Ana Cristina Rosa > Os "índios" já estavam aqui Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Eugenio Pereira Pereira

    O marco temporal, tem apenas um problema: a data. Que deveria ser dia 22 de abril de 1.500.

    Responda
  2. Gustavo Ferreira

    Muito boa a reportagem, ou seja, os índios já estavam aqui, não há de se falar em terras novas, ainda mais em 1988, quase 500 anos após o país ser ocupado. Sendo assim, o marco temporal é realmente algo importante para reduzir os aproveitadores que se dizem indígenas e que ocuparam terras após 1988.

    Responda
  3. Aderval Rossetto

    Pelo menos eu votei certo! Consciência em paz. E você?

    Responda
  4. Henrique Cavalleiro

    Cerca de 70% das terras indígenas do Brasil já estão demarcadas (mas a maioria invadida por mandeireiros, garimpeiros e etc). As maiores pendências para demarcação estão no Mato Grosso do Sul, do povo Kaiowá Guarani, cujas áreas são disputadas por mega fazendeiros com muita gra na e poder político. E o Marco Tempora é uma agressão ao artigo 231 da Constituição. Alias, projeto de lei não pode de sobrepor à Carta Magna.

    Responda
  5. José Cardoso

    E por que, passado tanto tempo desde a constituição de 88, essas terras indígenas já não estão todas demarcadas? Se os funcionários públicos encarregados fizessem seu trabalho não teríamos essa indefinição.

    Responda
    1. José Cardoso

      Henrique. Não falei só da Funai. Juízes de todas as instâncias, deputados, senadores e presidentes também são funcionários públicos. Está todo mundo na folha de pagamento do Estado. São mais de 30 anos.

    2. Gustavo Ferreira

      o marco temporal é que as terras para serem demarcadas seriam as ocupadas até 1988, ou seja, faz sentido uma tribo surgir após 1988??

    3. Henrique Cavalleiro

      Vc acha mesmo que o problema é de funcionários que não fazem seu trabalho? Muito simplório da sua parte. É muito mais complexo que isso. O entrave está no poder político e econômico que impede a Funai de cumprir sua obrigação, sobretudo em áreas de fronteira agrícola.

    4. Henrique Cavalleiro

      O problema não são os funcionários da Funai que não fazem seu trabalho. Demarcação exige vontade política dos governantes para enfrentar interes ses econômicos contrários. Na verdade, 70% das terras indígenas estão demarcadas, as grandes pendências estão no Mato Grosso do Sul, do povos Kai owá Guarani, cujas áreas são disputadas por me ga fazen deiros com muita gra na.

  6. Jorge Rodrigues

    Os primeiros habitantes das Américas vieram da Ãsia (através do estreito de Bering). Assim, seguindo o tortuoso critério da articulista esses primeiros habitantes seriam invasores. Os decendentes destes "invasores" ocuparam partes esparsas do território que hoje é o Brasil mas não desenvolveram nenhum conceito de propriedade de território tão extenso. Assim, afirmar que os índios são os donos do Brasil é uma enorme bobagem.

    Responda
    1. José Bernardo

      Nenhuma bobagem é maior do que a arrogância e estupidez de sua afirmação. Ninguém está dizendo que os povos originários são donos do Brasil; o que a Constituição assegura é seu direito às terras que tradicionalmente ocupam.

  7. Joao Braga

    Os indígenas representam 0,5% da população brasileira e detém uma área 14% do território nacional, maior que vários países europeus somados. Esse assunto já estava plenamente pacificado na Constituição de 88. O problema dos índios não é terra e sim uma política que os tornem cidadãos plenos do século 21, e não abandonados e primitivos do século. 16 como querem muitos. Observem o que aconteceu no hemisfério norte, preservaram suas tradições mas se tornaram empresários agricultores, etc.

    Responda
  8. Alexandre Pereira

    É essencial sair das narrativas e analisar racionalmente a questão do marco temporal. A estupidez de dizer que os índios já estavam por aqui não deve ser contraposta com predação descontrolada da terra. Exageros dos dois lados, patrocinados por inconsequentes, lançam dúvida sobre os argumentos e não ajudam o debate produtivo. Há de existir um limite ou se fomentará o conflito no campo e o sectarismo social que se seguirá. Aprendam com Roraima! Todos estamos aqui, todos somos brasileiros!

    Responda
  9. Marcia Sandoval Gregori

    Todos sabem mas fingem não saber. Esse marco temporal é um desastre na perspectiva indígena, sem dúvida, mas para os que fingem não saber que os povos originários já estavam aqui antes de chegarmos, seria no mínimo bom pensar que essa demarcação significa também proteger as florestas, os rios, os ecossistemas e ajudar a permanência humana sobre a terra. Ou será que acham que vamos todos de carona com o Elon Musk para Marte?

    Responda
  10. Luis Nunez

    Então 99% da população brasileira tem que mudar do país e voltar para as suas origens, já que o Brasil pertence aos índios!

    Responda
    1. carlos eduardo ferreira godoy gomes

      Exatamente temos todos que voltar as nossas origens na Europa, Ãsia, Ãfrica.... A área estipulada por ocasião do marco legal abriga com sobra toda a população indígena.

  11. Antonio Dias Macedo

    Entendo que tudo se resume à boa interpretação ou definição dos termos "direitos originários" e "que tradicionalmente ocupam" previstos no dispositivo constitucional. E o dispositivo constitucional utiliza do verbo ocupar, desde que de maneira tradicional, no tempo Presente e não no tempo Pretérito. E fazer interpretação de texto ou dispositivo constitucional, havendo suscitação de dúvida, cabe tão-somente ao STF, não podendo ser dirimido por PL, exceto em caso de regulamento, se for o caso.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.