-
Raymundo De Lima
Desde a condenação de Cristo a turba, a massa (não o povo), preferiu ver sangue. O povo, digo, a massa, desorganizada NUNCA foi a voz de Deus, mas sim, a livre expressão da 'sombra'(Jung), o lado xombrio ou pior da humanidade. Nas redes sociais, ou antissociais, produz e reproduz o lado pior da humanidade, com ódio, confusão, mentiras, desinformação, fake news, é o demonio se aproveitando do demasiadamente humano.
-
ana maria gomes
Esse é o tipo de imprensa preconceituosa e reacionária. Fala de liberalismo mas de liberal não tem nada são só reaças mesmo.
-
Raymundo De Lima
Principalmente no Brasil, os liberais na verdade são reacionários e anti-povo.
-
-
Gilberto Wiesenh tter
Joel e um cara muito, muito, mas muito experiente! Faz parte de uma classe média nojen tá, egoísta, gananciosa e oportunista. Melhor estudar mais e não dar opiniões rasas e sem conhecimento da sociedade brasileira da elite branca segregadora.
-
WELLINGTON SILVA DE MIRANDA
Texto deveras tendencioso e ao largo do que aconteceu.
-
WELLINGTON SILVA DE MIRANDA
O cara esqueceu a passeata dos 100 mil, no Rio de Janeiro, no tempo da ditadura? Texto deve
-
Amauri Costa
Esse é o rapazinho que, segundo fontes fidedignas, num certo "debate" teve o privilégio de ser "triturado" de forma constrangedora pelo finado astrólogo guru dos que oram para pneu? "Pelamordedeus".
-
vinicius vasconcelos
Bem vazia está análise, e mostra algo que venho percebendo, parece que esta "nova direita" tem orgulho de ser ignorante e quando vejo democracia liberal, a minha leitura é "democracia para os que podem pagar"
-
Felipe Araújo Braga
Incrível ver como a Esquerda tem raiva do povo se manifestando. Não querem o bem estar do povo, querem sua ideologia acima de tudo.
-
Valter Junior
É análise ou desejo?
-
Antônio João
Joel, o dono da verdade dos vaticínios generalistas e simplórios.
-
Andre Ferraz de Toledo
Não me surpreende você ter surgido daquelas manifestações. O que me surpreende é você ser colunista da Folha.
-
Andre Ferraz de Toledo
Não me surpreende você ter surgido daquelas
-
Alcides Castro
O que há com você, escriba? Andou bebendo?
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Bom q você confessou. Você esteve lá! Mais um manipuladim das globos e mídias sociais, vem pra rua, cataguirris catarrentos etc. Se prepare para voltar às ruas para + uma jornada carnavalesca q coincidentemente terá seu ápice no dia 13 de fevereiro de 24. Faça sua fantasia e crie um bloco. Sugiro um nome: "Os Big Techs dos Joels", e a trilha será o Pagode da Moral, e vocês podem homenagear o nicolas, ele não é "especialista" mas foi eleito dep. federal com 1,5 mi de votos de zumbis seguidores.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Ah! Lá no Rio tinha um vereador que é da mesma linhagem, e nasceu da mesma vertente do nikolas (as Big Techs da Nova Moral). Só que já foi cassado... acho você sabe quem é e porque, não é Joel? Que alguma força cósmica nos proteja das trevas e dos seus maus presságios, Joel! Mas olha, admitir que foi enganado, manipulado, reconhecer o erro e pedir desculpas dói menos viu! Ou então, vai dormir.
-
Dionisio DeBarros
Conversa fiada! Classe media desmiolada sabe que pode protestar a vontade quando ha na presidencia um governo que respeita seus direitos. Quando uma semi-ditadura assume o poder, como o gov bosonaro, passam fome, perdem o emprego, veem tudo encarecer a sua vota, mas ficam dentro de casa resmungando, por saberem que se forem as ruas protestar, serao recebidos com gas, sarrafo e bala. Se for para protestar contra um governo que ajuda o pais, eh melhor que fiquem em casa.
-
MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA
Fiquei com a sensação ruim que o autor traz a figura do Bolsonaro como nova política, o que seria ridículo. O povo brasileiro é facilmente manipulável como prova a nossa história (o golpe militar de 64 usou essa facilidade, o Bolsonaro tentou o tempo todo induzir um levante popular contra as instituições que garantem a democracia, e outras, como as citados pelo autor). Não sei o que seria pior, ter medo de se manifestar ou se manifestar apoiando algum espertalhão.
-
Karina Kanazawa Rienzo
Ausência de estado para os bem nascidos como o colunista fica fácil. Queria ver se ele fosse um das dezenas de milhões de desvalidos desse país, injusto até a medula, se ele teria a mesma opinião.
-
Pércoles Caminha de Abreu
Mais uma vez a a Folha tentando insuflar oposição a um governo democraticamente eleito, só porque não é da direita neo liberal. Há vários dias com essa ladainha do povo nas ruas e etc. Ai vem este fulano mal intencionado...Acho que vou cancelar minha assinatura mesmo. Quero mídia imparcial.
-
Renato Cruz
Tchau querido.
-
-
sergio ribeiro
Foi o bozo quem se aliou ao Centrão e enterrou a Lava Jato, contra as próprias promessas. Foi ele quem nomeou Aras e colaborou com a eleição de Lira (a quem também depois entregou o orçamento do governo de bandeja). Essas manifestações foram muito mais um esperneio de uma classe média autoritária que queria a volta da ditadura. Pouquíssimos são os que acreditam numa democracia liberal.
-
Joaquim Salomão
Joel, uma das chocadeiras do ovo do fascismo.
-
Edailson Monteiro Rodrigues
Complementado o comentário anterior, o resultado foi setecentos mil brasileiros a menos, tá feliz fascistinha?
-
Edailson Monteiro Rodrigues
Pois é colunista, só que nesses intervalo de dez anos, o povo percebeu que foi feito de trouxa por uma extrema direita, que além de extrema também é muito tacanha, e você faz parte dela.
-
MARCELO DAWALIBI
Um dos exemplos dados pelo Joel, a Primavera Árabe, não foi exatamente caso de sucesso na luta pela Democracia. Egito, Síria e Iêmen que o digam. Aqui no Brasil, o Vem pra Rua foi muito bom mesmo é para certas lideranças do movimento, que apesar do discurso antissistêmico elegeram-se para cargos públicos e hoje são parte do establishment que um dia juraram combater. Artigo infeliz nos exemplos e nas ideias.
-
Berenice Gaspar de Gouveia
"A praça é do povo, como o céu é do Condor" - Castro Alves. Você talvez tenha medo de ir as ruas, derrubamos a ditadura nas ruas, diretas nas ruas, anistia nas ruas e vamos voltar. Talvez a direita que encanta o autor esteja amedrontada, mas o povo não.
-
Airton Borzi
Engraçado que nao vi muitos protestos mos últimos 5 anos. Vivemos nas trevas, tudo destruido e todos em casa caladinhos. Protestos com reinvidicacões de cunho sociais são necessárias, mas usadas para surfar politicamente são imorais, como as do MBL e outras que seguiram.
-
Júlio Pedrosa
Para muitos, o centrão tinha valor só nos tempos de FHC para aprovar tudo o que o PSDB queria, principalmente a emenda da reeleição, impedindo que o poder deslizasse prematuramente dos tucanos para o PT, antes que pudessem mudar tudo o que queriam. De 2003 para cá o centrão ficou tóxico (era bem doce na boca dos tucanos). Sabedoria de raposa: certas uvas dulcíssimas se tornam ácidas quando não as podemos alcançar...
-
Fernando Alves
A extrema direita vive querendo associar a histeria coletiva de 13 com os protestos de extrema direita de 15 e 16 com o único objetivo de derrubar o governo democraticamente eleito. A direita só vai às ruas para atentar contra a democracia, como vimos durante o governo Bozo, pedindo a ditadura.
-
Júlio Pedrosa
Parece que Joel perdeu o medo de dizer tais coisas mais ou menos na mesma época, quando escrevia num blogue de direita adubado por católicos carolas, poetas aristotélico-tomistas, filósofos neo-olavistas, anarcocapitalistas, protobrasil-paralelistas e outros tipos reacionários fãs de Pondé, Narloch e do astrólogo exilado na Virgínia... Mas reconheçamos que ele mudou um pouco.
-
Hercilio Silva
Se for pra fazer m de novo, melhor ficar em casa. Perdi a ilusão, diria ingenuidade, nem toda mobilização é positiva. Há anos tem tido e contra a democracia, pedem ditadura. Aos saudosos das primaveras, caiam na real, todas viraram inverno. A maioria virou ditadura.
-
José Roberto Pereira
Joelzinho Neoliberalzinho do MBL não foi pras ruas levar balinha de borrachinha no olhinho esquerdo durante o desgoverno militar-miliciano? Pede pro Steve Bannon, Zuckerberg e Musk organizarem outra "primavera" só pra você. Eu perdi o medo de protestar quando fui pras ruas no auge de uma pandemia mortal e vi mães com cartazes com os nomes de seus filhos mortos.
-
Humberto de Assis Borges
Tá explicada essa pretensa "rebeldia" reacionária: segundo o LinkedIn, Joel Pinheiro da Fonseca é gestor de mídias sociais no Partido NOVO
-
Neucir Valentim
Esse Joel quer um novo 08 de janeiro? Não basta o que há teve?
-
eli moura
A raiz daqueles movimentos, que foram globais, começando com occupying Wall Street, passando pela primavera árabe e alcançando os quadrúpedes com dois anos de atraso, foi a crise dos derivativos. Neoliberalismo foi a estrada desastrosa. Em vez voltar pra ruas, junta com MBL e voltem pra Ucrânia, vão ver as coisas rosas das desesperadas ucranianas, aliás um bom motivo pra defender a continuidade da guerra.
-
eli moura
O mundo quer fugir do dólar neoliberal que acordou o facismo nacionalista, xenofobia homofobia e racismo. Fala se em outras moedas comerciais e Macron vai conduzir um conference sobre novos modelos econômicos. O zinho está preso em um lapso de tempo passado. Sem cura possível.
-
-
Francinete Fernandes de Sousa
Que bobagem! Imaturidade, vontade de ser incluído. Gente , ninguém para acalantar esse ego gigante?! Pensar que fazemos o que dizem os jornais? O tempo passou acorda FS! Esperamos um pouco mais de vocês!
-
BRAULIO S ALVES FERNAN
Sim, Joel Pinheiro. Os fascistas estarão nas ruas muito próximamente, e os evangélicos, e a Faria Lima, e os escombros do PSDB, e o MBL. Como ampla cobertura e apoio desta Folha.
-
Quitéria da Silva Pájaro
Depois das práticas reveladas no documentário "Privacidade Hackeada", em que a empresa do Steve Bannon manipula populações induzindo-os às manifestações, a fim de atender seus clientes candidatos e interesses escusos, não duvido que esses métodos tenham sido usados por aqui, com objetivo de criar uma atmosfera de ódio e polarização, para possibilitar poder e interesses escusos.
-
José Roberto Franco Reis
Esse Joel, francamente. Não o lia há tempos e realmente fiz bem. Volto a esquecê- lo porque desse mato só sai asn eira neoliberal, condescendência com a viol ência e a destruição bolsonarista ( nem os quatros anos de band idagem autoritária ensinaram algo ao rapaz) e outras baboseiras reacionárias travestidas de virtudes libertárias.
-
José Roberto Franco Reis
Sem falar no incessante ataque ao governo Lula, hifenizado como Lula-centrão, quando o auge e montagem mor dessa coalizão se deu nos anos Bolsonaro-Lira-orçamento secreto, dando a entender que foi o governo atual que instaurou tal situação. Engraçado, que nos anos Bolsonaro, as ruas que ele diz que irá se inflamar em breve diante da pulsão anti-sistema instalada ficou um tanto silenciada, mesmo com tanta bandalheira e destruição social e política gestada por Bozo-Lira et caterva.
-
-
Cicero Aparecido Lopes Silva
Foram as ruas financiados por alguém, pode ter certeza, depois reelegeram Dilma pupila do Lula PT, depois o miliciano e depois trazem Lula PT de volta, sabem muito protestar é o Brasil varonil e agora pseudo cristão conservador de direita
-
Ana Maria Rocco
Logo cedo me deparo com uma opinião dessa, que só presta desserviço ao leitor. Vou trabalhar, assim como trabalhei durante o mais que infeliz governo passado. Só que agora trabalho bem mais feliz. Estaria mais feliz se não tivesse lido o que você escreveu.
-
luis carlos Correia dos santos
Fico admirado como um jovem hoje em dia pode ser de direita. O jovem sempre quis mudar o mundo e ser de direita significa manter o status quo. O q será q esse comentarista tem na cabeça???
-
Marcelo Fernandes
Será que o colunista já ouviu falar das Diretas Já? Sinto dizer, mas o mundo não começou em 2013. Aliás, tudo indica que as razões das "Presepadas de Junho" estão na década anterior e fora do Brasil. A Internet não foi inventada pelos arruaceiros golpistas do MBL.
-
luis carlos Correia dos santos
Fico admirado como um jovem hoje em dia pode ser de direita. O jovem sempre quis mudar o mundo e ser de direita significa manter o status quo. O q será q esse comentarista tem na cabeça???
-
Marcio Souza
Sim, as ruas foram ocupadas por intelectualmente limitados, alienados políticos e imbecis elevados à enésima potência pelas redes sociais! O resultado não foi só o afastamento de Dilma, a prisão do Lula e a eleição de Bolsonaro; mas também a eleição recente de um Congresso reacionário e conservador; e o surgimento daqueles estridentes alucinados que foram para frente dos quartéis e cantaram o hino nacional para pneus.
-
Edson Miranda
O velho regime, essa forma morto-vivo, ainda insepulta, mas nos estertores, oxigenada nos gabinetes, inclusive das esquerdas, tudo fará para não sucumbir, a violência será sua ferramenta mor, mas não terá como parar o novo que já emergiu.
-
Bruno Dias
Acabou o reinado dos especialistas e começou o reinado dos achistas profissionais que nem você, Joel?
-
Benjamim Godinho
A velha política nunca esteve tão empoderado como nos quatro anos de Bolsonaro e seu orçamento secreto, kit robótica e verbas liberadas após as bençãos de pastores e mercadores de votos. Presidente da República deve negociar com o Congresso Nacional, centrão incluído, mas unha e carne com ele, quem se declarou foi Bolsonaro, que com toda a máquina posta a favor perdeu a eleição e Lula é presidente. Nem por isso o articulista deixou de acreditar que é Bolsonaro quem se encontra na crista da onda.
-
eli moura
O que o Júnior não conta eh que o movimento deles foi precedido por uma avalanche de movimentos ao redor do mundo como o de occupying wall street primavera árabe até no Iran houve. A causa raiz do problema estava na crise dos derivativos dos EUA. Gerou uma balbúrdia no mundo. O neoliberalismo sem regulacao dos fluxos de capitais foi a raiz do problema. Aí o Júnior escreve que logo estarão de pra defender a desregulação, como reeleger Bolsonaro fosse a solução para os orçamentos secretos.
-
Daniel Vitorazzi
Analfabetos políticos indo às ruas para protestar sem saber pelo que os transformaram em fermento e massa de manobra da extrema direita. Manés que nunca foram em uma reunião de Câmara de Vereadores ou participaram de alguma consulta pública querendo deslegitimizar a democracia e a atividade política é de lascar. Perto destes aloprados, qualquer cidadão com um minimo de consciência cidadã é um especialista.
-
José Cardoso
Tem razão. Depois de um período efervescente as pessoas se cansam e há uma calmaria. A volta de Luís 19 tem semelhanças com a de Luís 18 na França depois dos tumultos revolucionários e napoleônicos. Mas a calmaria por lá não durou muito tempo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.