Opinião > Democracia e economia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
O texto foi removido a pedido do autor.
Pesquisa no Google a Europa estatização do saneamento depois de 30 anos da iniciativa privada! Aqui no Brasil tudo é atrasado mesmo!
A Folha parece aquelas senhoras de bolsa de grife e cabelos pintados de loiro que se revoltam por ter que pagar os direitos trabalhistas de suas domésticas. Caricata a ponto de acreditar no próprio discurso.
IncrÃvel que o pensamento único do neoliberalismo, do Consenso de Washington, não faça a sua autocrÃtica. O Neoliberalismo fracassou, admitam. Agora é o momento de suar o crescimento económico com a dignidade das pessoas com a renda cidadã universal. Além do emprego as pessoas precisam ter uma renda para lhes dar o mÃnimo de dignidade neste sistema onde o dinheiro que compra tudo. E o um porcento mais rico pode ajudar a pagar esta conta.
Está análise eh a da opinião amplamente dominante dos economistas. Os que tem posição contrária podem ser representados por LuÃz Gonzaga Beluzco, que levou o paÃs a hiperinflação (com o desastre do plano Cruzado), destruiu o departamento de economia da Unicamp (que não pública praticamente nada em revistas acadêmicas relevantes) e ainda quebrou o Palmeiras.
As privatizações servem para enriquecer os rentistas.
A Folha não N pensa porém realiza fotossÃntese. A Bolha de S. Paulo pensa porém não realiza fotossÃntese.
Basta ver os ultimos dados do IBGE para ver que esse editorial é falacioso
Un comment a ficar registrado antes q parentes, q me dão login à fô ia vil, cancelem assinatura: Fascistas, fô ia no meio, no se conformam com bilhões investidos e, mesmo assim, perderem eleicão. Vao fazer tudo pra fu dia e noite o governo social - elite Quinto mundo no compartilhar, quer pra sà benesses, resto que si fu- vao trabalhar a no reeleger Lula. PaÃs no Quinto mundo é ideal pra manter Rico cada vez mais Rico e Pobre mais pobre. VinteSeis mandar fascista d congresso deVolta ao esgoto
FSP rentista, vive disso.
Aà no Brazil no vender mais tabloide, restou à imprensa ser acionista de banco, que produz nada, mas ter maiores lucros lucro-dividendo , promovendo aparelhagem BC, via seu marionete no BC. Nenhum paÃs do mundo tem Juro maior que su própria inflacón
A Folha quer que o Lula aplique o programa econômico do Paulo Guedes, ou seja, do Bolsonaro.
O Brasil voltou ao velho normal. Artistas milionários faturando com a Lei Rouanet, grande imprensa sorrindo à toa com a volta das bilionárias verbas publicitárias do governo, funcionários públicos e de estatais aumentando ainda mais seus já nababescos salários , polÃticos corruptos voltando a nomear apaniguados nos órgãos e empresas públicos, enfim, aquele Brasil de sempre que conhecemos.
Temi muito pelo futuro da democracia no Brasil no governo passado, aliás foi o único governo que realmente queria destruir décadas de democracia e caminhávamos para uma autocracia e futuramente para uma ditadura clássica, violenta e corrupção dinástica. Espero que estejamos na volta da normalidade, quanto a este governo, é ruim na economia e boa no social, e a questão do meio ambiente não deveria existir ideologia, preservação é para todos. Direita civilizada e esquerda moderna, sonho?
Direita civilizada e esquerda moderna contra a direita reacionária e esquerda jurássica. Pior que esses dois últimos grupos ainda estão muito enraizada no paÃs. A amargura e o ódio de parte da sociedade levou ao governo de extrema direita que quase destruiu o paÃs, com a intolerância, violência, a má gestão na pandemia, retrocesso na educação, saúde e meio ambiente, bem como da economia. O caminho do meio é a solução, isso não tem nada a ver com o dito centrão, polÃticos fisiológicos.
"Apesar de não favorecer rentistas e bilionarios que não pagam impostos, o governo Lula infelizmente vai bem em tudo o mais"..assinado: bilionarios, militares golpistas, fraudadores de impostos, grileiros, pistoleiros, pastores que não pagam impostos.
Parabéns Folha! Quem está muito feliz é a Dilma com seu salário de quase 300 mil na presidência dos Brics! Viva o socialismo!
E o salário de um presidente dos BRICs. Candidate-se!
Diz que esse editorial fez um tremendo "su" (sou das antigas) entre a alta direção do PagBank, que não poupou elogios e encômios ao autor da peça...
Economia e direito para poucos é mais fácil de se viver. Pena que uns estarão melhor ,como estão que outros . Democracia e economia são mais difÃceis de se consolidar. Mas o Brasil precisa alinhar estas duas metas sempre. Desviar disso. Caminharemos para barbárie.
Ufaaaa, ainda bem que é só o que q a folhinha pensa, (nem quero saber do que tem certeza) pelos comentários vejo que é um pensamento solitário, além de erático, parcial e ideológico.
Assine a Folha e nunca saia da bolha kkkk. A Folha virou um panfleto do neoliber@lismo. Muitos jornalistas bons, grandes jornalistas não estão mais nesse panfleto. Aà vem esses jornalistas dessa qualidade aà kkkkk.
Esse editorial é no mÃnimo incoerente.
Esse editorial é no mÃnimo Indecente.
FSP: pergunte a qualquer empresário/a no mundo se ele/a concorda em ter 43% das ações de uma empresa (e acionista majoritário) e somente 10% no poder de decisão sobre os rumos (votos). Se algum deles/as disser que sim, aà vocês têm razão em criticar "a retomada da Eletrobrás". É isso o que está em jogo nessa discussão. Vocês estão atacando o Estado com essa desinformação.
..retorno 'a normalidade institucional e democrática com homenagem a ditador e ataque fÃsico a jornalistas, e" isso que a folha considera de normalidade democrática??
Continuamente os influenciadores polÃticos estão trazendo artigos como esse, são visto com redicências porque não vão ao âmago a que se propõem: onde, quanto e como cortar despesas. Pela ordem as maiores são: juros, previdência e saúde, segurança e forças armadas, educação. Só o pagamento dos juros, a maior, alcança quase um terço - aqui não discutem, sequer apontam os erros do BC na Selic, que não poderia ter ultrapassado 8%, são cerca de 250 bilhões de reais indevidos.
É melhor ler certas coisas que ser cego mas que faz pensar sevale a pena isso faz
O tÃtulo sugere que a normalidade institucional é melhor que os "retrocessos econômicos" dado ao contexto anterior. Se os autores realmente acreditassem nisso, dedicariam mais de um parágrafo sobre os benefÃcios da institucionalidade. Contudo, um é melhor que nenhum!
Se o socialismo e ou comunismo oferecessem a todos os trabalhadores um salário semelhante ao da Sra. Dilma, na presidência do Banco dos BRICS, que é quase de 300 mil reais por mês, até que seria bom!
O silêncio da Folha sobre a entrevista do 247 é ensurdecedor.
Caramba! Retrocesso? O editorialista chegou de marte? Que mundo paralelo!
A análise de economia deste artigo eh amplamente consensual entre economistas, principalmente entre aqueles que têm maior reputação por suas contribuições. O Ãcone dos economistas com posição contrária eh Beluzo, que levou o paÃs a hiperinflação (que veio com o colapso do plano Cruzafo, de 1986), destruiu o departamento de economia da Unicamp (que praticamente não pública nada em revistas cientÃficas relevantes) e ainda quebrou o Palmeiras..,
Vaza-jato Vaza-falha desserviço ao paÃs apoia a ext rema-dir eita com editoriais co mprad os pelo mercado.
O que a Folha, chama de retrocesso é impedir a venda de empresas estratégicas, como nossas refinarias e que seu maior acionista, tenha poder de decisão na Eletrobrás, de acordo com sua participação? Retrocesso foi ter levado 33 milhões de brasileiros a fome e a diminuição da renda, para um dos menores nÃveis da História!
O desgoverno anterior quebrou o paÃs, desorganizou todos os órgãos públicos, não investiu em absolutamente nada e para a grande mÃdia ainda não foi retrocesso.
Era sabido que a visão econômica do Lula, originada no século XIX era uma falácia, o amor por invasores de paÃses e por ditadores, com o Estado como protagonista não dá mais. Acabar com a ameaça de golpe militar de fato ajuda o Brasil mas não basta, precisamos de alguém que una as boas iniciativas privadas com apoio do governo para que o Brasil possa evoluir, sem impor impostos desanimadores.
É fácil entender a opinião da folha. Literalmente a voz da elite.Critica politicas como retrocesso as que favorecem os mais necessitados.Critica o fato do governo ter 43%das ações da eletrobras e ter apenas um voto nas decisões (dá as cartas a elite)tipos q afundaram as Americanas.Critica o arcabouço fiscal com regras bem definidas p/ gastos,ancoradas no aumento de receitas.Critica o PIB (cresceu 1,9%).E faz chamada para que os extremistas tipo Lira, não deixe governe. FICOU BEM CLARO!!!!OOO
O PT adora estatais porque tem imenso prazer em administrar fundos de pensões, como os da Caixa, Correios e Banco do Brasil!
Infelizmente não tem para onde correr. Paulo Guedes tbm adora fundos de pensões.
Perfeito. Foi eleito por pequena margem e sabia que o congresso era conservador, mas apoiou a reeleição do lira, quer poder colocar seus cupinchas nas estatais para negociar cargos, e acena para ditadores. Lula é Bolsonaro são iguaizinhos, egoistas ao extremo.
Um texto parcial, desconectado da realidade econômica internacional
Ao colocar a atual como uma agenda de retrocesso econômico leva a crer que a agenda anterior não era de retrocesso. Ideias e ideais de instabilidade polÃtica são indissociáveis da instabilidade e progresso econômico, o Trump bem demonstrou isso.
Não adianta discutir com os seguidores do Lula, são bolsonaristas com sinal invertido. Chegaram a dizer aqui que Cuba e Venezuela são democráticas. Sinceramente, isso é um desrespeito por todos os perseguidos por esses governos horrÃveis que o PT tanto admira. Tudo bem. Lula, com essa postura atrasada, não vai conseguir governar com esse Congresso (se é que vai terminar o mandato)e tomarão uma derrota em 2026, aà não vai adiantar pedir "união nacional", pois não sabem sair da própria bolha.
FSPPorque não te calas, isto é, porque não deixas de escrever tanta besteira.
Esse jornalismo da Falha é realmente uma vergonha. Panfletário. Dá pior espécie.
A folha quer dizer então que se a economia melhorar não vai ser por conta da própria agenda econômica do governo e sim pela normalidade polÃtica? O cenário econômico descrito é meramente opinativo e ideológico! A folha só falta falar que quer o estado todinho para as elites econômica.
Mas a folha é representante da faria lima...
Com 351 comentários no momento em que registro este, penso ocioso o esforço de análise crÃtica. A Folha persiste vergonhosamente na militância contra o governo Lula. A jornal afunda no descrédito.
O final do texto nos reserva a maior de todas as pérolas: a Folha aposta que será o pior parlamento da história do paÃs, agora mais protagonista, que irá fazer o Brasil errar menos. Ora bolas, o ataque à legislação ambiental e aos direitos dos indÃgenas mostram o contrário disso que a Folha afirma, ou não?
Parece piada de mal gosto, ler isso em pleno domingo. Falar em retrocesso econômico, depois do crescimento de 1,9% do PIB no trimestre anterior além da queda de inflação e juros futuros. Deveria fazer uma matéria sobre regalias que alguns setores têm no pagamento de impostos, e que cria esse gap de desigualdade. Isso, sim, precisa ser corrigido. Mas os poderosos não gostam de falar disso. Querem mais arrojo aos mais pobres e classe média.
A folha devia ter vergonha de exibir um panfleto com nome de editoral.
Esses editoriais defendendo estado mÃnimo é pura hipocrisia . Estamos numa crise do capitalismo. Os governos de Temer e Bolsonaro foram uma maneira da elite capturar o estado pra sua proteção contra as perdas .
Que vergonha FSP! Vocês querem dizer que a polÃtica econômica de Temer e do ex-presidente foi um avanço?
A FSP foi derrotada o fim da era "ponte só futuro " e Guedes. Não tem capacidade e os interesses rentistas a que representa não alcançam o verdadeiro significado da palavra "polÃtica econômica" que vai além dos que tem dinheiro e prioriza exatamente aqueles que não tem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Democracia e economia Voltar
Comente este texto