-lo é uma situação que não mais convém nem aos EUA.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Há uma diferença entre a comunicação e a ação comunicativa. Esta última é danosa quando é alicerçada em mentiras, factoides, construÃda para provocar medo e ódio, como faz a extrema direita. No governo anterior, as representações brasileiras na Venezuela foram fechadas, prejudicando o Brasil e os brasileiros, além de terem usado o nome daquele paÃs como sinónimo de doença. Apesar de infeliz, a opinião do Lula ainda está no espectro de normalidade, fácil de ser desconstruÃdo, porque é só opinião.
O L, o L. Siga firme, não seja covarde, FSP.
Diplomacia apequenada é a que se curva subserviente aos interesses dos EUAe não a do Governo Lula.
Onde o artigo errou? Cite. O senhor acha que a Venezuela é uma democracia? Que o contrário não passa de narrativas?
Isolar Cuba, Irã ou Nicaragua trouxe aqueles paises para a democracia? Pelo contrário, provocou a união dos cidadãos sobre a autocracia. Não ver fatos e recorrer a narrativas para atender o modelo mental criado por bloqueios ideológicos é a lógica disto. Lula está certo, desafiando Maduro a criar uma nova narrativa, que só pode ser mais forte se for baseada em fatos e a oportunidade esta nas proximas eleições. Este estagiário do editorial tem QIdealface.
Pelo jeito voce conheceu cuba quando visitou miami. Em cuba não há fome, toda a população está alfabetizada. Como na China houve um preço alto em tudo isto, mas já estaria pronta para partir subir a escada de um novo tempo. Que começara com as concessões do Obama, evidencia um show dos rolling stones. Cuba já não é comunista pois trinta por cento de seu capital está nas mãos privadas. O casamento homossexual foi liberado, isto tudo parou por conta das eleiçoes do tramp e do voto na Florida.
Senhor Armando onde o povo se uniu? O maior desejo de um Cubano é se tornar cidadão Americano. Basta ver o que ocorre na Flórida. Não devido a embargos e sim pela oportunidade de ser alguém pelo próprio esforço. Pois nessas ditaduras citadas pelo senhor só os dirigentes, parentes , forças de segurança conseguem crescer. Veja o caso dos médicos Cubanos que vieram para o Brasil. Boa parte do que deveriam receber foram para os dirigentes do seu PaÃs.
Art. 4º - A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princÃpios: IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; - Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, polÃtica, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
Ditador com o qual eu concordo não é ditador, é herói.
Viver com presidentes que age dessa maneira não é brincadeira . Episódios como esse nos entristece profundamente , a perda de interesse pela polÃtica é a sequela . O Brasil vai ser lÃder das principais ditaduras do mundo: Venezuela, Cuba , Turquia , Irã , sÃria e Rússia .
Imprensa direitista chinfrim. Quando Bozo ia do outro lado do mundo entregar pra ditaduras uma refinaria baiana pela metade do preço, tudo bem, tá privatizando. Toda a comitiva trazia relógios caros, o casal Bozo ganhava presentes de milhões, numa corrupção clara, e ninguém enxergava nada. Mas receber bem um vizinho merece um escarcéu. O motivo? O vizinho retomou a indústria petrolÃfera local, que havia sido entregue a americanos e europeus. Simples assim.
Senhor Josimar o ex foi criticado , com razão, pela imprensa durante todo seu governo. Não li nenhuma crÃtica ao fato de se reintegrar a Venezuela e sim sobre o presidente defender o atual regime Venezuelano como se fosse uma democracia. O senhor acha que as crÃticas a Venezuela são narrativas?
Quem opina é um jornal que apoiou um golpe de estado, que implementou polÃticas públicas que geraram 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Que transformou o paÃs em um pária do planeta. Que desindustrializou a nação, transformando a economia em financeirização estéril, gerando o nÃvel mais alto de desigualdade da história.
Sem negar o óbvio, caro Marcelo, creio haver razoabilidade na crÃtica ao Luloverno por excessos nós afagos. Até achei que a phôia foi mais folha do que sua média.
O que parece é que o cotovelo ainda dói. Falam do oito de janeiro, falam da tentativa de golpe do bozo, mas até hoje não engoliram a vitória de um presidente um pouquinho mais a esquerda.
Ops! A FoLha quase chamou Lulad de mentiroso. Coragem FoLha! Um dia chegaremos lá! O cercadinho do Lulad calou-se! Gosto quando isso acontece!
Quase? Chamou mêmo, na caradura, basta ler outros três ou quatro artigos de hoje, tá lá. Dá mesma forma como já soltou outros impropérios em situações muito mais vexatórias - pra ela, folha, bem entendido.
Aceitamos todas as crÃticas, menos essa. Quem tinha cercadinho era o ridÃculo que dava Cloroquina até pra ema. Desde trinta de dezembro, data da fuga pros EUA, não existe mais cercadinho.
Talvez tenha havido um exagero de Lula ao afagar o colega venezuelano, mas parece indiscutÃvel que é necessário atrair o paÃs vizinho ao concerto latinoamericano e reinseri-lo no cenário internacional. O isolamento é improdutivo e cruel. Ademais, apesar da acusação de ditadura, havendo, como parece haver, governadores e parlamentares de oposição, eleitos pelo povo, creio ser unilateral a imputação, carecendo de verificação in locu a assertiva, por uma comissão independente.
Do pouco que, em oportunidades variadas, pôde-se verificar in loco, prezado Emanoel, houve desvios os mais diversos nos processos eleitorais conduzidos pelo Maduro - quanto ao Chávez, não o sei. Mas ali há trambique de sobra...
Vocês que construiram a narrativa, agora vao ter que desconstruir para salvar a propria pele, e tem que ser rapido!
Tinha tudo pra fazer vários 'gols' na polÃtica externa depois da fase pária do Itamaraty, mas o Lula realmente tá jogando tudo pela janela com uma rata atrás da outra.
Este foi um bom e equilibrado editorial, Folha, do qual não gosto por conta do assunto em questão: passou da hora de parar de botar pilha no sujeito. Nem sei o que resta de "esquerda" no Maduro, cujo autoritarismo já tá caindo de podre. Acolhê-lo diplomática e civilizadamente é obrigação de vizinho, que ainda por cima tem papel de liderança na comunidade do Sul. Mas fazer afagos demasiados, não carece. E, pior, queima o filme de uma esquerda que não precisa disso.
Sigo na Ãntegra o seu comentário, ilustre Marcos Benassi. Não tenho dúvida que a esquerda não alinhada ao petismo orgânico não tem maiores dificuldades em lançar crÃticas ao muitos abusos retóricos de Lula. Este último é emblemático por ser uma bandeira há muito criticada pelo jornal e pelo reacionarismo dirigente no paÃs. O problema é que Lula tem consciência que a reação viria babando em cima dele! Outro probleminha, sobra para todo o espectro progressista! Deleita-se o golpismo!
Caro Marcos, Lula pode ter extrapolado os afagos ao Maduro, mas respeita a soberania daquele paÃs e procura atrai-lo para o necessário concerto das Américas., a par dos legÃtimos interesses econômicos.Aliás, Biden também está acenando a esse paÃs , embora com interesses comerciais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Mesuras ao ditador Voltar
Comente este texto