Educação > Desistência atinge 7 em cada 10 alunos de formação de professores em exatas Voltar
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Esse é um m panorama aterrador mas que não desperta nenhuma indignação em parlamentar algum, muito mais interessados em o ter uma emenda para asfaltar ruas do seu municÃpio do que garantir que suas crianças tenham um ensino minimamente adequado. O item número um para melhorar a educação é a valorização da carreira de professor. Sem isso nunca haverá avanço. Os melhores sempre procurarão outras carreiras.
São necessárias polÃticas públicas para atrair profissionais competentes que preferem seguir outras carreiras mais atraentes em termos financeiros. Isentar professores do pagamento do Imposto de Renda foi uma ideia apresentada pela candidata à presidência Soraya Tronicke que poderia ser levada a cabo para fisgar cérebros para a educação.
Se o salário do professor for abaixo do piso de isenção isso não adianta nada!
A ciência geográfica, matemática, quÃmica tem vastos campos para se desenvolver profissionalmente e obter melhores salários do que ir para sala de aula da educação básica. O pior é querer impor as Universidades que direcione cursos apenas para que as pessoas vão dar aula. Universidade séria tem de oferecer cursos Bacharelados,instrumentalizando os alunos em poder escolher o caminho que quiserem profissionalmente e que tenha salários melhores.
As desistências se dá primordialmente porque os professores que em sua grande parte tem Pós, Mestrado e Doutorado ganham pouco mais de 1 salário mÃnimo nacional, exemplo Estado do Rio de janeiro que paga 1.588,00. Querer cursos superiores direcionados para o Magistério é jogar no limbo a gama de conhecimento que se tem nas ciências e reduzir o profissional em sala de aula apenas como repetidor de um sistema educacional que apenas aumenta a desigualdade em nosso paÃs.
Concordamos cem por cento Júlio. Eu estava me referindo à agenda Woke.
Particularmente, a matemática e a fÃsica são minha paixão. Pelo visto eu faço parte daquelas poucas pessoas que conseguem chegar até o fim do curso. É uma vergonha para um paÃs que quer de fato progredir não garante um investimento mais significativo nessas áreas. O Congresso deveria gastar mais tempo promovendo educação de qualidade do que querendo destruir um governo.
Com as "qualidades" da imensa maioria dos polÃticos brasileiros eu não espero nada de bom. Me desculpe pelo azedume, mas não consigo ser otimista.
De modo geral, a carreira docente é pouco desejada em todas as áreas. No caso especÃfico da área de exatas, um complicador é que são áreas que soam mais complicadas na graduação. Sem desmerecer a área de humanas, mas vejo que alunos enfrentam mais dificuldades para se formar em Matemática do que em Pedagogia, por exemplo, devido à abstração inerente à disciplina. Aà o aluno vê a dificuldade e compara com o retorno e abandona o barco mesmo.
Como uma pessoa que não gosta de exatas, acho que o ensino dessas matérias deveria mudar para ser mais interessante. Na matemática, por exemplo, deverÃamos aprender como economizar ou como calcular um desconto. Na quÃmica, como não misturar produtos de limpeza porque não ia adiantar. Na fÃsica, porque os óculos ajudam na miopia e etc. Agora, quando você tem que calcular b2-4ac, é de doer. Sei lá p quê é isso. Talvez algum engenheiro use e por que um jovem tem que sofrer c isso? É desanimador.
Há um aspecto do ensino de certas disciplinas que em geral escapam à s mentes mais imediatamente utilitaristas. Muitas vezes os conteúdos se destinam a desenvolver certas capacidades dos alunos e não apenas à obtenção do conhecimento em si. É o caso da matemática em que o principal objetivo do seu ensino é o de desenvolver o raciocÃnio abstrato e lógico e não apenas aprender trigonometria, por exemplo, algo que a maioria jamais irá usar.
"Na fÃsica, porque os óculos ajudam na miopia e etc." Essa sugestão é literalmente abordada no ensino de óptica como aplicação do uso das chamadas lentes divergentes.
Isto é aplicação e contextualização. Dá pra fazer em muitos tópicos da disciplina. Mas há momentos que não tem como. Matemática, por exemplo, é abstração. Há tópicos em que é difÃcil enfiar algo concreto. Querer por aplicação em tudo pra tornar a disciplina mais atrativa é uma visão muito instrumental e imediatista e a vida não é feita só de coisas assim. Trilhando por este caminho, outras disciplinas ou partes delas poderiam ser suprimidas por não terem uma aplicação imediata na vida do aluno.
Sibelle, suas sugestões são muito interessantes. O fato é que elas já são incluÃdas nos bons livros didáticos ou de divulgação cientÃfica. Ou ensinadas nos melhores colégios, pelos melhores professores etc. Quanto ao conteúdo mais formal questionado por você, falta sim melhorar a didática (e não é pouco), mas ele é imprescindÃvel. Talvez por isso, você e muitas outras pessoas não gostam de exatas.
Mais matemática e lÃngua portuguesa e menos matérias progressistas.
Essa é boa! Matérias progressistas? Quer mais progresso que a matemática trouxe para a humanidade? Que coisa mais inclusiva e libertadora que os números? Os teoremas? As formulações matemáticas? Uma linguagem universal acessÃvel a qualquer pessoa no mundo com os mesmos caracteres e forma de escrever! Libertadora!
O problema fundamental do ensino na área de Exatas é a péssima formação do ensino fundamental em matemática e do ensino médio no ensino de matemática, fÃsica e quÃmica. Além disto, quem se gradua nestas áreas pode ganhar mais em outras atividades que não no ensino.
Cotas- No único concursos público de vestibular que prestei na vida ( UFPR, há quarenta e seis anos) não havia cotas para canhotos . Foram cinco dias de provas ,duzentas e cinquenta questões, apenas com cadeira de braço direito e eu fui aprovado em sexto lugar, entre mais de oitocentos candidatos . Limitei-me a estudar e fui aprovado !
Exato - Há quarenta e seis anos (com H) o Vestibular era aplicado em cinco dias, com cinquenta questões por dia - total de duzentas e cinquenta questões - e eu era um menor de idade interiorano que nunca tinha estado em Curitiba na vida .( e muito menos ouvido falar da tal dita-dura)
Olha!! Como é esperto esse moço! A quarenta e seis anos estávamos no meio de uma ditadura militar e o simples fato de ter cabelo grande era motivo para ser abordado e levado para averiguações. Outros tempos, outro contexto.
O Sistema Educacional Público Brasileiro passou da hora de ser reformado. Parece um Frankenstein, professores com estabilidade que se interessam pelo trabalho se quiserem, não existe continuidade no aprendizado, nas Universidades muitos professores ainda se orgulham de humilhar de 60% a 70% dos alunos com notas baixas, sindicatos corporativistas que não aceitam controles de produtividade. A imagem de escola que temos em mente corresponde a menos de 10% na realidade.
A gratuidade com que se fala mau das universidades parece até campanha. Quantas vc já visitou? Será que não tá na hora de reanalizar seus ( pré) conceitos?
Fui professor de matemática nos últimos 31 anos e conheço muito bem esse abismo.
Nem nos EUA eu vejo uma escola funcionar com 2 ou 3 turnos de aula.
Como professora de escola pública indico a razão desse fracasso: salas lotadas, Inclusão inexistente, professores com carga horária de aula excessiva. Enquanto isso não mudar, nada muda. Sobre os que começaram a trabalhar como docentes de exatas e depois saÃram, não fico surpresa: a área da tecnologia oferece salários muito melhores e que não adoece ninguém por condições de trabalho. Quem pode sair, sai. Educação é missão e vocação. Mas também é Travalho. E, no Brasil, é dos piores que existem.
Roberta, parabéns pelo lúcido comentário. Em nove linhas você sintetizou bem a terrÃvel realidade. Infelizmente.
Pois é, o problema não é só formação, é perder tempo e dinheiro em uma atividade que não trás retorno. Na tecnologia não há a carga de trabalho exaustiva extra-classe e os profissionais são valorizados.
Fazer um curso difÃcil e ganhar merreca? Tô fora!
Politico com ensino fundamental incompleto ganha mais que qualquer professor, não a PaÃs que de certo.
Os de alto escalão ganham muito mais. "Só" em salários, fora as velhas maracutaias. Não tem mesmo como dar certo.
faltou um "h" na tua frase . do verbo haver .
Mude-se a legislação trabalhista para pagar maiores salários aos professores de exatas. Lei da oferta e da procura.
Concordo que os salários precisam ser bem maiores (para os professores em geral, independente da área), mas muitas outras coisas precisam melhorar. DifÃcil acreditar que vá acontecer. Infelizmente.
É uma boa ideia para se pensar mas com enfrentar o corporativismo dos professores das outras áreas que não exatas?
Sou formado em licenciatura em FÃsica por uma universidade pública. Entraram 40 e se formaram 9. Não trabalho na área devido ao baixo salário mesmo.
Enquanto o salário do professor for igual a de um trabalhador comum,a profissão não será atrativo! Consequentemente não terá estudantes aplicados em qualquer área do magistério!Ensino a distância na área educacional é um fiasco!Tem ensino a distância para medicina, direito, engenharia?
ensino à distância é uma piada, fruto de mentes irresponsáveis .
Para engenharia tem EAD sim.
Se da destaque para exatas, mas todas as áreas estão com altas desistências. Reflexo da falta de atratividade na profissão. Juntando com a diminuição da qualidade que vem com cursos a distância, assusta.
O ChatGPT está aà para salvar o dia.
É verdade. Só não vai salvar o Brasil da ruÃna.
Curso a distância precisa ser revisto. O mau comportamento de alunos em sala de aula é pouco envolvimento dos paÃs só piora a situação.
Os pais terceirizaram a educação dos filhos, a aprendizagem fica com o professor, os desvios sociais para a polÃcia, a saúde nos upas
20hrs semanais. Bolsa de iniciação à docência R$ 400,00. Estágio no escritório de uma construtora: de R$ 900,00 a R$ 1.800,00 , com auxÃlio transporte.
Vergonha .
Tive os piores professores de fÃsica e matemática no colegial. Indecisa sobre q curso universitário fazer, optei por humanas. Foi a minha salvação, graças à s deusas. Tenho conhecidos das exatas e das biomédicas q não sabem, por exemplo, argumentar. São autoritários. Dizem 'olha, tenho diploma, sou especialista e você não sabe nada minha área.' Isto é argumento? Enfim, tudo isto para dizer q, sim, as exatas e biomédicas precisam de interpretação de texto, filosofia, literatura etc
Também não gosto de gente besta e autoritária. Mas quando escuto leigos falando de quÃmica quântica e assuntos similares, dá um desespero. Não há interpretação de texto ou filosofia que salve essa gente que não entende uma equação de onda ou uma simples integral.
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