Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Soberania deve ser respeitada, mesmo sem a concordância com os seus métodos. Não se deve dar uma de USA, querendo ser juiz do mundo e fazendo o monte de besteiras que eles fazem.

    Responda
    1. FERNANDO SANTOS

      Qual a medida do respeito à soberania alheia diante do desrespeito aos direitos humanos? Quando USA advertiram sobre os riscos à nossa democracia e arroubos autoritários do governo bolsonaro não desrespeitou nossa soberania? Até quanto podemos ficar impassivel ao pedido de socorro dos que sofrem restrição de liberdade, prisões e até mortes?

  2. maria eloisa montero miguez

    Cordialidade é o maximo que se pode permitir no trato com ditadores em razão dos diferentes interesses envolvidos. Qualquer gesto além da polidez é concordância com os métodos truculentos dos ditadores mundiais. Esses não têm ideologia nenhuma só querem poder e dominação.

    Responda
  3. roberto cardoso

    Não manter relacionamento.

    Responda
  4. Paolo Valerio Caporuscio

    Brasil nunca teve liderança,coragem e iniciativa de postura em assuntos de líderes autoritários e sempre foi neutro( ze do muro) por não ter competência em assuntos internacionais.

    Responda
  5. Raul Deodato Moura

    Não se deve cortar o diálogo mas menos ainda "tentar tapar o sol com o dedo", sobre os desmandos internos desses governos, como bem observou Lacalle Pou.

    Responda
  6. Flavio Ferrando

    Acredito que o relacionamento com ditadores de direita ou esquerda deve ser o mesmo. Não se aplaude ditador, não se visita ditador, não se apazigua ditador. A questão não é ideológica, é moral. Elogiar ditador de direita ou de esquerda fala mais da falta de moral de quem elogia do que de quem recebe o elogio.

    Responda
  7. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Manter distância.

    Responda
  8. Ademberg Vasconcelos

    Se seu vizinho de apartamento não respeitasse as normas do condomínio, maltratasse as pessoas que trabalhassem no apartamento dele e não pagasse o condomínio, você o convidaria para um jantar no seu apartamento com amigos e declararia altos elogios a ele? Pau que bate em Chico bate em Francisco.

    Responda
  9. Ricardo Ferreira

    Relacionamento comercial e diplomático deve ser normal, agora trocar visitas, com fotos? Isso mais me parece um apoio ao ditador, não deveria. O problema é que petistas que falam tanto em democracia, adoram uma ditadurinha de esquerda, enquando os bolsominions que tanto falam em liberdade, adoram uma ditadurazinha de direita. Hipocrisia.

    Responda
  10. Joaquim Branco

    Nas relações entre países o que prevalece são os interesses mútuos. Ora, estamos cansados de ver presidentes dos EUA recebendo ditadores piores do que o Maduro. Aliás como fez o Bolsonaro quando visitou o Oriente Médio.

    Responda
    1. FERNANDO SANTOS

      Quer justificar o erro apontando os EUA? Quando os EUA recebe ditadores não os elogiam e os chamam de democráticos, apenas trata dos interesses comerciais e geopolítico. Os EUA é pragmático, diferentemente da nossa demonstração de despreparo, inocência ou má fé

  11. Fernando Nascimento

    Especialmente para os vizinhos da america latina. A mesma atitude que damos aos nossos vizinhos da vida real. Para os bons vizinhos colaboração e amizade. Para os maus vizinho distância respeitosa.

    Responda
  12. Eduardo Elói

    A mesma que Biden pratica. Ela não é aplaudida por aqui? Recebe o ditador da Arábia assim como recebe o Maduro ou outro, não é mesmo?

    Responda
  13. Luciano Siqueira Mina

    Realmente,está Folha não tem o quê fazer.

    Responda
  14. Eduardo Henrique de Oliveira

    Por pior que seja Putin, Maduro ou qualquer outro que liderou qualquer país em toda a história da humanidade nada se compara à destruição que causou satanaro ao Brasil. Então Lula - que nos livrou da maldição bolsonarista - pode convidar até um cão sarnento para honrarias que ele seria perdoado.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    Se é país vizinho, com fronteira comum, deve ser bem observado. Principalmente se são produtores de coca e maconha.

    Responda
  16. Laudgilson Fernandes

    Depende,.Será que o Agro-golpista-fascista iria gostar de mexer com chinês ditador da China? Ou com os sheiks das Arábias compradores de refinaria a preço de banana e doadores de joias reluzentes? e na vizinhança destas terras arábicas, acho que não.? No tal da Nicarágua pode sentar o chute na canela. Maduro sei não, tem muito petróleo.

    Responda