Oscar Vilhena Vieira > Os guardiões da floresta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Certamente que a lei aprovada na Câmara Federal é uma ideia do ogro negócio,pois o agro-exportador sabe o tamanho da encrenca internacional que esta se metendo.
Concordo com os argumentos sobre a importância de preservar a Amazônia e de que a presença de indÃgenas ajuda na sua preservação. Mas seria bem melhor que o Senado derrubasse essa lei em vez do STF dar uma carteirada. Pelo que li na constituição (artigo 231) eles tem direito à terra que tradicionalmente ocupam. Se eles a ocuparam depois da promulgação da constituição, esse 'tradicionalmente' fica bem prejudicado. Portanto, dizer que essa lei é inconstitucional não se ampara no que está escrito.
Precisa ver por que eles estavam fora de sua terra quando a Constituição foi promulgada. A ditadura expulsou povos indÃgenas; fazendeiros e grileiros, idem.
O Brasil é terra dos povos indÃgenas. Seria importante ler, ainda que resumidamente, a história de nossa formação para não apoiar mais injustiças com seus verdadeiros donos. O marco temporal é uma nova colonização do que ainda ficou com esses povos, que protegem a floresta nos garantindo futuro respirável. O agronegócio quer construir a tese de que só eles salvamÂ… quando na verdade eles matamÂ… com o discurso de serem bons e essenciais.
Se o marco temporal for derrubado, será criada a República IndÃgena do Brasil.
Fique tranquilo, eu tenho sangue indÃgena.
Se o senhor ler essa coluna, talvez mude de opinião.
E tomara que ela mande para o exÃlio todos os racis tas e preconceituosos!
Um artigo tão importante, mas sem comentários. Onde estão os leitores da Folha?
Vilhena e Conrado: dois juristas supremos!
Não ao Marco Temporal! A sua aprovação pela Câmera é uma atrocidade.
Lira é seus asseclas são uma atrocidade. Ricardo Sales é uma atrocidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > Os guardiões da floresta Voltar
Comente este texto