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  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Esse é um m panorama aterrador mas que não desperta nenhuma indignação em parlamentar algum, muito mais interessados em o ter uma emenda para asfaltar ruas do seu município do que garantir que suas crianças tenham um ensino minimamente adequado. O item número um para melhorar a educação é a valorização da carreira de professor. Sem isso nunca haverá avanço. Os melhores sempre procurarão outras carreiras.

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  2. Beckenbauer Simas

    São necessárias políticas públicas para atrair profissionais competentes que preferem seguir outras carreiras mais atraentes em termos financeiros. Isentar professores do pagamento do Imposto de Renda foi uma ideia apresentada pela candidata à presidência Soraya Tronicke que poderia ser levada a cabo para fisgar cérebros para a educação.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se o salário do professor for abaixo do piso de isenção isso não adianta nada!

  3. AFRANIO Gonçalves de Souza

    A ciência geográfica, matemática, química tem vastos campos para se desenvolver profissionalmente e obter melhores salários do que ir para sala de aula da educação básica. O pior é querer impor as Universidades que direcione cursos apenas para que as pessoas vão dar aula. Universidade séria tem de oferecer cursos Bacharelados,instrumentalizando os alunos em poder escolher o caminho que quiserem profissionalmente e que tenha salários melhores.

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  4. AFRANIO Gonçalves de Souza

    As desistências se dá primordialmente porque os professores que em sua grande parte tem Pós, Mestrado e Doutorado ganham pouco mais de 1 salário mínimo nacional, exemplo Estado do Rio de janeiro que paga 1.588,00. Querer cursos superiores direcionados para o Magistério é jogar no limbo a gama de conhecimento que se tem nas ciências e reduzir o profissional em sala de aula apenas como repetidor de um sistema educacional que apenas aumenta a desigualdade em nosso país.

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  5. Marcelo Galvao de Oliveira

    Concordamos cem por cento Júlio. Eu estava me referindo à agenda Woke.

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  6. JAILSON DE BEZERRA

    Particularmente, a matemática e a física são minha paixão. Pelo visto eu faço parte daquelas poucas pessoas que conseguem chegar até o fim do curso. É uma vergonha para um país que quer de fato progredir não garante um investimento mais significativo nessas áreas. O Congresso deveria gastar mais tempo promovendo educação de qualidade do que querendo destruir um governo.

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    1. Miguel Gossn

      Com as "qualidades" da imensa maioria dos políticos brasileiros eu não espero nada de bom. Me desculpe pelo azedume, mas não consigo ser otimista.

  7. ronaldo santos cardeal

    De modo geral, a carreira docente é pouco desejada em todas as áreas. No caso específico da área de exatas, um complicador é que são áreas que soam mais complicadas na graduação. Sem desmerecer a área de humanas, mas vejo que alunos enfrentam mais dificuldades para se formar em Matemática do que em Pedagogia, por exemplo, devido à abstração inerente à disciplina. Aí o aluno vê a dificuldade e compara com o retorno e abandona o barco mesmo.

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  8. SIBELLE BARCELOS

    Como uma pessoa que não gosta de exatas, acho que o ensino dessas matérias deveria mudar para ser mais interessante. Na matemática, por exemplo, deveríamos aprender como economizar ou como calcular um desconto. Na química, como não misturar produtos de limpeza porque não ia adiantar. Na física, porque os óculos ajudam na miopia e etc. Agora, quando você tem que calcular b2-4ac, é de doer. Sei lá p quê é isso. Talvez algum engenheiro use e por que um jovem tem que sofrer c isso? É desanimador.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Há um aspecto do ensino de certas disciplinas que em geral escapam às mentes mais imediatamente utilitaristas. Muitas vezes os conteúdos se destinam a desenvolver certas capacidades dos alunos e não apenas à obtenção do conhecimento em si. É o caso da matemática em que o principal objetivo do seu ensino é o de desenvolver o raciocínio abstrato e lógico e não apenas aprender trigonometria, por exemplo, algo que a maioria jamais irá usar.

    2. Cleber Costa

      "Na física, porque os óculos ajudam na miopia e etc." Essa sugestão é literalmente abordada no ensino de óptica como aplicação do uso das chamadas lentes divergentes.

    3. ronaldo santos cardeal

      Isto é aplicação e contextualização. Dá pra fazer em muitos tópicos da disciplina. Mas há momentos que não tem como. Matemática, por exemplo, é abstração. Há tópicos em que é difícil enfiar algo concreto. Querer por aplicação em tudo pra tornar a disciplina mais atrativa é uma visão muito instrumental e imediatista e a vida não é feita só de coisas assim. Trilhando por este caminho, outras disciplinas ou partes delas poderiam ser suprimidas por não terem uma aplicação imediata na vida do aluno.

    4. Miguel Gossn

      Sibelle, suas sugestões são muito interessantes. O fato é que elas já são incluídas nos bons livros didáticos ou de divulgação científica. Ou ensinadas nos melhores colégios, pelos melhores professores etc. Quanto ao conteúdo mais formal questionado por você, falta sim melhorar a didática (e não é pouco), mas ele é imprescindível. Talvez por isso, você e muitas outras pessoas não gostam de exatas.

  9. Marcelo Galvao de Oliveira

    Mais matemática e língua portuguesa e menos matérias progressistas.

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    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Concordamos cem por cento Júlio. Eu estava me referindo à agenda Woke.

    2. Julio Louzada

      Essa é boa! Matérias progressistas? Quer mais progresso que a matemática trouxe para a humanidade? Que coisa mais inclusiva e libertadora que os números? Os teoremas? As formulações matemáticas? Uma linguagem universal acessível a qualquer pessoa no mundo com os mesmos caracteres e forma de escrever! Libertadora!

  10. Cesar Cusatis

    O problema fundamental do ensino na área de Exatas é a péssima formação do ensino fundamental em matemática e do ensino médio no ensino de matemática, física e química. Além disto, quem se gradua nestas áreas pode ganhar mais em outras atividades que não no ensino.

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  11. marcos fernando dauner

    Cotas- No único concursos público de vestibular que prestei na vida ( UFPR, há quarenta e seis anos) não havia cotas para canhotos . Foram cinco dias de provas ,duzentas e cinquenta questões, apenas com cadeira de braço direito e eu fui aprovado em sexto lugar, entre mais de oitocentos candidatos . Limitei-me a estudar e fui aprovado !

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    1. marcos fernando dauner

      Exato - Há quarenta e seis anos (com H) o Vestibular era aplicado em cinco dias, com cinquenta questões por dia - total de duzentas e cinquenta questões - e eu era um menor de idade interiorano que nunca tinha estado em Curitiba na vida .( e muito menos ouvido falar da tal dita-dura)

    2. Julio Louzada

      Olha!! Como é esperto esse moço! A quarenta e seis anos estávamos no meio de uma ditadura militar e o simples fato de ter cabelo grande era motivo para ser abordado e levado para averiguações. Outros tempos, outro contexto.

  12. Marcos Fonseca

    O Sistema Educacional Público Brasileiro passou da hora de ser reformado. Parece um Frankenstein, professores com estabilidade que se interessam pelo trabalho se quiserem, não existe continuidade no aprendizado, nas Universidades muitos professores ainda se orgulham de humilhar de 60% a 70% dos alunos com notas baixas, sindicatos corporativistas que não aceitam controles de produtividade. A imagem de escola que temos em mente corresponde a menos de 10% na realidade.

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    1. Julio Louzada

      A gratuidade com que se fala mau das universidades parece até campanha. Quantas vc já visitou? Será que não tá na hora de reanalizar seus ( pré) conceitos?

  13. filipe moura lima

    Fui professor de matemática nos últimos 31 anos e conheço muito bem esse abismo.

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  14. Sergio Silva

    Nem nos EUA eu vejo uma escola funcionar com 2 ou 3 turnos de aula.

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  15. roberta melissa oliveira sales

    Como professora de escola pública indico a razão desse fracasso: salas lotadas, Inclusão inexistente, professores com carga horária de aula excessiva. Enquanto isso não mudar, nada muda. Sobre os que começaram a trabalhar como docentes de exatas e depois saíram, não fico surpresa: a área da tecnologia oferece salários muito melhores e que não adoece ninguém por condições de trabalho. Quem pode sair, sai. Educação é missão e vocação. Mas também é Travalho. E, no Brasil, é dos piores que existem.

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    1. Miguel Gossn

      Roberta, parabéns pelo lúcido comentário. Em nove linhas você sintetizou bem a terrível realidade. Infelizmente.

    2. Fabiana S

      Pois é, o problema não é só formação, é perder tempo e dinheiro em uma atividade que não trás retorno. Na tecnologia não há a carga de trabalho exaustiva extra-classe e os profissionais são valorizados.

  16. Arno Costa

    Fazer um curso difícil e ganhar merreca? Tô fora!

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  17. Elizabeth Nunes

    Politico com ensino fundamental incompleto ganha mais que qualquer professor, não a País que de certo.

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    1. Miguel Gossn

      Os de alto escalão ganham muito mais. "Só" em salários, fora as velhas maracutaias. Não tem mesmo como dar certo.

    2. Miguel Gossn

      Os de alto escalão ganham muito mais. "Só" em salários, fora as velhas maracutaias. Não tem mesmo como dar certo.

    3. Miguel Gossn

      Os de alto escalão ganham muito mais. "Só" em salários, fora as velhas maracutaias. Não tem mesmo como dar certo.

    4. marcos fernando dauner

      faltou um "h" na tua frase . do verbo haver .

  18. Ricardo Ribeiro

    Mude-se a legislação trabalhista para pagar maiores salários aos professores de exatas. Lei da oferta e da procura.

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    1. Miguel Gossn

      Concordo que os salários precisam ser bem maiores (para os professores em geral, independente da área), mas muitas outras coisas precisam melhorar. Difícil acreditar que vá acontecer. Infelizmente.

    2. Cesar Cusatis

      É uma boa ideia para se pensar mas com enfrentar o corporativismo dos professores das outras áreas que não exatas?

  19. wellington nogueira

    Sou formado em licenciatura em Física por uma universidade pública. Entraram 40 e se formaram 9. Não trabalho na área devido ao baixo salário mesmo.

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  20. Belmiro Gonçalves da Silva

    Enquanto o salário do professor for igual a de um trabalhador comum,a profissão não será atrativo! Consequentemente não terá estudantes aplicados em qualquer área do magistério!Ensino a distância na área educacional é um fiasco!Tem ensino a distância para medicina, direito, engenharia?

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    1. marcos fernando dauner

      ensino à distância é uma piada, fruto de mentes irresponsáveis .

    2. Renata Godoy Barros

      Para engenharia tem EAD sim.

  21. Rafael Gallina Delatorre

    Se da destaque para exatas, mas todas as áreas estão com altas desistências. Reflexo da falta de atratividade na profissão. Juntando com a diminuição da qualidade que vem com cursos a distância, assusta.

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  22. Franklin Medeiros

    O ChatGPT está aí para salvar o dia.

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    1. Marcelo Fernandes

      É verdade. Só não vai salvar o Brasil da ruína.

  23. João Batista de Junior

    Curso a distância precisa ser revisto. O mau comportamento de alunos em sala de aula é pouco envolvimento dos país só piora a situação.

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    1. Renata Godoy Barros

      Os pais terceirizaram a educação dos filhos, a aprendizagem fica com o professor, os desvios sociais para a polícia, a saúde nos upas

  24. Leonardo Bezerra

    20hrs semanais. Bolsa de iniciação à docência R$ 400,00. Estágio no escritório de uma construtora: de R$ 900,00 a R$ 1.800,00 , com auxílio transporte.

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  25. Mario Silveira

    Vergonha .

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  26. Anna Amélia Meule

    Tive os piores professores de física e matemática no colegial. Indecisa sobre q curso universitário fazer, optei por humanas. Foi a minha salvação, graças às deusas. Tenho conhecidos das exatas e das biomédicas q não sabem, por exemplo, argumentar. São autoritários. Dizem 'olha, tenho diploma, sou especialista e você não sabe nada minha área.' Isto é argumento? Enfim, tudo isto para dizer q, sim, as exatas e biomédicas precisam de interpretação de texto, filosofia, literatura etc

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    1. Eduardo Rocha

      Também não gosto de gente besta e autoritária. Mas quando escuto leigos falando de química quântica e assuntos similares, dá um desespero. Não há interpretação de texto ou filosofia que salve essa gente que não entende uma equação de onda ou uma simples integral.