Marcelo Viana > A cátedra em Cambridge que teve à sua frente Newton, Dirac e Hawking Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Justa Lerda, seu Marcelo, que catiguria do pessoal que se assentou nessa cátedra, hein? Newton, Babbage... Nada como uma dotação d um padreco competente pra botar uma pilha na Matemática, não? Ah, e o apoio de um rei, que não é mau.
Finalmente aprendi a origem do termo 'professor lucasiano'.
É uma escola de magos escolhidos por terem um poder peculiar? É bem uma estória entranhanda no imaginário britânico.
Poder, sei não. Mas os miolos desse pessoal... Eram coisa fina, finérrima!
Seria interessante se algum bilionário brasileiro pudesse criar uma cátedra equivalente a Professor Lucasiano no IME ou IMPA. Poderia ser cátedra Professor Marcelo Viana ou outro nome conhecido. Cambridge é conhecida como cidade da ciência. Os polÃticos brasileiros poderiam criar várias cidades do conhecimento em nosso paÃs. A matemática e a ciência são a base do futuro.
Ah, Vito, caro e otimista, nossos ricaços são uns DumBões, não prestam como pilares sociais e/ou da ciência. No máximo, creio que dá pra sair um "Camarote Viana" num estádio de futebór. E óia lá.
O quarto Professor Lucasiano faleceu no Christ's College em Cambridge. Esperamos, ansiosamente, notÃcias sobre Nicholas Saunderson na matemática, caro Marcelo.
O Trinity College de Cambridge era o palco de vários estudos. Barrow fez seus primeiros trabalhos sobre os Elementos de Euclides. Suas aulas lucasianas foram reunidas em Lectiones Mathematicae, estas eram na maior parte sobre as bases metafÃsicas para as verdades matemáticas. Aulas sobre como Arquimedes chegou aos seus resultados; as aulas sobre Lectiones Opticae et Geometricae foram revistas e corrigidas por Newton. Barrow reconhecia que seu aluno Newton tinha habilidades superiores.
É curioso como os primeiros Professores Lucasianos se envolviam com religião. Barrow, na infância, era encrenqueiro; estudou no Trinity College, após ceder a cátedra para seu aluno Newton, dedicou-se o resto da vida ao estudo da divindade. Whiston que seguiu a Newton foi expulso por razões teológicas. Porém fez vários trabalhos em astronomia. Publicou o manuscrito das aulas de Newton Aritmética Universal sobre teoria das equações. Foi seguido por Nicholas Saunderson , o matemático cego.
Óia, Vito, não sei se leio o Lectiones Mathematicae, mas se você fizer um Fofocus Mathematicae, eu compro: ótemas essas histórias! Hahahahah!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > A cátedra em Cambridge que teve à sua frente Newton, Dirac e Hawking Voltar
Comente este texto