Opinião > Democracia e economia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Lula não trouxe nenhuma contribuição a normalidade, aliás na minha opinião incentivou o pobre x ricos, sul x nordeste e por aà vai. A instabilidade veio de um governo tosco, uma mÃdia com aparente outros interesses, um ativismo judicial com diferentes interpretações da Constituição, um congresso focado no poder e orçamento, e para piorar uma consequente exaltação dos extremistas de plantão... Na eleição saiu o ruim e entrou o pior.... Continuamos sem perspectivas...
Marcelo, tenha educação. Você não consegue ver que o Judiciário está manando no paÃs?
Claro que nao, o normal para quem vive na Alemanha do anos 30 é um governo de todos de uniforme, é a midia encoleirada, insultos a tudo e todos que pensam diferente, desfile de tanques (velhos) para ameaçar os outros poderes, insuflar pessoas contra minorias ... então é tudo normal ai na Alemanha. Por outro lado, quem incentiva ricos x pobres é materialidade, pois vc acha que enquanto uns estão na fila dos ossos e outros estão na fila para comprar jatos, poderemos ter um pais pacificado?
"Ativismo Judicial", isso vc aprendeu nos geupos bos to o naz istas ou brotou da sua mente mesmo???
Superficialidade!!! Edital tendencioso, politizado, e direcionado a ideias de um liberalismo que nunca existiu....reflita sobre os ultimos 4 anos com polÃticas que geraram pobreza, ódio, desgoverno, ameaças e instabilidade....queremos que o PaÃs produza riquezas e também polÃticas sociais....não um PaÃs inclusivo somente para os ricos e desgraça para os pobres....o editorial está miope e desfocado mirando apenas ao interesse de uma elite conservadora.
A infra estrutura é do estado, paga com impostos do contribuinte, seria uma dose extra privatiza lá para o lucro. Parceria privada para opera las são aceitáveis, mas não concede las. O ativo produtivo que se multiplica acima da infra estrutura é do privado com investimentos próprios. Bancos públicos devem ser configurados para polÃticas de desenvolvimentos, não para transferir recursos do estado para bancos ou rentistas. Editores usam o cérebro como intestino grosso
Vejam o exemplo da linha ouro, veja se o interventor de São Paulo quer privatizar a custo zero para concluir, que empresa assumiria o risco de construir e operar? A iniciativa privada precisa do lucro, e assim que o intestino funciona, querem a coisa que for infra estrutura pronta pois o produto eh inelastico. Só pagar uns bônus pra agências e deputados, subir o preco e pagar dividendos e bônus globais para executivos. Distopia.
Fui muito influenciado por meios de comunicação como a Folha e Jovem Pan nos idos de 2016 a 2018 a odiar o pt e acreditar em lÃderes mais à direita, liberais. Mas eu vi o resultado: liberais só pra grandes empresários e retrocessos sócias. Agora ataca o Lula e diz que ele devia “desestatizar”. Pergunto: pra quem? Pq não falam sobre o desserviço que o CONGRESSO está fazendo? Fico me perguntando a quem a Folha serve de verdade
Renato, há alguma normalidade neste governo? Setecentos milhões de habitantes no Brasil, segundo lule e trezentos que se foram por causa da covid num paÃs com 213 milhões de habitantes, que o sujeito parece ignorar quando comete suas mentiras. Interferência do estado em tudo, distribuição de dinheiro público, SEU, para ditaduras ou cumpanheros da esquerda da A.L.. Isso, entre outros desatinos.
Que editorial vergonhoso @folhadesp, dizer que PIB não é importante, que privatizações foram boas para o paÃs, que o legislativo está fazendo algo pelo pais, enquanto está dominado pelo centrão e desvio de dinheiro público, usando orçamento público sem nenhuma transparência, só aprovam retrocessos para o povo..quem escreveu isso foi um banqueiro que quer continuar bebendo nas gordas torneiras do estado. Aos ricos, tudo, aos pobres, nada!
Muito triste ter que ler essa opinião da Folha que (ainda?) assino !!!! Porta voz clara do pensamento liberal que ignora a pessoa é só pensa no capital e nos seus detentores. A história fará justiça !!!
Esses caras da FSP estão lou ucos. "retrocesso economico"???. O governo herdou uma verdadeira bo mmba, um paÃs quebr rado q nem dinheiro p pagar a conta de luz das universidades tinha, estabelece uma politica economica definida e clara, aprova o "arcabouço fiscal" e elabora a reforma fiscal, algo inedito, cobrado e aplaudido por midia, sociedade e mercado, mostra atraves dos primeiros numeros desse governo um desempenho melhor q o esperado e a FSP me vem c essa.
Que grande estatal o paÃs criou nos últimos 20 anos. Nossas estatais em sua maioria fizeram bodas de ouro, agora o colunista dessa reportagem acha que a solução é privatizar, entregar a interesse estrangeiros e banqueiros ?seria essa a panaceia genial para a economia brasileira .Assim fosse, não precisarÃamos de economistas.
Democracia e economia: a gangorra brasileira que desde sempre não encontra equilÃbrio. Apenas lÃderes medÃocres tentam equilibrá-la.
A Folha era agredida pelos Bolsonaristas que a chamavam de "Foice de São Paulo". Hoje é agredida pelos petistas que vivem ainda numa outra realidade. Desejam um modelo econômico ultrapassado, querem reverter importantes reformas como a Lei das Estatais, o Marco do Saneamento, etc. Lula não tem apoio da maioria da população: se elegeu por muito pouco com apoio do centro que temia Bolsonaro e o Congresso eleito é oposição. Me chamem de neoliberal, mas a população brasileira não está com a esquerda
O Felipe ainda está naquele velho conceito direita/esquerda e não percebeu que hoje é globalistas x nacionalistas (patriotas), vide Macron x Le Pen na França. Imaginemos o maniqueÃsmo direita x esquerda nessa eleição francesa e grande parte não teria em quem votar. E mais, o ''centro'' num segundo turno pode pender para qualquer lado, se Tebet era centro, era centro mesmo e voltou-se ao globalista/esquerdista.
Mario, besteira é o que você fala, o que você pensa e o que você sente. Vocês petistas não aceitam oposição, não aceitam crÃticas. Tudo bem! Não venham pedir união nacional em 2026, quando a direita varrer vocês do mapa, como quase já fez! Terão o mesmo destino que teve a União Soviética: serão lembrados nos livros de história como algo que não deu certo e que perdeu.
Ricardo, o resultado da eleição foi bem apertado, Lula implorou por união nacional, contou com Tebet e ainda perdeu nos estados mais ricos e populosos. Agora tem dificuldade de governar pois o Congresso é oposicionista. Vocês querem impor a agenda jurássica do PT, sendo que não têm o apoio da maioria da população. Sabe qual será o resultado? A direita voltará ao poder, pois vocês não aprendem!
Não obstante as besteiradas presentes no seu comentario, chamar a politica economica desenhada por Haddad de "Modelo ultrapassado" é no minimo injusto. Em poucos meses de governo, Haddad já apresenta o "arcabouço fiscal" e anuncia a "reforma fiscal", coisas sempre cobradas e exigidas por sociedade, midia e mercado, mas que nunca nenhum governo quis ou conseguiu fazer e q colocará o paÃs num outro patamar de desenvolvimento e vc me fala em "retrocesso".
Interessante, eu não sabia que não era a maioria da população brasileira que tinha eleito Lula. Foi o Centrão então. Que sacada hein!
Com o caminhão de dinheiro despejado nas últimas eleições, o coronelismo desfigurou esse parlamento; embora você não esteja de todo errado em relação ao conservadorismo da população brasileira que é preciso reconhecer que é grande.
Curioso é ler comentários de que Lula ganhou apertado e que o povo prefere um congresso de direita e qie é preciso aceitar. Apesar de concordar que com a configuração do congresso o objetivo é estancar o retrocesso do reacionarismo e do neoliberalismo escravocráta e locupletador, é incrÃvel que ignorem que Lula ganhou da máquina, onde foram gastos 400 bi para reeleger o Tinhoso e montar esse atual congresso; ou seja, longe da legitimidade representativa, mas o cinismo não os deixarão admitir.
Opa.. Deram control c no mesmo texto da época do Golpe contra Dilma, escrito por Temer... 30 milhões com fome e miséria aumentada pelo fascismo de botequim., não foram levados em conta... Significa que Lula está no caminho certo!
Gados do Lula, vocês adoravam quando a folha esculhambava JB desnecessariamente, agora estão bebendo do mesmo veneno. Aguentem firmes, pois ainda vão ler muita coisa que não é a realidade e não poderão fazer nada pra impedir, como foi feito com JB.
Marli o JB apesar da pand entregou o PaÃs com Ãndice de desemprego muito menor que o PT em 2016, PIB de %, Contas com 50 bilhões de superavit, Reforma da previdência que evitou a falência do PaÃs, estatais saneadas e dando lucro, atravessou a pior crisa sanitária enviando dinheiro para os estados e municÃpios de forma que nunca estiveram tão bem como estavam no final do governo JB, Fim da corp., Marco do saneamento, lei das estatais que evita corp. O Brasil estava decoland e agora lascou.
Marli, vc se informou por onde? Por aqui e pelo G 1? Então não vai saber mesmo. Sugiro que deixe de ser bitolada e comece ler em outras fontes.
Não dá nem para fazer este tipo de comparação. O que o Jair fez de bom para este paÃs? Nem governar ele sabia.
Luiz, não adianta, não pode criticar o Messias deles. Tudo bem, daqui há 3 anos estarão pedindo "união nacional", isso se Lula terminar o mandato .
Parou de ler porque gado é assim, nem lê e já quer defender o lÃder. Por que pra vcs a FSP e Glo bo falavam a verdade antes e agora que é sobre Lula é mentira?
Parei de ler no desnecessariamente. Amigo, o ver me do JB nos levou a idade média. Ele tentava destruir o paÃs em todos os assuntos possÃveis diariamente; até pra Folha era demais ter que aceitar Guedes e continuar tendo o Jair.
Apesar da agenda de retrocesso jornalÃstico, a FSP ainda tem leitores assinantes. Ainda
Isso não eh a maior preocupação do frias.
Retrocesso econômico????
Eu gostaria de estar somente um dia na pele de um destes articulistas anônimos que escrevem esses editoriais do "o que a Falha pensa". Gostaria de sentir um pouco do que é ler e estudar tanto para, ao final, vender a alma e operar para defender os interesses de 0,0001 % de farialimers em detrimento de dezenas de milhões de famintos.
A folha deforma o conceito , de propósito. Eh verdade que o PIB não eh tudo. Mas parte da estabilidade se deve ao bom destino da parcela do PIB arrecadada pelo estado. E esse bom não inclui os juros dos banqueiros.
Talvez esse editorial mostra que na cabeça deste yuppie podemos passar para um regime parlamentarista e isso é factÃvel e necessário para o desenvolvimento e aumento da riqueza "para todos" com as caracterÃsticas postas acho que a folha quer uma nova república velha.
Folha, "apesar de você amanhã há de ser novo dia". Obrigada por torcer contra o Brasil real, aquele que está fora da Faria Lima e dos "pague seguros" da vida, pois isto é sinal que o Presidente Lula eleito com 60 milhões de votos, está no caminho certo.
Um editorial mais vomitativo que o outro...
Nessa matéria de vomitacao o editor e doutor.
O Brasil que a Folha quer já existe, é governado por tucanos e analógos faz séculos, mas a Folha deveria notar que um dos grandes agentes da turma saiu da presidência tão mal do ponto e vista eleitoral que abriu as portas para uma hegemonia do PT e que outros dois alçaram vôos depois de serem eleitos vices pelo PT e um deles ajudou no golpe que o pôs de titular, o atual vice, enxotado pelo tucanato, não parece tentado a algo assim. Resta à Folha seduzir o vice a um golpe. Vai tentando!
Aliás, quando a folha vai encampar TarcÃsio de Freitas para a presidência da república?
Lula ganhou mais por medo de Bolsonaro do que de apreço por ele. Nos estados mais ricos e populosos o PT perdeu. Lula mal está conseguindo governar. Nas eleições o PT pediu união nacional e apoio do centro, mas agora quer impor sua agenda? Retrocesso é o estatismo arcaico, querendo barrar reformas importantes como a Lei das Estatais, o Marco do Saneamento, etc. para voltar ao arcaismo das polÃticas irresponsáveis da esquerda. Venezuela, URSS e as polÃticas de Dilma não deram certo, aceite isso!
A elite está incomodada justamente pelo desmonte do liberalismo que lula promove. O gado não chega a compreender isso, foi adestrado para reagir contra o desmonte.
Achar que o fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo é de fato um contrapeso ao governo que para muitos é a última alternativa de evitar o colapso das instituições e deixar claro que este editorial foi feito por um yuppie da Faria Lima.
Os eleitores precisam ficar alertas com qualquer publicação na fsp. Do mais simples colunista ao editorial. A polÃtica de apresentar uma gangorra, sobre a polarização, é tão evidente que fica constrangedora. Seria a esperança ainda de criar um poder de centro? Seria a necessidade de fomentar a polarização para vender notÃcias? Cotovelos inchados dos donos do jornal?
Não adianta nem alertar sobre isso, pois a polarização já foi criada e está cada dia mais consolidada.
Das três perguntas, acho que sim para a primeira e a terceira. O frias não está muito preocupado com a segunda. Se ele visse que poderia convencer o gado , ele até dava de graça.
A FSP parece um idoso rabugento, que só faz resmungar diante das conquistas de um neto que não é seu preferido. Ainda bem que o Brasil de Lula não é o mesmo dos donos do jornal - esses perderam a eleição, mas continuam a ganhar muito dinheiro, só não suportam que o povo melhore um tiquinho que seja.
A Folha já foi impessoalÂ… Hoje busca sei lá o queÂ… É terminar o perÃodo da assinatura e buscar outro jornal. Não dá maisÂ…
A FSP mostra sua face. Defende a privatização dos serviços de Estado, a entrega dos interesses brasileiros a grupos de capital alienÃgena, que vivem de sugar o sangue das pessoas. Quer posar de democrática, mas pretende mesmo que exista outro golpe, como o que foi dado na Presidente Dilma. Seus interesses não são os interesses do povo brasileiro. Visivelmente está do lado do capital e não do povo brasileiro.
Autonomia do banco central evita solavancos financeiros? Eu vi com esse olhos que a terra a de comer um mercado agindo a favor de um vagabundo corrupto ignorante amante de assassinos ao invés de um candidato que preza, como eu vi, pelo republicanismo. Que coisa mais horrorosa este editorial feito no condado da Faria Lima
Escrever uma "opinião" através de um editorial sem assinatura(s) é tão covarde quanto influenciar opiniões com fake news. O PIB importa, assim como importa a distribuição de renda aos mais pobres, a manutenção adequada/melhorada do SUS no atendimento da população, entre outras coisas. Queria ver esse empenho editorial quando os deputados na câmara se venderam ao orçamento secreto usando dinheiro publico retirado de melhores/necessárias destinações para suportar um governo fascista/elitista.
Concordo plenamente. Dizer que "forças armadas respeitaram seu papel" quando na verdade estavam esperando a oportunidade mais clara, é uma forçação de barra tremenda. "Congresso protagonista"? Só se for atrás dos cargos e verbas.
A Folha de novo vem com este discurso fiscalista sem apresentar saÃdas viáveis. Como aliviar a pobreza sem o governo gastar no curto prazo? Vai cortar da onde, Folha? Péssimo essa mania de criticar sem apontar saÃda.
Pibinho no trimestre de 1,9%, 4% comparado ao primeiro tri de 2022 - 50% do crescimento anualizado só no primeiro tri deste ano -, e a Folha solta esse editorial. Fala sério, a sÃndrome de viés de crise no governo Lula dos articulista da Folha parece pandemia. Afetou o cérebro de todos na Barão de Limeira.
Nao é possivel que os grandes intelectuais do jornalismo nao percebam que a agenda economica colocada em pratica no governo que eles nao viam estabilidade institucional é justamente parte do autoritarismo e só pode ser empregada em regimes autoritarios ... porem esperar saberia daqueles que aplaudiram a Lava Jato e seus métodos é esperar demais.
Melhorou mas... Pelo menos não temos mais uma ditadura fascista
Porque a opinião da falha.... não fala que em apenas quatro meses o Brasil, já recebeu 75% do número total de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2022, isto no meu modesto pensamento, representa que até os estrangeiros, agora estão perdendo o medo da violência polÃtica que vivÃamos de 2019 a 2022.....
A Folha poderia, para variar, primeiro fazer o afago, para depois pisar no calo! Por que não iniciar o editorial com os últimos parágrafos, e só depois, então, destilar seu contumaz vinho amargo? Lula assume um paÃs demolido por um autocrata que governou para o próprio umbigo e tem de evitar o afundamento em cinco meses? Haja salva-vidas!
Exatamente como o nome diz: Folha de São Paulo. Este folhetim não consegue enxergar mais do que 500 metros da Av. Paulista, jamais compreendeu a grandiosidade do paÃs, e que sendo um grande paÃs as politicas ultraliberais que eles defendem irão atender apenas os interesses dos senhores coloniais que este folhetim sempre defendeu. Talvez o governo esta no caminho certo, pois ja despertou um nivel de ranço que o autoritarismo bolsonarista conseguiu despertar apenas de maneira pro forma.
Jornal sem-vergonha e mentiroso. A alternância que vocês desejam é a volta da ditadura. Editorial tÃpico de jornaleco degenerado.
Me causa espanto a desfaçatez com o que esse jornal publica em m seus editoriais. Vai desinformar assim na p q p A ordem é: vamos bater no lula.
Inicio de governo difÃcil com o congresso e o presidente tomando tiro a cada fala improvisada sobre politica externa. Lula incorporou o espirito de conselheiro global, enquanto o seu dever de casa básico, esta por ser feito por aqui no Brasil. Lula ressurgiu das cinzas desde nov de 2019, mas o palanque ja acabou e precisamos de um presidente focado na reconstrução do Brasil.
Para ampliar o volume de vendas o jornal estimula ao leitor pensar furar sua bolha e conhecer outras abordagens. Seria honesto da parte desse jornal ceder espaço a quem pensa o oposto que a Folha defende.
Que lástima, Folha. Não dá pra continuar contribuindo com um veÃculo tão escandalosamente parcial. Retrógrados são vocês.
Eu sentiria vergonha de escrever um editorial como este. Infelizmente começo a compreender que este importante jornal nada mais é do que o representante das elites mais atrasadas do PaÃs e flerta inclusive com uma mal disfarçada nostalgia da República Velha. Interessante observar que as crÃticas a um suposto gigantismo estatal aparecem só nos governos de esquerda. Ora, ora, no tempo dos milicos o que tivemos foi um verdadeiro capitalismo de estado e nunca ninguém reclamou! Decência, por favor!
Perfeito.
"Assim se dá com o assédio obsessivo à autonomia do Banco Central, que favoreceu uma troca de governo sem maiores solavancos financeiros". Sim com o presidente do Banco Central indo votar com a foto do seu preferido estampada em seu peito.
O algoritmo está bloqueando o acesso à mão com polegar para cima, quando se concorda. Estranho isso.
Graças a Deus, o que a Folh@ pensa não tem a menor importância para a maioria dos brasileiros, ou Lula não teria sido eleito. Uma lástim@ que vocês estejam tão dist@ntes dessa maioria. Até escrevem sobre ela, mas não a conhecem. S@ia da Faria Lima, Folh@, a realidade aqui fora é outra.
Lula se elegeu por curta vantagem, com o apoio do centro que tinha mais medo de Bolsonaro do que apreço por Lula. Tanto que o Congresso eleito foi oposto aos apoiadores de Lula.
Não peça isso ao frias. Ele mora lá.
Ler um editorial da folha é ser transportado para um paÃs imaginário, no qual precisamos evitar que o atual presidente, um tal de Lula, repita o que fez em seus dois mandatos anteriores, quando arrebentou a economia do paÃs e por isso foi execrado pela população. A Folha é um grande jornal; alguém precisa trazê-la de volta ao mundo real.
Enquanto a economia estiver voltada exclusivamente para os interesses minoritários das elites a democracia estará cerceada, pois uma sociedade justa, com distribuição de renda, com programas sociais, pressupões uma economia a serviço da sociedade e não a serviço de grupos econômicos que vêm os trabalhadores apenas como instrumento de trabalho para produzir riqueza apenas em benefÃcio de empresários, latifundiários e banqueiros.
A folha continua sua pregação neoliberal, colhida nos anos 80 do século findo. Qdo cidades de paÃses do primeiro mundo reestatizam serviços públicos antes privatizados, a folha prega a privatização. Um paÃs com 86% do PIB/divida pública, como o Brasil, tem margem suficiente para socorrer os mais necessitados e combater a pornográfica desigualdade social, de que devemos nos envergonhar. Acorda fsp.
Quanto pior melhor, não aprenderam a lição, mÃdia nojenta,só está bem se estiver no padrão faria limer ou xispesiano
O reconhecimento da institucionalidade é importante. Quanto a economia a análise faz parte do mundo paralelo. A economia foi um desastre nos últimos anos por excesso de neoliberalismo. Era o projeto de paÃs para poucos, felizmente derrotado pela maioria.
Felipe, só no mundo paralelo se pode atribuir a quem saiu do governo há quase 7 anos a responsabilidade. Seu Deus fascista não tem responsabilidade né.
Excesso de liberalismo? Os paÃses mais produtivos e ricos do mundo são os que possuem economia mais livre. O Brasil está longe de estar entre eles e as polÃticas de Dilma, nos levaram ao desastre atual.
No fundo o editor acusa o gancho de esquerda que lula aplicou no liberalismo. Ele está atordoado. E o gado delira , acreditando que ainda dá pra abater lula . Numa luta isso pode acontecer. Mas com golpes baixos não conseguiram. E com golpes lÃcitos, falta ao liberalismo brazuca competência pra derrubar lula.
Felipe, só de interromper os retrocessos já está valendo o governo dele. Imagina se o Poste do Bozo estivesse no poder? A Lei Ãurea estaria abolida
Querido, Lula nem consegue governar. Você não se dá conta da realidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Democracia e economia Voltar
Comente este texto