Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gabriel França

    Excelente texto! Obrigado por expressar minha indignação quanto a Folha sugerir que o esvaziamento das instituições ambientais é apenas uma derrota para o governo e não uma catástrofe para o país.

    Responda
  2. Claudio Gomes

    Texto inacreditável. Desse jeito vamos precisar do ombudsman do ombudsman. O autor faz críticas mas nem sinal de apontar qual teria sido o caminho correto na questão de junho de 2013, e no primeiro parágrafo mal disfarça a vontade que a FSP seja algo que ela não eh. Por último, esquecer que a Lava Jato desacobertou bilhões em corrupção e falcatruas eh desonestidade intelectual.

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Finamente uma opinião isenta e realista.

    Responda
  4. Manoel Cardoso

    Melhor Dallagnol estudar pra fazer concurso pra procurador

    Responda
  5. Devanir A Merengué

    No Brasil ninguém é responsável. A Folha nunca foi neutra, o liberalismo tem lado, mas isso, de fato, nunca é assumido. No plano pessoal, percebe-se que alguém é maduro quando admite que errou e pede desculpa.

    Responda
  6. Leonilda Pereira Simoes

    Não se pode esquecer que a maioria das pessoas têm egos que podem ser inflados ao extremo sem que haja motivo real. Políticos, então, nem se fala. Juízes, que se acham seres acima dos demais mortais, que se autoafirmam por meio de sentenças e ações muitas vezes questionáveis, são a pior parcela dos egos inflados. Eles podem ajudar pessoas, mas muitas vezes acham que só devem ver um dos lados, não o todo. Exemplos não faltam no país.

    Responda
  7. Pedro Luis S C Rodrigues

    É um feito e tanto, ser o pior ombudsman da história da Folha. Um cargo em que abundam tranqueiras

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Porém est, em matéria de sabujice, supera todos os anteriores. E os leitores ficarão mais um ano sem ter quem lhes de voz. Não me lembro qual gravadora que tinha o slogan: A voz do dono.

  8. Antonio Catigero Oliveira

    O ombudsman foi muito coerente; coisa que está faltando nas edições. Principalmente, coerência em analisar as políticas públicas, que não podem se confundir se confundir com políticas ideológicas. Se somos um país, então estamos no mesmo barco. Precisamos de mais prudência e menos ódio.

    Responda
  9. Ronaldo Luiz Mincato

    De que adianta as análise do Ombudsman, se a Folha contínua fazendo tudo igual ou pior

    Responda
  10. Maria de Fátima Ferreira

    Vi um vídeo tv 247, onde Tony Garcia relata nessa entrevista os PORÕES DA LAVA JATO. Fiquei estarrecida com tantas maldades e falca.truas onde quem estava para fazer justiça procura somente holofotes.

    Responda
  11. Murilo César Ramos

    Aceito.

    Responda
    1. Murilo César Ramos

      O comentário que fiz sumiu, restando sem efeito o que vai aí acima. Erro meu ao tentar usar esse espaço para contestar o que Mariante chamou ingenuamente, ou não, de "armadilhas", mas que nada mais são que a defesa dos interesses dos donos, a única voz que de fato importa no jornalismo.

  12. Cristiano Kock Vitta

    Uma das melhores análises que já li sobre a produção de conteúdo nos jornais. Ao se posicionar como guardiã da verdade, a Folha abusa de seu poder de influenciar leitores. Portanto, assemelha-se aos periódicos totalitários. A Folha precisa aprender a expor seu pensamento com mais sobriedade, mais respeito e menos sensacionalismo.

    Responda
  13. max ribas

    Muita enrolação para dizer o óbvio: filhinhos de papai inconformados com a possibilidade de perder as eternas tetas atearam fogo no país em 2013. Depois a lava jato pensou ter acabado o serviço, Anota aí: nós retomamos não apenas a Paulista, nós retomamos o País.

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    Ficarei um ano , infelizmente, sem ler o ombudsman. Ele tem lado

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Brutalidade policial? Eram vandalos quebrando tudo.

    Responda
    1. Marco Antonio Carvalho

      por favor, rememore os seus estudos, e relembre a matéria chamada interpretação de texto

  16. paulo werner

    Tenebroso foi o editorial de hoje. A Folha apoiou 64 e 2016, mas sua linha mestra é 1932 (o irremovível ataque a tudo o que cheira a getulismo e a incessante mobilização pelo retorno das configurações política e econômica da Republica Velha). Folha apoiou e apoiará qualquer futura iniciativa de interrupção de governos de esquerda, sempre em nome dos princípios de 32.

    Responda
  17. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Oportuna visão que se aplica inclusive ao triste editorial de hoje. Qual é o papel de um jornal do porte da FSP na construção desse clima tão desfavorável para a reconstrução de um país que foi destruído com a sua complacência durante os governos Temer e Bolsonaro?

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Todos se eximem de responsabilidade no calor das situações. E também depois. Jamais vi, ou li, sobre alguém ou alguma instituição do Brasil assumir responsabilidade pelo que quer que seja.