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  1. Giovani Ferreira Vargas

    E o salário, ó...!

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  2. Rafael Bennertz

    Legal, nem uma única palavra sobre as condições de trabalho dos professores. Carga horária salário para 40 horas semanais, destas 32 em sala. 45 alunos matriculados por turma; destes uma média de frequência na casa dos 30 para o período diurno e 15 para o noturno. Disciplinas com períodos de apenas 45 minutos de aula por semana. Quais as condições reais de atenção individualizada? Artigo de opinião típico de especialista que lê sobre metodologias ativas e nunca atuou no magistério público.

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    1. josé cláudio do nascimento

      Justamente Rafael. Artigo abstrai tudo!

    2. Rafael Bennertz

      Pra piorar o quadro, os governos estaduais obrigando as escolas a implementarem ações de recuperação de conteúdo e nota que são infactíveis, devido aos problemas que já citei acima, e favorecem práticas de aprovação conituada. Isto para ter bons índices de aprovação, fazer marketing e se eximir da necessidade de investimentos em recursos humanos e Infrastructura básica.

  3. HELOISA GOMES

    No caso do aprendizado de matemática, até nas boas escolas particulares vemos essa defasagem Há sempre aqueles que gostam ( ou 'têm jeito") e aprendem e os que não gostam e não aprendem, com os mesmos professores e a mesma estrutura. Às vezes até numa mesma família há diferenças gritantes. O ensino de Matemática ainda é um enorme desafio para nossos professores e estudantes.

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  4. José Cardoso

    Essa notícia de que a maior parte da desigualdade está em cada escola é novidade para mim. A ideia do nivelamento antes de iniciar o próximo ano parece correta, mas não é o que antes chamávamos de segunda época?

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  5. Nelson Maria de França

    Não demora os "especialistas" vão dizer que "um novo estudo" aponta que a causa das desigualdades na mesma escola deve-se ao fato de alguns pais ensinarem concorrentemente aos seus filhos em casa ou através de pagamento de reforço escolar. Então, a sugestão será impedir a "odiosa" prática via lei. Assim, todos aprenderão na mesma proporção.

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  6. José Moreira

    Educação no Brasil é algo importante para as famílias?

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  7. Thiago Fonseca

    O diagnóstico é uma boa ideia. No entanto, a avaliação deve ir além dos aspectos de aprendizado. Por exemplo, a infraestrutura da escola (salas de aula, banheiros, cantina), condições de segurança, equipamentos, bem como a estrutura de apoio com psicólogos, assistentes sociais, são igualmente importantes para um bom ambiente de ensino.

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  8. PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA

    Artigo levanta questão importante para reflexão das políticas de educação básica. Mas se esquece que o FUNDEB financia toda a educação básica desde o primeiro ano do ensino fundamental, quando não se pode falar em déficit de aprendizado. A pergunta deveria se deslocar então para as causas desse défcit acumulado ao longo dos anos, ao invés de propor ainda mais atividades específicas a professores(as), que já se encontram sobrecarregados diariamente pelas precárias condições de ensino.

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  9. Marcus Machado

    Essa avaliação diagnóstica deveria ser feita a casa ano. No 9p ano não dá para consertar o que não foi feito em 9 anos. Consumiriam mas 9 anos só nesse "nivelamento", que sempre será um remendo e, cdianças já esgotadas e desinteressadas por culpa da péssima escola que tiveram.

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  10. JOS ALBERTO LAKATOS

    A ideia de dar um reforço aos alunos é louvável. Irei narrar o que vi numa escola da rede estadual de São Paulo quando estava na ativa: seguindo a orientação da diretória de ensino a escola promoveu um levantamento entre os alunos do primeiro ano do ensino médio que apresentavam uma defasagem em matemática. 80 alunos estavam nesse triste quadro. Aoser informada sobre a quantidade a resposta da diretória foi: diminuir para dez alunos e deixar que a sorte resolva o destino de 70.

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  11. Benedito Claudio Pacifico

    A forma mas eficiente que conheço e reprova aqueles que não obtém os requisitos desta forma eles ficam em igualdade onde estão .

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    1. Marcus Machado

      Eficiente para quê? O objetivo é que todos cheguem ao final com nível e não ir excluindo os que estã com defasagem por culpa da péssima escola e dasmcondições precárias que tiveram.