Laura Machado > Desigualdade de aprendizado dentro da mesma escola desafia políticas públicas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Giovani Ferreira Vargas

    E o salário, ó...!

    Responda
  2. Rafael Bennertz

    Legal, nem uma única palavra sobre as condições de trabalho dos professores. Carga horária salário para 40 horas semanais, destas 32 em sala. 45 alunos matriculados por turma; destes uma média de frequência na casa dos 30 para o período diurno e 15 para o noturno. Disciplinas com períodos de apenas 45 minutos de aula por semana. Quais as condições reais de atenção individualizada? Artigo de opinião típico de especialista que lê sobre metodologias ativas e nunca atuou no magistério público.

    Responda
    1. josé cláudio do nascimento

      Justamente Rafael. Artigo abstrai tudo!

    2. Rafael Bennertz

      Pra piorar o quadro, os governos estaduais obrigando as escolas a implementarem ações de recuperação de conteúdo e nota que são infactíveis, devido aos problemas que já citei acima, e favorecem práticas de aprovação conituada. Isto para ter bons índices de aprovação, fazer marketing e se eximir da necessidade de investimentos em recursos humanos e Infrastructura básica.

  3. HELOISA GOMES

    No caso do aprendizado de matemática, até nas boas escolas particulares vemos essa defasagem Há sempre aqueles que gostam ( ou 'têm jeito") e aprendem e os que não gostam e não aprendem, com os mesmos professores e a mesma estrutura. Às vezes até numa mesma família há diferenças gritantes. O ensino de Matemática ainda é um enorme desafio para nossos professores e estudantes.

    Responda
  4. José Cardoso

    Essa notícia de que a maior parte da desigualdade está em cada escola é novidade para mim. A ideia do nivelamento antes de iniciar o próximo ano parece correta, mas não é o que antes chamávamos de segunda época?

    Responda
  5. Nelson Maria de França

    Não demora os "especialistas" vão dizer que "um novo estudo" aponta que a causa das desigualdades na mesma escola deve-se ao fato de alguns pais ensinarem concorrentemente aos seus filhos em casa ou através de pagamento de reforço escolar. Então, a sugestão será impedir a "odiosa" prática via lei. Assim, todos aprenderão na mesma proporção.

    Responda
  6. José Moreira

    Educação no Brasil é algo importante para as famílias?

    Responda
  7. Thiago Fonseca

    O diagnóstico é uma boa ideia. No entanto, a avaliação deve ir além dos aspectos de aprendizado. Por exemplo, a infraestrutura da escola (salas de aula, banheiros, cantina), condições de segurança, equipamentos, bem como a estrutura de apoio com psicólogos, assistentes sociais, são igualmente importantes para um bom ambiente de ensino.

    Responda
  8. PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA

    Artigo levanta questão importante para reflexão das políticas de educação básica. Mas se esquece que o FUNDEB financia toda a educação básica desde o primeiro ano do ensino fundamental, quando não se pode falar em déficit de aprendizado. A pergunta deveria se deslocar então para as causas desse défcit acumulado ao longo dos anos, ao invés de propor ainda mais atividades específicas a professores(as), que já se encontram sobrecarregados diariamente pelas precárias condições de ensino.

    Responda
  9. Marcus Machado

    Essa avaliação diagnóstica deveria ser feita a casa ano. No 9p ano não dá para consertar o que não foi feito em 9 anos. Consumiriam mas 9 anos só nesse "nivelamento", que sempre será um remendo e, cdianças já esgotadas e desinteressadas por culpa da péssima escola que tiveram.

    Responda
  10. JOS ALBERTO LAKATOS

    A ideia de dar um reforço aos alunos é louvável. Irei narrar o que vi numa escola da rede estadual de São Paulo quando estava na ativa: seguindo a orientação da diretória de ensino a escola promoveu um levantamento entre os alunos do primeiro ano do ensino médio que apresentavam uma defasagem em matemática. 80 alunos estavam nesse triste quadro. Aoser informada sobre a quantidade a resposta da diretória foi: diminuir para dez alunos e deixar que a sorte resolva o destino de 70.

    Responda
  11. Benedito Claudio Pacifico

    A forma mas eficiente que conheço e reprova aqueles que não obtém os requisitos desta forma eles ficam em igualdade onde estão .

    Responda
    1. Marcus Machado

      Eficiente para quê? O objetivo é que todos cheguem ao final com nível e não ir excluindo os que estã com defasagem por culpa da péssima escola e dasmcondições precárias que tiveram.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.