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CARLOS Alberto Corteletti
Chocolates garoto na era Nestlé reduziu o peso, preços foram alinhados com o da multinacional e a qualidade não é mais a mesma.
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Julio Cesar Martins da Silva
Um outro bom exemplo que notei recentemente foi a alteração da consistência de uma pasta de dente líder de mercado. A pasta parece água ao ser aplicada na escova e, ainda por cima, não faz espuma como antes. Dá uma sensação que não foi feita escovação, mas o zinco da pasta, segundo a embalagem, faz toda a diferença. Me senti enganado e, por isso, já cortei o produto da minha lista de preferências. Vale a pena fazer boicote sim e vamos formando a opinião no mundo real, mesmo sem ter rede social.
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sérgio dourado
Aqui é o País dos trouxas, mesmo, dos acomodados: reduflação nada mais é que uma inflação escamoteada. Mas como se aceita, aí fica por isso mesmo.
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Moisés Santos da Siva
Texto oportuno, porém com uma correção: as barras de chocolates não eram de 100 gramas,mas, pasmem,200 gramas!
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Marcos Antônio
Realmente o gosto do chocolate principalmente de bombons piorou ! Melhor não comprar !
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Paulo Edson Mazzei
Aqui é o pais das maravilhas!! Não tem lei, ninguém é punido e as empresas fazem o que querem com os consumidores. A Nestle parece ser a campeã destas malandragens! Reclamei em uma empresa que fez uma destas reduções e o cara de pau do atendente me disse que fizeram uma pesquisa com os consumidores e viram que eles preferiam uma redução no peso, mas deste que o preço fosse mantido! Acreditam? Você paga o mesmo mas recebe menos!
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Carlos Alberto Monsores da Fonseca
Décadas atrás, o preço da carne no Rio de Janeiro disparou. Donas de casa, em um esforço para controlarem os aumentos, combinaram de boicotar a compra de carne e passaram a consumir frango. Com o tempo, o preço da carne de frango passou a subir. Boicotaram a compra da carne de frango e passaram a consumir peixe, que também passou a ter seu preço majorado. Enquanto isso, o preço da carne havia caído. Assim, retomaram a compra de carne. Em breve, os preços se estabilizaram.
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Hermogenes Moussallem
Em a dúzia de ovos com 10 ovos tb. Muita gente nem percebe.
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Hermogenes Moussallem
Até a sorveteria faz isso. A bacio do Lattes tinha um sorvete maior antes da pandemia, agora servem uma miséria na casquinha. Já tive que reclamar algumas vezes. Mas no caso deles o preço ainda aumentou
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Marina Gutierrez
O autor do artigo afirmou "Um boicote, além de inócuo, é praticamente impossível: Boicote é uma das armas dos consumidores, quem se sentir enganado, telefone para a companhia e reclame, depois disso use as redes sociais para denunciar o problema e pedir a todos que boicotem o tal produto.
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Maria Helena Chagas
Agora tem "dúzia" de 10 e "pente" de ovos de 20.
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Marcia Herrmann Ferrari
Alguem reparou a garrafa de azeite galo de 400 ml?
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Teresa Cardoso
Mesmo não tendo pra onde correr, boicotar é estratégia valiosa para o consumidor. A gente perde o hábito de consumir o produto. E mais importante: perde o respeito pela empresa que aplica a malandragem.
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Anna Amélia Meule
Com licença, a vossa coluna tem como subtítulo 'comida de verdade.' Entretanto, o senhor vem aqui falar de chocolates com um teor de açucar e de leite muito maior que de cacau. Contraditório. Chocolate mesmo só se for amargo. O resto é para fazer o consumidor continuar no terrível vício de açucar e leite.
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Miguel Gossn
Como diversas pessoas aqui escreveram, além da redução da quantidade, houve também em muitos casos uma nítida queda na qualidade. E concordo com o leitor que escreveu que os órgãos reguladores do Estado são "para inglês ver". Eventualmente fazem alguma coisa, mas ainda estão muito aquém do que deveriam.
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filipe moura lima
Por exemplo, nescau e todi. Até eu resolvi alterar a escrita dessas marcas.
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Josias Dias Nunes
O chocolate garoto, quando eu comprava para os meus filhos pequenos era 400 g a caixa, foi reduzindo, reduzindo, hj tem mais papelão q chocolate.
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filipe moura lima
Na minha infância, a caixa de bombom vinha com 500 g. E nem sou tão velho assim...
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Josias Dias Nunes
O chocolate garoto, quando eu comprava para os meus filhos pequenos era 400 g a caixa, foi reduzindo, reduzindo, hj tem mais papelão q chocolate.
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Marcos Barbosa
Até o bom bom sonho de valsa encolheu ,hoje comi um e estava visivelmente menor ,fora que de chocolate é uma casquinha mais fina que casca de ovo
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Galdino Formiga
Não! Os preços nunca vão baixar.
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Maria Lopes
O yogurte era de duzentos grs e agora é de cento e cinquenta . Comecei a fazer yogurte em casa. Receita da Rita lobo. Requeijão tambem, é muito melhor até.
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Marina Gutierrez
Parabéns, o seu yogurte é muito melhor e voce evita colocar mais plasticos no meio ambiente.
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W Ponciano
Pois é! Tudo está assim: pasta de dente reduziu, sabão em pó (agora são 900 gr), papel higiênico (20 metros). E isso irrita mais que o aumento pq além do aumento proporcional querem ainda enganar. Já escrevi isso antes: em breve teremos o "litro" de leite de 900 ml com a propaganda que rende 3 copos de 300 ml enquanto o antigo rendia apenas 2 copos de 500 ml.
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filipe moura lima
E o meio ambiente sofre com mais embalagens
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Vito Algirdas Sukys
Além da redução do peso com a manutenção do preço, temos ainda o uso da expressão "sabor chocolate". Olhamos os ingredientes e não há nada de cacau. Só química moderna que emula o sabor do chocolate. Somos uns dos maiores produtores de cacau do mundo e entregamos à Europa nosso melhor cacau do Amazonas. Prefiro comer chocolate de cacau brasileiro, mesmo que, infelizmente, tenha que pagar mais por isso.
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ANDRE LUIS CARVALHO DE SOUZA
O boicote é uma ideia ótima, hehehe. O que eu faço: compro de outra marca, importado, de outro lugar. Comprando dos importados, você percebe que não é só o peso dos produtos locais que vem sendo alterado. O chocolate é um exemplo: quase inexiste cacau nos chocolates nacionais, com raríssimas exceções. Uma coisa que joga contra o Brasil, também: ainda somos um mercado extremamente fechado, precisamos mudar a ideia de que " é preciso preservar as indústrias nacionais"...
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davi LORENZON
isso tem um nome , sacanagem, sacanagem e enganação dos consumidores. Ha algum tempo eu escrevi para algumas dessas empresas sacanas tipo wickbold, nestle etc mas parece que foi uma gota dágua no oceano. Escrevi até para a britania que reduziu o comprimento dos fios obrigando a gente a comprar extensão para conseguir ligar os aparelhos.
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Beatriz Silva
Lá atrás as barras de chocolate eram 200g. É tudo tão bem arquitetado para o cliente "não notar" que a nossa memória já acha que eram originalmente de 120 ou 100g. Porém, não foi só o tamanho que reduziu, mas também a qualidade. Caixas de bombons agora só têm versões "creamy" (tradução gourmet para "percentual maior de gordura") ou alguns recheios massudos e indefinidos, cobertos por uma "cobertura sabor chocolate". Boicoto sem . Quem não mostra clareza não merece meu suado dinheirinho.
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Demétrio Soares
O problema não é de fundo. É de forma. A redução dos volumes ou pesos sem impacto para baixo no preço é uma forma de repassar os aumentos de custo (ou expectativa de aumento, em muitos casos), sem forçar o consumidor a reduzir a frequência do consumo. O que é antiético é a falta de transparência, numa postura de enganar o consumidor. Essas empresas e seus gestores não são sérios. Se enganam os consumidores em algo tão visivel, imagine naquilo que não é evidente, como a composição dos produtos.
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RICARDO BATISTA
Mas se os custos de produção aumentam, as empresas irão repassá-los de alguma forma. Muita gente mora sozinha e um produto menor pode até ser benéfico. Podiam lançar a barra de cinquenta gramas. Agora tem aquelas garrafinhas de refrigerante de duzentos ml. Tomo uma vez por semana com menos culpa. E podiam fazer a caixa de Bis com dez unidades. Eita chocolate bom e barato!
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raul neto
Aquela marca famosa de leite condensado. É impressão ou a lata diminuiu de tamanho também?
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Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Ótimo artigo Caro Marcos,cartelizacao deveria ser punida,inclusive existe um órgão do governo que cuida disto,porém como a maioria é pra Inglês ver, boicote só funciona com concorrência real.
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Vilarino Escobar da Costa
Na verdade as barras de chocolate eram 120g . Primeiro reduziram para 100g e depois para 90 g e algumas marcas para 80 g ! Esse é o empresário brasileiro , sempre preocupado em ganhar mais , mesmo que para isso tenha que lessar o consumidor !
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