Sylvia Colombo > Debater se Pinochet foi ou não um ditador é um retrocesso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não é retrocesso apenas. É má fé. São as mentiras que a extrema direita conta pra de manter relevante no mundo. Ela se faz de sonsa até poder dar golpe e fazer um ditador.. aqui escapamos por pouco.
Não tem mesmo o que discutir êle foi um ditador sanguinário e fim.
Os neoliberais que escrevem neste jornal são agradecidos a Gutinho, aquela flor, por ter implanto o modelo previdenciário que sonham para nós em seu paÃs. Só uma correção: Allende não se matou. Quem bombardeou o Palácio não o queria com vida. Não vamos repetir mais esta mentira?
A propósito do tema, o filme Pachuca retrata bem o perÃodo imediatamente anterior ao golpe de 1973 no Chile.
Sim, Pinochet comandou uma ditadura brutal e não pode haver concessões neste sentido, mas Allende, embora eleito democraticamente (não o seria se houvesse então segundo turno), abraçava uma agenda profundamente iliberal e antidemocrática. Aà reside um problema que persiste ainda hoje - boa parte da esquerda latino-americana ainda é iliberal e com viés autoritário - veja o apoio explÃcito de Lula à ditadura venezuelana (Boric foi melhor nisso).
quis dizer, combinação macabra de neoliberalismo e ditadura
Aliás, Pinochet é uma pedra no sapato desses neoliberais: porque os anos Pinochet no Chile foram o exemplo mais cabal da pefeita cominação de neoliberalismo selvagem com ditadura brutal...ou seja, o fato de ter uma polÃtica neoliberal não significa que se tem democracia, muito pelo contário...repito: o Chile de Pinochet foi a cominação macabra de neoliberalismo com ditadura sanguinária e o Chile até hoje sofre as consequências disso...
Meu caro, o Chile do ditador sanguinário Pinochet foi o primeiro laboratório da America do Sul de uma economia neoliberal segundo o modelo da chamada escola de Chicago, o mesmo no qual se formou o Paulo Guedes...para ver que o neoliberalismo se combina muito bem com ditadura...Pinochet não era iliberal, como vc diz, era bem liberal, liberalismo na veia, desmontou educação e saúde públicas no Chile e instalou um liberalismo selvagem que enriqueceu alguns poucoe, inclusive ele!
Allende era um socialista, que buscou implantar o modelo democraticamente. O problema é que liberais não aceitam divergência. É como o sujeito que diz: "sou liberal, mas sim minha filha engravidasse antes do casamento, eu não sei o que eu faria."
Não restam quaisquer dÃvidas de que ele tenha sido um ditador, e realmente é um retrocesso esse debate ainda acontecer. Mas o que ainda retroalimenta esse debate? Muitos dos que sempre citam Pinochet como ditador apontam outras figuras como Fidel (e tantos outros na mesma linha) como "veja bem".
Qualquer estado, de qualquer ideologia, nas mãos de um ditador, sempre vai ser um estado corrupto, pela sua essência de poder fazer o que quer, sem transparência nenhuma. Foi assim com Stalin, Hitler, ditadura militar no Brasil, Hugo Chaves e Pinochet.
Criar uma narrativa para defender o regime de Maduro como uma democracia tbm é outro retrocesso.
Exato, Paulo Camargo. Evidencia que boa parte da esquerda ostenta um perfil iliberal e autoritário. Dá para confiar?
Os dois conceitos não são contraditórios. Na medida em que um ditador constrói um Estado forte ele é um 'estadista'. Vale para o Pinochet, como para o Getúlio ou Salazar. Já os ditadores comunistas, pelo menos quando levam a sério sua ideologia, não são estadistas, porque devem promover o fim do Estado. Daà a decrepitude do Estado Venezuelano por exemplo...
A internet deu voz a muita gente com ideias estapafúrdias. Por aqui sempre encontro pessoas dizendo que Pinochet, Fidel Castro, Videla, Hugo Chávez, Hitler e Stálin eram todos estadistas, que podem ter cometido um deslize aqui e outro ali, mas que suas finalidades eram nobres.
Sinceramente, falam tanto de como.o chileno é esclarecido. Que povo sem noção.
Pinochet não era ditador, ditador era quem apoiava ele! Se uma andorinha só não faz verão, um homem só não dita nada!
E como tem maluco sem noção do que seja a diferença entre uma democracia (ainda que imperfeita) e uma ditadura cruel como a de Pinochet
Se trocar alguns nomes temos uma descrição atual do Brasil!
Perfeito, Sylvia
Parabéns pelo texto Sylvia! De fato, terminei de ler o texto e pensei: será que li certo? Estamos em dúvida agora se Pinochet foi um ditador? DifÃcil mesmo de acreditar que chegamos a esse ponto.
Narrativas...
Pedro luis, belissima analise
Que Pinochet foi ditador não resta nenhuma dúvida. Também ditadoras fora os cinco generais brasileiros de 64 a 85. Assim como em praticamente todos os paÃses da América do Sul foram governados por ditadores sanguinários. Todos instigados e protegidos pelos governantes norte-americanos daquele perÃodo.
Errata: Também ditadores.
E o debate sobre Maduro, também é um retrocesso ou é válido? Obviamente o tema da coluna é outro, mas, a luz do que o sr. Luiz Inacio disse a respeito de Maduro, o paralelo é inevitável. Seria Lula um ultraesquerdista por negar que Maduro é ditador? Ou a colunista está entre aqueles que só usa os qualificadores ultra e extrema com a direita. A julgar pela maior parte da imprensa, ultra e extrema esquerda não existem. Só direita.
Daqui a uns 40, 50 anos vamos debater Maduro, como hoje se discute Pinochet.
De fato; o nazifascismo é o braço polÃtico-policial do capitalismo! Quando a crise exacerba é chamado a atuar mercenários para a defesa da ordem do capital.
Pinochet deu o golpe, com o apoio dos Estados Unidos, apoio que permaneceu durante todo perÃodo, assim como 64 no Brasil. Também na Venezuela, os Estados Unidos tentaram o golpe por várias vezes, desde a eleição de Chaves, todos golpes fracassaram, mas as sanções que destroem a vida dos venezuelanos continuam. A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do Mundo, quem lembra do Iraque, sabe muito bem que os Estados Unidos não estão em nada preocupados com os venezuelanos, mas com o ouro negro.
Alguém que fala que um lixo daqueles era estadista, deve acreditar que a terra é plana.
Imagino que enquanto autorizava que pessoas fossem lançadas vivas de cima de aviões ele não considerava que algum dia poderiam surgir pessoas questionando seu papel de ditador. Acho que está se remexendo no túmulo, pensando no cúmulo que é questionarem essa realidade óbvia. Pobre ass@ssin@.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sylvia Colombo > Debater se Pinochet foi ou não um ditador é um retrocesso Voltar
Comente este texto