Opinião > Democracia e economia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
FSP, já que é retrocesso, chama o Bolsonaro de volta com a turma dele. O Brasil vai melhorar, que diga os povos indÃgenas, em particular, os yanomamis.
Ernesto, arte que muitos esqueceram sob a névoa da alienação. Melhor a Folha se posicionar claramente, é sim um jornal de direita, a favor da privatização, contra polÃticas sociais que destravem *las cadenas* que submetem o trabalhador. Ah, se tds fossem iguais a vc, detentor de riqueza e poder, que maravilha viver!
Até mesmo no plano econômico foi um desastre: 2 bi desviados para taxistas e camioneiros, 27 bi a pagar aos estados pelo ICMS da gasolina, a boca grande do centrão por emendas .... Ainda falta muito a arrumar
Interpretar textos é uma arte...
O povo Argentino, Venezuelano e Chilleno discordariam do peso relativamente pequeno que o retrocesso econômico traz. Não existe estabilidade em paiz com a economia fraca. O PT sabe bem disto e não é a toa que admitia ditaduras como a de Chaves e Ortega e quer é placar a lei da censura.
A economia é fraca porque beneficia a poucos, por não existir no paÃs uma elite de fato, pessoas com solidariedade e discernimento de como deve funcionar a sociedade. Economia forte distribui riqueza entre os que a produzem, não espolia uns em detrimento de outros. Nossos tornozelos estão presos a uma elite arrogante, soberba, impiedosa.
O assunto da semana é o depoimento do Tony Garcia sobre escutas clandestinas impostas pelo Moro e a lava jato. Onde eu acho esse assunto aqui?
Também procurei e não achei. Cadê, Folha?
Pooooxa! E a FSP faz campanha prá ajudar a sair de bolhas. Que piada. Só se for prá entrar na bolha dela.
como explicar o brasil? é um sindicato? é um lupanar ? é um ajuntamento de pessoas?...
O Brasil é uma imensa nação dividida desigualmente entre uma elite proprietária impiedosa e arrogante e uma maioria trabalhadora cujo trabalho ainda reflete os primeiros tempos do Capitalismo explorador, mediado por uma classe polÃtica subserviente e corruptÃvel. Leva a melhor quem tem o poder da pena, da espada e da religião. Estudar o Brasil deveria ser estudar as condições de seu povo, o mundo real no qual vivem. O resto é ideologia.
O que é isso? Saudades do jornalismo de verdade. Já que não posso adjetivar corretamente este texto por censura óbvia, me vou. Pra que ler algo tão sem sentido, desprovido de bom senso, com muita má intensão etc. Jornalismo, não só o da Folha, a sete palmos.
A Folha fala que o Lula é retrógrado, ultrapassado, porém esse atraso patético está é nela mesmo. Querem defender o indefensável, polÃticas neoliberais que só beneficiam os mais ricos e poderosos da nossa elite burguesa que fede, esquecendo os mais pobres. Qdo deram o golpe na Dilma, não fazÃamos mais parte do mapa da fome da ONU, e depois de 03 anos de Temer, 04 anos de Bolsonaro voltamos a ter 33 milhões de famintos. Isso é evoluir? Desde quando?
As mortes da pandemia, genocÃdio do povo indÃgena, apagão na gestão pública em todas as áreas, entrega do orçamento aos fisiologistas, tentativa de golpe, corrupção, populismo. O Lula salvou o Brasil de um cenário distópico e junta os cacos na economia. Na gestão Temer a máquina ficou afinada exatamente como quer a Folha e ela nem chegou a decolar. O entusiasmo dos neoliberais existe porque suas teses já foram abandonadas há muito tempo e nem eles chegaram ver a fantasia que elas são.
Os ultra ricos neoliberais sabem que suas teses são furadas, mas ainda defendem, pois são as que enchem seus bolsos no curto prazo, com juros para o bilionário banqueiro dono da Folha, eletrobras para os gang ster da Americanas, dividendos petrobras...
Parabéns pelos comentários. Preciso.
Vejam o que deu para salvar: "Após quatro anos de ameaças contÃnuas à democracia sob Jair Bolsonaro (PL), é um alento que as instituições tenham evitado uma ruptura, que as Forças Armadas tenham respeitado seu papel constitucional, que o diálogo entre os Poderes esteja restabelecido e que o presidente não açule seguidores e o aparelho do Estado contra a crÃtica." Agora, nem tudo pode ser privatizado, em Mirassol, um litro de água é mais caro que uÃsque. Pobre faz greve de banho!
Eu não entendo o porquê dos assinantes ainda se espantam com a linha editorial da Falha. Ora, os editoriais são coerentes com o que sempre foi o pensamento dominante na cúpula do jornalismo da Falha, que é a defesa incondicional dos 0,0001% mais ricos desse paÃs. Isso é um sinal de que voltamos à normalidade após quatro anos de ameaça constante de o Brasil se tornar uma ditadura n-arc-omi-lic-ia-na. Ficaria realmente preocupado se os editoriais da Falha elogiassem o governo Lula.
Agenda de retrocesso econômico? A folha é patética.
Quando a Falha de São Paulo investe toda sua bile nesses editoriais é porque o governo está no caminho. Quando a Faria Lima espuma de tanto ódio é porque a população brasileira está recebendo melhorias reais. "Apesar de você (Falha e Faria Lima), amanhã há de ser outro dia."
Os atuais editorialistas da Folha usam cuecas jockstrap por debaixo de seus ternos de grife.
FSP está nas últimas, vendam logo este jornal, quem sabe banheiro de pets que, atualmente, tem sido a unica coisa útil do papel que vcs vendem.
Pior que já venderam; só que no formato de Marketplace de notÃcias, com um pacotão fechado para um seleto grupo de propagandistas que discursam para vender seus “produtos”. Só que é público errado; cria um desgaste com o assinante e as pessoas cancelam suas assinaturas, mais fácil adquirir a Jovem Pan e atingir o público-alvo; e fazer jornalismo sério na Folha.
A militância pira...
retrocesso econômico? só pode ser piada, o único retrocesso sao vcs, FSP.
Que artigo bizarro. Colocam como opinião do jornal, mas não falam quem assina. Provavelmente não é uma economista; e se for é um fanático ultra-liberal que dia sim, dia sim, repete as mesmas ladainhas. Vivemos os últimos 6 anos de governos que só deram chicotadas no trabalhador e não houve nenhuma melhora na vida da população, e a Folha acha pouco, e quer mais; o alvo parece ser programas sociais e entrega de empresas lucrativas para o setor privado. Revoltante.
E por essas e por outras que eu estou cancelando a assinatura deste jornal medÃocre. A Folha da Faria Lima, do Bilionário neoliberal Luiz Frias, ainda está triste porque o João Amoedo só conseguiu 2% dos votos na eleição passada. O plano era privatizar o Cristo, vender a Amazônia pra Disney e privatizar todo o ensino público e sistema de saúde. Um jornal totalmente a serviço do mercado.
Quem escreveu o artigo? Campos Neto, presidente Banco Central? O cara dos juros extratosfericos?
Aquilo que vimos entre 2016 e 2022 era progresso?! Então, desejo muitas décadas de “retrocesso”!
Opinião ridÃcula! O que de bom e proveitoso aconteceu neste pais após o afastamento da presidenta Dilma? Nada, exceto o rregornp do paÃs ao bom caminho. Após 6 anos de retrocesso, paÃs vai voltar a crescer
Retrocesso total nos últimos 6 anos,tanto na ordem constitucional como na economia!!
Retrocessos econômico, cultural e politico foi a herança maldita deixada pelo desgoverno anterior, apoiado por muita gente bacana, não é?!
Retrocesso? Retrocesso é o Congresso formado por um banco de abutres bolsonaristas
Ainda bem que a Folha não governa.
PTminions (cães de guarda do PT) em peso por aqui nos comentários. A visão sobre economia deste artigo é a de 99% dos economistas. Com relação a democracia, por a comparação ser com Bozo, o artigo foi extremamente benevolente a Lula ao sequer falar de Zanin e Maduro (além, é claro, de Putin e China).
Não sou P T. Dentro do exposto e da SUA estatÃstica faço parte dos 1% dos Economistas e os SEUS 99% deveriam por fogo no diploma!
Ricardo do céu. Assustado com a quantidade mesmo. Jesus!
Esse pessoal é radical,não perca seu tempo.
LunaÂ…deve ter origem na palavra Lua ou aquele que vive no mundo da Lua. De onde você tirou esse %? Se o arcabouço que acabou de ser aprovado define regras para o aumento da dÃvida pública, de onde a Folha tirou essa suposta gastança? Fala em ataque ao banco central, mas na verdade é um ataque a polÃtica de juros que só beneficia os donos do jornal. Ou seja, retrocesso talvez seja qualquer polÃtica social (as que foram restabelecidas) e não entregar empresas públicas a preços de banana.
O dono da Folha é bilionário, e o pior, é banqueiro. O Brasil tem a agiotagem record no mundo. Nunca um bilionário vai ter os mesmos interesses que nós, banqueiro menos ainda.
Folha, a serviço nada inocente do "mercado financeiro" idem.
Agenda de restocesso? É isso que a folha tem para dizer? Vergonha alheia ler isso.
Pelo jeito, meu caro, o desgoverno do bozo estava uma maravilha para a folha. Não era um retrocesso, não! Bem da verdade, era uma manada de burros rumo ao atoleiro!
Jornalzinho nojento. Apesar desse folhetim e outros do mesmo nÃvel rasteiro, Lula governa bem o paÃs e nos devolve à civilidade.
Agenda de retrocesso econômico significa, tentar reduzir os juros extorsivos implementados por Campos Neto, aquele com dinheiro em paraÃso fiscal, herança maldita do monstro das joias e dos 700 mil. Por que a folha chama de retrocesso mudar o que o monstro propiciou? O dono da folha é bilionário banqueiro, 11 mais rico do Brasil, e enche os bolsos com os juros, que vem dos nossos impostos, quer nos fazer pensar como bilionário. Ultra ricos aceitam o fascismo se for para proteger privilégios.
Finalmente uma explicitação clara das intenções da FSP que insiste na implementação de propostas de governo que foram vencidas nas urnas. Felizmente, o governo caminha a despeito dos seus detratores. Fico curioso sobre o que FSP pensa da negociação do teto da dÃvida nos EUA. Imagino que o jornal pense como McCarthy e chore como viúva de Trump.
Credo, Congresso protagonista! Foi isso mesmo que li?
Em nenhum momento verifiquei o congresso criticar os textos e conteúdos das MPs, declarando sua razões por posições contrárias. Somente vi negociações por cargos e liberação de emendas (a verdadeira gastança), extorsão é a palavra e nenhuma crÃtica da folha quanto a isso. É esse protagonismo que a Folha espera!
Pior que foi! É esdrúxulo demais este editorial da Folha.
Acho que se viesse um partido naz ista, porém querendo estado mÃnimo, a folha certamente estaria dentro. Pior é ser editorial! A tragédia da economia no desgoverno anterior é brutal, isso empobrecendo a nação, destruindo saúde e educação nos gasto, gastando trezentos bilhões pra ganhar as eleições e una dúvida de cem bilhões em precatorios! Isso tudo com o silêncio da folha!
Um editorial desses é sintoma de jornal que respira com ajuda de aparelhos. É uma imprensa aparelhada. Que falta de vergonha!
FSP e seus próceres perderam a noção do que seja a liberdade de imprensa. Utilizam-na não para esclarecer a sociedade, mas para defender interesses escusos dos velhos donos do poder.
A cada dia a Folha de São Paulo se supera em cavar o fundo do poço.
Caramba, o capitalismo vai salvar a nação, é isso mesmo que a Folha pensa? E como acham que chegamos nesse ponto? O paÃs, em algum momento da história, foi socialista por acaso?
Perfeito o editorial…No governo Lula salvam-se as Instituições e danam-se a economia e a percepção de democracia nas relações exteriores.A esquerda brasileira prende-se ao passado retrógrado,ao contrário da chilena,por exemplo…
Pode ficar ai na bolha da Folha.
Parasitas Â
O que a folha entende de economia? Privatizar, Privatizar, Privatizar, Privatizar, Privatizar, Privatizar, Privatizar, Privatizar, Privatizar. Atrapalhar o governo do presidente Lula, deixar à mingua a população carente, apoiar os ricos, empresários, apoiar o prefeito, o governador ligados à extr ema-dir eita.
Pasquim cÃnico este. E ou hipócrita. Se não fosse por aquilo que o Lula representa, em termos de votos e de dignidade, não terÃamos derrotado o projeto de aniquilamento da civilização brasileira do qual Bolsonaro se empenhava. O Lula esteve preso, foi execrado, vilipendiado, ultrajado etc. E, depois de tudo que passou, querem que o Lula governe sob a pauta do capital. Sabemos que algo disso é inevitável, mas querer ver o Lula se submeter completamente é algo bem menos que honesto.
Retrocesso? Meu Deus. Eu estou pagando por isso. Eu não consigo nem ler o editorial. Quando vocês vão fazer um editorial que defenda minimamente algo positivo para a população? O que o Guedes fez de positivo para o andar de baixo? Vocês deveriam ter vergonha de escrever editorias que atendem única exclusivamente o Interesse de vocês e os locatários de espaço para fazer matérias em defesa do andar de cima. Cansando de vocês; até OGlobo tem sido mais honesto.
Sou assinante deste jornal há décadas. Percebia um conservadorismo palatavel na sua editoria, o que faria com que continuasse com a assinatura, agora digital. Tenho engolido sapos e lagartos para aturar certas posições da folha. Confesso que hoje não suportei a leitura completa do editorial acima. Tive engulhos. Com a mÃdia que temos, onde o grupo Globo, Folha, Abril e as supermidias sociais dão as cartas na informação e comunicação vai ser difÃcil concluir mandato de um governo progressista.
É! Precisamos deste governo “progressista” para virarmos uma nação melhor
Retrocesso? O Congresso protagonista para reverter alguma coisa em favor da sociedade? É isso mesmo que eu li? Que piada de mal gosto, Folha!
*mau gosto
faz sentido, pois lá em cima está escrito"o que a folha pensa".....isso é importante, destacar que é uma opinião , e não uma noticia....isso reforça a imparcialidade...e eu penso bem diferente...inclusive vendo fatos pra provar que estou pensando certo...(as vezes)
Edital vergonhoso. A Folha contra a população brasileira em benefÃcio do grande capital.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Democracia e economia Voltar
Comente este texto