Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo werner

    O Outras Palavras é ótimo, obrigado pela lembrança. Sem querer desanimar, mas documentos e provas de manipulação não foram suficientes para uma revisão das versões oficiais no caso da cobertura da invasão do Iraque, Afeganistão, dos muitos crimes em solo africano, lambança na Síria.....não acredito que o esforço de sofisticação das informações sobre a Guerra da Ucrânia impedirão o predomínio da versão cloroquina: "Putin, o cara mau que invadiu um país soberano".

    Responda
  2. Mario Habka

    O melhor texto de todos !!! Lúcido Verdadeiro Obrigado Conti!!!

    Responda
  3. Paulo Roberto

    Ucrânia e Rússia são farinha do mesmo saco, univos!!!!!

    Responda
  4. Johel Souza Filho

    O maior exemplo de dietrismo é este seu texto. Quer acabar com a guerra? Fale para a Rússia sair da Ucrânia e a guerra acaba. Mas você não toca neste assunto, não é. Não só você é conivente com Lula que privilegia ditadores como desinforma seus leitores com afirmações sem provas.

    Responda
  5. Paulo Roberto

    Querem saber de uma coisa Ucrânia e Rússia são farinha do mesmo saco!!!Façam igual ao John Lennon, junte os dois e vê no que dá?????

    Responda
  6. Rubens gonçalves

    provavelmente a semana que vem o ator e comediante de tv vai à frente da grande ofensiva de seu pais contra os barbaros do norte. e os eslavos malvados correram com os rabos entre as pernas de volta ao seu covil. e o mundo segue .( espero que haja mundo).

    Responda
  7. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Todo esse papo, então, deixa eu ver se acerto? Você propõe que a Rússia, potência imperialista, fique com as partes que ela anexou do vizinho? Acertei? Eba!

    Responda
  8. Gabriel Ghilardi

    Tudo que é contra os EUA é bom. O Irã decapita e apedreja mulheres, a China extermina os uigures, a Rússia sequestra crianças e bombardeia maternidades... nem uma palavra condenatória do nosso literato...

    Responda
    1. Gabriel Ghilardi

      É certo que as indústrias americanas lucram com o conflito, mas quem começou a guerra foi Putin. Quanto a corrupção ucraniana, ela era muito maior antes de 2014. A Revolução de Maidan foi justamente contra a corrupção. Aliás, a Rússia é um dos países mais corruptos do mundo.

  9. JULIANO OLIVETTE

    Bem provável esse texto vai receber a medalha de honra e mérito do jornalismo do governo russo. E diante de dezenas de equívocos de análise, um erro básico foi que Biden realmente afirmou que o Nord Stream 2 não iria entrar em funcionamento, o destruído foi o Nord Stream 1.

    Responda
  10. Valdeci Gomes

    Um excelente artigo.

    Responda
  11. gerson tavernari

    parabéns, Conti, nosso alento!!! saudades do seu companheiro de escrita, o Jânio de Freitas - a dupla perfeita!

    Responda
  12. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    Pelo que entendi só tem corrupção na Ucrânia. Na Rússia não tem. No Brasil claro, a lava-jato acabou com ela. Faltou dizer que a Ucrânia invadiu e agrediu um país soberano, no caso a Rússia de democracia e lisura plenas.

    Responda
  13. Eduardo Elói

    Cabra bão! Seus comentários e observações são um show. Parabéns, M S Conti !

    Responda
  14. LEANDRO FERREIRA

    Finalmente a Folha publica um artigo que contrapõe a visão dominante da "grande imprensa". Parabéns ao autor. Sugestão: que tal publicar uma entrevista com o embaixador da Rússia tal qual foi feita com o Zelinski? Um pouco de isonomia faria bem ao público

    Responda
  15. Jose Luiz Bittencourt Filho

    MCS comunista velho, fiel a Moscou, não é capaz nem de reconhecer a tentativa de ressurreição imperialista na guerra de Putin

    Responda
  16. Ricardo Menezes

    A culpa então pela destruição total de um país soberano e o morticínio em massa de homens, mulheres e crianças são da ultracorrupta Ucrânia e dos senhores da guerra? É isso?

    Responda
  17. Paulo Camargo

    Lula é esperto usa uma narrativa de Lorando Lero, fala em Paz mas não apresenta um plano para concretiza-la. Deste modo o estadista do planalto fica no limpo sem se queimar com ambas partes do conflito

    Responda
    1. mauricio silva

      O. Plano é abrir caminhos pra conversa, debater e chegar a um acordo. Seria presunção tentar impor um plano... as duas partes tem que discutir e chegar a um consenso...

  18. Wil Prado

    Essa guerra, da qual a Ucrânia é o cenário (laboratório de armas?) , só é boa para os fabricantes de armas.

    Responda
  19. Luiz Alberto Brettas

    "A URSS perdeu no Afeganistão e os EUA no Vietnã." Isso carece de sentido. Quem perde, nas guerras, são os que lutam nos campos de batalhas e as crianças de ambos os países envolvidos nelas, que nada têm a ver com isso tudo... Os países continuam com seus poderes (nas mãos dos mandantes, claro)... Não tem lado inocente nesta guerra. Como de praxe, o lucro fala mais alto do que os corpos das vítimas disso tudo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Concordo. Mas não há dúvida que perderam, apesar de seu poder nuclear. Os EUA saíram corridos, com pessoas penduradas nos helicópteros. Para a antiga URSS foi ainda pior. A derrota militar contribuiu para a desintegração do império soviético e a perda do controle do leste europeu.

  20. Wil Prado

    Conti continua com seu jornalismo altivo. Conte conosco. A verdade às vezes demora, mas sempre aparece.

    Responda
  21. Wil Prado

    Grande e lúcida análise de um mestre do verdadeiro jornalismo. Cultura é outra coisa: a invocação de Zola sobre os senhores da guerra. Soldados defendem não a pátria, mas os interesses dos empresários e banqueiros, que querem, cada vez mais, financiar e fabricar armas. Se muitos vão morrer --- isso é só um detalhe.

    Responda
  22. José Cardoso

    Não pensei que o Conti se rebaixasse a ser um colunista chapa branca.

    Responda
  23. Adriana Rossi Alves

    Aplicado o detrasismo ao artigo, revela-se uma análise parcial, distorcida e, até ai, fiel à visão petista de mundo. Que nojo!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      *indicação do artigo.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Conti, jornalista de verdade! Parabéns pela matéria e pela indicação do livro.

  24. MARCELLO BRITO ERLICH

    Quer dizer que o Zelenski é empresário no Vale do Silício. Mário Sérgio Conti, te recomendo uma consulta médica com urgência. Tenha dó! O antiamericanismo da esquerda tem beirado à senilidade.

    Responda
  25. FLAVIO CALICHMAN

    Então tudo de ruim e de desgraça nesta guerra é consequência da ambição e de busca por lucros de cruéis americanos e de europeus, além das máfias corruptas da Ucrânia. A Rússia e Putin são santos, castos, puros e têm as intenções mais fraternas possíveis. Não dá para acreditar que um homem tão inteligente como Mario Sérgio Conti tenha comprado essa versão tão tosca e mal ajambrada da estória. Que decepção, que lástima.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Felicio, este é um momento da História que não comporta versão nem interpretação; como se diz no Direito, in claris cessat interpretatio. Quem sustenta qualquer outra realidade que não a invasão cruel e covarde da Ucrânia pela Rússia é ignorante , mal intencionado ou ambos. Infelizmente ainda sobrevivem no Brasil muitos perfeitos idi/otas latino-americanos, com a cabeça paralisada em um ponto dos anos 1950/60/70 e o Veias Abertas... debaixo do braço ; livro interessante, mas já vencido.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Quem tá comprando versão tosca é mal ajambrada não é o colunista não.

  26. Mário Sólon Gonçalves Jr

    Só o colunista conhece as verdades. Poderia considerar as falas do próprio Putin e do seu entorno ,e os fatos: “não existe Ucrânia”, anexação, guerra no leste, invasão etc … Colunista parece, desde quando começou a escrever sobre essa guerra, nostálgico dos tempos de URSS. Quanto ao Brasil, quem viu o cinismo do Celso Amorim em entrevista ao Pedro Bital ao se referir à invasão, vê que é isso mesmo, o atual governo tem lado: “se é contra os Estados Unidos, então conte comigo”. Patético!

    Responda
  27. alex carvalho

    E a Rússia combinou com eles ora invadir a Ucrânia em trica de comissão de dez por cento nas vendas de armas! Sei aham!

    Responda
  28. José Bernardo

    Em meio a tantas mentiras, uma única verdade: o "mongol de lábios finos e olhar de peixe morto" é a grande vítima dessa guerra; ele só invadiu o país vizinho, soberano (detalhe sem importância, aliás), porque foi forçado a isso pelos falcões da guerra. Mas deve ser absolvido; afinal, governado por um comediante cor rupto, aquele é um país na zista cuja grande culpa é querer se defender... Até tu, Mario Sergio?

    Responda
  29. SILVIA TAHAMTANI

    Ótima matéria, muito esclarecedora para aqueles que ainda acham que a Ucrânia é a " coitadinha"...e como sempre, os EUA pondo fogo no quintal dos outros. Vivem disso.

    Responda
  30. Maria Lopes

    É isso mesmo. Névoa e fumaça. E morte de inocentes. O de sempre.

    Responda
  31. wilson kfouri

    Não tem como uma potência nuclear perder essa guerra ,ou seja, é uma questão de tempo é quanto mais durar todo mundo perde menos a indústria bélica americana e os corruptos oligarcas ucranianos que tem em Zelensky um títere.

    Responda
    1. José Cardoso

      A URSS perdeu no Afeganistão e os EUA no Vietnã.

    2. Maria de Felipe Martinez

      Exatamente, Wilson. As guerras acabam pela derrota total de uma das partes ou pela negociação entre as duas. A OTAN eh parte, então não pode mediar na negociação. As potências nucleares não podem ser esmagadas. Para os que ridiculizam ao Lula, é bom ir pensando desde já que somente o Brasil, Índia, China e talvez Turquia poderão ser mediadores.

  32. Jairo Almeida

    O agronegócio da Ucrania se ferrou. O do Brasil comemora.

    Responda