Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Conheçam "a farsa do rombo da previdência". (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Deveria se fazer uma auditoria completa e independente. Mas, claro que a imprensa não quer, pois defende os interesses dos bancos. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  3. José Cardoso

    É melhor monitorar as despesas previdenciárias e não o déficit. Se aumentaram em 5% em vez da média de 6% anteriores, o efeito da reforma ainda é pífio. Precisamos de outra. Afinal o PIB cresce muito abaixo disso.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Outra!?? Precisamos é cancelar a última. (Abner Nazaré Cândido)

  4. Valter Junior

    No futuro (não tão distante) serão poucos os aposentados e muitos os que precisarão receber o BPC. A imprensa continuará a tratar como déficit previdenciário?

    Responda
  5. luiz carlos Tozzato

    O plus arrecadado dos militares voltou na forma de aumento de soldo, ou seja, o déficit só mudou de linha. É intuitivo que o déficit seria maior se não fosse a covid que ceifou 700 mil vidas, em sua grande maioria de idosos e, portanto, possíveis pensionistas, e sem o corte de pensão de viúvas da iniciativa privada.

    Responda
  6. Julio Shiogi Honjo

    Faltou esclarecer que nesses benefícios estão incluídos despesas com as do BPC, dado a cidadãos que nunca contribuíram para a Previdência e que são incluídos para inflar o suposto déficit. Gastos desses tipos devem ser cobertos com recursos de outra origem e não colocados na conta do trabalhador. Outro dado importante seria publicar o percentual de déficit por categoria, pois daí a população saberia que o maior déficit proporcional é dos militares disparadamente.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Quanto ao citado aumento da arrecadação, cabe lembrar que embora tenha ocorrido a diminuição do desemprego, os índices oficiais consideram os informais, onde se deu o maior incremento, como empregados, e sabidamente a maioria desses não recolhem contribuições à Previdência. Além disso, houve queda acentuada no salário médio dos trabalhadores, queda nominal de mais de 20 por cento e inflação que superou também os 20 por cento, que somados dão perda de quase 50 por cento. Houve mesmo aumento?

  7. Gilberto Rosa

    Precisamos urgentemente reduzir ainda mais os gastos com a previdência, vai sobrar mais para pagar juros aos banqueiros, como o dono da Folha, Mario Frias, 11 mais rico do Brasil. Quem só lê a Folha, pensa que nem bilionário.

    Responda