Ruy Castro > Lula e Maduro, o amor é lindo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Lula com a idade e de casamento recente, está cada vez mais abobalhado.
Certa época andando com meu sobrinho com cinco anos: tia, dois homens com as mãos dadas. Respondi: o amor é lindo. Passado uns tempos, ele viu uma foto do Pelé, saudoso, volte a jogar no Santos!,com Andy Warhol, e disse: olha o Pelé. Eu: o amor é lindo. Saiu do fundo de sua alma a resposta: tiaaaa o Pelé é gay? Aà expliquei: o amor é lindo quando duas pessoas se amam. lula, minúsculo por sua grandeza, ama Maduro.Lula parou na guerra fria.
Até tú Ruy?
Esquerda que defende Maduro e direita que defende Bolsonaro são iguais. Pra eles a democracia só vale se lhes for conveniente.
A incoerência da Esquerda. Ditadura nenhuma presta.
Tudo de acordo com as conveniências e sonhos de autoritarismo de um determinado dirigente. Só espero que este amor indigesto não transforme em uma realidade indigesta que tolhe a liberdade de opinião e de ire vir.
O Ruy tem seu valor, mas é outro que não se digna a buscar o que foi realmente foi dito sobre um assunto que vai comentar. Preferiu ficar na narrativa do que supostamente se disse. Ou, o que seria pior, buscou a fonte, mas dobrou-se à narrativa da Folha e outros de menor importância. De fato, "o amor é lindo"... entre colunistas e quem lhes paga pra escrever.
Injustiça com a Folha: a Folha sempre foi um jornal a serviço do lula. De vez em quando publica verdade sobre ele apenas para dizer que é imparcial.
Magistral!
Poi Zé, né, carÃssimo, podÃamos passar sem essa. Nem é "essa" em particular, mas sim, defesas de autocracias em geral, sejam venezuelanas, iraquianas ou sauditas. Dá não. Pra que emprestar peso polÃtico a isso? Eu, hein, Rosa?, diria Vovó...
Hoje o moderador/ censor está com tudo.Teria um cargo no que ele chama da ditadura da Venezuela, assim como teria tido na nossa que esse jornal apoiou.
Ruy, a atitude de Lula ao convidar Maduro para. a Unasul foi de atraÃ-lo para o concerto das nações sul-americanas , ao invés de isola-lo ainda mais. Note que o Biden está se aproximando da Venezuela.De resto, FHC teve boas relações com Chavez e ninguém falou nada. Aguardo seus competentes comentários sobre música.
A incoerência da Esquerda. Ditadura nenhuma presta. Daqui a pouco lula, minúsculo de propósito receberá Ortega e Rosa Murillo.
A sua narrativa é muito engraçada. Que tal fazer uma narrativa de papagaio?
A sua narrativa é muito engraçada. Que tal fazer uma narrativa de papagaio.
Foi um absurdo o que Lula fez. Será que ninguém consegue fazê-lo entender, que apesar de ter sido eleito estamos infelizmente, graças ao larápio em.outro paÃs.
Enquanto isso, venezuelanos e brasileiros disputam restos de li-xo em vários pontos do território nacional. Isso também é narrativa?
Lula mais uma vez falando pelos cotovelos. Ele é eloquente quando cala a boca. Sempre sem noção, parece perdido.
Sugiro outros tÃtulos pro nosso Ruy: FSP e o programa liberal de Guedes/Bolsonaro, o amor é lindo! FSP e a ditadura militar no Brasil, o amor é lindo! FSP e a tortura no Brasil, o amor é lindo!
Não devemos pensar a Venezuela como um condomÃnio onde se passa uma crise danada, por mil motivos e o sÃndico eleito resolve botar pra quebrar nos condôminos contrários a ele, afogar, silenciar, torturar, excluir o estatuto e continuar morando na cobertura em altÃssimo nÃvel, enfim todo mundo continua pagando todas as tachas e passando dificuldades enormes e é só ele quem manda e ainda esbanja! Ou devemos pensar ? E até apoiar? Embargos são muito cruéis e determinantes sim mas e o tudo mais?
Muito bom o texto. Sugiro mais alguns: Folha de SP e o programa liberal de Guedes/Bolsonaro, o amor é lindo! Folha de S. Paulo apontando e os "pontos positivos" do inominável, o amor é lindo! Folha de São Paulo dando palco pra Dalagnol (tem que ouvir as mentiras deslavadas do outro lado, não é?). Ora me faça um ponche!
Pois é, caro missivista, a "sua narrativa" também é apenas mais uma, pena que tant@s creiam, ideologicamente, nela, sem respaldo no histórico da geopolÃtica do imperialismo estadunidense. Mas isso pode ser apenas a crença a uma "narrativa", sem respaldo histórico sociológico, não é mesmo? Assinado: um sociólogo "cucaracha", como Henfil em seus Diários, irmão de meu colega de profissão Betinho, CIENTISTA SOCIAL.
Foi o chavismo, não o imperialismo, que arruinou a Venezuela
É óbvio que o Brasil tem o direito de receber o que a Venezuela deve, por volta de 1 bilhão de dólares. É dinheiro do povo , que o Lula avalizou. Se recebermos, vale a estratégia. Senão, foi engabelado novamente.
Irretocável!
Caro Ruy ótimo artigo,tristes tempos, pobres paÃses irmanados na pos-verdade,vulgo mentira oficial ou chapa branca.
Por isto eu admiro tanto o Chico Buarque. Quando estava todo mundo atacando Lula e Dilma, nos temas mais batidos, o que propositadamente resultou no grande desastre do monstro das joias e dos 700 mil, da gasolina cara, dos juros, da eletrobras, Chico estava lá, forte, denunciando tudo, com extrema coragem, sem nunca se inclinar aos grandes patrões do Brasil.
Prezado Ruy, da ABL, em parte você tem razão, quando afirma que o Maduro é um ditador; em parte não, quando cita apenas o Lula como apoiador da Venezuela; pois o Macron recebeu o Maduro, o secretário de Estado americano John Kerry visitou o Maduro, e governantes de paÃses importantes se reaproximaram da Venezuela. Lembrando: se os Estados Unidos da América não tem amigos e sim interesses, porque o Brasil do Lula não pode fazer o mesmo? Interesses nacionais, meu caro Ruy, da ABL.
Ninguém mais disse que a Venezuela é democracia
abl é associação brasileira de lesmas?
Tempos estranhos, ditadores são acolhidos por representante brasileiro, o que se diz democracia, vigia além do seu povo, o resto do mundo, a montadora alemã, invade os dados dos empregados, onde vamos parar?
Onde vamos parar com pessoas que pensam como vc Marenildes, por favor ninguém acolheu ninguém foi um encontro polÃtico com olhos no futuro e com interesses, pq um PaÃs não pode negociar? que já vem vc dizer que acolheu?
Tempos estranhos, quem tentou darcum golpe de estado no Brasil é que se indigna com a ditadura na Venezuela! Certo é que as democracias do mundo, que tão bem convivem com as ditaduras de paÃses que lhes convém, quiseram impor uma democracia e mais ainda, legitimar um suposto presidente que não teve um voto para o cargo e ainda impuseram a miséria no paÃs com 900 diferentes embargos,detalhe, a Venezuela tem uma das maiores jazidas de petróleo do mundo!
E nós da esquerda que razões temos para defender uma ditadura que até agora não proporcionou sequer um prato de comida para o seu povo? Ou o Maduro apresenta ao menos melhorias significativas básicas para a vida do seu povo ou nenhuma justificativa haverá para um regime desses. Afinal, o nosso objetivo não é propiciar melhores condições de vida para todos, ou apenas um regime que se declara de esquerda basta?
... as manifestações dos vermelhos e verdes-amarelos revelam a vontade profunda de fortalecer alianças com ditadores diversos para se afastarem de nossas irmãs e irmãos das Terras Mágicas Sagradas das Américas, de UK e da Iberia!... Ontem, os vermelhos amargaram, sob aplausos dos verdes-amarelos, no prato para chilenos e para uruguaios e deram filé mignon para os ditadores de venezuela!!!... Falta grave!...
Chama-se diplomacia. O governo Lula tem mostrado competência nesse quesito.
A sua iniciativa diplomática é correta e louvável e todos, ou quase, a aplaudiriam não fosse esse exagero de chamar a nós todos de mentirosos, né? Pois é o que ele fez ao chamar de narrativa aquilo que sabemos que se passa na Venezuela. Temos que reconhecer que Lula errou no tom.
Falou tudo, perfeito. Do mesmo modo como condenamos Bolsonaro, temos que condenar Maduro, simples assim.
com uma diferença o bozo perdeu e o Maduro está lá ainda e enquanto isso tem de ser recebido onde quer que ele seja convidado
Creio que o artigo está em consonância com a campanha da Folha de São Paulo “Fure a bolha”. O teor dos comentários evidência a pertinência da campanha.
Verdade Sr Ruy, vejo que escutou bem diferente dos demais leitores, e tenta propagar uma "narrativa própria" buscando enganar seus leitores ou agradar aos bovinos. Em tempo, não lembro de uma "narrativa" sua que não seja castigando o Lula, desde de tempos remotos.
Narrativa do boi vermelho!
Zé ninguém defendeu regime nenhum meu caro pense
E nesta, teve ou não razão? Quer fazer o mesmo que os bozoloides, criar um universo paralelo? Por que catso defender regimes abjetos como o do Maduro e o da Nicarágua? Que realizações eles tem para ao menos compensar minimamente as atrocidades? Cuba, por exemplo, tem a seu favor um governo voltado para satisfazer ao menos as necessidades básicas da população, e muito bem sucedido nisso. Mas a Venezuela e a Nicarágua tem o que?
Ruy, a comparação é assimétrica. Parece-me que sua intenção tenha sido a de deslegitimar as crÃticas dos bolsonaristas à incoerencia petista. Desidratar as incoerências de Lula. Ocorre que, sob o governo Bolsonaro, não convivemos com prisões, sequestros, desaparecimentos, afogamentos, tortura, estupros e execuções, asfixia da imprensa, degola do Poder Legislativo... nada disso. Ou seja, faz um crÃtica "pequenininha" ao Lula, mas coloca Bolsonaro na mesma frase de Maduro.... sutil você, hein
Fábio. A sutileza não parece que te alcança. Bolsonaro não chegou lá porque o Brasil não é a Venezuela. Mas por ser Brasil, há que sempre se chamar a atenção para estas narrativas antes que elas se tornem realidade. Ruy salienta aquilo que, de tão óbvio, não se conseguem sutilezas.
Faz o L.
Sem dúvida o nosso estadista tem crédito e portanto merece todo nosso apoio quando se trata ser solidário a um paÃs com graves problemas sociais!
L L L
Se percebe que a Folha infantiliza seus leitores, todo um importante movimento de união dos paÃses da AL e a Folha fica só no Maduro, assim como com Lula no G7 fechando diversos acordos, mas tudo era Zelensky. Existe todo um movimento geopolÃtico, onde paÃses se unem para se fortalecer, e a Folha direciona e imbeciliza tudo que for contra intereses americanos.
Gilmar e Padilha, posso até concordar ou não que o Lula poderia ter agido diferente, mas só se ater a isto, dar este valor ao fato. Eu poderia achar um exagero, não fosse a folha ter este tipo de comportamento diariamente. Isto é guerra hÃbrida contra o um governo não alinhado aos EUA, foi isto que resultou no monstro dos 700 mil no passado.
ah sim então eu convido o Padilha para minha casa apresento vc e começo descendo a lenha?, claro que não preciso dizer algo de bom.
Ok, mas o Lula precisava exagerar tanto no discurso de exaltação de um ditador abjeto? Trazer a Venezuela de volta à comunidade americana do sul é correto e pode até contribuir para que Maduro tenha que suavizar o regime mas para isso não precisava negar o que todos sabemos que não é fake news. O que Maduro tem a apresentar de realizações para seu povo que justifique minimamente sua ditadura?
Preciso e cortante, mestre Ruy!
Sim, é isto.
Lula e como o escorpião da fábula, não consegue esconder sua natureza.
Não deixem o Lula ler esta coluna. Ele vai ficar muito triste.
Vai mesmo pq entenderá que o povo está mais bu rro que antes
Narrativa e a nossa Folha nunca tratar o diador chinês como ditador. Afinal temos que atender os interesses econômico. Narrativa é algo que se mede em interesses. Pode ser ideológico ou mesmo uma questão de bovinocultura. Fala, gado.
Palavras do boi vermelho!
A narrativa de Lula é a que mais se aproxima da verdade. Com efeito, a Venezuela foi sitiada, isolada, sabotada economicamente pelos governos de direita e até um presidente autoproclamado de nome Guaidó arranjaram para assumir a presidência após o golpe planejado. Felizmente para o povo venezuelano o golpe fracassou e a Venezuela manteve sua soberania e voltou a trilhar o caminho do desenvolvimento.
Resta saber o que veio primeiro, o ovo ou a galinha. O Chaves durante um mandato obtido em eleições livres e limpas foi vÃtima de uma tentativa de golpe que contou com a participação ativa da “Globo” venezuelana. Nesse cenário a sua reação foi até compreensiva mas o Maduro agiu o tempo todo ditatorialmente e levou o povo venezuelano a miséria. Não entendo porque é defendido por parte da esquerda. Quais as suas realizações até agora? A vida do povo venezuelano melhorou? O que justifica aditadura?
Triste figura! Mais um boquirroto! Minha avó dizia uma coisa que, na época eu não entendia: “quem fala muito, dá bom dia a cavalos”. Triste verdade!
Parabéns mais uma vez, Ruy Castro. Deu gosto de ler hoje meu articulista favorito. Leiam isso, por favor, Lula e Celso Amorim!
É complicado. Biden classifica Maduro de ditador, mas não o prÃncipe das arábias. Biden pediu ajuda de ambos com o petróleo qdo a Russia invadiu a Ucrânia. Sanções não terminam ditaduras. KN, Cuba, etc. Talvez Lula queira negociar com Maduro; integração em troca da democracia. Será bem sucedido? Ninguém sabee talvez não. Mas, não precisava da declaração: Construir a própria narrativa. Mandou mal demais e permitiu a escritor de biografia critica-lo abertamente e com certa validade.
Lula enterrou a palavra narrativa. Única coisa boa nessa história de amor...
Qual seria a "narrativa" do Maduro para não pagar sua dÃvida com o Brasil?
Certamente a mesma narrativa do Brasil quando pagou a dÃvida com o FMI.
Lula precisa urgentemente de alguém que o aconselhe antes de abrir a boca em público, sobretudo, sobre polÃtica externa. FHC seria a pessoa indicada! Senão, vira um Bozo com sinal trocado!
Já virou ..
Acho que mantiveram o conselheiro para assuntos verborrágicos da Dona Dilma!
Reserva moral, é exatamente disso que precisamos.
Uma mentira contada várias vezes pela Folha... lembra quando mentiram na imprensa internacional para invadir, destruir o Iraque e saquear o petróleo? A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo. As 900 sanções que destroem a vida dos venezuelanos, são pensando no bem dos venezuelanos ou no petróleo? Porque não tem sanções nas ditaduras aliadas, como da Arábia? GeopolÃtica.
Padilha, o petróleo de nada serve enquanto estiver em baixo do subsolo, são estas sanções que impedem a Venezuela de extrair a riqueza de seu petróleo. Os EUA só voltaram na Venezuela pra conversar, depois que viram que o petróleo da Russia não viria mais, mas aproximação, só se for deles, não de outros vizinhos. É tudo interesse financeiro e geopolÃtico, se a Venezuela fosse aliada americana, a Folha não colocaria 100 manchetes sobre o Maduro, comos e fosse um tema de tal importância.
Gilberto, sou de esquerda, antes que seja agredido pelo que vou dizer, mas me escapa a compreensão do porque dessa defesa da ditadura desastrosa do Maduro e a leniencia para com o Ortega da Nicarágua. Cuba, por exemplo, pode ser um regime fechado mas tem a seu favor realizações que ao menos minimamente compensam o seu povo com necessidades básicas muito bem resolvidas apesar das dificuldades econômicas e do embargo de 60 anos, mas a Venezuela tem o que, apesar da riqueza em petróleo?
Pedro, você não entendeu, não é uma justificativa, mas uma denúncia da narrativa com outro exemplo de narrativa falsa. Golpes e tentativas de golpes pelo ouro negro, até o absurdo do Guaido tentaram. Junta os pedaços, a história, coloca uma calda preta sobre tudo e vais entender, ou não.
Onu Hermogenes, nunca condenou uma invasão unilateral dos EUA, como Iraque. Vale lembrar do brasileiro Sergio Vieira, morto justo quando denunciava os americanos no Iraque. Também Bustani, que teve os filhos ameaçados por John Bolton, quando da denúncia da falsidade das armas quÃmicas... GeopolÃtica.
ONU HERMOGENES, não se esqueça que a Onu nada fez contra as invasões unilaterais do Estados Unidos. Vale lembrar Sérgio Vieira de Mello, coincidentemente morreu quando denunciava as atrocidades americanas no Iraque.
Sugiro você ler a coluna de Bernardo de Mello Franco do O Globo de hoje, 31/5. Quando a crÃtica vem da própria esquerda, é melhor ficar atento e não deixar a ideologia vencer o bom senso.
Velho argumento de justificar uma M* com outra. Ditadura é ditadura, seja de direita ou esquerda. O que Lula tinha que fazer era receber maduro como chefe estado e restabelecer relações diplomáticas, como fez. Mas chamar de narrativa o que acontece na Venezuela é cegueira ideológica. Ou vc não ouviu o comentário de Boric?
Excelente comentário!
A ONU e haia estão mentindo? Na cegueira sectária, o petismo e o bolsonarismo são iguais.
Caro Ruy Castro, coluna maravilhosa! Raras vezes faço comentários, mas essa coluna exige. A pior coisa de qualquer pessoa, em especial agentes públicos, é a desonestidade intelectual, na qual pessoas mentem deslavadamente em prol do elas defendem, sem reservas morais. Isso destrói a sociedade e as crenças em um futuro melhor. Você expôs de forma direta e sem reservas o que todos deveriam falar. Com a força da sua opinião influente. Ninguém deveria ser comprometido com os erros alheios. Obrigado!
Com a Janja andando com ele para cima e para baixo 24 horas por dia, achei, inocentemente, que ela pudesse ter um papel moderador nas falas do marido.
Está revelando um poder sim… só que “piorador”.
É muito triste termos que conviver com um idiota, corrupto e comunista como o Lula no governo, representa uma vergonha nacional, imagina o que o mundo pensa dos idiotas brasileiros que colocaram este monstro no governo, lamentável. Realmente, cada vez mais o brasileiro se torna o lixo do mundo, e quem viaja para o exterior sabe o que estou falando, pois lá fora ninguém fala português e nem se interessam por isso. É preciso que os brasileiros que votaram neste cara voltam para as ruas para tirar
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Lula e Maduro, o amor é lindo Voltar
Comente este texto