Alvaro Costa e Silva > A república cristã vem aí Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou assinante e leio a Folha todos os dias. Às terças e sábados começo pela coluna do Alvaro e só depois vejo a primeira página.
Eu acrescentaria ao texto: programas religiosos nas tvs, rádios, pregações individuais ou de grupo nos transportes coletivos, atendentes e comuns dizendo "Deus te abençoi", é usar a religião para doutrinar o povo até a exaustão. Nada contra ter fé, seguir uma religião, mas viver vigiado de tanto blá blá blá religioso, frases repetidas, um dia exaure, cansa. Parece que estamos vivendo o fim da crença, da fé, da religião formal. A Europa hj demonstra.
Acho muito difÃcil esse cenário. Mas serve para brincar com a imaginação, não é? De qualquer forma, o brasileiro já está acostumado a viver na república das bananas. O ex-presidente era negacionista e ressentido. O de hoje, apesar do apelo pela frente ampla, indica o amigo para uma cadeira no Supremo. E assim vamos indo.
Não duvido de nada mais. Há pouco mais de 10 anos, quem imaginaria que a sociedade estaria tão dependente, enquanto laicos, religiosas\os afro e ateus sofrem amedrontados\as com esse fanatismo religioso pregando ódio aos diferentes que não comungam com essa fé autoritária que clama truculência e perseguição, acompanhada do braço armado de milicianos e traficantes. Não gostaria de ver, mas afinal de contas, estamos chegando lá, infelizmente.
Esse é um fenômeno irreversÃvel. A religião é o ponto fraco dos povos e está sendo manipulada no sentido da dominação de poder.
Desde sua fundação, nossa república tem uns genes positivistas que contrabalançam a força populista do cristianismo. Vê-se isso no ditador Vargas e até mesmo nos governos militares. A chegado do PT trouxe o cristianismo às portas do poder (comunidades eclesiais de base, frei Betto, Leonardo Boff entre outros). Os evangélicos arrombaram de vez a porteira.
É incrÃvel a capacidade do Brasil de andar para trás.
Evangélicos sem evangelho. Prestarão contas a Deus, mais cedo ou mais tarde...
Neste mundo, o homem tem três caminhos para encarar a miséria: trabalhar arduamente para sair dela (o que, convenhamos, é um ato heróico num PaÃs de terceiro mundo) o bar ou a igreja. Estes dois últimos são os mais fáceis. E o muito obrigado já está sendo substituÃdo pelo "Deus te abençoe" até no supermercado, já reparou?
Alvaro Costa e Silva, traça um arcabouço simples da influência, péssima dos evangélicos, que usam o nome de Jesus para quase tudo, incluindo tráfico e crimes, talvez seria bom o antropólogo, terrivelmente evangélico, Juliano Spyer ler a coluna.
Tão tocando a campainha tia. Acho que Dona Distopia chegou.
Hahahahah, junto com a dona Entupia e a prima, Antipatia. Toda a turminha da famÃlia Arrepia tá na porta, carÃssimo!
E no dia que essas igrejas começarem a distribuir baseados pentecostais de supermaconha eu também me converto.
É nóis, sêo Ãrvo! Toca fumar dessa marofa quadrangular e ficá quadrilátero geral, tá ligado? Santa Marofa Damarista. Só não venham com essa de batismo: farinha batizada, não, irmãos! Só da Pura, repleta da Verdade, aquela que São Clapton jurava que não mentia. E não botem a face da Dddooidamares na zorra do papelote, hein? Ponham algo mais neutro, tipo uma carinha de anjo, uma cruzinha, uma arminha: dddooidão quer se divertir, não ter pesadelo.
Assisti a entrevista de Deltan Dallagnol no Roda Viva e é simplesmente falso dizer que ele "justificou" a submissão da mulher com base nos textos bÃblicos. Ele se referia ao projeto de regulação das redes , que, na interpretação dele, poderia censurar tais textos, caso aplicado do jeito que estava redigido no momento.Ele não se colocou como adepto de tais idéias, e sim contra a censura a tais textos de fundo religioso. Lamentável a confusão, intencional ou não feita pelo articulista.
Concordo. Também assisti. Fake news do colunista. Cadê o Alexandre para recolher o elemento?
O problema de Deus é que ele anda muito mal acompanhado ultimamente.
Rodrigo, prezado, tem que ver com cuidado, sabe? Acho que quem tá mal acompanhado é Jesus, cercado de Bozolóide debaixo da Goiabeira. O Pai, nem voltou da Islândia ainda, parece que se deu ao luxo de aguardar a primeira metade do Lulomandato pra decidir se retoma a nacionalidade.
O poder da ignorância, com a direção de mal intencionados de qualquer matiz é extremamente poderosa. Nada segura uma turba de fundamentalistas que nem sabem o porque e para que .
Sou ateu, mas o ame o próximo como a si mesmo não é seguido pelos próprios cristãos.
Deus me livre e me guarde!!!!!
Que o bom senso nos livre do fundamentalismo religioso que vem crescendo a passos largos por esses tristes trópicos tupiniquins.
Não irá durar muito. Vão se destruir ao atingir o ápice de sua ignorância. Por menor que seja a liberdade no regime ateu chinês não podemos negar a dianteira que aquele paÃs alcançou na tecnologia. Suspeito que o Ãndice de religiosidade esteja relacionado.
A ignorância é poderosa, está ao alcance de qualquer um.
Os argumentos do texto são como daquela pessoa que chega no Deserto do Saara, começa a andar, repara em centenas de pedras e concluiu: o Saara tem mais pedra que grãos de areia.
O buraco é mais fundo que crê sua vã filosofia.
República de Gilead
Se o escrevedor desse texto é ateu ou agnóstico, penso que deveria respeitar os noventa por cento da população brasileira , que são cristãos . Respeito é bom e as pessoas merecem !
Desrespeito é o que essa raça "evangélica" está fazendo. Usando a inocência das pessoas para implementar um plano de poder e exploração, não passam de servos de Mamom. E segundo a gramática normativa da LÃngua Portuguesa o sujeito da frase é "colunista" ou "autor", a palavra "escrevedor" não existe, mas afinal não é tÃpico de Protestante dominar os conhecimentos de humanas.
O respeito que os 90 milhões de cristãos merecem é o de ter a sua liberdade religiosa. Mas isso , de forma alguma, significa, mesmo sendo maioria, poder impor seus dogmas a todos, principalmente através da via polÃtica como aconteceu absurdamente no último governo.
Uai, caro xará, mas desrespeitosos, mesmo, são os fatos: a marofa do pastor no aviãozinho livre de IPVA e o Deltan e seu Testamento velho. De resto, é um livro de ficção e duas reportagens de instituições, pelo contrário, respeitáveis...
Você deveria ter lido a matéria. Ele não está sendo desrespeitoso. Ele está apontando ligações entre grupos religiosos e crime e corrupção. Trata-se de um alerta, para o perigo que pode ser, para cada um de nós, se a polÃtica, o governo e nossas vidas forem pautadas por religiosos inescrupulosos com imenso poder de manobra da massa.
O tÃtulo desse texto é de um tremendo mau gosto . Qual o problema em alguém ser cristão, judeu, muçulmano , budista etc ? O nÃvel dos comentaristas da Foice de San Pablo está cada dia mais baixo . Fica o alerta de Apocalipse, cap. vinte e cinco, verso quinze - "o fim do mundo está próximo "
Marcos só leu a manchete, ou tem sérios problemas cognitivos...
Marcos não leu a matéria
O Evangelistão está chegando...
E nesta república cristã o amor e a alegria cedem espaço pro ódio e pra violência
Não podemos duvidar deste futuro para o Brasil.
Com a benção de Silas Maracutaia, o histérico!
... os crentes decidiram a tomar o Estado e estão implementando suas ações e estão triunfando!!!... eles possuem templos em quase todas as quadras de bairros das cidades do paÃs!... eles vvão começar uma guerra civil neste paÃs se suas asas não forem drenadas e depois serem todos eles banidos da vida pública!...
Sera que logo formaram o primeiro grupo terrorista brasileiro?
... cadê a minha ' benção'?... isto em lÃngua portuguesa oficial quer dizer ' cadê a minha propina, comissão, café, suborno, rachadinha!... Será que os ' traficrentes' estão a misturar a cocaÃna com fetanil, pessoal!!!... em tudo em que eles pôem suas 'mãos ' vira lama ou merda ou as duas coisas juntas!!!... eles podem ter entrado no negócio para uma ' eugenia' seletiva?... eu não confio de jeito nenhum em 'crentes'!!!...
Caro Ãlvaro seu artigo é premonitório e realista,neste tempo vindouro teremos um só partido;picaretas unidos.
brasil do "futuro" da era atual: decadencia.
Se for nosso futuro, não estarei neste paÃs.
Religião seu foi estrutura de poder. Por dodo osempre me dizem que o Brasil é um paÃs jovem que ainda muito terá que caminhar na sua evolução como nação. O caminhar não é problema, este lamaçal que atrapalha bastante quando se anda para trás.
E ai de você se pego na rua sem a bÃblia no sovaco.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > A república cristã vem aí Voltar
Comente este texto