Ruy Castro > Lula e Maduro, o amor é lindo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
O Lula precisa tomar cuidado com suas narrativas, parecem demonstrar amor. Pode ficar mal até com os que pretendem agradar, a boca pequena chamá-lo de afoito ou coisas piores. Amorim, dá um toque nele!
Quando era criança, esse troço de narrativa era chamado de conversa mole prá boi dormir. No caso, conversa mole para tontos procurarem pontos positivos em ditadura abjeta.
A senescência do Lula aprofunda traços de transtornos mentais caracterÃsticas de grandes lideranças (Bolsonaro, Putin, Hitler, Perón).
Excelente coluna do nosso imortal! Ruy Castro alia uma brilhante erudição, um talento literário maravilhoso e, sobretudo, como podemos ver aqui, integridade intelectual, que, infelizmente nem sempre é a regra entre seus colegas, que passam pano para tudo o que o Lula fala (vide Reinaldo Azevedo). Parabéns!
Continuo apoiando o Lula da Silva, porém com mais ressalvas que antes, pelo fato do mesmo haver sofrido transformações de condutas comportamentais intelectuais e ideológicas questionáveis. Lula da Silva mostre sua humildade e sabedoria ao povo que elegeu e confiou em você para salvar o Brasil do medonho troglodita nazi fascista, que agia terrivelmente com maldade igual ao Ortega e o Maduro!!!
FSP nenhuma linha sobre a agressão a jornalista ontem? Nada? Foi pelo amor e pela democracia?
Sinceramente, mesmo apertando o 13, a criticadas permanece. Tenho 2 olhos e cérebro suficiente para fazer uma pergunta bem simples ao nosso presidente: Qual o seu objetivo, Lula?
Mas se o Lula falou exatamente o que todo mundo quer, só que embrulhado num papel de presente, quem tá errado mesmo? Quem tá comentando o papel de presente, né... Affe... "O sábio aponta o céu, mas o tolo olha a ponta do dedo" provérbio chinês
E quem fala muito, dá bom dia a cavalos… dizia minha avó e eu, na época não entendia!
Tiro no pé do Lula que já não está no seu auge da sagacidade. Para além das difÃceis decisões que o Brasil deve tomar em relação ao vizinho, como se relacionar, que tipo de integração e de comércio, em qual grau deverÃamos interferir em seus assuntos em nome de princÃpios maiores, etc, o tom e a forma do discurso soa bem impróprio e contraproducente. Lamento que dê esse tipo de munição grátis para oposição.
Isolar Cuba, Irã ou Nicaragua trouxe aqueles paises para a democracia? Pelo contrário, provocou a união dos cidadãos no autocrata. Não ver fatos e recorrer a narrativas para atender o modelo mental criado por bloqueios ideológicos é a lógica disto. Lula está certo, desafiando Maduro a criar uma nova narrativa, que só pode ser mais forte se for baseada em fatos e a oportunidade esta nas proximas eleições. Este colunista entende de garota de ipanema, chopp, academia de brasileira de lesmas.
cara sumidade ai debaixo, representante da justiça divina aqui na terra, há certos estruturas tão bem protegidas, é o caso da venezuela com os militares aparelhando o governo, cuja mudança só é possivel por ação interna. Abrir a venezuela é a forma de mudar as coisas. Isola la é mante unida nesta distopia além de castigar demais seu proprio povo. Lula esta certo na estratégia. Como sumidade, se alguem achar a inteligencia que sumiu é melhor te avisar.
Verdade. Vamos passar a mao na cabeça de ditadores aloprados, que convencem pessoas como você para ver se eles ficam bonzinhos. Surreal esse comentário.
...E aà Maduro? Vc tá mentindo? Qual sua história (narrativa) e assim fazer com que o talvez ditador de explicações sobre as questões soberanas de um paÃs que devem respeitar as regras internacionais de DH...
Boa Ruy! Matou a pau.
Primeiro lhe peço desculpas, és um acadêmico, grande conhecedor da lÃngua pátria e autirbfe ótimos livros, mas... Devo discordar do que falas em relação ao presidente Lula. Talvez a interpretação seja de que o mundo acusa Maduro de coisas como violação aos DH, Ditadura, etc.,e que o Nicolas deve mostrar ao mundo que a "narrativa" é outra, a Venezuela com o comandante é um paÃs transparente,respeitador dos DH, distribuidor de renda, etc... Logo, foi como se Lula, numa conversa informal falasse...
Taà um leitor que sabe usar de ironia - acho. Eu não sei, por isso vou logo avisando: o meu comentário é ironia.
Nos últimos 10 dias Lula está sendo um desastre em cascata. Alguém poderia colocar-lhe um cabresto é um tampão na bocarra? Meu Deus quanta besteira…
Lula como sempre tenta colocar muita coisa e diversos objetivos antagônicos num mesmo pacote. Para isso faz piruetas verbais e acaba resvalando em inverdades, mas assume o risco calculado de integrar um esquerdista simpático e poderoso ( a Venezuela tem muito poder militar e muito petróleo) sob sua esfera de influência. O jogo de chefes de estado não é só feito de posições éticas e de bom mocismo, infelizmente.
Ótimo, Ruy!
Acho que o Lula está se gabando junto ao Maduro. Afinal ele até hoje mantém a narrativa de que é inocente e não recebeu propina. Enquanto o hermano do norte não se dá ao luxo de dispensar a força bruta para se manter na cadeira, ele está lá só no gogó e seguindo a tática de negar sempre.
Nossa, no começo achei que estava falando da nossa ditadura militar, que muitos ainda elegem seus mandantes até hoje!
A Ãfrica do Sul não vai prender o Putin no encontro em agosto, mas está mais longe que a América do Sul né
Reinaldo Azevedo elogiou o discurso, especialmente essa parte final que considerou ser uma crÃtica sagaz e sofisticada ao Maduro. Eu discordo, Lula não é tão genial e nem tão sutil assim, ainda mais quando fala de improviso; sem roteiro e sem discurso escrito, tende à s divagações, à s bobagens, à s frequentes muletas de vocabulário ("sabe", "extraordinário", "neste paÃs", "a gente") e acaba por dar bom dia a cavalo.
Pagando, Reinaldo Azevedo elogia até o Demo. Fazia isso com Aécio Neves e, quando descoberto, com a maior cara lavada, passou a elogiar Lula e o PT, os mesmos que antes ele demonizava sem trégua. Modelo de jornalista sem rabo preso...
É exatamente o que penso, Flávio. Lula pode até ter as melhores intenções (espero que sim), mas dá muito bom dia a cavalo (não que os pobres e simpáticos equinos não mereçam) quando fala de improviso.
A Exxon, dos EUA que oferecem um prêmio pela cabeça do Maduro, está la furando. Sem a América do Sul em bloco, teremos EUA e China tirando nossos recursos primários e transformando o continente em quintal sujo. O continente tem que se integrar e isolar a Venezuela não ajuda a voltar a plena democracia. Isto não funcionou em Cuba, Iran, Nicarágua etc.
Há uma diferença entre ter relações diplomáticas e econômicas com a Venezuela e adular um ditador abjeto, negando os horrores polÃticos daquele paÃs, como Lula fez. É incompreensÃvel, pois ao dizer absurdos como este, um aterás do outro, ele desgasta a si mesmo e a seu próprio governo. A extrema-direita agradece.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Lula e Maduro, o amor é lindo Voltar
Comente este texto