Hélio Schwartsman > Lira e centrão mostram que mandam mais do que Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
mas também com o nosso dinheiro, compram até a mãe dos vendidos...
Reportagem, rasteira, pobre e sem nenhuma análise que tenha validade!!!!
Para lidar com o Lira, chefe do centrão, Lula terá que utilizar a mesma arma que o Bolsonaro utilizou durante todo o seu governo, liberar dinheiro. O problema é que são insaciáveis....
Hélio, não seria o caso de criticar tbem o congresso? Principalmente, citando os nomes daqueles que votam contra pautas importantes para o paÃs? Criticar só o Lula é fácil, não é?
Parabéns, texto coerente! O PT no Brasil está em frangalhos, pelos seus próprios erros: Mensalão, petrolão, aloprados, lembram? Só elegeu quatro governadores e no Nordeste! Lula só foi eleito pelo desastroso perÃodo Bolsonaro!
E você e seus patrões estão gostando , não é Hélio?
E você
Então se o Brasil fosse parlamentarista o governo seria de direita e o primeiro ministro seria Arthur Lira.
Desde o sucesso do bolsa famÃlia como forma de compra de votos, os congressistas passaram a querer também esse tipo de verba. Gradativamente foram conseguindo. As emendas parlamentares turbinadas são destinadas a agradar eleitores com o dinheiro de seus próprios impostos. Houve um nivelamento entre executivo e legislativo, pois o que é o subsÃdio para o carro popular por exemplo senão uma espécie de grande emenda do Lula?
Mandam nada. Só são mais caros.
Texto rigorosamente desnecessário, por não acrescentar nenhum milÃmetro de ideia nova a qualquer dos tópicos que pincela. Ou era só pra fazer coro sobre quem Lula pode ou não receber em seu governo?
Só em republicas bananeiras um presidente nomeia para o Supremo seus amigos. Se o centrão realmente mandasse no paÃs impediria essa aberração.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Censurado por discordar de agressões pessoais.
Hahahahah, xingou e disse! Hahaah!
Perfeita análise. Pena que o entorno radical do presidente não consiga ler, entender e praticar nada que vá de encontro a suas próprias convicções. Por isso mesmo são radicais de esquerda. Se fosse do ex seriam radicais de direita. No fim, todos iguais.
Análises corretas do cronista e do comentarista.
Nilton, prezado, se botarmos o entorno criminoso do Bozo no mesmo balaio do atual, cometemos grave erro, formal e prático...
Hahahahah, Hélio, meu caro, eu torço pra que parte de suas especulações não estejam corretas. Primeiro, que o seu LuizInácio tenha perdido a mão: o homem era hábil, e isso continua muito relevante, ainda que ele não esteja no dia-a-dia (ao qual poderia voltar, aliás). Segundo, grosso modo, o "rei na barriga",falando mais do que necessário, com vistas a (grossÃssimo modo) "dar pinta". Esse começo tá que é uma conturbação só, espero que seja desajuste passageiro. E que o legislabóstico colabore.
Sim, Lula desperdiçou o "estado de graça" a que todo Presidente tem direito no seu primeiro ano de governo e, até mesmo, o presente que ganhou da extrema-direita no 8 de janeiro, quando o bolsonarismo mostrou a sua face mais estúpida. E boa parte dos seus fracassos vêm da mistura de omissão com destempero verbal.
Prezado Hernandes, como manter um “ estado de graça” com um 8/1 engendrado por forças poderosas e o novo governo bombardeado desde a transição pela grande mÃdia ?
O "estado de graça" é analistas da direita falando desde o primeiro mês que "não sabem se o governo dura quatro anos"? Nem estou falando de bolsonaristas, mas dos colunistas e jornalistas "liberais".
O cara acha lindo os deputados ficarem chantageando o governo federal e mamando dinheiro público para aprovar coisas das quais nem deveria dar pitaco, como a divisão de ministérios. Mais um que montou um altar pro deus Lira em casa.
Vamos sugerir ao governo a nomeação do Hélio como liderança no Congresso. Ele terá a função de conversar e convencer o Lira, representante da maioria da extrema direita do Congresso a agir de forma diferente. Em alguns parágrafos o Hélio imagina que entende os meandros do jogo polÃtico atual. É radicalmente diferente. O surgimento da extrema direita bolsonarista é uma novidade polÃtica Não houve nada parecido com a composição atual de forças no Congresso. A lupa do Hélio está suja.
Excelente comentário. Quanto à comparação com Itamar, é um elogio, ele foi muito bom.
Caro Hélio ótimo artigo, porém acho que o tempo de Itamar era outro e o ex-presidente mineiro era bem mais centrado que o atual.
Já estão plantando "Lula fraco" para colher "impeachment". PIG ajudou a eleger a pior bancada bbb da história do Congresso, exaltando o agrocÃdio armamentista. Mas agora quem perde é o Lula. Não serão os indÃgenas em processo de extermÃnio, não serão as florestas, não seremos todos nós que morreremos alagados ou cozidos, apenas e unicamente quem perde com a boiada do AgroTóxico é o Lula.
O mais sensato e perspicaz comentário. Parabéns José Roberto.
Perfeito.
Será que é esse Lira que o STF vai tornar réu por corrupção e a PF estourou o cofre dele e dos aliados? Se for esse Lira o Helinho viajou legal.
Que artigo bom,em especial do final. Gostei da comparação , realmente acho que ele se considera um Mandela com uma dose de papa Francisco mais uma visão estratégica do Churchill.
Essa Câmara é um antro de mercenários e chantagistas.
Parlamentarismo pela metade - A constituição brasileira nasceu parlamentarista. De lá pra cá vem se institucionalizando. Falta um pequeno passo, importante, que parece que a imprensa não vê conveniência que aconteça - responsabilizar-se por aquilo que decide. Hélio quer um Lula que mande mais? Tipo um grandão de um paÃs ao norte? Olha que ele, apesar de não ter esse espÃrito, acaba pegando umas aulas com o amigo...
É uma trabalheira pra conseguir: Tem que cooptar o Judiciário, o Exército e, o que afeta diretamente Hélio, dar um jeito na imprensa...
O Centrão manda, mas manda mal. Recriar a Funasa? Acho que nem os funcionários de lá querem isto...
É certo, Sylvia. Tiro no pé. Foi o único destaque que passou...
Só mais um cabide pra acomodar amigos e familiares dos nossos doutos congressistas.
O Lira vai terminar na cadeia.
este sujeito perverte a realidade para defender a famÃlia f r ias
Mandava até ontem hoje a PF já está na porta e o STF chegando.
Gostei do "se sente um Nelson Mandela, mas está mais para Itamar Franco".
O que será que Hélio tem contra Itamar Franco? Eita complexo de vira-latas.
Incrivel este redbanho. Falam do lira e esquecem do renam calheiros
A nuvem alagoana de insetos, liderada pelo gafanhoto-rei Lira, devastou os cofres públicos do Estado. Cresceu e começou a dizimar o tesouro nacional. Apoderou-se da Câmara Federal e emparedou a Nação. O único pesticida capaz de aplacar seu poder destrutivo traz no rótulo a marca "Cadeia".
Eu acho incrÃvel que existam (tantas) pessoas que acreditam de verdade que o Lula é um grande estrategista, quiçá estadista. Trata-se do maior oportunista que esse paÃs já viu. O personalismo é tanto que impediu qualquer potencial sucessor de surgir no seu partido, que pudesse fazer uma pequena sombra sobre sua persona. Ganhou por pouquÃssimo do péssimo Bolsonaro e deve achar que isso basta pra ser colocado no altar dos salvadores da pátria, pra ser canonizado.
A “narrativa da direita”: Lula não percebeu que os tempos mudaram. Esperam que de tanto repetir a mentira ela se torne verdade
Narrativa, a palavra da moda, a arte de negar os fatos (ex o desastre na Venezuela), ou seja, construir sua própria realidade. Ou simplificando, uma mentira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lira e centrão mostram que mandam mais do que Lula Voltar
Comente este texto