João Pereira Coutinho > Nas relações exteriores, Lula não é um realista, mas um idealista, como Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Então assim será ... Qualquer comentário que fira a linha editorial da FSP será inexoravelmente censurado ... Mas resta a pergunta que se recusa a calar - quando nós, os assinantes, vamos dizer - basta !?
Então tá ... O que 01 e 02 ( acima no artigo ) têm a ver ? São narrativas ...
O representante do CHEGA é de um cinismo absurdo ao comparar o Bolsonaro com Lula. Idealismo é pensar que a Ucrânia vai derrotar a Rússia. A União Europeia é um Porto Rico metido a besta, como muito bem definiu o Professor Boaventura Santos.
Nosso era sim e é um grande idealista. Ou relógios e joias cravejado de diamante não são nosso ideal? É isso aà Joãozinho, não esmoreça, ele há de recuperar seus ideais, digo joias.
Sobre cinis mo falas com conhecimento de causa, não é mesmo Coutinho? Não é a toa que tens livro publicado em co-autoria com o Pondé. Vocês conservadores acham que o mal do mundo está na esquerda. Cinis mo em sua plena manifestação: a desfaça tez para fazer valer sua visão de mundo, daà o nem nem. Saia do muro.
A atitude do Bolsonaro com relação à China parece melhor explicada pelo 'instinto de obediência' de que falava o Nietzsche. Uma vontade de se alinhar ao poder, no caso aos EUA. Já o Lula poderia sim ser chamado de idealista. É como aquele jovem que se opõe à truculência da polÃcia, e passa pano no dono do morro. Só que o presidente não tem a desculpa da juventude.
A polÃtica externa do Lula tem duas caras: idealista para os seus e realista para o mercado. Só isso.
Análise impecável como de costume. Eu só não usaria "cÃnico" pra julgar Lula. O marido de Janja realmente se leva a sério, e faz seu papel de inocente útil com o coração, esquerdista e equivocado, totalmente aberto. Nada de novo, aliás. É apenas a mais recente encarnação do "perfeito i di o ta latino-americano".
Só observando o esforço dos ideólogos liberais para igualar o fascismo bolsonarista (incompetente, violento, mentiroso, anti-institucional, incapaz de dialogar e corrupto) à normalidade - com os defeitos habituais - trazida pelo petismo.
E aÃ, cara, como você é meio binário, é melhor deixar claro que não vejo problema algum em criticar alguma fala ou ação do Lula. Se a crÃtica for bem construÃda, é bem-vinda. O que eu rejeito é a tese simplista e marota do liberal, de que "está tudo igual". É falta de visão e de concretude de pensamento.
Eu defendo que não tem como igualar. E realmente não tem. Lula defende posições não-alinhadas aos EUA no cenário internacional, mas jamais se aproximou da polÃtica do "orgulho de ser pária", do Araújo. Lula tem se sentado à mesa com todos (inclusive tentou conversar com Zelensky). Agora, se você nega isso, como acreditar na boa fé? É bolsonarismo (consciente ou não; no seu caso, inconsciente).
Responda com argumentos não com acusações. Mesmo se eu tivesse votado em Bolsonaro, mesmo assim, eu teria direito de ser crÃtico ao PT.
Fabio, leia com atenção: eu nunca apoiei o Bolsonarismo! Votei em Dilma duas vezes, em Ciro e Haddad, em Tebet e em Lula. Rezei para Lula ganhar. Mas, eu não passo pano para o que considero errado no PT. Então pare com isso de responder qualquer crÃtica ao seu partido como apoio ao terrÃvel Bolsonarismo. Eu não prefiro o Bolsonarismo, mas o Petismo me parece cada vez mais próximo dele, pois vocês também não aceitam crÃticas.
Você faz o discurso absurdo da equalização para dar alguma razoabilidade para o voto no bolsonarismo e trazê-lo de volta. Liberais preferem o bolsonarismo (no fundinho e na superfÃcie também).
Não acho "normal" exaltar ditaduras. Defender a Rússia. Nada disso é normal e muito menos legal!
Comparar Lula a Bolsonaro é inadmissÃvel até mesmo para os bolsonaristas. Essas novelas da Globo ou da Netflix são insuportáveis.....
Confia, inocente.
A única diferença de Lula para Bolsonaro é que Bolsonaro queria implantar uma ditadura na força e Lula quer comendo pelas beiradas
O Bolsonarismo é lamentável, seria cômico se não fosse trágico. Mas a esquerda não tem jeito: segue defendendo autocracia como Cuba, Venezuela, e sente saudades da URSS. Não tem jeito. Até deram para defender a agressão russa. É triste que nós todos, que defendemos a democracia no Brasil, contra golpes, condenamos 1964, mas na hora H, defendem ditaduras socialistas ou antiamericanas. Qual a diferença?
Exatamente isso. A esquerda BR, inocente incurável, continua achando que o grande momento da humanidade foi a revolução dos russos em 1917.
Sendo fiel ao seu argumento de idealismo e realismo, não deverÃamos receber com pompas o presidente americano. Os Estados Unidos recrutaram um lÃder nazista que estava na França para promover golpes na América Latina. Torturas e mortes em El Salvador, Nicarágua, Brasil, Iraque. Não receber lideres europeus. Europa e a colonização da Ãfrica, realismo ou idealismo? exemplo Inglaterra e a Ãfrica do Sul, quanta morte. O idealismo, até o seu, é desmascarado no realismo do seu antipetismo.
Luiz, eu não defendi os EUA aqui. São um paÃs cheio de problemas: desigualdade, falta de acesso do povo a direitos, extremismo. Porém, está anos luz a frente dessas ditaduras que a esquerda promove.
Felipe, os EUA não são equivalentes à s ditaduras que promove mundo afora, mas isto é relevante apenas para sua própria população, que acha a "America" apenas o máximo. Para nós, as vÃtimas do horror, ficar incensando os EUA é um tipo de viralatismo deslumbrado. Devemos reconhecer seus méritos, mas sem ficar defendendo suas intervenções como "luta pela Liberdade e Democracia", pois isto é uma fraude.
Suas equivalências são falsas: os EUA cometeram muitos erros e não são perfeitos, mas não são equivalentes a essas ditaduras que você da esquerda defende.
Prezado João. Ciente da importância da liberdade de expressão, um dos pilares da democracia, discordo de sua narrativa, ao comparar o Presidente Lula - com um histórico de relações internacionais Ãmpar, com o Bolsonaro. Este de idealista não tinha nada, basta examinar o que fez. E Lula foi e é pragmático.
O simples fato de chamar o Bozo de "idealista" já prova profunda ignorância ou má fé. A segunda opção é a mais provável, pois tenta fazer algum tipo de equivalência entre o Lula e o Bozo. Olha, Coutinho, o Bozo é um absurdo até para os liberais - os "bacanas" que leram os clássico, como você, não a escumalha brasileira que topa qualquer parada. Os "bacanas" acabam topando também, quando o bicho pega acabam sempre optando pelo fascismo.
Tolices, João. Não me pergunte. Não me responda. Não me procure. E não se esconda. Não diga nada.(apud Walter Franco)
Como comparar o presidente Lula ao seu antecessor, em relação à polÃtica exterior? ImpossÃvel. Lula está conseguindo fazer com que o Brasil volte a fazer parte do quadro internacional depois de anos de isolamento. O tÃtulo da matéria é já uma ofensa à realidade. Engraçado, a Folha virou tendenciosa e direitista ! Lamento, lamentamos.
Ou seja: dois estrumes.
Talvez esses "alguns", entendem de polÃticas exteriores, melhor que um Presidente que governou por 8 anos e vai de mais 4, sendo ovacionado pelo mundo! Será????
Bolsonaro não é idealista. É um oportunista desmiolado. Entrou na onda do Olavo de carvalho sem nunca ter lido um unico livro, nem dele nem de ninguemj. Não conhece qualquer teoria economica ou polÃtica. Desde o tempo de exercito, no seu julgamento, o coronel disse que ele sempre buscava enriquecimento facil. Roubava tecido de paraquedas para vender para fabricantes de bolsa, se envolveu com garimpo ilegal, e vendia outros produtos mesmo dentro do exercito. Nunca foi idealista, deliquente sim.
Retrato perfeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Nas relações exteriores, Lula não é um realista, mas um idealista, como Bolsonaro Voltar
Comente este texto