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  1. CARLOS Alberto Corteletti

    Chocolates garoto na era Nestlé reduziu o peso, preços foram alinhados com o da multinacional e a qualidade não é mais a mesma.

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  2. Julio Cesar Martins da Silva

    Um outro bom exemplo que notei recentemente foi a alteração da consistência de uma pasta de dente líder de mercado. A pasta parece água ao ser aplicada na escova e, ainda por cima, não faz espuma como antes. Dá uma sensação que não foi feita escovação, mas o zinco da pasta, segundo a embalagem, faz toda a diferença. Me senti enganado e, por isso, já cortei o produto da minha lista de preferências. Vale a pena fazer boicote sim e vamos formando a opinião no mundo real, mesmo sem ter rede social.

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  3. sérgio dourado

    Aqui é o País dos trouxas, mesmo, dos acomodados: reduflação nada mais é que uma inflação escamoteada. Mas como se aceita, aí fica por isso mesmo.

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  4. Moisés Santos da Siva

    Texto oportuno, porém com uma correção: as barras de chocolates não eram de 100 gramas,mas, pasmem,200 gramas!

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    1. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente!

    2. Rodolfo Fernandes de Pontes

      Ainda bem que você chamou atenção para isso, porque eu já estava questionando a memória da minha infância que as barras de chocolate pesavam mais de 100g. Obrigado!

  5. Marcos Antônio

    Realmente o gosto do chocolate principalmente de bombons piorou ! Melhor não comprar !

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  6. Paulo Edson Mazzei

    Aqui é o pais das maravilhas!! Não tem lei, ninguém é punido e as empresas fazem o que querem com os consumidores. A Nestle parece ser a campeã destas malandragens! Reclamei em uma empresa que fez uma destas reduções e o cara de pau do atendente me disse que fizeram uma pesquisa com os consumidores e viram que eles preferiam uma redução no peso, mas deste que o preço fosse mantido! Acreditam? Você paga o mesmo mas recebe menos!

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  7. Carlos Alberto Monsores da Fonseca

    Décadas atrás, o preço da carne no Rio de Janeiro disparou. Donas de casa, em um esforço para controlarem os aumentos, combinaram de boicotar a compra de carne e passaram a consumir frango. Com o tempo, o preço da carne de frango passou a subir. Boicotaram a compra da carne de frango e passaram a consumir peixe, que também passou a ter seu preço majorado. Enquanto isso, o preço da carne havia caído. Assim, retomaram a compra de carne. Em breve, os preços se estabilizaram.

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  8. Hermogenes Moussallem

    Em a dúzia de ovos com 10 ovos tb. Muita gente nem percebe.

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  9. Hermogenes Moussallem

    Até a sorveteria faz isso. A bacio do Lattes tinha um sorvete maior antes da pandemia, agora servem uma miséria na casquinha. Já tive que reclamar algumas vezes. Mas no caso deles o preço ainda aumentou

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  10. Marina Gutierrez

    O autor do artigo afirmou "Um boicote, além de inócuo, é praticamente impossível: Boicote é uma das armas dos consumidores, quem se sentir enganado, telefone para a companhia e reclame, depois disso use as redes sociais para denunciar o problema e pedir a todos que boicotem o tal produto.

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  11. Maria Helena Chagas

    Agora tem "dúzia" de 10 e "pente" de ovos de 20.

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  12. Marcia Herrmann Ferrari

    Alguem reparou a garrafa de azeite galo de 400 ml?

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  13. Teresa Cardoso

    Mesmo não tendo pra onde correr, boicotar é estratégia valiosa para o consumidor. A gente perde o hábito de consumir o produto. E mais importante: perde o respeito pela empresa que aplica a malandragem.

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  14. Anna Amélia Meule

    Com licença, a vossa coluna tem como subtítulo 'comida de verdade.' Entretanto, o senhor vem aqui falar de chocolates com um teor de açucar e de leite muito maior que de cacau. Contraditório. Chocolate mesmo só se for amargo. O resto é para fazer o consumidor continuar no terrível vício de açucar e leite.

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    1. Marina Gutierrez

      Anna Amelia Meule: o governo deveria exigir que esses fabricantes colocassem no rótulo a quantidade de chocolate no produto.

    2. filipe moura lima

      A senhora já tomou seu cafezinho hoje? Bom dia!

  15. Miguel Gossn

    Como diversas pessoas aqui escreveram, além da redução da quantidade, houve também em muitos casos uma nítida queda na qualidade. E concordo com o leitor que escreveu que os órgãos reguladores do Estado são "para inglês ver". Eventualmente fazem alguma coisa, mas ainda estão muito aquém do que deveriam.

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    1. filipe moura lima

      Por exemplo, nescau e todi. Até eu resolvi alterar a escrita dessas marcas.

  16. Josias Dias Nunes

    O chocolate garoto, quando eu comprava para os meus filhos pequenos era 400 g a caixa, foi reduzindo, reduzindo, hj tem mais papelão q chocolate.

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    1. filipe moura lima

      Na minha infância, a caixa de bombom vinha com 500 g. E nem sou tão velho assim...

  17. Josias Dias Nunes

    O chocolate garoto, quando eu comprava para os meus filhos pequenos era 400 g a caixa, foi reduzindo, reduzindo, hj tem mais papelão q chocolate.

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  18. Marcos Barbosa

    Até o bom bom sonho de valsa encolheu ,hoje comi um e estava visivelmente menor ,fora que de chocolate é uma casquinha mais fina que casca de ovo

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  19. Galdino Formiga

    Não! Os preços nunca vão baixar.

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  20. Maria Lopes

    O yogurte era de duzentos grs e agora é de cento e cinquenta . Comecei a fazer yogurte em casa. Receita da Rita lobo. Requeijão tambem, é muito melhor até.

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    1. Marina Gutierrez

      Parabéns, o seu yogurte é muito melhor e voce evita colocar mais plasticos no meio ambiente.

  21. W Ponciano

    Pois é! Tudo está assim: pasta de dente reduziu, sabão em pó (agora são 900 gr), papel higiênico (20 metros). E isso irrita mais que o aumento pq além do aumento proporcional querem ainda enganar. Já escrevi isso antes: em breve teremos o "litro" de leite de 900 ml com a propaganda que rende 3 copos de 300 ml enquanto o antigo rendia apenas 2 copos de 500 ml.

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    1. filipe moura lima

      E o meio ambiente sofre com mais embalagens

  22. Vito Algirdas Sukys

    Além da redução do peso com a manutenção do preço, temos ainda o uso da expressão "sabor chocolate". Olhamos os ingredientes e não há nada de cacau. Só química moderna que emula o sabor do chocolate. Somos uns dos maiores produtores de cacau do mundo e entregamos à Europa nosso melhor cacau do Amazonas. Prefiro comer chocolate de cacau brasileiro, mesmo que, infelizmente, tenha que pagar mais por isso.

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  23. ANDRE LUIS CARVALHO DE SOUZA

    O boicote é uma ideia ótima, hehehe. O que eu faço: compro de outra marca, importado, de outro lugar. Comprando dos importados, você percebe que não é só o peso dos produtos locais que vem sendo alterado. O chocolate é um exemplo: quase inexiste cacau nos chocolates nacionais, com raríssimas exceções. Uma coisa que joga contra o Brasil, também: ainda somos um mercado extremamente fechado, precisamos mudar a ideia de que " é preciso preservar as indústrias nacionais"...

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  24. davi LORENZON

    isso tem um nome , sacanagem, sacanagem e enganação dos consumidores. Ha algum tempo eu escrevi para algumas dessas empresas sacanas tipo wickbold, nestle etc mas parece que foi uma gota dágua no oceano. Escrevi até para a britania que reduziu o comprimento dos fios obrigando a gente a comprar extensão para conseguir ligar os aparelhos.

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  25. Beatriz Silva

    Lá atrás as barras de chocolate eram 200g. É tudo tão bem arquitetado para o cliente "não notar" que a nossa memória já acha que eram originalmente de 120 ou 100g. Porém, não foi só o tamanho que reduziu, mas também a qualidade. Caixas de bombons agora só têm versões "creamy" (tradução gourmet para "percentual maior de gordura") ou alguns recheios massudos e indefinidos, cobertos por uma "cobertura sabor chocolate". Boicoto sem . Quem não mostra clareza não merece meu suado dinheirinho.

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    1. Miguel Gossn

      Beatriz, sim, eu lembro bem dessas barras de 200 g. Mas não custa lembrar que havia também embalagens de 80 gramas. Quem não quisesse levar a de 200 por considerá-la muito grande podia levar a de 80.

    2. Beatriz Silva

      *Boicoto sim.

  26. Demétrio Soares

    O problema não é de fundo. É de forma. A redução dos volumes ou pesos sem impacto para baixo no preço é uma forma de repassar os aumentos de custo (ou expectativa de aumento, em muitos casos), sem forçar o consumidor a reduzir a frequência do consumo. O que é antiético é a falta de transparência, numa postura de enganar o consumidor. Essas empresas e seus gestores não são sérios. Se enganam os consumidores em algo tão visivel, imagine naquilo que não é evidente, como a composição dos produtos.

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  27. RICARDO BATISTA

    Mas se os custos de produção aumentam, as empresas irão repassá-los de alguma forma. Muita gente mora sozinha e um produto menor pode até ser benéfico. Podiam lançar a barra de cinquenta gramas. Agora tem aquelas garrafinhas de refrigerante de duzentos ml. Tomo uma vez por semana com menos culpa. E podiam fazer a caixa de Bis com dez unidades. Eita chocolate bom e barato!

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  28. raul neto

    Aquela marca famosa de leite condensado. É impressão ou a lata diminuiu de tamanho também?

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  29. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Ótimo artigo Caro Marcos,cartelizacao deveria ser punida,inclusive existe um órgão do governo que cuida disto,porém como a maioria é pra Inglês ver, boicote só funciona com concorrência real.

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  30. Vilarino Escobar da Costa

    Na verdade as barras de chocolate eram 120g . Primeiro reduziram para 100g e depois para 90 g e algumas marcas para 80 g ! Esse é o empresário brasileiro , sempre preocupado em ganhar mais , mesmo que para isso tenha que lessar o consumidor !

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