Vinícius Torres Freire > Os erros de Lula 3 e como ser de esquerda com o direitão na política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O presidente certo para o Brasil, era mesmo Bolsonaro! Este não tinha compromisso para com o povo exceto os fabricante de arma. Talvez se Bolsonaro tivesse sido reeleito, já terÃamos fechado o STF e calado a imprensa. Assim o nosso ditador com menos de 5 anos de mandato, seria mais forte do que o da Venezuela...
Uma coisa é conservadorismo, outra é extrema direita e autoritarismo. Com os conservadores dá pra conversar, a extrema direita só quer fazer piorar, o único cenário onde ela se dá bem em eleição é o de caos. Há intensa pressão negando a vitória eleitoral da esquerda e seus aliados de centro. A conjuntura é melhor que há 6 meses. Lula não pode reproduzir Temer e Bolsonaro, seria suicÃdio polÃtico. SuicÃdio que a social democracia europeia vem cometendo, e abrindo pra extrema direita.
Triste ver como o brasileiro se deixa enganar, um governo sem nenhum projeto e planejamento na execução teria sucesso nesse cipoal em que se transformou o Congresso? Deixou o pessoal com a pulga atrás da orelha, enrolou para a ampla conciliação e estamos vendo onde chegamos, retrocesso e inércia. Antes de qualquer coisa informo que sempre votei no Lula, mas acordei e vi que medidas compensatórias e corrupção não atendiam. A inteligência, coragem e projeto foram desprezados. Covardia!
VTF, cada vez mais, posando de lacaio do patrão Frias. MedÃocre.
A verdade dói, né?
O governo federal está na base do improviso voluntarioso desde o dia 1 deste Lula III. Eles nem sequer entenderam o básico: o ano é 2023, e não 2003.
Há desvios de função. O legislativo quer executar (obras eleitoreiras) com as emendas, e o executivo quer legislar (medidas provisórias e PEC's a rodo). Mas ninguém ganha do STF, que legisla e executa, bate escanteio e cabeceia.
Perfeito
Há que se ter mais seriedade na cobertura polÃtica atual. O que seria uma boa negociação polÃtica para Lira? Concretamente, o que ele quer? Quais cargos? Do jeito que se escreve neste jornal e na imprensa, com rarÃssimas exceções, o que se depreende é um apoio tácito à mordaça que o Congresso impõe ao governo. Em detrimento dos direitos dos povos indÃgenas, da agenda ambiental, do saneamento básico universal. É uma posição leviana tratar as reivindicações de Lira como legÃtimas acriticamente.
Excelente observação, Felipe! O texto do colunista parece contaminado pelo tédio, como se a derrocada do paÃs em função dos interesses do lÃder da câmara fosse mais uma lance em um jogo de tabuleiro.
Perfeito! O eleitor de Lula não votou na pauta can_cerigen@ do Lira.
Quando fica óbvio que o colunista é um puxa-saco do patrão neoliberal.
Manchete da FSP de 28/08/22: "Lira disputará eleição amparado em decisão provisória que já dura 4 anos - Presidente da Câmara conseguiu em 2018 suspender efeitos de condenação, e caso está desde 2020 no STJ sem conclusão." Parafraseando o lindÃssimo Soneto da Separação de VinÃcius de Moraes que o colunista acha cafona: "De repente, não mais que de repente", um fato histórico pode acontecer.
Só você, e os pelegos, não sabe que o que dura 4 anos no judiciário, vai durar forever. Esse é nosso Brasilsão Baronil, a eterna República das Bananas. Bem-vindo .
Todas as tentativas de remendar um sistema agonizante que nunca se sacia e impõe o couro da população pobre não deram em nada. Não adianta maquiar o cadáver pois continuará morto e putrefato. Lula afasta os trabalhadores e dá o protagonismo pra essa direita nazi. Resultado é esse : ratazanas querendo cada vez mais cargos e dinheiro.
Artigo confuso e chato! O final então é triste! Repetindo mantras fajutas sobre juros! Nada de novo! Parece que estudou em lugar nenhum!
Pe tral has tem esse defeito mesmo, dificuldade de entender o que não querem ler.,
VTF não acerte sempre, mas aqui sim. E foi direto ao ponto. Não tem projeto de governo, planos, ou metas. Nenhuma reforma a à vista. Nesta altura do campeonato o governo do Bolso, que descanse em paz e nunca mais volte, já havia praticamente aprovado a reforma da Previdencia, a mais importante e difÃcil de todas. Isto tudo é realidade. Agora se você quer a versão Petista do cercadinho, é só ler os comentários abaixo. É para eles que o Lula governa. Viagens e manchetes são a prioridade.
Se você achou boa a reforma da previdência, que só tirou dinheiro de quem já ganhava pouco e manteve ou aumentou o privilégio dos que são o verdadeiro problema, acho que você é o público ideal para as colunas do VTF e de quem está por trás delas. Aquele pessoal que se deixa levar por chavões e aceita tudo.
A direita sempre foi forte no Brasil. A liberal domina a polÃtica desde a morte de Getúlio Vargas, em 1954. Bozo retomou a direita truculenta derrotada pelo fim da ditadura militar em 1985. A nova república começou mal com Sarney, ficou muito pior com Collor, melhorou um pouco com Itamar, deu nova força para o neoliberalismo com FHC, aumentou o esquema de negociação com as oligarquias e empresariado patrimonialista com Lula (2003-2010), tudo explodiu na corrupção. A esquerda morreu com Lula.
Qual a solução é proposta pelo colunista? Seria este mais habilidoso politicamente? E que sociedade conservadora essa que apoia a morte, a mentira e o mau caratismo? Estes parecem dispostos a destruir o mundo para saciar suas vontades e de suas famÃlias, não importa se serão 700 mil. O quanto melhoramos no pensamento coletivo e o quanto o colunista colabora diante dessa situação? A situação politicamente é: como salvar a vida em uma briga do adversário dispostoe a te matar? No aguardo.
Ah! O "Teto do Temer" é que era bom. Saudades.
Lula nunca governou! Não há de ser agora que sua preocupação é fazer o povo esquecer suas condenações por corrupção,efetivadas nas decisões de 10 juÃzes além de Moro, que o fará. Ademais,foi eleito com uma diferença de menos de dois por cento dos votos de Bolsonaro apenas para que Bolsonaro perdesse e não que ele vencesse. O Brasil não é para amadores! Namastê!
Extrema direita pode representar doença mental tb! Se cuide!
A negociação é entre o pescoço e a guilhotina. Mas, Lula tem pescoço gordo e as vezes a corda da guilhotina encurta antes do pescoço. As vezes!
Quem parece não entender de polÃtica e de nada e o Sr VTFÂ… Lula negociou com o congresso e aprovou o Arcabouço fiscal e garantiu a estrutura ministerial do governo. Fure a bolha neoliberal.
O custo é o custo que gente como o VTF obrigou ele a pagar. O Lira, que não é nada bobo, ventilou na imprensa que era "o defensor das pautas liberais". AÃ, gente como o VTF ergueu um altar para ele e defende que ele faça chantagem para aprovar qualquer coisa. Ou você acha que o Lira, que vai na imprensa cobrar cargos e medidas, vai mudar de ideia com uma conversinha?
A que custo? Até onde vai a capacidade de comprar votos do congresso?
Eu já disse uma vez. Sou favorável a deixar a direita tocar fogo em tudo. Um paÃs maravilhoso com aquelas monculturas de exportação, agrotóxicos e grilagem de terras. Deixem eles à vontade para cometer seu crimes contra a humanidade e a nossa sanidade mental Eles estão loucos pelo ouro e minérios. Deixem. Deve sobrar empregos com bons salários nas fazendas e o povo pode migrar para trabalhar para Salles e seus chefes. Será que é um povo conservador mesmo? Ou será que é apenas enganado a ser?
E quem não é direita, pelo seu raciocÃnio, é santo e faz tudo certinho, correto?
Excelente!
Muito bom!
Em defesa do "neo"-fisiologismo?
VTF, não seja soberbo na sua apreciação do governo e não fale dos antipetistas, antilulistas e anti-esquerdistas como se falasse e outrem. Pelo menos tenha a decência de declarar o que o senhor é: antipetista, antilulista e anti-esquerdista, apoiador desde o seu púlpito aqui na FSP desses que o senhor descreve tão bem. As afinidades entre eles e o senhor são bastante claras. O valor dos seus comentários, assim contextualizados, é o que é: uma antÃtese do jornalismo honesto. Simples assim.
Lula sempre foi de esquerda nominal, mas a prática mostra favorecimento das instituições financeiras, grandes corporações, carteis e empreiteiras. Todos na Conselhão. Se continuar assim o mercado agradece.
Excelente coluna, caro VinÃcius. O patriarca da esquerda parece alimentar a ilusão de que fará o Brasil crescer como no inÃcio do atual século quando as commodities estavam em alta. Não vai rolar.
Não conheço jornalista mais medio cre que VTF.
Onde o autor da matéria se formou... Há... Tá! Não precisamos dizer mais nada.
Uma das melhores escolas do mundo!
Tem gente que vive no passado. Lula surfou na conjuntura internacional que com ele ou sem ele, favoreceria o Brasil. Hoje a situação é outra Agora... difÃcil é entender pessoas supostamente maduras apaixonadas por suas próprias paixões. E ensinar que toda expressão ideológica é tola por natureza. Qualquer delas tem em sua base a utopia. E como sabemos, o próprio nome a define. Utopia: algo que não existe. Coisa de psedointelectuais que não tem nada para fazer. A questão é de honestidade.
Me lembrei de um personagem do livro A Nausea de Sartre, lia todos livros da biblioteca, mas não conseguia formular um raciocÃnio.
GILBERTO ROSA, não argumento sob posições arcaicas. Como me coloquei abaixo, esquerda e direita só em esquemas táticos esportivos. E olhe lá.
GILBERTO ROSA, aqueles que argumentam sob as (in) significâncias ideológicas, se expressam por notas vencidas. Argumentações ultrapassadas. Como escrevo sobre o prisma da filosofia analÃtica, não perco meu tempo com posições que tiveram sentido no passado. Lembro que as antigas posições acabaram na história. No relativismo necessário da década de 60, da derrocada das "grandes verdades" com a queda do muro de Berlim e finalmente com o pó ideológico do esfacelamento da finada URSS.
Renato, vejo que reforça as caracterÃsticas. Legal seria se, com toda a cultura que diz ter, conseguisse contrapor o artigo do Ladislaw, relacionado ao juros da coluna, sem fuga para batidos clichês. Abraço.
Paulo Augusto, vai trabalhar pro Lule, você é especialista em mudar o passado.
Perfeito! Eu acrescetaria: de amor pelo Brasil e a nosso povo, mais que a um partido e as benesses por este concedida. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Gilberto Rosa....dê uma olhadinha na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda de Keynes. Vale também reflexões a cerca das abordagens sobre os clicos da prosperidade do mesmo autor. E, considere o relativismo contemporâneo da sociedade industrial pós-moderna onde a pragmática é a escola filosófica da vez. Se precisar dee fontes de informação, volte a postar. Abraços.
Pena falaste apenas da simplória e batida explicação da conjuntura internacional, a crise financeira e quebra da bolsa em 08 faz parte da conjuntura internacional?
A crise de 2008 faz parte da conjuntura internacional, ou preferes ficar apenas com temas mais simplórios e batidos?
Nossa Renato Junior, como é bonito ler palavras de uma pessoa tão superior, honesta, inteligente, isenta e extremamente humilde como você.
Lula não surfou mas sim governou, e bem, pois pegou o paÃs arrasado pelo FHC: inflação em 2 dÃgitos, refém do FMI, com reservas cambiais quase zeradas e desemprego alto.
Falou um monte de bobagens, pra no fim dizer que Lula faz discurso contraproducente sobre juros. Lambe botas do patrão, bilionário banqueiro, 11 mais rico do Brasil. Para quem quer informação e não papagaiada, sugiro ler: O dreno financeiro que paralisa o paÃs: a farsa do déficit , do economista e professor da Usp, Ladislau Dowbor. 700bi são pagos de juros da dÃvida, 1.5tri juros cobrados de pessoas fÃsicas e jurÃdicas, 600bi sonegação. Sobra muito pra pagar colunistas.
Renato, por favor, leia o professor da USP, Ladislau Dowbor, talvez você tenha algo a acrescentar.
Estudar um pouco de economia (macro) e administração (micro economia) e qualquer cidadão razoavelmente inteligente entende o que é risco econômico e o funcionamento da âncora antiinflacionária. Para quem não tem acesso à hermenêutica econômica e administrativa, basta olhar para a Argentina, Cuba e Venezuela. Suas moedas não se prestam para nada. Nem para uso no banheiro. Reflexos diretos de seus governantes aloprados.
Os jornalistas brasileiros contam e formam balelas, Lula nunca foi esquerda, qualquer partido de direita na Europa é mais a esquerda que Lula. Lula é a "esquerda" que o mundo quer. Bolsonaro é um milico de extrema direita, o Centrão é situacionista, o único conservadorismo no Brasil da classe média é a manutenção da pobreza, pra ter empregada doméstica com baixo custo e serventes em geral.
Um artigo tão confuso que até um leitor enfeitiçado pelo pós-moderno ficaria intrigado. Coloca todas as denominações em um liquidificador, bate na maior velocidade, e sai um lÃquido de cor meio cinza azulado. Quem sabe, o VinÃcius se aperfeiçoou em escrever "artigos lÃquidos" lendo a capa dos livros de Zigmunt Bauman, que não pode ser responsabilidade pela incompetência de seu pupilo. Ou, quem sabe, são os livros lÃquidos e artigos lÃquidos do Pondé que estão fazendo sua cabeça..
Lira e centrão comandam o paÃs. Não importa se Lula ou Bolsonaro na presidência ou qualquer outro, se não baixar as calças não governa. O congresso não deveria ter direito de fazer o que quiser com o orçamento. No Brasil temos a raposa tomando conta do galinheiro.
Igualar os propósitos de Lula aos do monstro das joias não dá. Lira ganhou espaço pela completa incompetência na administração do monstro dos 700 mil, das joias, rachadinhas, 51 aps....Lula está tendo grande esforço para colocar Lira em seu lugar no congresso, isso se a PF não colocar ele em outro local antes.
Dizer que o paÃs é mais conservador hoje do que 20 anos atrás é delirante. Na média o centro de gravidade da sociedade brasileira se deslocou pra esquerda, principalmente em costumes, nesse perÃodo. O que acontece é que a esquerda se distanciou ainda muito mais do centro, com as maluquices identitárias e pseudos-ecológicas,o que dá essa falsa impressão. No mais, é choque de realidade que chama
´´O Lula e como ser de centro esquerda com o direitão tentando emplacar um parlamentarismo de ocasião com mais ou menos 470 congressistas-camisas-amarelas.``
Não é "ser conservador". É não engolir um presidente eleito apertar a mão de um ditador que relegou seu paÃs a fome e a miséria. É não engolir um presidente que eleito que criticou o anterior por proteger apadrinhados, e faz o mesmo. O povo brasileiro já está de saco cheio do mal cheiro da classe polÃtica brasileira. Com excessões, é claro. Não é questão de conservadorismo. Mas de nojo.
Votou em quem para deputado federal e estadual?
Deves ter uma solução secreta para lidar com a maioria podre do congresso, ou talvez tenhas dificuldade para entender o presidencialismo e confunda com ditadura, onde o lÃder faz o que deseja, sem necessidade de negociar.
Gilberto, a visão de mundo "esquerda é do Bem e direita é do Mal" ou "Lula e o PT é do Bem e o resto é do Mal" nunca foi a minha visão de mundo.
Pois é Roberta, muitos acham que o fato do Bol.sonar.o ter sido péssimo transforma L.I.L.S. em paladino da virtude. Concordo com você. Dá nojo.
Roberta, você acha que, Lira chantageia, mas Lula é o problema? Você votou no Collor, ou se for mais novinha, votou no Aécio, gostou do Cunha colocando Temer na presidência? Já votou no monstro das joias e do Moro? As pessoas votam em maus polÃticos, bilionários da grande imprensa ajudam. A maioria do congresso se elegeu apoiando e sendo apoiado pelo monstro das joias e rachadinhas, infelizmente, Lula tem que negociar com estes polÃticos.
Que texto miserável, o problema é que o Colunista escreve como se tivesse passado 3 anos, mas passaram-se 6 meses. Um colunista Rentista, e de direita, reclama que o governo de centro esquerda não ao consegue implantar sua agenda. Covardemente, prefere pintar o governo como fraco ao invés de assumir que não há muiito espaço com um congresso mais ideológico de direita. E é um exagero criticar a polÃtica de juros? Provavelmente, mais um Rentista.
Lula quer se tornar secretário geral da ONU e ganhar o prêmio Nobel. Só não quer ser papa porque não dá. Esta mirÃade de ministérios ele está sem paciência para administrar.
O Mundo mudou em 30 anos, mas Lula não. Pelo contrário. Voltou ao poder rancoroso e deslumbrado com as andanças pelo mundo. "Enamorado" de si mesmo, como bem colocado por um comentarista da FSP. A conjuntura internacional salvou Lula 1/2, e agora, sem os rios de dinheiro que a esquerda precisa pra governar, vemos um governo completamente perdido.
Discordo do articulista, o Brasil não é um paÃs conservador ou progressista! As eleições demonstram isso! O congresso nacional espelha várias realidades Brasil a fora, o eleitor se identifica mais por suas crenças locais, e menos por espectros ideológicos! Vota em quem acredita melhorar o seu dia dia, sem entrar em pautas segmentadas que, fazem sucesso na mÃdia, mas não no seu cotidiano! Bem diferente do eleitor norte-americano, este sim, engajado e polarizado!
Não é correto nem adequado chamar de conservador aquele que acha que o errado é que é certo. Confunde-se direita e conservadorismo com a turba de polÃticos que está se lixando para a sociedade. Isso tem outra definição e denominação
Não vejo saÃda para a Arapuca que Lira e aliados armaram para o Governo que tratam a Eleição como algo assim: Não foi Lula que ganhou, mas Bolsonaro que perdeu
Lula já mostrou que é um grande timoneiro. Já enfrentou inúmeras tempestades na vida e saberá enfrentar o cabo das tormentas, talvez o mais duro obstáculo da sua vida e saberá conduzir o povo brasileiro para dias mais promissores.
Que lindo. Abraço ao maduro, inclusive.
Voce tá falando de um marinheiro que o apelido é Lula também né? Só pode.
Lula e o PEB-, Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) são de Direita. Nada fizeram pelos trabalhadores-nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos-. Governaram com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central banqueir privado internacional nomeado por Lula. Deixaram 60 milhões de endividados, pobre subsidiando rico com alta tributação do consumo e 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Deus nos ilumine a todos!
Pobre Namastê não consegue sair do dia da marmota.
Lá vem o Namastê, com seu PEBcocô, adora o Moro, que se elegeu no mais corrupto dos partidos e elegeu o monstro das joias e rachadinhas!!!
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Acho que VTF tá usando o Chatgpt, de uns tempos pra cá seus textos estão repetitivos, monótonos e chatos. Quem ler um já leu todos, pois parecem iguais.
Sim, poderia escrever uma coluna a cada eleição, falava novamente que os juros estavam baixos e pronto.
Prezado, acabei a coluna agora (leio-a esporadicamente) e pensei exatamente isso! Aquela sensação de “deja vu”. Mais um querendo agradar o patrão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Os erros de Lula 3 e como ser de esquerda com o direitão na política Voltar
Comente este texto