-
Nilton Silva
Se os iletrados da esquerda radical que cercam o governo lessem o colunista, o presidente Lula teria bem menos problemas. Politicamente iletrados, bem entendido, por favor.
-
José Cardoso
Acho que essa turma existe e é mais ou menos do mesmo tamanho da turma da esquerda: um quarto da casa. Resta fazer lobby com o restante: metade dos deputados. Mas sem toma lá da cá.
-
William Rachid
Prezado Hélio, gostei o seu comentário. Você que estuda o Brasil há tempos, acredito que foi ao ponto, ao deixar implícito, que a política mudou, mas o Presidente continua a fazer o mesmo que fazia no passado. Novas forças políticas surgiram e o mundo é outro. Parece-me que não temos uma "esquerda" atualizada para fazer frente a uma direita que assume, às vezes, a bandeira de causas que a sociedade almeja.
-
Antonio Carlos Orselli
Elio Gaspari, o mesmo de Ditadura Escancarada, perdeu a mão. Tá mais pra Redator de Sociedade de jornalecos do interior. Uma pena!
-
NACIB HETTI
Lula fala para os seus e age para o mercado. Só isso.
-
JAYME KOPELMAN
Seu Elio, com essas mini colunas de fofocas, mostra ser um digno sucessor do antológico Ibrahim Sued (os mais antigos hão de se lembrar). JK
-
Gil Cabral de Vasconcelos Barreto
Pois é ,o mito do gênio político, ruiu, pois nunca foi verdade, era a mais pura corrupção! Hélio Bicudo: Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira !
-
Johel Souza Filho
Nunca houve gênio político. É somente um oportunista, como aqueles vendedores de xaropes milagrosos no século 19.
-
-
Alberto A Neto
"Almas Mortas" tem personagens atuais 2 séculos atrás. Tchtchikóv comprava camponeses mortos, registrados como vivos, para obter empréstimo do Estado, permitindo-lhe manter a condição de proprietário da alta classe sem pagar tributo. Pedro, o Grande, não era religioso nem cria no espírito santo mas cobrava um imposto de almas. Tchitchikóv corrompia a burocracia russa, obtinha benesse fiscal e não pagava o Erário. Manejava no varejo, enricava no atacado. Falta-nos um Gogol! Sobram Tchitchikóvs.
-
Dea maria Kowalski
Nós, brasileiros somos russos, sem tirar nem por. Almas Mortas nos descreve perfeitamente em seus personagens. Leio e releio o livro de quando em quando. O autor italiano Primo Levi que esteve confinado por ser judeu em um campo de concentração relata em seu livro A Trégua, que após a derrota de Hitler na guerra, os russos ficaram encarregados de enviar os prisioneiros de volta a seus países. Foi um caos. Novamente, lá estávamos nós, brasileiros.
-
Johel Souza Filho
Excelente!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.