Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Ricardíssimo, meu caro, nada mais merecido do que este vosso Ricardalho esfregado na face. Todavia, Jesus da Goiabeira, pra quem se livrou do Bozo, qualquer nova bobagem é pequena. Juro por Zeus.

    Responda
  2. Francisco Blazquez

    Batatas com narrativa….vou rindo até a Coréia do Norte. Bem, acho que não, lá eles não tem batatas….só narrativa.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Boa. Os fatos são tão evidentes. Lula errou e errou feio.

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    O que se sabe é que os venezuelanos continuam a fugir do seu país numa verdadeira diáspora enquanto Lula fica paparicando esse sujeito, chamando-o de companheiro Maduro uma pessoa que não está mais maduro e sim, podre. Vergonhoso e triste. Contra fatos não cabe argumentos

    Responda
    1. Alexandre Cintra

      Mas é companheiro mesmo. O que ele faz lá é o que gostaria de fazer aqui. A única diferença é que houve gente ignóbil o suficiente para achar que esse sujeito era um arauto na defesa da democracia.

  5. Galdino Formiga

    Não existe moderação para a realidade dos fatos.

    Responda
  6. Marcelo Carneiro da Rocha

    Este tipo de título de matéria devia passar pela moderação pela qual passam todos comentários dos assinantes da Folha a quem serve este tipo de vulgaridade.

    Responda
    1. Alexandre Cintra

      O título é absolutamente condizente com a realidade.

  7. Julio de Almeida

    Bela coluna. E, mesmo que não fosse, me surpreende a virulência de alguns leitores. Eu sou grata a essa coluna pelas incontáveis vezes que me fez rir e pensar. Ricardo, você é um dos talentos desse jornal, tem a minha completa admiração.

    Responda
  8. Joana Ferreira

    Pessoal, desculpem mudar completamente de assunto, mas fiquei tão contente com a evolução, talvez até motivada pelas crónicas do RAP... O Chat GPT já dá dicas de sedução. pelo menos em Inglês, já responde às perguntas "como seduzo alguém?" e "como faço alguém sentir-se atraído por mim?" as respostas são simples, mas são respostas (como é óbvio estava a pesquisar para um amigo haha)

    Responda
    1. Joana Ferreira

      :) Francisco, para uma máquina é fácil falar.. Mas folgo muito em saber dessa mudança!

    2. Francisco Blazquez

      Achei muito boa sua sugestão. Fui no chatGpt e fiz a mesma pergunta. Para mim respondeu: stop writing and get the job done!

    3. Joana Ferreira

      E também responde a questão da crónica do RAP sobre coisas excitantes para dizer durante... pelo menos à questão que eu coloquei (while making love to my partner, what can i whisper in his ears that is arousing?) Ou o Chat GPT evoluiu muito, ou o RAP não fez as perguntas certas

  9. Alexandre Pereira

    Caso clássico de arrogância mórbida. Como dizem, todo insensato tende à estupidez e nosso pretenso diplomata e líder mundial é uma prova disso. Já virou pantomima, deve ser um remake sem graça dos trapalhões.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Mário, isso foi uma reprodução de algum discurso da Dilma? Camarada, a eleição já passou, ficar ruminando “como era gostoso meu francês” é uma péssima argumentação. Melhor ter um olho na corda, outro na caçamba e em quem puxa a corda atualmente (não, não é no Lira).

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vi

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não vou vc falam do assim do inominável

  10. Arnaldo Lopes

    Vira lata português, é uma piada mesmo

    Responda
    1. Julio de Almeida

      Como você é agressivo e deixa ver o canino pelo lado da boca. Late também? Essa é uma piada para quem agride os outros de forma inadmissível sentir na pele, digo no pelo.

  11. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Artigo simplesmente maravilhoso

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Concordo com você, Dannielle. Uma análise perfeita do articulista. É incongruente decantar a democracia e elogiar regimes totalitários.

  12. Adalto Fonseca Júnior

    Bolsonaro escreveu um capítulo trevoso e doentio na história do Brasil, Lula significa pra mim e pra muitos a construção de um resgate do Brasil do universo trevoso e doentio desenhado pelo genocida. Estes alinhamentos questionáveis de Lula na seara do cenário geopolitico e as fragilidades no cenário político interno com esta engrenagem do presidencialismo de coalisão, esta sim uma narrativa estranha, me leva a visualizar um cenário menos esperançoso. Lula, abandone o estrelismo e governe.

    Responda
    1. Alexandre Cintra

      E sim. Apesar de incapaz de falar duas frases sem erros de concordância, ele foi inteligente o bastante para convencer alguém de que seria, pasme, um democrata. Parece piada, mas a piada é quem acreditou.

    2. Alexandre Cintra

      Lulão está preocupado com os amigos, Maduro, Ortega, Putin e os chefões da ilha prisão. Ele não tem tempo pra governar. Quanto às atitudes de Lula de que tratam o artigo, andar com esse excremento humano que gerou uma diáspora de milhões de venezuelanos deveria torná-lo cúmplice de crimes contra a humanidade.

    3. Pery Pedro

      4 anos de Ele pode fazer o que quiser, porque o que eu tirei dai era pior. Continua repetindo. Quem sabe um dia você acredita.

    4. Alexandre Pereira

      É Pedro, quando um prego entorta, jogamos a caixa fora, né? Nada melhor do que demonstrar a tese do colunista.

    5. Pery Pedro

      4 anos de Ele pode fazer o que quiser, porque o que eu tirei dai era pior. Continua repetindo. Quem sabe um dia você acredita.

  13. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Parece com um Pais q conheço..

    Responda
  14. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Parece o Brasil de 2024!

    Responda
  15. Fabrício Schweitzer

    A narrativa brasileira: feminicidio altíssimo; pobreza altíssima, racismo altíssimo, corrupção altíssima, péssima educação pública, bem como saúde, moradores de rua em alta, cracolandia bombando, e sem embargos da terra de belas narrativas.

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Certo, estamos na terda, já sabemos. Mas no como isso justifica ser sicofanta de ditador da Vaza nuela ?

  16. jose eduardo serrao

    Judiciário cuidando dos seus privilégios, manifestantes apanhando das polícias militares estaduais, prisões com torturas, pessoas no mapa da fome, milhões emigrando para Europa e USA. Tem um país bem maior que a Venezuela com os mesmos problemas. Sabe qual é?.

    Responda
  17. DANIELA FRANCO

    Melhor coluna da Folha de Sao Paulo, o Ricardo é demais!

    Responda
  18. ANISIO FRANCO CAMARA

    Assunto chato e de importância quase zero. À medida que o petróleo perder a importância como combustível, mais a Venezuela derreterá. Usar Venezuela como álibi, contra ou a favor, é babaquice, a Venezuela tem importância mínima e nem deveria ser usada como bandeira. Lula só a usa pra impressionar a todos como líder mundial. PS: a palavra "narrativa" como está sendo usada é ridícula.

    Responda
  19. Valter Luiz Peluque

    Não será com fechamento político à Venezuela ou com bloqueio econômico que vai se mudar a condição dos direitos humanos e a liberdade de expressão em Caracas. Um país com o potencial econômico do petróleo que possui é que faz fronteira conosco não pode ser deixado à deriva, ainda que tenha um governo autoritário. Que o diga os EUA, que fazem vista grossa a qq regime ditatorial quando tem interesses econômicos.

    Responda
  20. Martins Costa

    Hmmm... não convenceu. Volte às piadas,

    Responda
  21. José Cardoso

    A narrativa padrão é a mesma usada por Cuba desde que a Rússia deixou de pagar pensão: a culpa é das sanções dos EUA. E tem muito Eremildo que acredita...Embora o Irã, isolado diplomaticamente, e todo sancionado há muito tempo, não esteja nem de longe na crise humanitária dos hermanos do norte.

    Responda
    1. José Cardoso

      Cuba é a criadora da narrativa padrão, mas estava me referindo à Venezuela, que tem muito petróleo, mas desaprendeu a extraí-lo pelo jeito.

    2. jose eduardo serrao

      Cuba importa petróleo e não exporta. O Irã não tem crise humanitária? Faltam remédios, por exemplo. Precisa estudar mais para criticar.

  22. Joana Ferreira

    Não conheço a situação na Venezuela. (às vezes nem a situação na minha rua conheço) mas a sério que me faz impressão que pareça que algumas pessoas vejam o mundo com óculos com lentes coloridas (se calhar todos vemos, só mudam as cores)

    Responda
    1. Joana Ferreira

      @Francisco Blazquez, boa noite! Não sei se é por aqui ser tão tarde.. Não sei se compreendi o seu comentário. Estava a sugerir que eu visse o vídeo do Lula a falar sobre a Venezuela? Acredito que seja mau. E também acredito que o que o RAP escreve seja verdade e possivelmente que haja uma uma realidade na Venezuela ainda mais difícil. Só que eu não passo a vida a pensar assim, senão dava (ainda mais) em louca

    2. Francisco Blazquez

      Se quiser se divertir, procure no google a vídeo da lambaerobicocracia, duvido que qualquer IA consiga fazer isso…em certas áreas, como passar redeculo o ser humano é insuperável. Nosso presidente que o digA.

    3. Joana Ferreira

      Hoje não me calo. Deve ser da lua. Desculpem. É que a crónica de hoje lembrou-me a minha avó... ela viveu em Cuba com o meu pai e os meus tios... Um dia o marido chegou a casa, para almoçar, e tinha um prato vazio na mesa. "O que é isto?" "É um prato cheio de ideais" Ainda é viva. E bem viva

  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mas o agressor de jornalista é do exército

    Responda
  24. Carlos Rogerio Camargo

    O estado de pobreza da Venezuela é muito mais consequência das sanções econômicas impostas pelos EUA, Europa, Canada, entre outros, do que do seu sistema político. Aqueles países queriam continuar explorando as riquezas petrolíferas da Venezuela a custa da pobreza do povo venezuelano. Os EUA e os demais países não estão preocupados com os venezuelanos, mas consigo próprios, como sempre e em todos os contextos. O problema maior é que dominam a "narrativa", inclusive com o RAP como "soldado".

    Responda
    1. Carlos Rogerio Camargo

      Francisco Blazquez! Fico a imaginar como um pós-doutor em veterinária, poliglota, alguém, portanto, supostamente dotado de educação “superior”, pode se comportar com um fanático e ignorante na rede! Efeito anonimato?, ou a “cultura” é só fachada?

    2. Francisco Blazquez

      Essa mensagem me lembra um vídeo onde um monte de ma lucoz cantava e dançava em apoio a Maduro, a lambaerobicocracia: Maos pra cima, cintura solta, tô com maduro…agora é só imaginar o Lula fazendo a dancinha.

    3. joão moreira

      Mas em que mundo tu vives, Camargão?????

    4. Eduardo Rocha

      Ah tá! O regime Venezuelano prendeu opositores, jornalistas e fraudou eleições por culpa dos EUA. Feio, imperialistas, muito feio. Há quase uma década trabalhei com venezuelanos e não há nada de narrativa na m* que a Venezuela se tornou. Que a política americana é ruim para AL como um todo é algo que acredito. Que Chaves e Maduro foram péssimos e o país é uma ditadura, também é real. Não aja como um "soldado" do absurdo.

  25. Gilberto Rosa

    Teria sido um pouco mais honesto se tivesse falado também das 900 sanções contra o país, das diversas tentativas de golpe, das reservas confiscadas... são para o bem dos venezuelanos? Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo, os americanos já mostraram no Iraque o que fazem pelo ouro negro, se engana quem ainda pensa que americanos, e seus satélites, estão preocupados com o bem dos venezuelanos, é petróleo.

    Responda
  26. Florentino Fernandes Junior

    Simples assim. Texto soberbo. Tenho orgulho de ser assinante

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A mamãe, vovó e amigos do colunista também, todos vieram aqui ajudar.

  27. NACIB HETTI

    Por que todo ditador corrupto se diz "socialista"?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Pergunte aos nossos ditadores milicos corruptos (morreram? Que pena!), ao proto-ditador Bozo (aproveita que ainda está solto), ao Erdogan, ao Putin, ao Orbán, ao príncipe Saudita (quem sabe ganhe joias), ao candidato a autocrata Netanyahu, aos líderes da Tailândia, Myammar, Irã, etc. A lista é longa e todo ditador é corrupto (Bozo ficou apenas no segundo caso).

  28. Junior Lima

    Quando se tem um texto tão raso,o profundo soa loucura

    Responda