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  1. Nilton Silva

    Deixar o carro em casa e tomar o transporte público de grande qualidade que temos aqui na Inglaterra. Fácil demais.

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  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Se o litro da gasolina custasse R$ 10, carros híbridos seriam muito mais comuns... Se esperamos tributação sobre petróleo maior no futuro, gastamos mais dinheiro pesquisando outras formas de gerar energia hoje." O autor provavelmente também acredita que a Terra é plana por escrever uma asneira destas. Outro problema na argumentação: não incluir o preço de todas as outras coisas que estão atreladas ao aumento do preço do petróleo/combustível na conta

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Carvalho! Por que não refutar civilizadamente as ponderações do colunista?

  3. Marcos Benassi

    Caríssimo Grão-Explicador e Grão-Cabeludo, ótima reflexão. O bolso é um excelente instrumento-guia básico, mas precisa ser, ele mesmo, imbuído de propósito geral. Explico-me: composto cem% de meus rejeitos de cozinha e jardim; cozinho em pressão e panelas de pedra (energeticamente eficientes), ou wok, rápida; há alguns anos, temos só um carro, fazendo o eventual last mile de Uber; comida, preferencialmente da época e fresca; etc. Todos os esforços só fazem sentido porque aninhados num propósito.

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    1. Marcos Benassi

      Pra fechar o tirocínio: nada disso é exatamente cômodo, mas é perfeitamente factível, sem sofrimento, porque responde a um anseio, que é deixar menos marcas no mundo. Ou a gente educa as pessoas e evidencia razões pra adoção de práticas menos predatórias, ou o bolso, por si só, não atinge a meta.

  4. José Cardoso

    A rigor é o correto, mas aumenta de imediato os custos de transporte. E as reações populares contra esses aumentos são muitas vezes tão intensas que os inviabilizam. Exemplos: motins de junho há dez anos, coletes amarelos na França e greve dos caminhoneiros.

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  5. Ricardo Pereira Ignacio

    Siiimmmm !!! Queremos mais carros , mais ônibus , mais caminhões , mais picanhas e até o trem bala da Dilma !!!! Queremos papai noel e coelhinho da Páscoa

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    1. Marcos Benassi

      Quero ver na hora em que chegar o Sasquatch.

  6. Luis Nunez

    Podemos começar tirando 1/3 da frota, de sucatas sem registro, que não pagam ipva e poluem toda a cidade.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Entendi, todos podem poluir, exceto os mais pobres.

  7. Valdir Teixeira da Silva

    Taxar combustível e petróleo não vai reduzir a poluição, só vai arrebentar a economia e a vida de muita gente. O que vai substituir o diesel e a gasolina é o avanço tecnológico nas máquinas, investimento em pesquisa. Se as cidades brasileiras tivessem redes de Metrô para todos as regiões, muita gente não usaria carro.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Fazer metrô suficiente em todas as cidades grandes brasileiras é mais difícil do que parar de produzir petróleo!

  8. Paulo Augusto

    "Tenho argumentado que deveríamos fazer o contrário: aumentar a tributação sobre combustíveis, visando reduzir a poluição e o trânsito." E o trabalhador de baixa renda vai trabalhar como, voando ? Esse pessoal que só olha para o umbigo não toma vergonha na cara...

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já ouviu falar em tarifa zero, ônibus elétrico, metrô, etc?

  9. Kevin Ferretti Pereira

    Que comentário sinplista, egoista e egocentrista. Primeiro, meu caro articulista, que a indústria automobilística (juntamente com a imobiliária) é um dos mais importantes indicadores da dinâmica de uma economia. E, última vez que verifiquei, nossa economia precisa sim de todo apoio possível. E, em segundo, lembre que o Brasil não se resume a São Paulo e seus problemas com trânsito. Veja se aprende um pouco com os EUA, onde a tecnologia de mobilidade urbana não evolui às custas dos outros.

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  10. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Você tem carro, Guimarães? Se não tem, pega ônibus? Sua comida chega como, de bike? Simplista sua análise.

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  11. João Burti

    Parabéns pelo pensamento moderno - apesar de infelizmente ser impopular. Que esse pensamento encontre de chofre os que nos governam.

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  12. MARIA ALVES

    Realmente, deveríamos ter menos carros. Entretanto, a oposição só chega quando os "outros" vão adquirir os seus. Portanto, para reduzir, quem tem abre mão do seu. Mas quem tem carro não deveria opinar sobre o direito de quem não tem.

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  13. Gilberto Rosa

    É impressionante o que fazem atacar tudo que Lula faz, e agradar o patrão. Quem é rico, e ou trabalha em casa, fica fácil, como o operário vai trabalhar senão de carro ou ônibus hoje? Que lute por carros elétricos, para que São Paulo deixe de robar na construção de linhas de metrô, agora não me venha dizer que os carros da classe media baixa não deveriam reduzir de preços. Fala pro patrão, bilionário banqueiro, parar de defender os juros, sobra mais pra transição energética, que leva tempo.

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  14. JOSE ADELINO SCHIFINO

    O rodizio só vai prejudicar os mais pobres, os ricos, ou meio ricos, comprarão outro carro. O aumento do preço sim vai diminuir o consumo e viabilizar o alcool hidratado.

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    1. Luis Nunez

      Se a gasolina aumentar o etanol vai junto.

  15. EDUARDO DE CARVALHO

    Acho curioso que o uso do automóvel como meio de transporte passe a ser "criminalizado". Somos preguiçosos, egoístas destruidores do meio ambiente. Eu tenho de me deslocar mais de 70 km (ida e volta) para o meu trabalho. Se eu fosse usar o transporte público ficaria inviável. Chegaria à 1 h, ao invés das 23 h. Sairia às 5 h pra chegar antes das 8 h. O sistema de transporte público é um caos e receberá mais pessoas que não usarão o carro. Mais caos.

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  16. Antonio Julio Menezes Neto

    Proposta elitista, pois só os mais ricos continuarão a andar de carro. E, depois, uma pergunta que já foi feita abaixo: o articulista possui carro ou a proposta só serve para os outros?

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  17. Luis Nunez

    Queremos menos impostos e não mais.

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  18. Paolo Valerio Caporuscio

    Fácil o governo deixar nas mãos de terceiros para providenciar, em vez de fazer a sua obrigação em se empenhar em arrumar o brasil.

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  19. Leão Machado Neto

    Fernando Haddad, quando prefeito, construiu milhares de faixas para ciclistas em toda cidade de SP. Ele alegava que deveríamos substituir automóveis por um meio de transporte menos poluente. Ótimo, só que agora, como ministro, procura agradar todos os lados. Nada do que ele fez deu certo, e seu plano para estabilização da economia será um fracasso retumbante porque o PT o sabota. Estamos fu!!!

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nunca ninguém alegou, nem o Haddad, que deveríamos substituir os carros por bicicletas, estas são alternativas que podem ser usadas em muitas circunstâncias e em integração a outros modais, inclusive os carros, reduzindo o uso de combustíveis fósseis.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O Leão só quer falar mal do Haddad. Nem se preocupou em comentar o artigo do Bernardo.

    3. Gilberto Rosa

      Leão, é uma questão de transição, não dá para proibirem carros da noite para dia para só andarmos de bicicleta.

    4. Fernando Araújo

      Seria ótimo se houvesse milhares de faixas para ciclistas em São Paulo. A estrutura cicloviária precisa aumentar e melhorar para atrair mais pessoas para esse modal que é saudável, não polui e tem custo ínfimo.

  20. Dario Lima

    Prezado Sr Bernardo, no Brasil não existe transporte público, que é privado. O seu sonho de verão não está no projeto daqueles que decidem o mundo.

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  21. Alexandre Caitano

    Este tipo de solução pode diminuir a emissão de gases, mas vai aumenta (e muito) a desigualdade. Haverá quem consiga abastecer seus veículos mesmo diante do aumento, em detrimento dos que não conseguirão. Talvez, em um universo ideal, essa ideia fizesse sentido... Hoje, não passa de um devaneio de quem não consegue olhar através da bolha.

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  22. raimundo nonato pereira menezes

    A primeira pergunta que eu faria ao cidadão que escreveu essa matéria: vc tem carro? A segunda, caso a resposta à primeira tenha sido "não": vc, pelo menos eventualmente, se desloca usando carros particulares? Pq a única maneira desse texto não ser excludente das classes médias é no caso das respostas a ambas as perguntas serem "não". Não sendo assim, ele deseja carros apenas para ricos.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Afe! Leia novamente e reflita.

  23. Nelson Esteves

    Cê é loko. Ninguém governa com mais imposto, e menos emprego,

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  24. Marcelo Barbosa

    Olha, eu concordo com a opinião só que o problema é que temos que ver as coisas de um ângulo mais profundo e holístico ao mesmo tempo. Aumentar preços dos combustíveis é algo popular? As pessoas realmente possuem condições financeiras de pagar R$200 mil ou mais em um carro elétrico? Vale a pena observar que essa tecnologia o Brasil não domina é importada, tem royalties...e é cara.

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