Painel do Leitor > Para você, qual deve ser a postura do Brasil diante de líderes autoritários? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Soberania deve ser respeitada, mesmo sem a concordância com os seus métodos. Não se deve dar uma de USA, querendo ser juiz do mundo e fazendo o monte de besteiras que eles fazem.
Qual a medida do respeito à soberania alheia diante do desrespeito aos direitos humanos? Quando USA advertiram sobre os riscos à nossa democracia e arroubos autoritários do governo bolsonaro não desrespeitou nossa soberania? Até quanto podemos ficar impassivel ao pedido de socorro dos que sofrem restrição de liberdade, prisões e até mortes?
Cordialidade é o maximo que se pode permitir no trato com ditadores em razão dos diferentes interesses envolvidos. Qualquer gesto além da polidez é concordância com os métodos truculentos dos ditadores mundiais. Esses não têm ideologia nenhuma só querem poder e dominação.
Não manter relacionamento.
Brasil nunca teve liderança,coragem e iniciativa de postura em assuntos de lÃderes autoritários e sempre foi neutro( ze do muro) por não ter competência em assuntos internacionais.
Não se deve cortar o diálogo mas menos ainda "tentar tapar o sol com o dedo", sobre os desmandos internos desses governos, como bem observou Lacalle Pou.
Acredito que o relacionamento com ditadores de direita ou esquerda deve ser o mesmo. Não se aplaude ditador, não se visita ditador, não se apazigua ditador. A questão não é ideológica, é moral. Elogiar ditador de direita ou de esquerda fala mais da falta de moral de quem elogia do que de quem recebe o elogio.
Manter distância.
Se seu vizinho de apartamento não respeitasse as normas do condomÃnio, maltratasse as pessoas que trabalhassem no apartamento dele e não pagasse o condomÃnio, você o convidaria para um jantar no seu apartamento com amigos e declararia altos elogios a ele? Pau que bate em Chico bate em Francisco.
Relacionamento comercial e diplomático deve ser normal, agora trocar visitas, com fotos? Isso mais me parece um apoio ao ditador, não deveria. O problema é que petistas que falam tanto em democracia, adoram uma ditadurinha de esquerda, enquando os bolsominions que tanto falam em liberdade, adoram uma ditadurazinha de direita. Hipocrisia.
Nas relações entre paÃses o que prevalece são os interesses mútuos. Ora, estamos cansados de ver presidentes dos EUA recebendo ditadores piores do que o Maduro. Aliás como fez o Bolsonaro quando visitou o Oriente Médio.
Quer justificar o erro apontando os EUA? Quando os EUA recebe ditadores não os elogiam e os chamam de democráticos, apenas trata dos interesses comerciais e geopolÃtico. Os EUA é pragmático, diferentemente da nossa demonstração de despreparo, inocência ou má fé
Especialmente para os vizinhos da america latina. A mesma atitude que damos aos nossos vizinhos da vida real. Para os bons vizinhos colaboração e amizade. Para os maus vizinho distância respeitosa.
A mesma que Biden pratica. Ela não é aplaudida por aqui? Recebe o ditador da Arábia assim como recebe o Maduro ou outro, não é mesmo?
Realmente,está Folha não tem o quê fazer.
Por pior que seja Putin, Maduro ou qualquer outro que liderou qualquer paÃs em toda a história da humanidade nada se compara à destruição que causou satanaro ao Brasil. Então Lula - que nos livrou da maldição bolsonarista - pode convidar até um cão sarnento para honrarias que ele seria perdoado.
Se é paÃs vizinho, com fronteira comum, deve ser bem observado. Principalmente se são produtores de coca e maconha.
Depende,.Será que o Agro-golpista-fascista iria gostar de mexer com chinês ditador da China? Ou com os sheiks das Arábias compradores de refinaria a preço de banana e doadores de joias reluzentes? e na vizinhança destas terras arábicas, acho que não.? No tal da Nicarágua pode sentar o chute na canela. Maduro sei não, tem muito petróleo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Para você, qual deve ser a postura do Brasil diante de líderes autoritários? Voltar
Comente este texto