Deborah Bizarria > Por que você passa pano pro Lula? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Lula, como o escorpião da fábula, não consegues contrariar sua natureza.
Artigo água morna com açúcar, ou sal. A Folha precisa melhorar.
Que saudade de ler um artigo do Janio de Freitas!
Lendo os comentários, penso que cabe com perfeição o dito popular: " cada um puxa a brasa pro seu assado". Constato, ainda que como é difÃcil para cada um dos lados sair da Matrix.
Gilberto carÃssimo, se você está confortável numa das duas tribos dominantes do cenário atual, não tenho nada contra. A comparação nas escolhas com o perÃodo nazista com o presente, chega as raias do simplório.
Gosto de ver o pessoal que não concorda nem discorda, muito pelo contrário. Na Alemanha nazista estariam em cima do muro, entre os que amavam Hitler e os que odiavam Hitler, fazendo poses bizarras de isentões, quando na verdade era pura falta de coragem para se posicionar.
Curioso como os comentários que possuem mais "likes" são os que mais confirma os vieses que a autora descreve no texto.
Primeiro, Gilberto Rosa, de onde você tirou que eu sou isentão só pelo que eu postei? Com certeza escrevi algo que te incomodou. Segundo, quer que eu me posicione? Então: Não há diferença entre petistas e bolsominions quando o assunto se trata de fazer vista grossa pro seu guru defendendo ditadores. Os comentários deixam isto bem claro em relação ao Lula, e o coiso é só ver os últimos 4 anos de comentários na Folha.
E os que possuem menos likes são iguais aos seus. Fazendo poses bizarras de isentões, quando na verdade era pura falta de coragem para se posicionar.
Eu sempre fui de esquerda, hoje sou mais liberal. Justamente porque vejo essa postura na esquerda: defendem a democracia contra o Bolsonarismo, mas defendem o apoio que Lula dá para a Venezuela, acham que Putin - um ditador que persegue minorias e invade paÃses - está certo só por se opor aos EUA.
Bizarra
Porque a autora do artigo indica, na biografia abaixo de seu nome, que é "evangélica"? Porque essa informação é importante, para alguém que escreve sobre polÃtica? Esse é o Brasil de hoje.
pois é, ia escrever exatamente isso. Eu prefiro não saber qual é a religião das pessoas, isso elas que guardem para elas e seus gurus. Se coloca isso em seu perfil, é porque acha importante. Acaba é desqualificando tudo que escreve abaixo, pois se alinha automaticamente à queles que acreditam que a religião deve pautar a polÃtica.
Excelente artigo, reflexão e conclusão. Penso que valeria apenas diferenciar que quando quem passa pano é jornalista, está na função errada, pois jornalistas jamais deveriam se ocupar em passar pano.
Não passo o pano para ninguém. Lula Bolivariano é tão ignorante quanto foi o antecessor. A falta de embasamento cultural, somado a uma escolaridade pÃfia, multiplicado por desconhecimento estruturado dá nisso. Democratas? Jamais.
Sim. Lula e Bolsonaro são farinhas do mesmo pacote, ambos não são democratas, um adora os ditadores de direita, o outro adora ditadores de esquerda.
Falta estudar o assunto, defender a soberania da Venezuela passa longe de defender ditadores. Aliás os EUA quis colocar lá uma ditadura de direita, escolheu um fantoche em Washington. Conversa de quem tenta igualar o que não é igual, é apenas a segunda coluna. E tá na cara que votou por uma ditadura fascista em outubro.
E a soberania da Ucrânia?
Lula não negou a miséria social, mas lembrou que sanções internacionais impostas têm seu peso nesse caso. E também no viés da imprensa contra tudo que vem da Venezuela desde 1998. E nisso ele está certÃssimo.
Olha o viés operando… Meu ditador é mais legal que o seu…
A imprensa procurando "pelo em ovo". Pelo jeito não aprendemos nada. Lá atrás, a imprensa foi omissa e parcial, lançando aos 4 cantos aquela retorica antilulista catapultados pela LJ de Moro e Dalagnol q depois se soube, foi uma fraude. Deu no que deu. Ascendemos uma aberração fascista q quebrou o paÃs. Agora, vemos de novo a imprensa superpotencializando problemas naturais, tipicos de um governo ainda em ajustamentos. É preciso cautela. Já vimos esse filme.
"Infrijam"?
Eu sou de esquerda convicto, mas detesto todo tipo de ditador e de ditadura; sou de esquerda justamente porque sou libertário. Lula errou ao elogiar Maduro, dizendo que há uma narrativa construindo mazelas na Venezuela, que o digam os flagelados que atravessam as fronteiras dos paÃses vizinhos diariamente na busca por emprego, comida e remédio. Lula precisa entender que quando Bolsonaro dizia bobagens, aumentava seu rebanho, mas seus eleitores não se assemelham aos de Bolsonaro.
"...mas seus eleitores não se assemelham aos de Bolsonaro." Espero que não, João. Espero que não! Prefiro confiar na aposta de que os intolerantes que frequentam este espaço sejam apenas militantes mostrando serviço ou fazendo o seu "trabalho", tal como fazia a "militância" bolsonarista.
Vamos ao cerne da questão, na fundamental diferença de posições entre bolsonaro e lula. Enquanto bolsonaro elogia seus polÃticos preferidos, ele o faz como modelo; diversamente de lula, que ao receber maduro de forma calorosa, lula o faz na esperança de que o autocrata venezuelano adote o sistema democrático. Pode-se criticar a pedagogia de lula, mas quem não percebe esse diferença tem séria capacidade de entendimento.
Faço essa pergunta todos os dias. Enquanto isso, o Brasil fica parado no o d i o…
Mas fica a dúvida: por que é tão fácil acusar o outro campo polÃtico e tão difÃcil reconhecer os erros do próprio grupo? Débora, se descobrir, por favor, conta pra gente?
Tem certeza que compreendeu o texto, Maria CecÃlia? A autora deixou claro que evidências cientÃficas apontam para o problemas dos viéses cognitivos serem a causa da sua primeira pergunta.
Bizarria fez e faz arminha. Não se conforma com o fim da autocracia medieval que seus iguais protagonizaram nos 4 piores anos da história brasileira. Tenta fazer simetrias que inexistem e só (re)convence a seus convertidos. Nunca mais perderei meu tempo lendo uma linha dessa Sra.
DeverÃamos estudar por que para o brasileiro politizado é tão importante a posição dos nossos presidentes com relação a outros lÃderes polÃticos. Nossos governantes locais ( governadores e prefeitos) comandam polÃcias ultra violentas e racistas. Nossos presos são tratados como animais. O Brasil não é exemplo em respeito a direitos humanos ( apesar de "democracia"). As minorias aqui não são respeitadas. Vamos olhar para o umbigo primeiro antes de pedir que nosso governo critique outros.
Artigo muito raso. Quer "crÃtica" a Lula? Sem problemas: Lula está errado quando adula o Maduro. Só que as razões de soberania evocadas por Lula, que é um democrata, são muito diferentes das simpatias com sanguinários anti-esquerda que Bolsonaro sempre demonstrou, inclusive para figuras da nossa própria história.
Burrice é a sua. Passador de pano, defensor de ditador, hipócrita!
Não dá para argumentar com quem é incapaz de entender os argumentos. Nem o meu primeiro comentário você leu direito, já que eu já aceitei a crÃtica ao Lula no inÃcio de tudo. Então, fazer o quê? Burrice é a regra.
Sabe o que é difÃcil Fábio? Que você sabe que não tem argumentos. Que você diz defender a democracia, os direitos humanos, a soberania dos paÃses, mas quando é alguém da sua ideologia, você esquece disso e passa pano. Dois pesos duas medidas. Se você defende o respeito a soberania da Venezuela, por que não da Ucrânia? Isso é hipocrisia. Você está, em nome do antiamericanismo, defendendo uma guerra brutal e um ditador que persegue minorias.
Quando sujeito é raso e fica preso à lógica binária, a reação é essa aà mesmo que você teve: indignação injustificada, raiva, incapacidade de refletir sobre as falsas equivalências. Paciência. Conversar com gente assim é difÃcil.
Se sou superficial você é hipócrita e passador de pano tanto quanto um bolsonarista. A Venezuela tem de ter a soberania respeitada e a Ucrânia não? Você não tem um mÃnimo de coerência e você ajusta sua moralidade e princÃpios à s conveniências da sua ideologia podre.
O que tem? As complexidades daquele conflito envolvem questões muito mais amplas do que soberania, no caso. Você também é superficial.
E a Soberania da Ucrânia?
A evangélica Bizarria, pegou um conceito básico, fez encaixes ao seu bel gosto, destruindo o útil conceito com um monte de bobagens relacionadas ao seu próprio viés cognitivo.
Chicon se perdeu na Bizarria. Pelo menos a gente se diverte.
Doeu, né ? A verdade é terrÃvel.
Intelectualmente desonesta. A articulista milita em grupos que espalham fake news e distribuem o ódio como norma polÃtica e faz um discurso que pretende estar acima desta polarização. Só engana quem quer ser enganado
Perdeu a credibilidade, quando se intitula "evangélica".
Independentemente do que ela faça, o conteúdo da coluna perturba o conforto de apaixonados.
Ah sim, é bonito apoiar ditaduras né?
Aqui no Brasil a esquerda defende a democracia contra o Golpismo, mas apoia regimes ditatoriais como a Venezuela, Cuba e defende até o horror que foi a URSS. E como argumento, vão dizer: a Arábia Saudita é aliada dos EUA, EUA e Reino Unido também têm um histórico imperialista. Onde estou defendendo esses horrores? Onde um erro justifica outro? Onde o Imperialismo Americano justifica as guerras e as perseguições de Putin?
Maria, eu sempre fui contra armar a Ucrânia e romper com a Rússia. Sempre defendi a negociação da paz. Porém, Lula e a esquerda justificaram sim a agressão russa com a desculpa que a Ucrânia quer entrar para a Otan (sendo que a Ucrânia tem todo o direito de entrar na Otan) e quem causou essa guerra foi a Rússia, não os EUA!
A Maria é um caso de paixão absoluta, exatamente nos moldes do texto. Mas é direito dela. Um dia, futuramente, por certo irá doer.
Lula já condenou a invasão russa um milhão de vezes. Você é que não leu ou não quis ler. O que ele falou, que é verdade é, que Armar a Ucrânia não traz a paz e que se deveria sentar à mesa, paÃses isentos, e se negociar a paz e os termos da reparação russa ou o que for. Mas, os EUA querem Putin morto, a Rússia sob controle e transformaram a Ucrânia em um novo Vietnan. Não são os cowboys do bem assim como Putin também não é. E Zelensky é só uma marionete.
Repisar o tema? Bolsonaro defendeu o Golpismo o tempo todo, elogiou ditadores e torturadores, eu fui contra. Você Maria, porém, defende ditaduras e paÃses autoritários como Irã e Rússia, que perseguem minorias e agridem outros povos, só por serem alinhados ao seu antiamericanismo. E não acho que o Brasil deva romper com a Rússia, mas apoiar a invasão russa? Isso é horrÃvel!
Eu disse isso? Desonesto é você. Eu disse que vocês são hipócritas quando repisam esse tema o tempo todo. Leia aqui e veja que isso vem sempre de vocês. Ontem esteve aqui o presidente da Finlândia, recebe tido o mundo, cadê os comentários de vocês sobre a Finlândia? O Brasil é amigo de todos e quer a paz mundial. Sou a favor.
O Imperialismo americano produziu a guerra quando emparedou Putin incentivando que a Ucrânia entrasse na Otan. Você sabia que da Ucrânia um mÃssil da Otan atinge o Kremlin em minutos? Imagine se o México abrigasse bases militares russas? Putin negociou por meses e inclusive o governo da Ucrânia deposto em 2016 com a ajuda dos EUA era pro-russo. Tem que ler tudo. E o que os EUA têm com Taiwan, você percebe que estão fazendo o mesmo com a China? Tudo para se manter no topo, não importa o custo em
Maria, que comentário nojento. Então por que uma parcela da direita - os bolsonaristas - apoia regimes ditatoriais, vocês também fazem o mesmo? Hipocrisia, pessoas como você me enojam!
A Direita apoia a Arábia Saudita e a Turquia, assim como os Estados Unidos, que, aliás, compram e sempre compraram muito petróleo da ... Venezuela. É tudo conversa pra boi dormir 4
Eu gosto de Lula e acredito que ele represente a maior esperança para o povo comum no Brasil. Mas tenho visto a esquerda se comportar da mesma forma como os bolsonaristas: gente da esquerda sendo contra o Marco do Saneamento simplesmente por envolver a iniciativa privada. Gente de esquerda defendendo a agressão russa - um regime imperialista e ditatorial que persegue minorias - com o argumento de que os EUA também fazem coisas erradas, um erro justifica outro?
Quem se mostrou foi você Maria: uma autoritária, defensora de ditaduras, uma pessoa que prefere que o povo fique sem saneamento do que que tenha saneamento oferecido pela iniciativa privada. Cansei de ver a esquerda justificando a invasão da Ucrânia alegando que a Rússia está "apenas se defendendo". Quem está defendendo Putin é você!
Felipe se mostrou. Todo isento nesses lugares de "religiosos" se desequilibram e ... tá bom, péssima articulista, rasa, cheia de meia-verdades e "terrivelmente evangélica". Jesus está observando. Eu creio.
Maria, você é uma fanática, uma bolsonarista com sinal trocado. Você não se importa com o povo, com a democracia. Você se importa com a sua ideologia podre: você quer o povo sem saneamento básico, mas com o Saneamento todo nas mãos de estatais. Você fala que defende a democracia, mas você apoia ditaduras desde que sejam do seu espectro polÃtico e inimigas dos EUA. Por isso que Lula nem consegue governar, vocês sentem saudades de Stalin.
Não, Felipe. O Marco do Saneamento praticamente obriga a venda das empresas do Estado e não contempla locais onde precisa haver arranjos públicos para diminuir a tarifa para quem passa fome. Estude melhor as crÃticas. Não há problemas com a iniciativa privada, desse que não haja Monopólio Privado, muito pior do que o Monopólio Público.
Deixando a hipocrisia, quer dizer que os EUA não violam direitos humanos na fronteira com México?
E isso justifica a agressão russa?
Uma pessoa que coloca envangélica como destaque na apresentação, falando em viés cognitivo, mostra o nÃvel dos novos colunistas da Folha. Pensar que trocaram Jânio por isto.
Muito bom e pertinente o artigo.
Esse artigo dá muitas respostas para a polarização polÃtica que encontramos na sociedade brasileira. Embora eu tenha votado no Lula nos dois turnos, se a eleição fosse hoje, votaria em branco. Não tenho vergonha de falar que votei errado, justamente, porque não passo pano para ninguém. Ótimo artigo. Vou compartilhar com os meus amigos.
bem, se você votaria em branco na situação de outubro, votaria no bolsonarento. Simples assim. Não concordo com muitas coisas que o lula está fazendo, mas comparar esse governo com o anterior é impossÃvel. Quanto à colunista, que tenha vida curta aqui. Fraca, muito fraca.
Maria, todos as maldades de Bolsoanro, se fossem cometidas por Lula, você apoiaria. Todas as ditaduras que você condena, se fossem de esquerda, você defenderia. Defender a democracia e a soberania dos povos é fundamental. Você é contra o Imperialismo mas defende a invasão russa por que? Por causa do seu antiamericanismo.
Será? Não sei qual foi o seu voto, mas, comparar os dois lados demonstra desconhecimento. Nesta semana, mais um seguidor de Bolsonaro matou o primo, que defendia Lula. É só um lado que atira e só um lado que é alvejado. O governo Lula é Infinitamente superior em tudo.
Votou certo, errou se em 2018 votou no Bozo. Foi o caso?
Pq o Livres passava o pano para o Temer? Pq passava o pano para o Guedes? Pq o tÃtulo não é “…passa o pano para Lula ou Bolsonaro” ? Pq o Livres faz oposição sistemática ao governo Lula e não fez ao governo Bozo? Se é para questionarÂ…
Tolo é seu botico.
Felipe, vc com certeza é cheio de argumentos, infelizmente todos são tolos.
Você não tem argumentos. Passa o pano para tudo quando se trata da sua ideologia e do seu presidente.
Pois é, Felipe, debater com quem não sabe se expressar e corrompe a lógica é difÃcil. A coluna é sobre passar o pano para Lula e Bozo, eu comparo com passar o pano para Temer e Guedes. Vc responde dizendo q os últimos não são ditadores nem criminosos, fica implÃcito q Lula e Bozo o são. Se queria se referir a terceiros, precisaria ter citado os nomes. Mas acho já é demais para sua capacidade de compreensão.
Haja passapanismo.
Ricardo, você sequer consegue interpretar um texto. Eu não disse que Lula é ditador e criminoso - Bolsonaro bem seria - eu votei em Lula. Criminosos e ditadores são os lÃderes da Venezuela e Rússia que o PT e a esquerda apoiam. Outra coisa: defender a reforma da previdência, a reforma trabalhista, o marco do saneamento etc. não é antidemocrático, é pensar na saúde econômica do paÃs.
Em tempo, meu comentário abaixo é para o Felipe. Aproveito o espaço para eu mesmo responder pq se informa a religião da colunista. É o Livres tentando agradar e atrair o bolsonarismo evangélico.
LÃderes do Livres, como Elena Landau e Samuel Pessôa, lavaram as mãos entre Bozo e Haddad. Schuler avalizou Bozo. Apoiaram o governo Bozo até verem suas reformas aprovadas, como a da Previdência e as privatizações, independente do descalabro geral. Entraram no PSL com artifÃcio antiético e saÃram para não perder a liderança, negociada em balcão. Sua acusação de q Lula é criminoso e ditador, mas Temer só não era legalzinho, exemplifica bem o tipo de postura do Livres.
Temer e Guedes são figuras detestáveis, mas não são criminosos nem ditadores. E outra: o Livres se opos a Bolsonaro, até saÃram do PSL.
Pq precisa informar a religião na apresentação da colunista?
Por que a colunista se apresenta como evangélica? Talvez todos os colunistas da Folha devessem externar também suas preferências religiosas. Saravá, nova colunista.
Nesse quesito realmente Lula e o outro foram bem similares, a diferença foi que o outro "ganhou" milhões em joias.
E Lula "ganhou" milhões em palestras.
A premissa da articulista está errada: ao contrário do ex projeto de ditador, os eleitores do lula não passam pano para os erros. Outra premissa furada é que o capiroto elogiava sem nenhum propósito e a própria articulista admite que o atual governo busca parcerias comerciais na AL, o que é meritório. Enfim, a premissa comparativa, tanto no comportamento dos eleitores quanto na existência de causas para além do elogio, está completamente furada.
tem uma esquerda que deve valer uns dez por cento que passa pano para lula, o resto que votou nele sabe de seus limites e critica sem dó o que está fazendo de errado. A premissa está errada porque tem um objetivo, que é igualar um ao outro. É uma parcela da direita que se incomodava com o bolsonarento porque ele era grosseiro, mal educado, mas passava pano para as suas tentativas de golpe e para o fascismo de seu governo. Mas que entre lula e bolsonaro, sempre vai votar no bolsonaro.
Valéria, você deu voltas para se justificar. Eu sempre fui contra Bolsonaro. Votei duas vezes em Dilma, uma vez em Ciro e em Haddad e uma vez em Tebet e em Lula. Torci para Lula ganhar a eleição e considero Bolsonaro um perigo. Porém, eu não aceito de forma alguma coisa erradas na esquerda, entre elas: defender ditaduras antiamericanas ou defender a invasão russa por ser contra a Otan.
Caros assinantes que responderam esse comentário. Durante o governo anterior, divido que vocês tenham feito a mÃnima crÃtica à quele estrupicio. É disso que estou falando, porque quem votou no Lula ou é de esquerda consegue enxergar erros e critica-los, já vocês não admitiam a menor crÃtica, aceitavam tudo. Portanto, a premissa da articulista está evidentemente errada.
Concluo que, portanto, que inexistem erros na conduta de lula. Pudera, pois o sujeito é perfeito. E esse negócio de dizer que ele não tem um dedo é mera 'narrativa'. Em verdade, na mão esquerda ele tem 6 e esconde 2, para que não se perceba que é um gênio em qualquer área do conhecimento humano e o único expoente de divindade que há neste planeta.
Tenho visto a esquerda defender a agressão russa.
O comentário prova que o artigo está correto.
Já que é ponto passivo que todo mundo tem ego e o defende, que tal direcionarmos a energia que a gente gasta discutindo isso para arrumar moradia digna para quem está morando na rua e passando fome? É mais urgente e a gente está no inverno.
Passar pano deixa as coisas mais bonitinhas, não é necessariamente um mal. A fome é desesperadora, é um mal. Dormir ao relento no inverno é um mal.
E os esquerdistas daqui dando piti com o artigo. Ah, esses indignados seletivos de shopping center.
Algum argumento ou só um arroto de arrogância?
Porque Lula luta para o povo brasileiro viver melhor, dentre o qual me incluo. Pautas ideológicas, religiosas e de costumes não trazem desenvolvimento econômico ao paÃs e ao nosso povo. Simples assim!!
Lugar de polÃtico não é na Igreja, quando a polÃtica entra, Jesus sai, conforme ficou muito claro na passagem do "Dai a César o que é de Cesar". O que adultos fazem consensualmente no quarto não é problema do Estado e ideologia não enche barriga e nem desenvolve o paÃs: os Estados Unidos são aliados da ditadura da Arábia Saudita e compram muito petróleo da Venezuela. Assim, a colunista precisa entender que o que importa é só o aumento do Pib, da renda, do emprego e do bem-estar geral.
Hein???
Existe um terceiro grupo que adota o mesmo tipo de comportamento, não citado pela articulista, do qual ela faz parte. ;)
Os nem-nem
Existe também uma diferença entre o que é dito entre os seus e para fora. Na entrevista do Deltan no Roda Viva ele dizia não estar ali para 'dividir a direita' quando confrontado a criticar aspectos do governo Bolsonaro. Acredito que num grupo restrito de direita, as crÃticas ao ex presidente estão liberadas.
Não é um grupo tão restrito assim, é aquele grupo conservador, que achava o bolsonaro um desqualificado, um grosseiro, mas passava pano para ele porque ele manteria o status quo. Nenhum risco de aumentar o salário mÃnimo e faltar empregada doméstica. Se ele queria dar um golpe para ficar no governo, sem problema, desde que tudo continue como está. Aquela parcela que acha bonito dizer que odeia polÃtica.
A Folha precisa melhorar a forma de dar tÃtulos à s matérias que publica (raramente são dados pelo próprio autor). O tÃtulo dado a este artigo tem um viés que não se encontra no texto, e predispõe os leitores a julgá-lo ainda antes de lê-lo, o que só confirma os argumentos da autora. O resultado se pode ler na maior parte dos comentários.
Felicito a articulista pela imparcialidade na análise dos fatos, sobretudo a assertividade com que levantou a questão da cegueira ao se analisar a postura de cada governo, ao se criticar um lado em detrimento do outro, quando este age de maneira idêntica.
Esses crentes bolsonaristas!!
Passapanista detected.
A autora discorre sobre questões alheias à sua especialidade. É conversa de bar, mas com ar de especialista.
É triste ver como a maioria das pessoas no Brasil não consegue discutir polÃtica. Pensam que é futebol: basta torcer contra o adversário. Os comentários aqui, por vezes, são tristes: algumas pessoas são incapazes de entender uma simples argumentação. Sabem apenas acusar quem acham que pensa diferente. Não conseguem defender suas ideias, provavelmente nem as tem. Só conseguem cultivar o ódio e acusar o "outro". Não por acaso os indicadores educaionais por aqui são dos piores do mundo...
Para confirmar que temos uma péssima educação, tivemos o monstro das joias e dos 700 mil quase eleito uma segunda vez, e o pior, em maior proporção entre aqueles que tem nÃvel escolar maior, ou seja, muitas escolas dão tÃtulos mas tiram a sabedoria.
Efetivamente, nossos Ãndices estão dentre os piores do mundo. Também não interessa aos governantes ter um povo que lhes enxerga os erros e as mazelas. Qual deles priorizou a educação?
De viés de confirmação esse povo do Livres entende. Começaram no PSL e são tão ‘livresÂ’ que liberam suas lideranças partidárias para votar desde que elas não votem em pauta da esquerda. Muito ‘liberalismoÂ’ mesmo! Aliás é bom explicar por que deputado federal do Livres se absteve na votação do Marco Temporal, ajudando a destruir os direitos indÃgenas.
E esse texto peca pelo viés academicista, que explica a realidade a partir de modelos, em vez do contrário, que é a função dos modelos - organizar o pensamento sem dispensar a singularidade. Dessa forma a autora projeta essas estruturas nas pessoas e cai na estereotipagem. Uma coisa são opiniões, que só provocam discussões, outra é a mobilização concreta das pessoas pelo ódio, medo, e ignorância, que é o que faz a extrema direita. Esse artigo é simplificador e tendencioso.
A esquerda brasileira sempre mobilizou os seus pelo ódio, medo e ignorância. Deixe de passapanismo.
Sr. Brasil, Lula fez isso? O senhor só confirma o que eu escrevi acima. Mobiliza sua audiência com falsas relações e ameaças inexistentes.
Outro passador de pano de ditador de esquerda. Ditadores de esquerda, como Maduro e Fidel, também mobilizaram pessoas pelo ódio, medo e ignorância. Ou tu achas que os milhões de venezuelanos e cubanos que foram para o exterior fugiram do paÃs por causa do amor?
Linguagem complicada, cheia de "vieses" pra explicar o óbvio: as pessoas rejeitam a diferença. E uma tentativa, sem noção, de igualar Lula a Bolsonaro. É lamentável que Lula apoie ditadores estrangeiros de esquerda, como Fidel e Maduro. Mas homenagear um torturador e assassino de colegas brasileiros, como foi o Ustra, é fundo do poço moral, é monstruosidade sem comparação.
Os teus comentários apenas confirmam o teor do texto. Estás passando pano para o Lula, que também apoia e elogia ditadores que torturam e assassinam.
Essa moça é da igreja da Damares? Cuidado com o uso de Skunk, moça.
Lulaminion...
Gostei. Fundamental praticar a crÃtica,o debate,furar as bolhas, ouvir, falar, avançar ,recuar, mudar de direção, se necessário, reconhecer erros e acertos ainda que no campo ideológico que pertencemos. Fácil? Não, mas vital para a democracia.Uma dúvida: não entendi o motivo de na apresentação da colunista constar ser envangélica. Qual a relevância de tal informação? E se fosse católica, protestante, judia, ateia, agnóstica, mulçumana, etc. Mudaria a qualidade de seu artigo? Não.
Aprendi como funcionam os três vieses; gostei; obrigado!
Lula e Bolsonaro são farinha do mesmo saco. Guevara e Brilhante Ustra. Vinagre e ácido acético.
Não existe assassino ou torturador do bem. Che Guevara e Ustra são iguais na sua crueldade.
Você entende de história como um bolsonarista entende de civilidade. Comparação grotesca sem qualquer fundamento.
Che Guevara, o homem que dizia que tinha prazer em matar pessoas, é sim comparável ao torturador Ustra. Os dois foram assassinos cruéis.
Está louco? Comparar Che Guevara com Brilhante Ustra? Olhe os princÃpios e o tamanho da figura de cada um.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deborah Bizarria > Por que você passa pano pro Lula? Voltar
Comente este texto