Opinião > Democracia e economia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 6 7 Próximas

  1. ALEXANDRE CAMPOS GOMES DE SOUZA

    Caramba, que pensamento tosco e raso esse "editorial". Parece texto de frila....

    Responda
    1. Celso Muniz

      Caramba! Que pensamento tosco e raso este "comentário". Com certeza texto de petista...

  2. EDNA DANTAS ARAUJO VARIDEL

    Dia após dia a Folha vem piorando. A marca que já foi sinônimo de pluralismo se tornou uma marca a reboque do negócio principal do grupo Folha : o Banco Seguro, ou seja, uma empresa do mercado financeiro. Como confiar na verdade da Folha? Muito triste. Hora de cancelar a assinatura.

    Responda
    1. Celso Muniz

      Dia após dia, a Folha vem melhorando. Os bolsonaristas desapareceram daqui dos comentários e foram substituídos pelos petistas que agora estão querendo cancelar a assinatura. Ótimo. Acabo de renovar a minha. Só falta os bolsonaristas e petistas sumirem do Brasil assim como sumiram e sumirão da Folha. Aí sim o país, assim como a Folha, vai melhorar.

  3. Claudio Gomes

    Quando li pensei 99 pc dos comentários virão dos petistas raivosos que rejeitam críticas ou simplesmente o óbvio que se apresenta. Não me decepcionei. Não querem críticas? Vão pro 247, GGN e afins. La sim eh a bolha. Quem sabe retornaremos a uma base de assinantes equilibrada e que reflita mais do que os 15 pc que são a real base petista no Brasil. Em tempo - quando o editorial batia no Bolsonaro - e não foi pouco - esse mesmo povo aplaudia.

    Responda
  4. José Marcos Thalenberg

    Neste editorial do mais deslavado neoliberalismo, onde está a crítica aos verdadeiros entraves ao crescimento? Ao supelucro do sistema financeiro, turbinado por juros estratosféricos que inviabilizam o investimento na produção? Preferem atacar o aumento de gastos estatais em saúde, educação e cultura? Tenha dó!

    Responda
    1. Celso Muniz

      Aumento de gastos estatais em saúde, educação e cultura ? E a estatal do trem-bala ?

  5. maria aparecida araujo pinto pinto

    Que editorial vexaminoso. Difícil até de comentar... Tem horas que fico pensando pq ainda assino este jornal que está mais para jornaleco?

    Responda
  6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    É isso aí, povão. Fiquem felizes de poder ficar na fila do osso. Se reclamarem, nem isso. É o que Folha pensa e prega.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    Espero que o Ombudsmen tenha coragem de mostrar a reação a esse texto tosco de opinião da folha. E que a folha reflita sobre a sua posição de desqualificação sistemática do atual governo. Isso não é jornalismo.

    Responda
    1. Celso Muniz

      É a democracia, que o mandatário atual não parece apreciar muito, haja visto comentários recentes sobre a Venezuela. E o atual governo se desqualifica por si só. A Folha apenas diz a verdade que os fanáticos seguidores do PT não conseguem enxergar.

  8. Anderson Santos

    Essa coluna foi ridícula.

    Responda
  9. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Democracia, só para nós! Assim expressa esse editorial, com estagnação no radar, o capital acumulado se recusa correr riscos e parte para abocanhar o patrimônio do estado, é mais fácil, não tem riscos, compra a preços de banana e tem mercado garantido, se contrapor é sinônimo de atraso que nos levará ao fim do mundo, o jornal tem lado, e, não é o dos mais pobres !

    Responda
  10. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Editorial inagreditável!

    Responda
  11. Miro Costa

    Inflação, desemprego, violência, paz e amor e besteirol sem fim. Que país feliz.

    Responda
  12. Antônio João da da Silva

    Sair da bolha prá FSP é cortar benefícios sociais, salários de professores, de servidores em geral. Já a taxa selic que não deveria ter passado de 8%, com despesa por volta de 700 bilhões de reais, são indiscutíveis. Paga-se cerca de 250 bilhões de reais adicionais, mas isso não é posto em discussão pelos influenciadores.

    Responda
  13. Jose Walter

    Retrocesso econômico? Só se for do governo anterior, porque em 5 meses de governo, qualquer jornal sério não falaria algo semelhante, menos ainda se valesse de dados econômicos recentes para fazer tal afirmação (puramente político-ideológica). Aliás, a Folha, afinada com o neoliberalismo, algo atrasado, destruidor dos valores democráticos, pois carrega em si o fascismo, apoiou abertamente o governo do capitão, embora fosse espezinhada todo o tempo. Triste "jornalismo""

    Responda
  14. José Bueno

    Esta bo lha não desiste de tentar levar os leitores para dentro de sua fo lha...

    Responda
  15. PAULO ROBERTO HASSE

    O tal arcabouço fiscal não passa de uma peça de ficção , faz três meses que digo isto . Conta com receitas que não existem e o governo não quer cortar despesas porque é impopular . Experimentem fazer este orçamento Fake na vida real , e logo verão o que acontece , dívidas explodindo e nome entre os inadimplentes . Papel aceita tudo , vai ter que vir a realidade dos fatos para desmascarar a ficção, obra do Ilusionista & equipe incompetente.

    Responda
    1. Anderson Santos

      E qual a solução, você que conhece do assunto?

  16. Andre Moraes

    Folha, analisando os comentários é possível perceber que você desperta a repulsa da maior parte dos seus assinantes, tirando é claro, os bolsolóides em guerras ideológicas e liberalóides que estão presos a teorias retrógradas, enviesadas e descontextualizadas da nossa realidade vindas da década de 70 e 80, onde parte deles defendem seus interesses rentistas. Continuem assim, pois isso aumenta o senso de alerta dos que ainda usam seus neurônios. Melhor comprarem a JP e fazerem panfletagem por lá.

    Responda
    1. Andre Moraes

      José, me diga o que não entendeu e terei o prazer em explicar. Fica tranquilo que eu tenho paciência. O texto por aqui tem tamanho limitado, o que nos obriga a sintetizá-los; por isso, uso como premissa a familiarização do tema pelo leitor, o que cria o risco de não entendimento da mensagem por aqueles que não estejam familiarizados

    2. José M Leal

      André, você falou muito e não disse nada. Um amontoado de declarações que espremidas não produzem um raciocínio coerente. Você estudou na mesma escola que a Tia Dilma?

    3. Andre Moraes

      Ary acusou o golpe. Com relação aos confetes a Maduro, concordo com você, foi um erro; nem sempre vão acertar todas; vocês falando de violência a jornalistas já é uma evolução.

    4. Ary Dantas oliveira Junior

      Democracia, para alguns, e' homenagear ditador e agredir fisicamente jornalistas

  17. renato leitao

    Esse artigo é muito claro sobre qual lado esta empresa apoiaria na Alemanha na década de 30.

    Responda
  18. Edimilson Volpe

    Por que será que os governos de direita que implantaram o liberalismo pretendido pela folha só colheram fracassos? Por que o liberalismo nestes termos é uma grande mentira para manter a renda concentrada. Folha hipócrita.

    Responda
  19. Marcos Roberto Barbosa

    Matéria de gente elitista e sem vergonha na cara

    Responda
  20. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Que vergonha folha. Fure a bolha!!! rsrs (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  21. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Editorial coerente para quem apoiou o golpe de 1964, entre outras coisas. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  22. PAULO ROBERTO HASSE

    O L Ilusionista sempre foi ultrapassado , faz de conta que é moderno só nos discursos onde mente à vontade .

    Responda
  23. PAULO ROBERTO HASSE

    Qual é a surpresa ? Todos sabem que o L é retrógrado , vive no passado sindicalista corporativo e quer manter o país nas trevas estatais . Ele e partido já foram contra a Constituição de 1988 , contra o Plano Real , contra a privatização das telecomunicações & outras mais , contra reformas trabalhista e da previdência . O L é um populista , demagogo , que quer manter o povo na dependência do assistencialismo. O L é um Ilusionista. Não tinham percebido ainda ??

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Aquece alimento de 22 em 22 segundos até hoje e vem aqui destilar ódio. Que piada.

    2. Andre Moraes

      Esse faz o L mesmo, distribuiu L no texto. O pior é o comportamento de papagaio. Os movimentos de esquerda amadureceram, há um tempo foram batizados de social democracia; e desde então, houve uma modulação das ideias econômicas que mesclam a atuação do Estado e a iniciativa privada. Mas por ignorância ou cinismo repetem ideias fora de pauta ou mortas, simplesmente porque não existe um meio do caminho, a única opção possível é o Neo-Escravismo

    3. Ary Dantas oliveira Junior

      Existem muitos cegos e interesseiros nesse país!

    4. Ary Dantas oliveira Junior

      Existem muitos cegos e interesseiros nesse país!

  24. Leonardo Trindade

    Ao leitores: é bom saber o que a Folha pensa antes de renovar a assinatura.

    Responda
  25. jose carlos toledo junior

    Vomitando a bobajada ideológica de sempre os editorialistas da fsp pensam que enganam leitores. Faço só uma pergunta. Se privatização de serviços fosse solução, não deveríamos ter serviços de telefone em todo lugar? Pensam mesmo os editorialistas que todo brasileiro terá saneamento? Além de inde já temos? Kill me now.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      A última frase desse artigo vexaminoso ilustra mais que nada o pensamento sórdido dos editorialistas. Eles aderem a collor, a temer, moron, a bozó e a lira sem constrangimentos. Esse artigo é o vômito verborrágico ideológico constrangedor de sempre numa escrita de ódio como nunca. Não renovarei.

  26. Ricardo Santos

    A FSP alarmista como está, denota sua velha esperteza do passado. Esse tipo de postura gerou um mitômano que quase arruina com as instituições democráticas do país. Portanto, que o jornal espie seus erros passados para que nunca mais ajude a produzir um genocida.

    Responda
  27. Valter Luiz Peluque

    A Folha é a Folha! O desgoverno passado gerou uma aguda desigualdade social com aumento da miserabilidade e fome. Defender uma política econômica neoliberal a essas alturas ou é ausência de tutano ou uma clara intenção de manter o país dos privilégios com o povo no cabresto econômico. Decepciona profundamente esse editorial da casa grande. E vai ter de engolir cada palavra ao fim do governo Lula, sou capaz de apostar.

    Responda
  28. Luís Cardoso

    A Folha pratica a cen. 5ura. Existem dezenas de denúncias implicando a LavaJato, com intervenção oficial da CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sem que a Folha, Globo, Estadão, UOL e outros da impressa corporativa publiquem. A conivência e cumplicidade cri. Mino. 5a destes jornais com as faudres e ilegalidades da LavaJato explicam a cen. 5ura.

    Responda
  29. Otacilio Sá teles

    É por um editorial desses que se faz urgente irmos às ruas pedir o calote na dívida ou uma auditoria.

    Responda
  30. Nelson Vidal Gomes

    Uma das características das ditaduras é a estabilidade "institucional." Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Grande Nelson, sempre fazendo uma ginástica retórica pra alardear suas maluquices, hehe. Bom domingo.

    2. Caio F

      Eu tenho serias duvidas sobre isso, paises mais instáveis do mundo são autoritários. Não podemos confundir inflexibilidade com estabilidade, regimes autoritários mudam pouco e costumam terminar em tragedia, revolução ou guerra civil.

  31. João José Aguiar

    Cirúrgico: para salvar a democracracia retrocedemos ao tempo do estadismo de compadres. Os antagonizadores do empreendedorismo privado, ideólogos presos aos modelos e conceitos do período industrial, esperneiam. E olha que a vitória foi apertada.

    Responda
  32. Otacilio Sá teles

    O governo deveria enviar um projeto de lei à camara, onde deveria ser pago só cinquenta por cento da inflação nos juros da dívida pública.

    Responda
  33. João Silva

    Gente, o governo nem terminou o 1° semestre e já estão falando do apocalipse! Vocês já se esqueceram como foi os 4 anos do Bolsonaro? Acham que o Paulo Guedes é a solução para a economia? Olhem para os comentários... Vou salvar este editorial para relê-lo daqui 12, 24 e 36 meses.

    Responda
  34. Marcelo Portela

    Como observou José Mariante, este periódico e outros, os mesmos que exultaram com vazamentos seletivos que reforçaram discurso "no âmbito" de deliberada campanha de anos contra qualquer progresso que não fosse do próprio pensamento, optaram por politizar a aprovação de um brutal retrocesso em medidas de controle ambiental como "derrota do governo". Só editores/editorialistas brasileiros não sabem que atividades produtivas sustentáveis vão pagar por mal feitos? De fora sabem. Investidores também.

    Responda
  35. José Bernardo

    O que de fato quer dizer o último parágrafo, que encapsula o pensamento e as reais intenções da tia rabugenta FSP? Naturalização da chantagem explícita a que a Câmara está submetendo o governo? Ode ao semipresidencialismo do primeiro-ministro Lira? Ou, quem sabe, um lembrete de que impeachment existe e é possível?

    Responda
  36. PAULO PAUPITZ JUNIOR

    A "Folha" está sendo decepcionante. Parece que se mantém, apenas, para criticar o Lula e o PT. Não me me lembro de tanto ataque ao pior governo que o Brasil já teve, que foi daquele ignóbil, que não consigo entender como teve tanto votos, e quase foi reeleito.

    Responda
  37. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Todo esse mantra neo-liberal dos bilionários que a Folha representa já fracassou, no Brasil e no exterior. Lula vence eleições porque se opõe à isso. Ao destilar ódio a Lula, a Folha mostra seu ódio aos pobres.

    Responda
  38. josé queiroz

    A economia dar sinais inequívocos de recuperação com o PIB de 1.9 surpreendendo o próprio governo o arcabouço fiscal foi aprovado no congresso nacional as políticas sociais estão funcionando, o Brasil voltou ao cenário internacional as instituições estão funcionando com equilíbrio entre os poderes, infelizmente os adeptos do neoliberalismo não se conformam com os avanços do atual governo em apenas cinco meses .

    Responda
  39. josé queiroz

    A economia dar sinais inequívocos de recuperação com o PIB de 1.9 surpreendendo o próprio governo o arcabouço fiscal foi aprovado no congresso nacional as políticas sociais estão funcionando, o Brasil voltou ao cenário internacional as instituições estão funcionando com equilíbrio entre os poderes, infelizmente os adeptos do neoliberalismo não se conformam com os avanços do atual governo em apenas cinco meses .

    Responda
  40. Marcelo Portela

    Retomar combate à fome, desmatamento, armamento de milícias, voltar a valorizar a vida, a educação, a ciência, a saúde, os direitos humanos, a diversidade de gênero, raça, credo, pensamento. Aprovar orçamento factível antes da gestão. Deixar de ser "pária" do mundo. Crítica é essência do Jornalismo. Também deve ser a dos veículos sobre si, em grande parte responsáveis pela desestabilização que nos deixou à beira de novo golpe à democracia. Nem todos leitores têm atrofia cerebral. Ou amnésia.

    Responda
  41. Francisco Campos

    Lamentável a Folha induzir ao leitor que a estabilidade da democracia é mais importante que o crescimento da economia nesse governo do Lula que, graças ao STF, pode concorrer às eleições, apesar da sua ficha corrida criminal.

    Responda
  42. eli moura

    A chamada do editorial ainda continua aí. Os editores querem o recorde de mil comentários negativos, recomendação procurem um cirurgião , os intestinos não precisam irrigar os cérebros dos editores.

    Responda
  43. André Silva de Oliveira

    Não traz estabilidade institucional o líder político que defende publicamente ditaduras como a venezuelana e a russa. Traz, ao reverso, dúvidas e, portanto, instabilidade institucional.

    Responda
  44. antonio lopes

    Depois do Zema agora vem a folha, é assim que pensa a elite do Sudeste.

    Responda
  45. rafael tc

    Texto sensato, pragmático , Tecnico e não populista. Parabéns pelo editorial

    Responda
  46. Claudio Luiz da Cunha

    Chora fsp......o projeto do juiz Pinochio das Araucárias não deu certo

    Responda
  47. Valdeci Gomes

    A Folha com sua visão obtusa, não quer reconhecer por pura ideologia o sucesso do capitalismo de planejamento estatal chinês ante o fracasso do neoliberalismo americano, afundado em dívidas, e com uma infraestrutura obsoleta. A única coisa que mantém a economia disfuncional neoliberal americana de pé, por enquanto, é a força do dólar. A neoindustrializacao com planejamento estatal é o caminho do sucesso do capitalismo no Brasil.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      ..planejamento estatal nunca teve sucesso nesse país!

  48. Paulo Raimundo

    Lá vez a rasteira de novo, começa no título do editorial que poderia muito bem ser: "Governo Lula retoma instabilidade institucional do país", e depois lambuza todo o conteúdo covardemente se escondendo atrás da economia para depreciar. "Quousque tandem, Catilina, abutere patientia nostra ?".

    Responda
  49. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Muito fácil concordar com o que esta Folha pensa em DEMOCRACIA E ECONOMIA, exceto pelo comentário sectário e elitista sobre Os gastos e o tamanho da dívida publica, “muito elevado para um emergente”, exatamente o mesmo que o mercado financeiro usa para manter o país sob chantagem, independente se o governo de plantão e de direita ou esquerda. Como o espaco não é suficiente, fica a opinião que está Folha, como a imprensa em geral, fecha os olhos a essa danosa e perversa influência.

    Responda
    1. antonio lopes

      Exatamente, muitos acham injusto o País ter 36 milhões de famílias na miséria, mas por outro lado acham que o governo tem que atender o mercado primeiro, os famintos ficam pra depois!

  50. Paulo Raimundo

    Lá vez a rasteira de novo, começa no título do editorial que poderia muito bem ser: "Governo Lula retoma instabilidade institucional do país", e depois lambuza todo o conteúdo covardemente se escondendo atrás da economia para depreciar. "Quousque tandem, Catalina, abutere patientia nostra ?".

    Responda

1 2 3 4 5 6 7 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.