Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo De Lima

    Desde a condenação de Cristo a turba, a massa (não o povo), preferiu ver sangue. O povo, digo, a massa, desorganizada NUNCA foi a voz de Deus, mas sim, a livre expressão da 'sombra'(Jung), o lado xombrio ou pior da humanidade. Nas redes sociais, ou antissociais, produz e reproduz o lado pior da humanidade, com ódio, confusão, mentiras, desinformação, fake news, é o demonio se aproveitando do demasiadamente humano.

    Responda
  2. ana maria gomes

    Esse é o tipo de imprensa preconceituosa e reacionária. Fala de liberalismo mas de liberal não tem nada são só reaças mesmo.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Principalmente no Brasil, os liberais na verdade são reacionários e anti-povo.

  3. Gilberto Wiesenh tter

    Joel e um cara muito, muito, mas muito experiente! Faz parte de uma classe média nojen tá, egoísta, gananciosa e oportunista. Melhor estudar mais e não dar opiniões rasas e sem conhecimento da sociedade brasileira da elite branca segregadora.

    Responda
  4. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Texto deveras tendencioso e ao largo do que aconteceu.

    Responda
  5. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    O cara esqueceu a passeata dos 100 mil, no Rio de Janeiro, no tempo da ditadura? Texto deve

    Responda
  6. Amauri Costa

    Esse é o rapazinho que, segundo fontes fidedignas, num certo "debate" teve o privilégio de ser "triturado" de forma constrangedora pelo finado astrólogo guru dos que oram para pneu? "Pelamordedeus".

    Responda
  7. vinicius vasconcelos

    Bem vazia está análise, e mostra algo que venho percebendo, parece que esta "nova direita" tem orgulho de ser ignorante e quando vejo democracia liberal, a minha leitura é "democracia para os que podem pagar"

    Responda
  8. Felipe Araújo Braga

    Incrível ver como a Esquerda tem raiva do povo se manifestando. Não querem o bem estar do povo, querem sua ideologia acima de tudo.

    Responda
    1. Julio Arruda Bruno

      Explique melhor porque a esquerda tem raiva do povo se manifestando???

    2. Paulo Augusto

      Fumou algo mofado ?

  9. Valter Junior

    É análise ou desejo?

    Responda
  10. Antônio João

    Joel, o dono da verdade dos vaticínios generalistas e simplórios.

    Responda
  11. Andre Ferraz de Toledo

    Não me surpreende você ter surgido daquelas manifestações. O que me surpreende é você ser colunista da Folha.

    Responda
  12. Andre Ferraz de Toledo

    Não me surpreende você ter surgido daquelas

    Responda
  13. Alcides Castro

    O que há com você, escriba? Andou bebendo?

    Responda
  14. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Bom q você confessou. Você esteve lá! Mais um manipuladim das globos e mídias sociais, vem pra rua, cataguirris catarrentos etc. Se prepare para voltar às ruas para + uma jornada carnavalesca q coincidentemente terá seu ápice no dia 13 de fevereiro de 24. Faça sua fantasia e crie um bloco. Sugiro um nome: "Os Big Techs dos Joels", e a trilha será o Pagode da Moral, e vocês podem homenagear o nicolas, ele não é "especialista" mas foi eleito dep. federal com 1,5 mi de votos de zumbis seguidores.

    Responda
  15. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ah! Lá no Rio tinha um vereador que é da mesma linhagem, e nasceu da mesma vertente do nikolas (as Big Techs da Nova Moral). Só que já foi cassado... acho você sabe quem é e porque, não é Joel? Que alguma força cósmica nos proteja das trevas e dos seus maus presságios, Joel! Mas olha, admitir que foi enganado, manipulado, reconhecer o erro e pedir desculpas dói menos viu! Ou então, vai dormir.

    Responda
  16. Dionisio DeBarros

    Conversa fiada! Classe media desmiolada sabe que pode protestar a vontade quando ha na presidencia um governo que respeita seus direitos. Quando uma semi-ditadura assume o poder, como o gov bosonaro, passam fome, perdem o emprego, veem tudo encarecer a sua vota, mas ficam dentro de casa resmungando, por saberem que se forem as ruas protestar, serao recebidos com gas, sarrafo e bala. Se for para protestar contra um governo que ajuda o pais, eh melhor que fiquem em casa.

    Responda
  17. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Fiquei com a sensação ruim que o autor traz a figura do Bolsonaro como nova política, o que seria ridículo. O povo brasileiro é facilmente manipulável como prova a nossa história (o golpe militar de 64 usou essa facilidade, o Bolsonaro tentou o tempo todo induzir um levante popular contra as instituições que garantem a democracia, e outras, como as citados pelo autor). Não sei o que seria pior, ter medo de se manifestar ou se manifestar apoiando algum espertalhão.

    Responda
  18. Karina Kanazawa Rienzo

    Ausência de estado para os bem nascidos como o colunista fica fácil. Queria ver se ele fosse um das dezenas de milhões de desvalidos desse país, injusto até a medula, se ele teria a mesma opinião.

    Responda
  19. Pércoles Caminha de Abreu

    Mais uma vez a a Folha tentando insuflar oposição a um governo democraticamente eleito, só porque não é da direita neo liberal. Há vários dias com essa ladainha do povo nas ruas e etc. Ai vem este fulano mal intencionado...Acho que vou cancelar minha assinatura mesmo. Quero mídia imparcial.

    Responda
    1. Renato Cruz

      Tchau querido.

  20. sergio ribeiro

    Foi o bozo quem se aliou ao Centrão e enterrou a Lava Jato, contra as próprias promessas. Foi ele quem nomeou Aras e colaborou com a eleição de Lira (a quem também depois entregou o orçamento do governo de bandeja). Essas manifestações foram muito mais um esperneio de uma classe média autoritária que queria a volta da ditadura. Pouquíssimos são os que acreditam numa democracia liberal.

    Responda
  21. Joaquim Salomão

    Joel, uma das chocadeiras do ovo do fascismo.

    Responda
  22. Edailson Monteiro Rodrigues

    Complementado o comentário anterior, o resultado foi setecentos mil brasileiros a menos, tá feliz fascistinha?

    Responda
  23. Edailson Monteiro Rodrigues

    Pois é colunista, só que nesses intervalo de dez anos, o povo percebeu que foi feito de trouxa por uma extrema direita, que além de extrema também é muito tacanha, e você faz parte dela.

    Responda
  24. MARCELO DAWALIBI

    Um dos exemplos dados pelo Joel, a Primavera Árabe, não foi exatamente caso de sucesso na luta pela Democracia. Egito, Síria e Iêmen que o digam. Aqui no Brasil, o Vem pra Rua foi muito bom mesmo é para certas lideranças do movimento, que apesar do discurso antissistêmico elegeram-se para cargos públicos e hoje são parte do establishment que um dia juraram combater. Artigo infeliz nos exemplos e nas ideias.

    Responda
  25. Berenice Gaspar de Gouveia

    "A praça é do povo, como o céu é do Condor" - Castro Alves. Você talvez tenha medo de ir as ruas, derrubamos a ditadura nas ruas, diretas nas ruas, anistia nas ruas e vamos voltar. Talvez a direita que encanta o autor esteja amedrontada, mas o povo não.

    Responda
  26. Airton Borzi

    Engraçado que nao vi muitos protestos mos últimos 5 anos. Vivemos nas trevas, tudo destruido e todos em casa caladinhos. Protestos com reinvidicacões de cunho sociais são necessárias, mas usadas para surfar politicamente são imorais, como as do MBL e outras que seguiram.

    Responda
  27. Júlio Pedrosa

    Para muitos, o centrão tinha valor só nos tempos de FHC para aprovar tudo o que o PSDB queria, principalmente a emenda da reeleição, impedindo que o poder deslizasse prematuramente dos tucanos para o PT, antes que pudessem mudar tudo o que queriam. De 2003 para cá o centrão ficou tóxico (era bem doce na boca dos tucanos). Sabedoria de raposa: certas uvas dulcíssimas se tornam ácidas quando não as podemos alcançar...

    Responda
  28. Fernando Alves

    A extrema direita vive querendo associar a histeria coletiva de 13 com os protestos de extrema direita de 15 e 16 com o único objetivo de derrubar o governo democraticamente eleito. A direita só vai às ruas para atentar contra a democracia, como vimos durante o governo Bozo, pedindo a ditadura.

    Responda
  29. Júlio Pedrosa

    Parece que Joel perdeu o medo de dizer tais coisas mais ou menos na mesma época, quando escrevia num blogue de direita adubado por católicos carolas, poetas aristotélico-tomistas, filósofos neo-olavistas, anarcocapitalistas, protobrasil-paralelistas e outros tipos reacionários fãs de Pondé, Narloch e do astrólogo exilado na Virgínia... Mas reconheçamos que ele mudou um pouco.

    Responda
  30. Hercilio Silva

    Se for pra fazer m de novo, melhor ficar em casa. Perdi a ilusão, diria ingenuidade, nem toda mobilização é positiva. Há anos tem tido e contra a democracia, pedem ditadura. Aos saudosos das primaveras, caiam na real, todas viraram inverno. A maioria virou ditadura.

    Responda
  31. José Roberto Pereira

    Joelzinho Neoliberalzinho do MBL não foi pras ruas levar balinha de borrachinha no olhinho esquerdo durante o desgoverno militar-miliciano? Pede pro Steve Bannon, Zuckerberg e Musk organizarem outra "primavera" só pra você. Eu perdi o medo de protestar quando fui pras ruas no auge de uma pandemia mortal e vi mães com cartazes com os nomes de seus filhos mortos.

    Responda
  32. Humberto de Assis Borges

    Tá explicada essa pretensa "rebeldia" reacionária: segundo o LinkedIn, Joel Pinheiro da Fonseca é gestor de mídias sociais no Partido NOVO

    Responda
    1. Ricardo Lobo

      Você explicou e deixou muito claro de onde vem a " rebeldia" deste Joel Pinheiro da Fonseca, gestor de mídias sociais do Partido Novo, com espaço na FSP.

    2. José Roberto Pereira

      Tô ficando velho mesmo, "Filósofo influencer de sapatênis" já virou profissão.

  33. Neucir Valentim

    Esse Joel quer um novo 08 de janeiro? Não basta o que há teve?

    Responda
  34. eli moura

    A raiz daqueles movimentos, que foram globais, começando com occupying Wall Street, passando pela primavera árabe e alcançando os quadrúpedes com dois anos de atraso, foi a crise dos derivativos. Neoliberalismo foi a estrada desastrosa. Em vez voltar pra ruas, junta com MBL e voltem pra Ucrânia, vão ver as coisas rosas das desesperadas ucranianas, aliás um bom motivo pra defender a continuidade da guerra.

    Responda
    1. eli moura

      O mundo quer fugir do dólar neoliberal que acordou o facismo nacionalista, xenofobia homofobia e racismo. Fala se em outras moedas comerciais e Macron vai conduzir um conference sobre novos modelos econômicos. O zinho está preso em um lapso de tempo passado. Sem cura possível.

  35. Francinete Fernandes de Sousa

    Que bobagem! Imaturidade, vontade de ser incluído. Gente , ninguém para acalantar esse ego gigante?! Pensar que fazemos o que dizem os jornais? O tempo passou… acorda FS! Esperamos um pouco mais de vocês!

    Responda
  36. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Sim, Joel Pinheiro. Os fascistas estarão nas ruas muito próximamente, e os evangélicos, e a Faria Lima, e os escombros do PSDB, e o MBL. Como ampla cobertura e apoio desta Folha.

    Responda
  37. Quitéria da Silva Pájaro

    Depois das práticas reveladas no documentário "Privacidade Hackeada", em que a empresa do Steve Bannon manipula populações induzindo-os às manifestações, a fim de atender seus clientes candidatos e interesses escusos, não duvido que esses métodos tenham sido usados por aqui, com objetivo de criar uma atmosfera de ódio e polarização, para possibilitar poder e interesses escusos.

    Responda
  38. José Roberto Franco Reis

    Esse Joel, francamente. Não o lia há tempos e realmente fiz bem. Volto a esquecê- lo porque desse mato só sai asn eira neoliberal, condescendência com a viol ência e a destruição bolsonarista ( nem os quatros anos de band idagem autoritária ensinaram algo ao rapaz) e outras baboseiras reacionárias travestidas de virtudes libertárias.

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Sem falar no incessante ataque ao governo Lula, hifenizado como Lula-centrão, quando o auge e montagem mor dessa coalizão se deu nos anos Bolsonaro-Lira-orçamento secreto, dando a entender que foi o governo atual que instaurou tal situação. Engraçado, que nos anos Bolsonaro, as ruas que ele diz que irá se inflamar em breve diante da pulsão anti-sistema instalada ficou um tanto silenciada, mesmo com tanta bandalheira e destruição social e política gestada por Bozo-Lira et caterva.

  39. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Foram as ruas financiados por alguém, pode ter certeza, depois reelegeram Dilma pupila do Lula PT, depois o miliciano e depois trazem Lula PT de volta, sabem muito protestar é o Brasil varonil e agora pseudo cristão conservador de direita

    Responda
  40. Ana Maria Rocco

    Logo cedo me deparo com uma opinião dessa, que só presta desserviço ao leitor. Vou trabalhar, assim como trabalhei durante o mais que infeliz governo passado. Só que agora trabalho bem mais feliz. Estaria mais feliz se não tivesse lido o que você escreveu.

    Responda
  41. luis carlos Correia dos santos

    Fico admirado como um jovem hoje em dia pode ser de direita. O jovem sempre quis mudar o mundo e ser de direita significa manter o status quo. O q será q esse comentarista tem na cabeça???

    Responda
  42. Marcelo Fernandes

    Será que o colunista já ouviu falar das Diretas Já? Sinto dizer, mas o mundo não começou em 2013. Aliás, tudo indica que as razões das "Presepadas de Junho" estão na década anterior e fora do Brasil. A Internet não foi inventada pelos arruaceiros golpistas do MBL.

    Responda
  43. luis carlos Correia dos santos

    Fico admirado como um jovem hoje em dia pode ser de direita. O jovem sempre quis mudar o mundo e ser de direita significa manter o status quo. O q será q esse comentarista tem na cabeça???

    Responda
  44. Marcio Souza

    Sim, as ruas foram ocupadas por intelectualmente limitados, alienados políticos e imbecis elevados à enésima potência pelas redes sociais! O resultado não foi só o afastamento de Dilma, a prisão do Lula e a eleição de Bolsonaro; mas também a eleição recente de um Congresso reacionário e conservador; e o surgimento daqueles estridentes alucinados que foram para frente dos quartéis e cantaram o hino nacional para pneus.

    Responda
  45. Edson Miranda

    O velho regime, essa forma morto-vivo, ainda insepulta, mas nos estertores, oxigenada nos gabinetes, inclusive das esquerdas, tudo fará para não sucumbir, a violência será sua ferramenta mor, mas não terá como parar o novo que já emergiu.

    Responda
    1. Edson Miranda

      Ah, tá!!! rsrsrs. Vc é realmente e somente hilário. rsrsrsrs

    2. Marcelo Fernandes

      Conversinha fascistóide, tio. Vá caçar o que fazer.

  46. Bruno Dias

    Acabou o reinado dos especialistas e começou o reinado dos achistas profissionais que nem você, Joel?

    Responda
  47. Benjamim Godinho

    A velha política nunca esteve tão empoderado como nos quatro anos de Bolsonaro e seu orçamento secreto, kit robótica e verbas liberadas após as bençãos de pastores e mercadores de votos. Presidente da República deve negociar com o Congresso Nacional, centrão incluído, mas unha e carne com ele, quem se declarou foi Bolsonaro, que com toda a máquina posta a favor perdeu a eleição e Lula é presidente. Nem por isso o articulista deixou de acreditar que é Bolsonaro quem se encontra na crista da onda.

    Responda
  48. eli moura

    O que o Júnior não conta eh que o movimento deles foi precedido por uma avalanche de movimentos ao redor do mundo como o de occupying wall street primavera árabe até no Iran houve. A causa raiz do problema estava na crise dos derivativos dos EUA. Gerou uma balbúrdia no mundo. O neoliberalismo sem regulacao dos fluxos de capitais foi a raiz do problema. Aí o Júnior escreve que logo estarão de pra defender a desregulação, como reeleger Bolsonaro fosse a solução para os orçamentos secretos.

    Responda
  49. Daniel Vitorazzi

    Analfabetos políticos indo às ruas para protestar sem saber pelo que os transformaram em fermento e massa de manobra da extrema direita. Manés que nunca foram em uma reunião de Câmara de Vereadores ou participaram de alguma consulta pública querendo deslegitimizar a democracia e a atividade política é de lascar. Perto destes aloprados, qualquer cidadão com um minimo de consciência cidadã é um especialista.

    Responda
  50. José Cardoso

    Tem razão. Depois de um período efervescente as pessoas se cansam e há uma calmaria. A volta de Luís 19 tem semelhanças com a de Luís 18 na França depois dos tumultos revolucionários e napoleônicos. Mas a calmaria por lá não durou muito tempo.

    Responda