Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Alves

    Como sempre, há um desprezo pela matemática e pela lógica. Isso leva a problemas até entre as pessoas que são formadas, conseguem ler e entender um texto, mas não conseguem ver óbvias incongruências neles, pois falta raciocínio lógico.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Isso não é evidência empírica. Quem possui déficit de lógica é levado a acreditar que isso é qualquer tipo de prova valida.

    2. Joel Domingos

      Acabei de demonstrar a evidência empírica com o exemplo do prof. Elon Lage. Você assistiu o vídeo? A inteligência medida pelo QI não é a mesma usada para compreender regras gramaticais. Tampouco para aqueles com QI de gênio (acima de 120 ou 140, para alguns) implica que compreenderá as regras de leitura de uma partitura musical. Contra fatos não há argumentos.

    3. Fernando Alves

      Essa teoria que é severamente criticada por especialistas por não ter nenhuma evidência empírica. A lógica ajuda a separar pseudociência que é bonitinha no papel de realidade.

    4. Joel Domingos

      Fernando, a Teoria das Inteligências Múltiplas afasta essa sua visão sobre o tema. Existem vários tipos de lógica, não só a lógica matemática. O professor Elon Lage incorre nesse mesmo erro no vídeo do YouTube "O que é o conjunto vazio", alegando que quem escreveu a Constituição deve estudar matemática, por causa do texto do art. 34. Uma pessoa pode entender muito de lógica matemática e não dominar as regras (também lógicas) do uso da crase e da vírgula, nos casos de aposto e vocativo.