Opinião > Democracia e economia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas

  1. jose fernandes de lima junior

    E a Folha continua fazendo o seu lawfare. Isso resultou n atra ge di a JB , que quase fechou esse jornal. Lula salvou o Brasil e a imprensa toda. Mas esses faria limers não aprenderam nada.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eles sabem o que fazem. Nós usaram pra varrer o estrupicio facista, agora querem neutralizar lula. São os traidores de sempre.

  2. Gil Paiva Franca

    Depois dessa, deixo a Folha...

    Responda
  3. José Cardoso

    Está certa a Folha. A situação ótima seria o país se desenvolver, mas muitas vezes a situação de equilíbrio é a mediocridade. Se essa é a escolha popular devemos respeitar.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mais medíocre que as elites ignorantes brasileiras não há.

  4. Regino Salvador Córdova de Souza

    Que tal uma auditoria da dívida pública? Será que vocês topariam?

    Responda
    1. Nelson Esteves

      Ficaríamos sem Congresso.

  5. MATEUS VAZ DE S Sá

    A esquerda elegeu Lula, mas o povo elegeu o pior congresso de todos os tempos. Assim, a estabilidade política somente será possível com a direita mais do que nunca dando as cartas como sempre. Neste momento histórico é preciso uma política de conscientização para que a população entenda que um executivo de esquerda não pode implementar seus programas sociais sem um congresso afinado com os interesses maiores da Nação.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Lula foi eleito com união nacional - e por muito pouco - apenas para conter Bolsonaro. E o povo elegeu esse Congresso. Já parou para pensar que suas pautas não refletem o que a população pensa?

  6. Gerson Maia de Carvalho

    Minha satisfação é quanto mais a falha, emite opinião negativa do governo Lula, sinto que estamos no caminho certo, matéria dos jornais fora da bolha de ontem, em apenas 04 meses o Brasil, já recebeu 75% do número total de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2022, é simples assim, até os estrangeiros estão perdendo o medo da violência constante que vivíamos com o genocida no poder.....

    Responda
  7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O Jornal maniqueistamente desqualifica tudo o que não se encaixe no modelo econômico da preferência de seus donos. Aqui no Rio a Light pede mais trinta anos para controlar a distribuição de energia e ao mesmo tempo pede recuperação judicial, que quando eu era jovem, chamávamos concordata. Ou seja o contribuinte carioca vou pagar duas vezes. É este o modelo que o Jornal quer que eu defenda?

    Responda
  8. Elias Alves

    A Falha de São Paulo não gostou? Então significa que as coisas estão indo bem.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não eh preciso ir além dos primeiros parágrafos pra detetar as falácias liberais de sempre. As promessas liberais de um mundo maravilhoso quando o ser vivente e sofrente chegar aí paraíso. Para tentar convencer como o humano de baixo melhorou aí longo de séculos com o liberalismo. Como aquele fenômeno geográfico que o sujeito vê o carro subindo, quando na verdade ele está descendo. Mas o incrível eh que muitos (menos os banqueiros) acreditam mesmo nessas histórias.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Exatamente. Como lembrou Keynis, que não era socialista, quando este mundo chegar estaremos todos mortos. Deve ser o céu do jornal.

  10. Gerson Maia de Carvalho

    Minha satisfação é quanto mais a falha, emite opinião negativa do governo Lula, sinto que estamos no caminho certo, matéria dos jornais fora da bolha de ontem, em apenas 04 meses o Brasil, já recebeu 75% do número total de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2022, é simples assim, até os estrangeiros estão perdendo o medo da violência constante que vivíamos com o genocida no poder.....

    Responda
  11. Caetano Geraldo Souza

    Sobre a saneamento é importante lembrar que a urbanização no Brasil foi muitas vezes promovida por loteadores que descumpriram as leis e deixaram os compradores de lotes sem água,sem energia,sem pavimentação, sem rede de esgoto pra engordar seus ganhos

    Responda
  12. Sergio Saraiva

    Lula só tem um defeito, ele não beneficia os ricos.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Beneficia sim e prá caramba! Só que não esquece os mais pobres e isso a classe média que compra este jornal não aceita.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Até beneficia. O problema eh que os ricos não querem dividir absolutamente nada. Rico eh como a criança que tudo que vê diz : isso eh meu! Aquilo eh meu!tudo eh meu!

  13. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Faz o L, Folha. Vcs elegeram ele.

    Responda
    1. Elias Alves

      Como é que é? Está frio aí na Terra plana ?

  14. Saulo Nepomuceno

    Esse jornalzinho não tem jeito, que texto pífio, é hora de cancelar a assinatura.

    Responda
  15. Rafael Lopes

    Vtn folha

    Responda
  16. Felipe Araújo Braga

    Nos livramos do mal maior representado pelo Bolsonarismo. Eu entendo que nossas elites economicamente liberais são bastante elitistas - falam mal de incentivos a carros populares quando sempre andaram de carros caríssimos - porém, tenho insistido que a esquerda não pode ser tão fundamentalista e teimosa: o PT e a esquerda se apegam a políticas econômicas ultrapassadas, querem uma economia estatizante e agem na contramão de produtividade e geração de emprego.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ernesto, não adianta discutir com você. A China não é em nada socialista e Cuba fracassou sim. Milagres tentam fugir de Cuba para ir aos EUA e não o contrário. Também fugiam as pessoas da Alemanha Oriental para a Ocidental. Enfim, você se apega à utopias que nunca deram certo.

    2. Ernesto Pichler

      Felipe, a China fracassou? Cuba só está mal devido ao bloqueio. Política econõmica ultrapassada é o capitalismo, incompatível com a democracia.

    3. Felipe Araújo Braga

      Francisco, o buraco negro sem fim foi o Socialismo, o qual você, Lula e a esquerda nunca superaram nem aceitaram que fracassou. As políticas de Dilma gestaram a crise econômica atual.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vc oscila no limiar do mundo real e o paraíso liberal. Não se deixe ser engolido pelo segundo. Aquilo eh um buraco negro de onde nunca mais se sai.

  17. Felipe Araújo Braga

    Continuando... Se queremos que o Estado cuide da educação, saúde, segurança, transporte público, saneamento e combate à desigualdade e sustentabilidade, precisamos esquecer o modelo ultrapassado do Estado comandando a economia, economia travada e estatais gerindo tudo. Nossa esquerda ainda defende ditadores - chegando a tomar o lado de Putin - com a desculpa do antiamericanismo e sente saudades do horror que foi a URSS. Lula precisa fazer um governo de centro, democrático e de união!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Francisco, vocês querem o Estado comandando tudo. Querem reverter as reformas, querem que o Brasil seja comandado por um Estado que pode tudo. E você diz que ninguém lembra da URSS? Esse é o modelo defendido por vocês e pelo PT e foi um completo fracasso. Assim como a Venezuela e Dilma também foram fracassos

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Quem eh bom mesmo em matéria de crise econômica , imbatível, eh o liberalismo econômico. O capital tem sua importância, mas o estado tem que ser o elemento neutralizador. Vcs misturam tudo e querem bom resultado. E finalmente ,esquece essa balela de urss. O mundo já nem se lembra mais disso.

  18. Dario Lima

    A Folha de São Paulo se posicionado a favor do bolsonarismo, dos juros altos e não pagamento de impostos pelos ricos e a manutenção perpétua da miséria no Brasil. No Brasil, o capitalismo não funciona porque não temos consumidores, apenas 5% da população pode consumir continuamente e "supérfluos", além do ovo, do pão e do feijão com arroz.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A Folha tem muitos defeitos, mas era chamada de "Foice de São Paulo" pelos Bolsonaristas. Em quê pese nossa desigualdade, nossa esquerda é muito apagada a modelos ultrapassados de gestão econômica.

  19. Christian Corrêa

    Estava quase cancelando minha assinatura até ler isso é justificar o investimento. FINALMENTE UMA INFORMAÇÃO RACIONAL. Parabéns por escrevem nada mais nada menos que a verdade.

    Responda
  20. Jorge Rodrigues

    Lula diuturnamente ataca a independência do Banco Central e até agride o seu presidente. O governo Lula tem a pretensão de aparelhar as instituições do estado. O primeiro governo Lula protagonizou os maiores esquemas de corrupção da história do Brasil (o Mensalão e Petrolão). Ou seja, Lula atenta fortemente contra as instituições.

    Responda
    1. silvia ramos

      O Canadá tem ótimos programas de imigração para os insatisfeitos. Os EUA também têm oportunidades excelentes para quem gosta de água e sabão...

    2. jose fernandes de lima junior

      A Folha sempre foi anti Lula e a favor da Faria Lima. Foi um dos veículos que contribuiu com o Lawfare de Moro contra Lula que resultou na tra gédia JB. JB quase fechou este jornal e o teria feito se tivesse um segundo mandato. Não aprenderam nada . Políticas sociais são tão importantes quanto o PIB. Aliás veja a evolução do PIB e Inflação de 2002 a 2010. Quem estava errado? São dados e fatos , Lula foi e continua sendo nossa melhor opção.

    3. Elias Alves

      Ataca? Tecer críticas virou ataque? Defina corrupção. O que foi feito, sob a alcunha de orçamento secreto é o que ? Discursos rasos e cantilenas, única argumentação dos que ficaram órfaos na última eleição. Devem estar esperando algum ET dar novas orientações.

    4. José M Leal

      Esse Desgoverno do Da Silva não chega ao segundo ano de mandato. Ninguém aguenta mais as trapalhadas desse governo incapaz e desse anão doplomatico.

    5. Dario Lima

      Calma bolsonarista, o Mito vai voltar triunfante pelas ruas de Munique.

  21. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    A Folha não escreveu uma mísera linha a respeito do depoimento de Tony Garcia e a chantagem feita por Sérgio Moro aos ministros do TRF4, a tal farra da cueca! Uma verdadeira bomba!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Fofocas? Mas vocês chamavam Moro de traidor? Ele já voltou ao panteão de santidade?

    2. José M Leal

      Cumpanhera, quer esconder a miséria do presente com fofocas sobre o passado, é isso? Da Silva prometeu ao Povo prosperidade, cerveja e picanha e agora quer servir lenga-lenga? Esse palavrório sobre a Lava Jato não enche barriga de brasileiro. Parem de olhar pra trás e comecem a governar.

  22. José Filho

    Lula e Bolsonaro são igualmente populistas. Ambos gostam de fazer bondades eleitorais gastando nossos impostos para se manterem no poder. É exatamente a mesma recita que levou a Argentina a ser o que ela é hoje. Com a palavra a choldra que ama essa gente!

    Responda
  23. Gisele Escorel

    senta lá, Fsp

    Responda
  24. Carlos Victor Muzzi Filho

    A normalidade a que se refere a Folha é o fim do histerismo da própria Folha. Ou seria “normalidade democrática” Ministros do STF frequentarem “churrascos” na casa do Presidente? Ou o Presidente tecer loas a ditadores que visitam o país, constrangendo até outros Presidentes que por aqui estavam? Ah, claro! Despejar bilhões no Congresso, para obter aprovação no congresso, agora voltou a ser normalidade…

    Responda
    1. Elias Alves

      É mesmo? Puxa temos um especialista aqui. Saudades das portas dos quartéis.

    2. Edemar Afonso Gonçalves

      Normalidade pro bozoide acima é o (des) presidente anterior reunir embaixadores pra caluniar as urnas eletrônicas. Vai catar coquinho rapaz.

  25. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    Folha, como sempre, se comportando como bedel da extrema direita. Se não fosse a PEC da transição não haveria dinheiro para o bolsa família, SUS e muito menos para o minha casa, minha vida. Quanto a privatização da Eletrobrás, acham correto a maneira como foi feita? O governo tem a maior parte das ações e vota como se fosse minoria? Acham correto, isso?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A Folha foi oposição ao Bolsonarismo.

  26. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    Retrocesso econômico? Há, por favor, criem vergonha na cara, acham que no governo do anterior a economia estava melhor? Vocês querem é que o pobre m0r.r@ de fome e não tenha onde dormir. Se não fosse a PEC da transição não haveria verba para o bolsa família, SUS e nem para o minha casa minha vida . Deixaram terra arrasada.Quanto a Eletrobrás, o governo tem a maioria das ações e vota como minoria. Acham isso correto?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você sente saudades da URSS e da gestão de Dilma né? Quer reverter o Marco do Saneamento, a Lei das Estatais e colocar o Estado para comandar a economia?

    2. Edemar Afonso Gonçalves

      Estava melhor para os agiotas e a FSP os representa., há tempos virou o porta voz dos rentistas.

  27. Claudio Luiz da Cunha

    A fsp a eterna viuvinha do juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol, não se conforma.

    Responda
  28. Amarildo Caetano

    Onde a Folha v um bem estar na sociedade brasileira ? Os dois governos anteriores fizeram reformas draconianas ,as quais culminaram com fila para pegar osso em açougue .

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Felipe ,foram reformas que prometeram desenvolvimento e culminaram com fila do osso ,e muifota miséria .Não confie em tudo que a mídia divulga .

    2. Felipe Araújo Braga

      A Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista precisaram ocorrer .

  29. Gerson Maia de Carvalho

    Que jornal ridículo, cinco meses que o Lula salvou o Brasil do retrocesso, porque não falar dos milhões liberados para taxistas, motorista de caminhão, empréstimo consignado para auxílio Brasil, para comprar a eleição, tem também Tony Garcia, e em pleno domingo vem defender o Bolsonarista do presidente do Banco Central, com seus juros exorbitantes.....

    Responda
  30. FLAVIO Costa

    E eu nem sabia que a folha pensava

    Responda
    1. silvia ramos

      Ao que parece, não pensa, mesmo.

  31. José M Leal

    Segundo o editorial da Folha, "A normalidade importa mais do que o PIB. É impossivel não se espantar com uma estupidez tão grande, motivada pela cegueira ideologica. Povo foi feito pra passar fome, desde que esteja calado, não é Folha? Mas perguntem à Folha se o Governo pode reduzir as verbas de publicidade que alimentam os cofres do Jornal para saciar a fome do Povo.

    Responda
    1. José M Leal

      Não. O superavit é pra Da Silva encher os fundilhos dos ditadores sulamericanos com dinheiro brasileiro, enriquecer a Burocracia Petista e levar Janja (Esbanja) a passear no exterior.

    2. FLAVIO Costa

      O mais importante é ter superávit pra pagar 13,75 de juros

  32. Sebastião Estevam dos Santos

    Textos como esse reforçam a célebre resposta do Barro so: -Perdeu Mané! Não amola!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você não se dá conta da realidade? Lula foi eleito por muito pouco num esforço de união nacional contra o Bolsonarismo. Sendo que no Legislativo, a esquerda perdeu, Lula mal consegue governar. Criatura, se vocês da esquerda não se derem conta da realidade, vocês amargarão terríveis derrotas daqui em diante!

  33. MATILVANI MOREIRA

    A FoLha levando o cercadinho do Lulad ao desespero!

    Responda
  34. Lutemberg Souza

    No afã de trazer uma análise crítica ao governo Lula 3 a FSP acaba sendo rasa aí declarar seu pessimismo em relação à economia. Se trouxesse algum indicador econômico do atual governo comparado ao do anterior, o próprio discurso não teria qualquer sustentação. Chama muito a atenção a ideia sobre a privatização do saneamento "público". Por alguma razão que pode ser a desonestidade, o desconhecimento ou o puro interesse espúrio, a FSP defende que isso esteja nas mãos de empresários.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O saneamento básico sempre esteve nas mãos do Estado aqui no Brasil e nunca chegou na população toda. Você se preocupa com a população ou apenas com sua ideologia?

    2. Waldir Luiz

      A resposta é clara. Se é tão bom o Saneamento básico estar nas mãos do Governo o Brasil já estaria 100% atendido nesse requisito. Ao invés disso temos um descaso e olhe que passou pelas mãos do Lula, Dilma e Bolsonaro.

  35. Marcos Lima

    É um exercício de fé ser um assinante da FSP, porque vive-se na tola esperança de que ela faz jornalismo sério, e não proselitismo corporativo, como é o caso deste editorial... que por sinal é 'terrivelmente destopico'.

    Responda
  36. José M Leal

    Quer dizer, o povo vai ficar na miséria, igual aos irmãos venezuelanos, a economia falida, a corrupção correndo solta, o narcotrafico e o crime organizado associados ao Governo, com Da Silva financiando o socialismo na America Latina, mas tudo dentro da normalidade institucional. Mas as verbas de publicidade para a imprensa chapa branca continuarão gordas.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Narco tráfico e milícia ,com joias ,micheques ,miséria ,são coisas do golpista ,com direito a fila do osso

  37. Mauricio Dias

    A Falha de São Paulo ataca de novo... uns três textos medíocres e pessimistas por dia ajudam a vender assinaturas.

    Responda
  38. Mauricio Dias

    Replico citando o próprio texto: "Tudo considerado, entretanto, os desmandos econômicos não podem obscurecer o retorno à normalidade institucional com a eleição de Lula." Um pouco mais de otimismo, calma e sobre tudo participação na reconstrução coletiva da identidade e normalidade do país vão ajudar mais... e isso demora... destruir é mais rápido do que construir.

    Responda
  39. Mauricio Dias

    Replico citando o próprio texto: "Tudo considerado, entretanto, os desmandos econômicos não podem obscurecer o retorno à normalidade institucional com a eleição de Lula." Um pouco mais de otimismo, calma e sobre tudo participação na reconstrução coletiva da identidade e normalidade do país vão ajudar mais... e isso demora... destruir é mais rápido do que construir.

    Responda
  40. eli moura

    Até o meio do dia eles colocam a chamada deste editorial em algum canto da página, porque os leitores vão mandar tantos comentários negativos e desaprovadores que vao esconde lo. Mas amanhã o editorial repete a mesma melda. Usem o chatgpt ou outra IA para escrever o editorial, pelo menos IA aprende.

    Responda
  41. José Davi

    Onde está o assédio contra o BC? percebemos um BC que trabalha em prol dos rentista improdutivos, a qual essa Folha faz parte e defende, contrariando as necessidades reais de milhares de brasileiros que sofrem com juros abusivos. Furem a bolha e sejam menos panfletários dos neoliberais e seus congestionamentos de jatinhos em Trancoso.

    Responda
  42. Moisés Mariano

    Se voltar a ser 6° economia é retrocesso, com o bozo avançamos para décima sexta, quem entende?

    Responda
  43. eli moura

    Com juros reais exorbitantes, sem paralelos no mundo econômico desenvolvido, contra um governo que quer retomar uma agenda de política de inclusões e proteção social, quem escreve este trash editorial o escreve para os que sofrem de bloqueios mentais, sem a mínima capacidade de análise crítica. O estagiário do Guedes no BC é um ignóbil a serviço de bancos privados. Este editorial, ruralista , garimpeiros , banqueiros , neoevangelicos, milícias Lira Centrão se encontram no fim do dia.

    Responda
    1. marilza abrahão

      O Sr. Frias deveria respeitar o passado desse jornal e não transformá-lo em porta voz do Capitalismo espoliador da elite arrogante deste país!

  44. ivanir migotto

    Folha sendo Folha. Mas está no próprio texto o motivo dessa “análise” irreal sobre um governo que está, apesar de tudo, recolocando o país nos trilhos: privatização. Ou melhor, o freio que o governo colocou na venda descontrolada do patrimônio público para os mesmos vampiros de ocasião de sempre os quais, claro, fazem parte do clubinho de sanguessugas do qual pertencem os proprietários do jornal. Quando a “Folha pensa”, leiamos, “o que seus donos querem”.

    Responda
  45. flavio pedrett

    Presa na própria bolha, a Folha nos brinda com um triste espetáculo de emulação em praça pública. Indigência intelectual ou desrespeito ao intelecto alheio? Vai saber....

    Responda
  46. Otto Nelson Nobre de Brito

    En passant, a FSP e seus iguais órgãos de imprensa capturam a verdade e com a narrativa pronta para defender a ideologia do mercado desqualificam quaisquer tentativas de mudança em prol de um Brasil menos injusto. Não há um pensar sério quando a mídia 'esquece' que a desigualdade social alarmante cresce exponencialmente à medida do seu distanciamento da realidade miserável do brasileiro comum e que essa forma de pensar trouxe nos últimos anos o Brasil de volta aos paises subdesenvolvidos.

    Responda
  47. Dorgival Pedroso

    Governos erram. Lula comete erros? Sim. Bolsonaro cometeu erros? Sim, sim, sim, sim, sim, sim. Sou positivista, se até com o traste do Bozo o Brasil sobreviveu, Lula nos levará para o progresso.

    Responda
  48. Antônio Carlos de Paula

    A Folha tentando convencer o Lula continuar com a política econômica do Temer e Bozo, que jogou milhares de brasileiros na extrema pobreza. A respeito do bolsonarista Campos Neto com seus juros suicida nem uma vírgula.

    Responda
  49. Paulo da Silva batista

    O que a folha pensa" os candidatos da folha perderam as eleições Elias uma nem decolou " o que governo atua fez prejudicar a economia! Se não fosse lula você não estaria aqui pra falar essa abrobrinha esse jornal e outro mais estaria fechado,se o plano era prender lula e morais imagina esse jornal.

    Responda
  50. Marcelo Batista

    Podemos ver claramente o retorno à normalidade institucional. Um notório respeito na separação dos poderes. Indicações ao STF e TSE sendo realizadas na lisura republicana. Fim da compra de apoio via liberação de emendas da congressistas. Estamos no caminho certo.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.